Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda OC em AMD Phenom™ X4 9550 2.2 GHz e M2N-SLI Deluxe


Janus

Posts recomendados

Ola pessoal eu fiz eu Overcloack no meu AMD Phenom™ X4 9550 2.2 GHz e consegui manter ele estavél sem travar nos 2640 MHz com a frequência nos 240 como mostra as prinsts abaixo. Acima disso ele trava assim que começa a inicialização do windows 7 64 bits, eu acho que o problema esta na configuração das memórias ou problema na tensão do CPU, ja que vi gente que conseguiu fazer 3.0Gz com um equipamento pior que o meu e as temperaturas do meu processador esta super frias. Sou novo em OC ainda e gostaria de saber de alguem do forum mais experiente que conheça o produto alguns conselhos se o que fiz esta certo e se esta o que fazer para aumentar ainda mais o Over.

Desde ja agradeço, embaixo segue prints e as especificações do meu pc.

_________________________________________________________________

Placa mãe : Asus M2N-SLI DELUXE (FSB 200MHz)

Processador : AMD Phenom™ X4 9550 2.2 GHz.....(200MHz)

Voltages : 1.10/1.15/1.20/1.25V Max Temps © : 70'C

http://products.amd.com/pages/desktopcpudetail.aspx?id=400&AspxAutoDetectCookieSupport=1

Memória : Kingston KVR800D2N6/2G - DDR2 - PC2 6400 - 800 MHz....6-6-6-18/1.8v (3 pentes com dissipador Akasa de cobre)

VGA : EVGA GTX 470

Gabinete HAF 922 (5 coolers (1 de 20x20 cms na lateral) )

Temperatura

Processador (Full com Overcloack)

Core #0 39ºC

Core #1 39ºC

Core #2 39ºC

Core #3 39ºC

Dissipador : CPU Cooler Hyper 212 Plus...CoolerMaster

Temperatura Ambiente - 26ºC

Temperatura da placa mãe : 40ºC

Fotos de como consegui deixar ele e da bios, se faltar algo so me falar que eu posto.

http://img42.imageshack.us/img42/5112/42876894.jpg

http://img64.imageshack.us/img64/3878/41805629.jpg

http://img560.imageshack.us/img560/1198/37313199.jpg

http://img41.imageshack.us/img41/9375/41979770.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/7823/advanced.jpg

jumperconf.jpg

ddrfreq.jpg

ddrvolt.jpg

dramconf.jpg

cpufreq.jpg

cpuvolt.jpg

cpuconf.jpg

chipsd.jpg

advoltc.jpg

fonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

advanced.jpg

Como podem ver abaixei a frequência das memos para 667 e timis para 5-5-5-15 como mostra no CPZ-z, com o aumento de 20% na velocidade do processador ela voltou aos 800. Antes de mexer nas memos eu conseguia manter estavél nos 220 a frequencia do processador com as memorias 880 sem mechelas. Alguem me ajude por favor.

42876894.jpg

41805629.jpg

37313199.jpg

41979770.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o porque da instabilidade, o HT link nesse processador quando ultrapassa muitos dos 1000 causa a instabilidade, no OC que fiz esta nos 1200, ja no limite, alguem sabe como faço para mudar o HT link para 1000 ou diminuir o multiplicador de 5x para 4X na M2N-Sli Deluxe? ou ela não tem essa opção ou não encontro em lugar nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui achar o HT speed do processador e mudei pra 4x, porém quando passo dos 240 FSB o PRIME95 sempre da FATAL ERROR em algum dos núcleos. Tem como ir alem disso mudando algumas configurações ou o Processador por não ser BE é limitado por ai mesmo?

Colega, processadores AMD Phenom X4 comuns, que não pertencem a linha "Black Edition", possuem multiplicador de clock travados, aí não dá para aumentá-lo. Para fazer overclock tem que ser aumentando o clock base mesmo. Outra diferença é que os modelos "Black Edition", pelo menos em regra, são chips selecionados, com melhor margem para overclock. Isso não significa que não dê para fazer bons overclocks em processadores que não pertencem a essa linha, mas é um pouco mais difícil. Outra questão relevante é que os Phenom de 65nm não possuem uma margem para overclock boa. O máximo que acredito que você vá conseguir chegar aí e já meio forçando a barra é 3.0GHz, mas te falo que os 2.6GHz que você conseguiu já está bom, exatamente por conta desse fato que citei (essa linha não ser boa para overclock).

