Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

Postado Originalmente por Nickboco@06 maio 2004, 14:17

[...] aqui bati o dedo sem qerer num dissipador que colei com araldite e saiu fácil:bye:

Saiu fácil porque não devia fazer mais q 24 hs q a cola estava no chip... esperimenta, então colar alguma memoria com essa cola termica, deixar duas semanas funcionando e tenta tirar depois pra ver o q acontece... 10min a cola seca ao toque.. mas a secagem completa leva pelo menos uns 3 dias se os dias forem quentes... se os dias forem frios, leva uns 5 dias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu descobri um oputro jeito de fazer essa cola sem usar a pasta térmica líquida...

É muito simples...

a maior parte do composta da pasta térmica é Oxido de Zinco(para Implastec) e o resto é um outro líquido, acho que agua, então para ficar mais fácil a mistura é melhor usar um pó de oxido de zinco, fica até mais fácil dosar as proporções da cola...

bom vamos lá...

Como o ponte de fusão da agua é 100° é só esquentar a pasta para ficar só o oxido de zinco...

você pega um tanto de pasta que vai usar e coloca em uma colher em cima de uma boca do fogão, direciona o fogo bem em cima da basta ela vai começar a ficar em brasa, depois de alguns minutos ela vai ficar só um pó branco bem fino...

bom é isso....

tenta fazer isso alguem pra ver se da certo...

falou

[] :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@07 maio 2004, 00:32

[...]a maior parte do composta da pasta térmica é Oxido de Zinco(para Implastec) e o resto é um outro líquido, acho que agua[...]

impossivel que seja água...

não importa a quanidade de agua ou oxido de zinco q você use, em, no máximo uns 3 dias, a água iria evaporar e iria sobrar somente o pó de novo...

Isso teria q ser feito com alguma coisa q não evapore...

com água é impossível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (hmaqueda @ 07 maio 2004, 00:32)

[...]a maior parte do composta da pasta térmica é Oxido de Zinco(para Implastec) e o resto é um outro líquido, acho que agua[...] 

impossivel que seja água...

não importa a quanidade de agua ou oxido de zinco q você use, em, no máximo uns 3 dias, a água iria evaporar e iria sobrar somente o pó de novo...

Isso teria q ser feito com alguma coisa q não evapore...

com água é impossível...

é usado silicone nas pasta termicas, mais precisamente oleo de silicone, por isso ela é estão viscosa, sendo meio difícil sua remoçao total...

já vi gente fazendo com o oxido de zinco também, so ele também é vendido em pó nas casas de suprimentos odontológicos.. dizem que fica melhor pois o silicone que é usado na pasta termica acaba atuando como isolante, e acaba servindo apenas pra dar viscosidade na pasta..

creio que se usar somente o oxido de zinco teremos de diminuir mais a quantidade de araldite..

Uma coisa que pensei também quando estava lapidando o meu vcom 21b com a lixa 1000 e reparei que o pó que estava na agua era bastante fino e como o cobre e bom condutor termico mistura-lo a essa cola termica seria uma boa opção, pois iria melhorar mais a dissipaçao termica da cola ...

pena que não tenho como testar na pratica, já não tenho termometro de precisao aqui .... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@07 maio 2004, 18:11

Uma coisa que pensei também quando estava lapidando o meu vcom 21b com a lixa 1000 e reparei que o pó que estava na agua era bastante fino e como o cobre e bom condutor termico mistura-lo a essa cola termica seria uma boa opção, pois iria melhorar mais a dissipaçao termica da cola ...

o aluminio é pior condutor de calor do q o zinco...

até dissiparia com esse pó, mas iria dissipar pior do q com oxido de zinco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas a parte que eu estava lapidando era de cobre, e eu estava pensando em misturar os dois (oxido de zinco e cobre) com a araldite ...creio eu que ficaria melhor ,como no caso das pastas Arctic Silver's que sao misturadas partes muito pequenas de metais (0,38 microns) em grande porcentagem, cerca de 75%, com o (acho que também levam) oxido de zinco... o que nos resta saber é se o oxido de zinco tem mais condutividade termica do que o cobre, mas acho que não tem não, senão porque usariam dissipadores de cobre e não de zinco ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que da pra pegar uma placa de cobre e limar até ficar um pó e depois misturar a pasta de oxido de sinco...

