Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

AVISO

O autor deste topico não se responsabiliza por quaisquer danos causados ao seu hardware ou qualquer parte dele.

Materiais:

Adesivo Epox (o mais comum no nosso mercado é o Araldite).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pasta Termica. O autor (vide referencias abaixo) utilizou a CoolingFlow, merecendo ate uma copia de sua receita na pagina do fabricante. Essa é uma pasta a base de oxido de aluminio, mas provavelmente voce pode utilizar pasta a base de oxido de zinco (Implastec).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Metodo:

Receita Original :A receita consiste em misturar partes (peso) iguais de adesivo (os 2 componentes) e de pasta termica. Como a pasta é mais pesada do que o Araldite, deve ser utilizada uma proporção de 2 partes em volume de pasta para 5 partes de araldite.

Receita Modificada: Usar quantidades iguais de Pasta Termica e Araldite

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Continua .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, você tem seu adesivo para colar seus dissipadores nas placas de video, memorias e mosfets.

Para testar o novo adesivo, foi montado o esquema abaixo, com uma barra de cobre central e duas barras menores coladas a esta, uma com esta receita e outra com o ArticSilver Adhesive.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf5.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A estas barras menores foram adaptados termometros. Com a barra central colocada em contato no fogo (fogão), foram medidas as temperaturas das 2 barras coladas. O da direita mostra a temperatura do ArticSilver Adhesive e a da esquerda desta receita. Os testes mostram que este adesivo caseiro transmite melhor o calor do que a ArticSilver.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf7.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolingflow.com/pic/cf8.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Modificação da "receita" original

As pastas termicas existentes no mercado em geral utilizam em sua composição silicone ou similar, que pelo que sei atrapalha a atuação de adesivos. Como uma das bases de pasta termica é o oxido de zinco, poderiamos utilizar o oxido de zinco puro, sem o silicone, mantendo a mesma proporção (2:5). O oxido de zinco é barato e facilmente encontrado em casas de artigos odontologicos, na forma de um po branco bem fino.

Atençao:

Eu recomendo que vocês façam um teste em outro lugar que tenha os mesmo materiais (o silicio do chip e o aluminio do dissipador). o autor recomenda o uso de acetona na remoçao, mas raspanda com CUIDADO da pra retirar sim.

Essa "receita" foi copiada do site:

Texto original

FIM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei... você já fez??? funcionou legal ou so viu isso ai que o cara fez?

tenho que colar meus dissipador na memo de video mas não to afim de gastar 50 pilas em artic silver adesive não....

será que rola de usar no chipset de video também... minha radeon não tem furos pra fixar o dissipador so colando mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não fiz ainda não ...so não fiz ainda porque não tenho nada pra colar ,mas no forumpcs teve gente que fez e disse que ficou muito bom, tinha gente que colocava dissipador com cooler e o adesivo segurava.

O proprio moderador de lá colou um dissipador no chipset de video na vodoo 4 dele ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz hoje pra min na minha antiga geforce 2 mx400 PCI ...

amanha quando tiver totalmente colado eu falo sobre o que eu achei ...

Cuidado ao colar dissipadores com Epoxy.

Se precisar tirar vai dar um trabalhão.. isso se conseguir tirar o dissipador sem arrancar o chip junto.

pelo o que eu vi não ..a mistura não tem tanta aderencia assim não ( o suficiente pra cooler o dissipador com firmeza)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem a araldite de 5min e de 24hs ...deem preferência pela de 24hs ..eu aqui tive que usar a de 5min , era a unica que tinha ..e ruim pra manipular já que tem que fazer a mistura e passar do chip com certa pressa...