Uma coisa que reparei na sua assinatura é que você está usando três pentes de memória DDR2 800MHz de 2GB. Essa configuração não é ideal, pois ao usar um pente ou três as memórias trabalham em single channel, ficando muito mais lento que se usar dois ou quatro pentes. Você tem duas soluções para isso: ou compra outro pente de 2GB DDR2 800MHz idêntico aos outros, inteirando quatro pentes, ou então retira um desses pentes, mantendo os outros dois nos slots de cores iguais, afim de ativar o dual channel. Como hoje em dia é raro algum programa aproveitar mais de 4GB de RAM, com certeza 4GB em dual channel é mais rápido que 6GB em single channel.

última coisa: Quais as temperaturas que seu processador está chegando em "idle" e "full"?

Boa sorte! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, processadores AMD Phenom X4 comuns, que não pertencem a linha "Black Edition", possuem multiplicador de clock travados, aí não dá para aumentá-lo. Para fazer overclock tem que ser aumentando o clock base mesmo. Outra diferença é que os modelos "Black Edition", pelo menos em regra, são chips selecionados, com melhor margem para overclock. Isso não significa que não dê para fazer bons overclocks em processadores que não pertencem a essa linha, mas é um pouco mais difícil. Outra questão relevante é que os Phenom de 65nm não possuem uma margem para overclock boa. O máximo que acredito que você vá conseguir chegar aí e já meio forçando a barra é 3.0GHz, mas te falo que os 2.6GHz que você conseguiu já está bom, exatamente por conta desse fato que citei (essa linha não ser boa para overclock).

Uma coisa que reparei na sua assinatura é que você está usando três pentes de memória DDR2 800MHz de 2GB. Essa configuração não é ideal, pois ao usar um pente ou três as memórias trabalham em single channel, ficando muito mais lento que se usar dois ou quatro pentes. Você tem duas soluções para isso: ou compra outro pente de 2GB DDR2 800MHz idêntico aos outros, inteirando quatro pentes, ou então retira um desses pentes, mantendo os outros dois nos slots de cores iguais, afim de ativar o dual channel. Como hoje em dia é raro algum programa aproveitar mais de 4GB de RAM, com certeza 4GB em dual channel é mais rápido que 6GB em single channel.

última coisa: Quais as temperaturas que seu processador está chegando em "idle" e "full"?

Boa sorte! ;)

Será que se eu tirar um dos pentes eu consegueria manter estável um OC maior ou não tem nada a ver ?

Meu processador fica entre 26C a 42C. Ja os Núcleos não passam dos 39C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que se eu tirar um dos pentes eu consegueria manter estável um OC maior ou não tem nada a ver ?

Meu processador fica entre 26C a 42C. Ja os Núcleos não passam dos 39C.

Tirar um dos pentes de memória não acho que vá interferir no overclock (embora a possibilidade não seja completamente nula). Eu duvido, pois não tem muito a ver isso não. Eu só dei a dica de usar pares de pentes para melhorar o desempenho geral aí, ativando o dual channel, que teoricamente dobra o desempenho da memória em algumas ocasiões.

Eu pensei: quem faz overclock o faz para melhorar o desempenho, então por que não dar essa dica sobre o dual channel, que ao meu ver é bastante relevante?

Se você não quiser tirar o terceiro pente, a boa notícia é que um pente desses de 2GB DDR2 800MHz da Kingston custam hoje menos de 90 reais, um investimento barato. Entretanto, só é viável investir em DDR2 hoje se você pretender usar esse conjunto ainda durante um tempo considerável, pois as DDR3 já estão com melhor custo x benefício atualmente. A minha opinião é que vale a pena, pois o dual channel é muito bom.

A temperatura do seu processador não está ruim.

Continue postando os resultados dos seus testes.

Boa sorte! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei outro pente de memória e outro dissipador akasa(90 reais tudo) estou com os 4 pentes agora. Deixei as memórias tudo em auto(vi que eles com os dissipadores podem aguentar até 1060 de frequencia(estou sempre testando no memtest), so mudei a tensão do processador para 1.275 que é o máximo que vi onde ele fica estável, o CPU HT speed esta 4x e o multiplicador no auto(11x). Esta passando em todos os testes do Prime95(novo) agora, ja estou no 230 de FSB(aquele print de 240 fsb era com o prime95 antigo). Todo teste aumento de 2 em 2 o FSB e testo umas 3 horas no prime95. Acho que com o dual channel ativado fez a diferença, vou ver até onde chego depois coloco o resultado.