Mas um detalhe importante!!!

Metais conduzem eletrecidade, o cobre também, então cuidado pra não fechar um curto e queimar a placa...

Mas essa ideia de colocar no fogo a pasta da Implastec serve ou não???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz povo, será que vale arriscar colocar pó de cobre arriscando um curto?

Tipo, será que a variação térmica vale?

Já comprei o epox e vou agora comprar um tubo de alguma pasta térmica boa ...

Só que não tenho como testar antes em alguma outra placa, então ...

... quem fizer com pó de cobre ou similares e puder testar sem também e postar agradeço desde já hehe ... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@08 maio 2004, 15:14

o que nos resta saber é se o oxido de zinco tem mais condutividade termica do que o cobre, mas acho que não tem não, senão porque usariam dissipadores de cobre e não de zinco ??

bem ees não fazem dissipadores de zinco por causa do preço... iria sair uma fortuna se fosse de zinco... mas em relação a condutividade do cobre x oxido de zinco eu não sei.. seria questão de experimentar....

só q não vou ser eu q vou arriscar u curto circuito por causa disso... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só q não vou ser eu q vou arriscar u curto circuito por causa disso... 

nem eu ... :P ...também tenho medo de torrar algum chip como a maioria de vocês.. :D

não tem gente que passa a Artic Silver 3 e 5 aí ?? ele em composta por 75% de prata e te garanto que conduz eletricidade (se estiver errado alguem me corrija).

A questao e passar pouca pasta de modo que fique somente em cima do chip desejado, evitando que a cola termica encoste nas "perninhas" do chip que estão soldadas nas placas...

Acho também que não seria estão importante colocar cobre na cola termica, já que só o fato de um chip que não tem dissipador estar com ele, já faz toda diferença..alem do mais a placas de videos mais novas já estão vindo com dissipadores que pegam tanto o processador grafico como as memorias sendo que empregaremos essa cola termica em placas mais "antigas" (um radeon 9800 nem sempre vem com dissipadores nas memos, e não sao estão antigas)...

bem fica a criterios de vocês..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@10 maio 2004, 14:34

não tem gente que passa a Artic Silver 3 e 5 aí ?? ele em composta por 75% de prata e te garanto que conduz eletricidade (se estiver errado alguem me corrija).

bem.. a artic silver é feita a base de Óxido de Prata...

o maior problema em colocar pó de cobre não seria fechar um curto circuito sabendo q cada granulo de cobre estaria 100% envolvido pela pasta térmica... o problema maior é q o metal em sí não é flexível, e por menor que seja, ele deixaria um espaço entre, por exemplo, o die do processador e a base do cooler.. esse micro espaço seria preenchido pela pasta térmica...

mas se a pessoa já lapida o cooler visando um contato térmico perfeito, porque iria colocar alguma coisa q distancie as bases?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de certo modo você tem razao...se o contato entre o die do processador por exemplo e o dissipador fosse perfeito, não haveria o porque da utilizaçao da pasta termica.

Mas ninguém aí ta colocando essa cola termica no processador não né ???pelo amor de deus... :muro:

Isso é usado para colar dissipadores onde não existe a possibilidade da utilizaçao de presilhas.

mas o que eu estou tentando dizer e que se já estamos colocando a cola termica, entre o dissipador e o chip, porque não aumentar a sua dissipaçao termica??o que eu estou achando é que a colocaçao do pó de cobre na mistura se tornaria dispensavel, já que o aumento da dissipaçao creio eu não seria estão grande, não valendo a pena o trabalho...

vamos analisar o que foi discutido até hoje aqui nesse topico:

1- diminuiçao quantidade de araldite, diminuindo assim a aderencia evitando a dificuldade e possivel danificaçao na hora da retirada do dissipador colado com a cola termica, possivelmente na proporçao de 4:5 ou ate 5:5 de pasta termica e araldite respectivamente.O mais importante ao meu ver.

2- utilizaçao do oxido de zinco em pó misturado a araldite ao invés da pasta termica comum para melhor dissipaçao.