Ficou muito bom, fica bem preso, em quanto ao fato de tirar, eu fiz a mistura em cima de uma chapa de aluminio depois que secou eu consegui retirar com a unha, quer dizer então que da pra retira dissipador com certa facilidade, mas quanto a parte que esta colada nos chips ainda não sei ....amanha farei o teste em cima de um chip de uma placa velha qualquer aqui em casa....

obs:para facilitar a retirada do dissipador não puxe ele pra cima não ...rode na horizontal que sai com mais facilidade ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@20 abr 2004, 22:00

obs:para facilitar a retirada do dissipador não puxe ele pra cima não ...rode na horizontal que sai com mais facilidade ..

putz nem me lembre desse metodo de descola dissipador...

eu tinha um sis6326 pci e fui faze over nela e colei com super bonder dai depois eu fui tira com descrito acima e a GPU da pv giro junto... :devil::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz e funcionou direitinho...

e mais uma dica pro pessoal...

o araldite comum (o transparente) seca em 24Hs... é tempo demais para esperar... principalmente para mim q colou o coolers no chipste e nas memorias... a minha pv tem memorias dos dois lados, e não tinha como colar do outro lado se descolar o primeiro...

Resolvi o problema com o "araldite epoxi" (o cinza) ele seca em 10 minutos... ficou uma beleza... já fiz até um overclock básico (core: 250@366 Mem: 333@433) a única diferença é a cor q ficou cinza claro ao invéz de branco...

Finalmente me livrei daquela :priv: de super bonder !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o unico ruim de usar essa araldite de 10 minutos e que você tem que fazer as coisas com pressa , mas nada que preocupe não ....

a vantagem que você não tem que esperar ate o dia seguinte pra ver como ficou !! :D

 

AEEEEEEE valeu, muito interessante, e bem mais barato que a

ArticSilver Thermal Adesive!!!!

é disso que o pô gosta, as coisas caseiras, ou melhor dizendo, as gambiarras!!! 

sem gambiarra fica sem graça ...hehhe

Nada com um "made in nós mesmo" :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele adesivo que chama Durepox, também é epoxi, da pra usar ele, é tipo 2 massas que mistura e ai elas depois de algumas horas encurecem...

da pra usar ou é só araldite???

outra coisa para dosar o nível de dureza da cola da pra em vez de 2 de pasta pra 5 de araldite, colocar como 3 de pasta pra 4 de araldite???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@30 abr 2004, 16:27

outra coisa para dosar o nível de dureza da cola da pra em vez de 2 de pasta pra 5 de araldite, colocar como 3 de pasta pra 4 de araldite???

cara, eu to colocando porçoes iguais de araldite e pasta termica e cola muitíssimo bem... chega-se quase ao nível de arrancar o chipset...

eu acho suicídio colocar em 2 de pasta termica pra 5 de araldite...

e olha q faço a olho mesmo... acho q as vezes tem até mais pasta termica do que araldite e mesmo assim cola muito bem...

talvez seja pelo fato de que estou usando araldite epoxi (o que seca em 10 minutos...)

mas em proporção de 1 por 1 funciona perfeitamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: hauhaua que ideia mirabolante pra economizar didin. Nem pensava que iria encontrar essa mesma ideia que eu tive aqui no forum hehehe que beleza. Só que fiz diferente mas reconheço o postado ai melhor. Eu apenas puz uma pequena quantidade de araldite epoxi (secagem em 10 minutos) nas duas bordas de cada chip de memoria e a pasta termica no centro dos chips, funcionou bem tbem, tive que por dissipador num transistor de potencia tbem que estava esquentando. Ta funcionando bem minha gf4 mx e resfriou a legal pra um método caseiro como esse. :bye:

P4 1.5Ghz (pcchips m925) 256mb ram(pc133)

hd seagate 20gb 5400 rpm ata 100

gf4 mx 440 8x 64mb ram(64bits)

Win XP PRO sp1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (hmaqueda @ 30 abr 2004, 16:27)

outra coisa para dosar o nível de dureza da cola da pra em vez de 2 de pasta pra 5 de araldite, colocar como 3 de pasta pra 4 de araldite??? 

cara, eu to colocando porçoes iguais de araldite e pasta termica e cola muitíssimo bem... chega-se quase ao nível de arrancar o chipset...

eu acho suicídio colocar em 2 de pasta termica pra 5 de araldite...

e olha q faço a olho mesmo... acho q as vezes tem até mais pasta termica do que araldite e mesmo assim cola muito bem...

talvez seja pelo fato de que estou usando araldite epoxi (o que seca em 10 minutos...)

