Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida quanto programa de gerencia de memória


computin

Posts recomendados

Bom dia galera, ^_^

Me deparei com um exercicio de java que não consegui resolver, na verdade não sei por onde começar... a única coisa que consegui fazer foi o programa executar um arquivo .txt que contém alguns dados de memórias...

meu maior problema é que agora mal sei por onde começar a programar o simulador...

o exercicio é o seguinte: :wacko:

1-)Escreva um programa para simular o funcionamento dos

algoritmos de alocação de processos em memória, utilizando o modelo de alocação contigua em partições dinâmica. O simulador deve ler como entrada um arquivo texto contendo os dados para execução. O arquivo deverá se chamar “entrada.txt” e conter duas linhas obedecendo

ao seguinte formato:

Linha 1: Lista de blocos de memória separados por “;”

Linha 2:Lista de processos separados por “;”

As linhas serão uma lista de valores inteiros apenas, representando os tamanhos.

Exemplo de arquivo:

100;500;200;300;600

210;410;110;220

Após simular sua alocação, o programa deve gerar como saída:

• o número de fragmentos livres de memória,

• os tamanhos do menor e do maior fragmento

• o tamanho médio dos fragmentos

• se houve algum processo que não pôde ser alocado em memória

O par de algoritmos que deverá ser usado é circular-fit e best-fit.

Bom, eu consegui fazer o programa executar o arquivo usando o seguinte codigo:

public class Main {

public static void main(String[] args) {
String linha, proxima;
int valor;

try {
File file = new File("entrada.txt");
Scanner in = new Scanner(file);
while (in.hasNext()) {
linha = in.nextLine();
System.out.println(linha);
StringTokenizer st = new StringTokenizer(linha, ";");
try {
while (st.hasMoreTokens()) {
proxima = st.nextToken();
valor = Integer.parseInt(proxima);
System.out.println(valor);
}

}
catch (Exception ex) {
System.out.println("Arquivo de entrada com formato Inválido!");
in.close();
return;
}
}
in.close();
}
catch (IOException e) {
System.out.println("Arquivo não foi encontrado!!!");
return;
}
//
}
}

Peço ajuda de vocês tanto no programa quanto nas explicações... Obrigado galera .. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse simulador tem que comparar a memoria do computador que executar ele mesmo, ou é só pra simular pelos dados do arquivo texto e fazer os calculos baseado só naquilo?

se for só pra simular elo arquivo texto é barbada, se for pra pegar a memoria mesmo ja complica um pouco

se for o primeiro 1º caso

ao invés de ler o texto pelo scanner direto, usa o File pra localizar o arquivo, FileReader pra pegar e deixar preparado, e passa a variavel do FileReader pra dentro de um BufferedReader. Da 2 nextline() no buffer, um pros blocos e outro pros processos e concatena numa String em duas linhas tambem.

envia essa string pra outro metodo, pra manipular o formato. nesse você primeiro da um replaceAll nessa string, troca as linhas em branco "\n", e espaço em branco por ";" tambem

usa o metodo .split(";") na string e joga o retorno dentro de um array de strings, pra poder tratar cada dado pelos indices do array.

depois disso é só criar uns metodos separados pra tratar o array, fazer media, ver se ta perto do limite( imagino que eles te passaram um limite de memoria que nao possa exceder)

os processos nao entendi direito, mas se for uma lista de processos do tipo winlogon.exe, svchost.exe, etc, pode usar regex pra tratar como nome mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, com essa explicação já me clareou uma grande parte do programa vou tentar fazer isso que você disse... valeu !

o que é pra fazer é mesmo a primeira forma que você entendeu ! a parte dos processos circular fit e best fit é o tipo de alocação que será feita na memória que está sendo simulada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...