Outra coisa a temperatura esta chegando a 47C agora, mesmo assim esta bem abaixo dos 70C garantido pela AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei outro pente de memória e outro dissipador akasa(90 reais tudo) estou com os 4 pentes agora. Deixei as memórias tudo em auto(vi que eles com os dissipadores podem aguentar até 1060 de frequencia(estou sempre testando no memtest), so mudei a tensão do processador para 1.275 que é o máximo que vi onde ele fica estável, o CPU HT speed esta 4x e o multiplicador no auto(11x). Esta passando em todos os testes do Prime95(novo) agora, ja estou no 230 de FSB(aquele print de 240 fsb era com o prime95 antigo). Todo teste aumento de 2 em 2 o FSB e testo umas 3 horas no prime95. Acho que com o dual channel ativado fez a diferença, vou ver até onde chego depois coloco o resultado.

Outra coisa a temperatura esta chegando a 47C agora, mesmo assim esta bem abaixo dos 70C garantido pela AMD.

Hum! Parece que está ficando bom! Já testou com programas do cotidiano, especialmente jogos, para ver se melhorou o desempenho?

Só mais uma coisa: apesar de a AMD garantir 70ºC recomendo veementemente que deixe a temperatura abaixo disso. Os seus 47ºC estão numa faixa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem consegui deixar ele nos 230 instável, acima disso nem foi, porém acabei resolvendo comprar um Phenom II X4 955 BE(3.2Ghz). Consegui deixar ele com 3.8Ghz (multiplicador 19x, FSB 200, Vcore 1.3875V, PCIE 100 Mhz). Mesmo com a bios 5001 versão beta a MOBO reconhece o processador porém ele não passa dos 4x o multiplicador mesmo configurando manualmente o que fazia cada core funcionar a 800Mhz. A solução foi setar manualmente na Bios as configurações que eu queria e no windows 7 setar os multiplicadores do perfil mudado na Bios da mobo no System tools da NVidia(setar cada um nos 19x) e por para carregalo na inicialização do windows. Instavél consegui manter ele nessas configurações com temperaturas:

Processador : 49ºC

Core1 : 51ºC

Core2 : 51ºC

Core3 : 51ºC

Core4 : 51ºC

So não sei se ficou bom essas temperaturas pelo cooler box que tenho, talvez não tenha pasta térmica o suficiente ja que muita da que veio ficou no outro processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem consegui deixar ele nos 230 instável, acima disso nem foi, porém acabei resolvendo comprar um Phenom II X4 955 BE(3.2Ghz). Consegui deixar ele com 3.8Ghz (multiplicador 19x, FSB 200, Vcore 1.3875V, PCIE 100 Mhz). Mesmo com a bios 5001 versão beta a MOBO reconhece o processador porém ele não passa dos 4x o multiplicador mesmo configurando manualmente o que fazia cada core funcionar a 800Mhz. A solução foi setar manualmente na Bios as configurações que eu queria e no windows 7 setar os multiplicadores do perfil mudado na Bios da mobo no System tools da NVidia(setar cada um nos 19x) e por para carregalo na inicialização do windows. Instavél consegui manter ele nessas configurações com temperaturas:

Processador : 49ºC

Core1 : 51ºC

Core2 : 51ºC

Core3 : 51ºC

Core4 : 51ºC

So não sei se ficou bom essas temperaturas pelo cooler box que tenho, talvez não tenha pasta térmica o suficiente ja que muita da que veio ficou no outro processador.

Bom! Seu upgrade foi realmente muito bom. Sair do Phenom X4 9550 e ir para o Phenom II X4 955 BE com certeza te trará bons ganhos de desempenho, fora que o Phenom II X4 é um bom processador para overclock, diferentemente do que ocorre com seu antescessor. As temperaturas não estão ruins, pois o cooler BOX da AMD não é a coisa mais eficiente que existe. Se 3.8GHz está estável, recomendo deixar assim mesmo. Para um overclock ainda mais agressivo acho fundamental usar um cooler para processador melhor e atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais nova, com melhor compatibilidade com Phenom II. Me fala aí: sentiu muita diferença no desempenho? O que você fez com o processador antigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...