Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço para ligar esse motor?


Subwoofer_X

Posts recomendados

Olá, pessoal!

Aqui eu tenho um motor que tirei de um videocassete velho, mas não sei como faço para ligá-lo. Não sei se preciso fazer modificações no enrolamento, e tenho dúvida sobre qual é o tipo desse motor, se é brushless, se é de passo, só si que não é um motor comum, com escovas. Eu acho que ele é um motor de passo, mas não tenho certeza. O estator está grudado numa placa, onde há um microprocessador, os terminais de energia e um componente eletrônico que não sei o que é.

Se alguém puder dar uma ajuda; obrigado desde já.

post-920688-13884960828805_thumb.jpg

post-920688-13884960829412_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse motor não é de passo. É um motor brushless, ou seja, um motor sem escovas. O pequeno componente que você não conseguiu identificar é um sensor Hall e o funcionamento desse motor se baseia nisso. Essas bobinas que fazem parte do estator tem seus momentos magnéticos invertidos quando o sensor Hall detecta quando o imã que faz parte do rotor se movimenta e obviamente, os polos são trocados. O sensor sente isso e informa àquele CI que o campo mudou e troca os polos das bobinas. Não sao todas de uma vez mas de 3 em 3. São sempre 3 bobinas ligadas em delta e os campos dessas bobinas são trocados pela informação do sensor. O controle de torque e da velocidade tb é feito pelo CI e é baseado em PWM.

Basicamente é isso. mais informações procure sobre sensor Hall, motores BLDC(BrushLess Direct Current).

É o mesmo tipo de motor usado em ventoinhas usadas nos coolers e dentro dos gabinetes de micro e das fontes de alimentação. Elas também são motores BLDC mais simples com sensor de efeito Hall. Motores de disquetes também usam o mesmo tipo de motor.

Para ligar esse bicho, você teria que saber quais as alimentações desse conector que tá na placa. Para saber isso, teria que recorrer ao esquema do video-cassete antigo ou fazer uma garimpagem sobre a alimentação dessa peça ou alguém aqui do forum que conheça esses video-cassetes para saber a tensão de alimentação ou algo mais.

Só posso informar o que sei e mesmo assim muito por alto mas dá para ter uma ideia do funcionamento desse motor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá!

Encontrei dois desses motores de videocassete, esse postado no início do tópico e outro que é o cabeçote do videocassete.

Como o amigo aí acima postou, certeza que são motores brushless, a minha dúvida é a mesma do título do tópico, imagino que seja necessário um controlador de velocidade, driver ou algo do tipo.

 

Mas quero saber mesmo se dá para fazer uma gambiarra com os componentes adequados, cada motor tem 6 fios saindo dos circuitos, seria possível liga-los utilizando esses componentes? porque tenho algumas placas aqui. Se alguém souber e ter a bondade de colocar alguns esquemas aqui, ficarei agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem algum código dos motores?

Assim dá pra saber qual é o CI controlador.

Mesmo assim tem muitos CIs controladores no google.

Apesar do motor já ter o imã no rotor, você não precisa usar os sensores de efeito hall, que servem para o microcontrolador do VCR saber a RPM e corrigir, se necessário, e também ter co controle de todos os tempos baseado nessas informações destes sensores. Não sou expert em VCRs. É minha teoria ( @Bcpetronzio , estou muito errado?)

Veja mais sobre o controle neste datasheet.

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/application_note/CD00004396.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum código dos motores?

Assim dá pra saber qual é o CI controlador.

Mesmo assim tem muitos CIs controladores no google.

Apesar do motor já ter o imã no rotor, você não precisa usar os sensores de efeito hall, que servem para o microcontrolador do VCR saber a RPM e corrigir, se necessário, e também ter co controle de todos os tempos baseado nessas informações destes sensores. Não sou expert em VCRs. É minha teoria ( @Bcpetronzio , estou muito errado?)

Veja mais sobre o controle neste datasheet.

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/application_note/CD00004396.pdf

 

Vou colocar imagens apenas de um motor, pois é o que me interessa mais:

 

lRZsnNV.jpgAgKdT7J.jpg

 

Amigo, infelizmente compreendo muito pouco a respeito de eletrônica, mas se você achar que é possível através desse CI e quiser postar o esquema aqui ficarei muito agradecido, mas então terei que usar os fios diretamente nos terminais do CI, é isso? interessante.

 

Correto @_xyko_...

Não é fácil fazer girar um motor desses sem o Micro do vídeo cassete.

 

Não á forma de ter esse micro em mãos pois encontrei apenas os motores, mas vi um vídeo em que foi feita uma gambiarra com um capacitor e transformador para fazer girar um motor de passo, por isso pensei que pudesse ser possível girar esse motor sem um controlador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...