3- se utilizado o oxido de zinco utilizar menores quantidades de araldite ainda, 5:5 ou mais (5 de araltide e 6 de oxido de zinco)

bem essa foi a conclusao chegada até agora...

se alguem tiver algo mais a adicionar,poste aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como a pasta térmmica da Implastec é feita de Óxido de Zinco e òleo de Silicone, pode se levar ao fogo uma certa quantidade de pasta e após alguns minutos o óleo de silicone evapora deixando só o pó de óxido de zinco, isso seria verdade?

fiz aqui em casa e realmente só ficou um pó branco bem fino, mas não tentei fazer a cola ainda....

E aviso, misturar a pasta térmica ao pó de cobre, ou prata não funciona muito bem, porque a pasta é bem mais pesada que o metal, ou seja eles não se misturam muito bem, como o óleo e a água....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@17 maio 2004, 14:08

Mas como a pasta térmmica da Implastec é feita de Óxido de Zinco e òleo de Silicone, pode se levar ao fogo uma certa quantidade de pasta e após alguns minutos o óleo de silicone evapora deixando só o pó de óxido de zinco, isso seria verdade?

fiz aqui em casa e realmente só ficou um pó branco bem fino, mas não tentei fazer a cola ainda....

E aviso, misturar a pasta térmica ao pó de cobre, ou prata não funciona muito bem, porque a pasta é bem mais pesada que o metal, ou seja eles não se misturam muito bem, como o óleo e a água....

:tantan: agua é oleo não se misturam por causa que a ÁGUA H2O é polar e o oleo é APOLAR... ai não junta as moleculas mesmo não... não tem nada a ver de um ser mais denso ou pesado como você disse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (hmaqueda @ 17 maio 2004, 14:08)

Mas como a pasta térmmica da Implastec é feita de Óxido de Zinco e òleo de Silicone, pode se levar ao fogo uma certa quantidade de pasta e após alguns minutos o óleo de silicone evapora deixando só o pó de óxido de zinco, isso seria verdade?

fiz aqui em casa e realmente só ficou um pó branco bem fino, mas não tentei fazer a cola ainda....

E aviso, misturar a pasta térmica ao pó de cobre, ou prata não funciona muito bem, porque a pasta é bem mais pesada que o metal, ou seja eles não se misturam muito bem, como o óleo e a água.... 

agua é oleo não se misturam por causa que a ÁGUA H2O é polar e o oleo é APOLAR... ai não junta as moleculas mesmo não... não tem nada a ver de um ser mais denso ou pesado como você disse...

hehhe..cada um com suas ideia né !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, eu fiz aqui e não deu muito certo...

O cobre ficou meio separado da pasta...

Mas eu acho que o pó do cobre não vai fazer muita diferença não...

Tenho aqui uns 100g de prata, vou tentar fazer isso e misturar o pó da prata com a pasta térmica...

depois posto e falo se funcionou...

falou! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza ..tenta aí e fala pra gente qual foi o resultado...

O fato de você ter falado que o cobre não se misturou muito bem na pasta deve ser porque o po do cobre esta muito grosso e por isso não deve estar misturando direito ...tenta colocar o pó mais fino, tipo lixando algo de cobre ou prata com uma lixa 1000, 1200 ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D aí!!!

Gostei muito desse tópico, mas tenho umas dúvidas.

Essa ARALDITE é a mesma coisa que durepox, aquelas duas massas que mistura uma branca e outra cinza?

Deixe ver se entendi:

Para fazer esta pasta térmica você tem que botar : essa araldite mistura a branca com a massa cinza, bota o óxido de alumínio naquelas pasta térmicas baratas que se vende por uns 6 reais nas lojas de eletônica que não tem nenhum metal, é só pasta, depois mistura na araldite em proporção certa e aplica no cooler!

SE EU ESTIVER ERRADO ME CORRIGE!!!

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

araldite é uma cola meio liquida, altamente viscosa, ela vem em dois tubos, um de endurecedor e um de resina,

pelo q sei, a resina não isola muito bem o calor, então pode ser bem utilizada nesse adesivo termico,

falaram q o zinco é mais caro q o cobre ali em cima, mas não, se você for comparar preços, o cobre se saira mais de 10x mais caro q o zinco...

se alguem tiver um bom pedaço de cobre ou prata, e lixar como foi comentado, com uma lixa 1000 ou 1200, acredito q possa ser usado o po para a pasta, acho q se for lixar e colocar um pouco de polidor fica melhor..

bom, estou de volta ao forum, depois de um tempo de ferias ehehehe

desculpe o post longo

mas é isso

ate mais

Rodrigo :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...