mas em proporção de 1 por 1 funciona perfeitamente...

beleza ..se ta colando assim ótimo..eu so peguei o texto em inglês, traduzi e dei uma olhada também no forumpcs...eu fiz e fica bem firme, mas ainda não tentei retirar não ...acho que quanto menos adesao tiver melhor(desde que tenha o necessario prar não soltar), já que podemos tirar o dissipador posteriormente ...

vocês estão dando um upgrade no post ....hehe

falou !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica para a remoção de dissipadores e coolers colado com essa cola térmica:

Pessoal, com esse post quer apenas ensinar como tirar os dissipadores colados sem por em risco os memorias ou chpstes colados...

Um causo meu tirando coolers:

Colei um cooler numa vga velha com essa cola termica... descobri (na marra) q se você colou com essa cola a alguns dias atras, será impossível de tirar se danificar a placa... fui tirar o cooler dessa pv velha.. tentei de tudo, girar (quase arranquei o chipset fora...), tentei também fazer alavanca com uma chave de fenda, e só consegui estragar a placa... arrancou um monte de trilhas da placa, ainda bem q era uma placa de video VESA de 512k de RAM (usei de cobaia :P)...

A teoria:

Todas as colas perdem a resistencia quando chegam a uma certa temperatura, o superbonder, por exemplo, quando chega a 70° perde completamente a propriedade de colar, mas quando esfria volta a ter a rigidez normal...

Método eficaz de remoção:

Material necessário:

- Chave de fenda Philips;

- Secador de cabelos;

- conta-gotas;

- Acetona;

- faca sem dentes, ou coida parecida.

Esse método foi o q usei para tirar o cooler daquela pv VESA, afinal, eu tinha q descobrir uma maneira de remover os dissipadores sem correr riscos...

Em primeiro lugar, tire todos os ventiladores e partes plasticas dos dissipadores (se existirem)... Esquente bem os dissipadores com o secador de cabelos, lembrando q eles deve chegar a pelo menos uns 70°... a essa temperatura, será impossível retirar o cooler com a mão sem queimar os dedos, então sujiro fazer alavanca com uma chave de fenda, a essa temperatura, a cola oferecerá tão pouca resistencia que não haverá riscos de danificar a pv...

depois de retirado o dissipador, será necessario retirar o resto da cola termica q ficou grudada no chipset/memorias e do dissipador.

use o seguinte método para isso:

Pinge com o conta-gotas, acetona sobre a cola termica, use uma quantia generosa de acetona, pois a cola ira absorver a acetona, espere um minuto e raspe com uma faca sem dentes... você ira notar que com a acetona a cola fica meio mole... se você sentir q a cola está ficando rígida de novo, use mais acetona e repita o processo até retirar totalmente a cola termica...

OBS: Mesmo esquentando o chip a 70° ou mais, ele não irá queimar, pois a pv se encontrará desligada... os chips só queimam a essa temperatura quando estão ligados...

é isso aí, espero q aproveitem o meu post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, eu to pra pegar uma placa nova (k7s41gx), mas já tive uma parecida na mão (parecida que eu digo é do mesmo fabricante :P a k7vm2).

Tipo, acho que a placa não rendia tanto quanto podia por causa da temperatura ... e acredito que a k7s41gx vai ficar na mesma ...

estava pensando de quando pegar a placa fazer este adesivo pra colar um cooler com base de cobre, ou sei lá algo que "congele"a placa ...

Mas pombas, caso eu precise tirar, realmente vai ser impraticável meter o secador de cabelos na placa ... acho que não combina muito ...

Tipo, uma colinha tipo de isopor com pasta térmica será que já não iria aguentar o tranco?

Sei que esta é muuuiiitttooo fraca hehe é zoera mesmo, mas será que não daria pra colocar algo menos poderoso nesta mistura?

Durepox depois de algum tempo fica meio estranho ... tipo, quem nunca colou algo em casa com este treco? Sabe como fica depois de um tempo né?

Perece uma solução ótima pra quem quer fazer um mod permanente!

Tipo, se alguém tiver alguma sugestão menos poderosa ... pode até rolar :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...