Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

  • 4 semanas depois...

Todo mundo já disse como fazer pra descolar o dissipador do chip da placa depois de colar com essa goma toda ai. Eu ainda não consegui descolar o meu sem ter colado com essa goma. Tipo assim... A minha placa veio com o dissipador colado de fábrica... O dissipador tem aqueles dois pinos de plástico presos com mola, solto os dois e a parada ainda fica colada... Tenho medo de fazer uma alavanca e forçar... Alguém sabe de algum produto que solte aquele adesivo demoniaco??????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por destino_ba@29 set 2004, 22:21

Todo mundo já disse como fazer pra descolar o dissipador do chip da placa depois de colar com essa goma toda ai. Eu ainda não consegui descolar o meu sem ter colado com essa goma. Tipo assim... A minha placa veio com o dissipador colado de fábrica... O dissipador tem aqueles dois pinos de plástico presos com mola, solto os dois e a parada ainda fica colada... Tenho medo de fazer uma alavanca e forçar... Alguém sabe de algum produto que solte aquele adesivo demoniaco??????????????

é isso mesmo ...ao invés de puxar o dissipador gire ele em seu proprio eixo ...

se não conseguir, tente tirar com a placa-mãe ligada, ja que se for elastomero, quando aquecido este fica mole e mais fácil de retirar ...

tente assim e deverá conseguir ...

falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AOTH@13 out 2004, 10:49

ei, que consistencia que fica essa pasta apos misturada ??? Eu fiz aqui só pra um teste ficou meio verde :P e um pouco dura, apos uns minutos ela ficou elastica, é essa a consistencia ??? :unsure:

verde ????

tem certeza que usou araldite e pasta termica ? :blink:

porque aqui fica branca mesmo, porém a consistencia fica diferente, parece que a pasta termica não se mistura muito bem com a araldite e fica apresentando uma consistencia meio esquisita, não sei explicar muito bem não .....

mas apesar disso funciona muito bem a cola termica....

da uma olhadinha aí !! :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk+13 out 2004, 14:33QUOTE (dkyrk @ 13 out 2004, 14:33) AOTH@13 out 2004, 10:49

ei, que consistencia que fica essa pasta apos misturada ??? Eu fiz aqui só pra um teste  ficou meio verde :P e um pouco dura, apos uns minutos ela ficou elastica, é essa a consistencia ??? :unsure:

verde ????

tem certeza que usou araldite e pasta termica ? :blink:

porque aqui fica branca mesmo, porém a consistencia fica diferente, parece que a pasta termica não se mistura muito bem com a araldite e fica apresentando uma consistencia meio esquisita, não sei explicar muito bem não .....

mas apesar disso funciona muito bem a cola termica....

da uma olhadinha aí !! :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh bom ...hehhe

nunca tinha visto araldite verde não ....

você pode estar usando a araldite de 2min, a consistencia é boa o suficiente para ser manuseada com facilidade...da pra usar tb, mas tem que fazer o serviço rápido d+ !

use a de 10min ou de 24h, fica mais fácil de manusear a cole termica....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me afirmar com certeza se o Descola Tudo (para super bonder) não danifica a memória de vídeo?

Tive que retirar o dissipador da GPU para remover o seu fan e lubrificá-lo... Depois quando liguei o micro, o dissipador de memória se soltou!! :tantan:

Como não tenho adesivo térmico, passei pequenas gotas de Super Bonder e pasta. Só que a cola forma calços e o contato quase some! Resultado: artefatos com memória em stock!

Então tenho que remover os restos de cola dos chips, é bem difícil! Depois tenho que usar Araldite e pasta.

Edit: a placa é esta:

http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=726

Edit 2: li em outro fórum que o Descola Tudo é muito forte, o jeito é remover no estilete e álcool, com cuidado, é claro.

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de deixar a minha colaboração...

Dissipadores para as memórias de vídeo e chipsets vocês acham em casa que vendem componentes eletrônicos. É só pedir por dissipadores para transistores de potência, vocês vão encontrar de vários tipos e modelos.

Comprei 8 para as memórias e paguei a bagatela de R$0,30 centavos cada.

Muito melhor do que pagar 20 reais o jogo como vendem no Mercadolivre.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Junior@14 out 2004, 15:30

Alguém poderia me afirmar com certeza se o Descola Tudo (para super bonder) não danifica a memória de vídeo?

Tive que retirar o dissipador da GPU para remover o seu fan e lubrificá-lo... Depois quando liguei o micro, o dissipador de memória se soltou!! :tantan:

Como não tenho adesivo térmico, passei pequenas gotas de Super Bonder e pasta. Só que a cola forma calços e o contato quase some! Resultado: artefatos com memória em stock!

Então tenho que remover os restos de cola dos chips, é bem difícil! Depois tenho que usar Araldite e pasta.

Edit: a placa é esta:

http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=726

Edit 2: li em outro fórum que o Descola Tudo é muito forte, o jeito é remover no estilete e álcool, com cuidado, é claro.

:wacko:

qul eha composicao de remove tudo aí

???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tudo bem galera.

Eu achei a Araldite para comprar mas era uma que era vermelha e verde, não vi se era 2, 10min ou 24h, mas o preço era de R$16,90. Esse preço está normal? Qual é a média de preço que vocês encontram?

Alguém já fez este adesivo com Arctic Silver Ceramique ou Alumina? É que estas pastas térmicas além de serem seguras, já que não conduzem eletricidade e nem são capacitivas, tb são pastas de qualidade.

O único problema é o preço destas pastas que é um pouco salgado.

Eu peguei uns dissipadores de Fonte e de processadores 486 que vão dar certinho, é só cortar e dar um acabamento.

vocês acham que se eu fizer com alguma dessas pasta termicas que eu citei vou ter um adesivo de maior qualidade ou vai ficar a mesma coisa se eu fizer com uma implastec? Eu tenho uma implastec aqui que é bem viscosa, parecida com hiplogos... :D , mas se saiu bem melhor do que aquela pasta que veio com meu Aero 7+ que parecia que tinha agua de tanto fina que era.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o preço da araldite é esse mesmo ..apesar de que na minha cidade está 11 reais ..

mas a varia muito de acordo com a cidade ....

geralmente a de 24hrs é a mais cara, então preste atençao antes de comprar, vem bem definido na embalagem se é de 2 ou 10 min ou de 24hrs...

falou !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, só pra lembrar...

Estamos discutindo bem sobre cobre e prata e zinco e etc e etc e etc...

Andei pesquisando em alguns sites na net, aliás poucos, e descobri algumas coisinhas...

> A prata tem melhor condutibilidade elétrica. Inclusive "A" melhor, superando até o cobre.

> O cobre tem melhor condutibilidade térmica, sendo MELHOR e MAIOR condutibilidade térmica do que a prata.

> A respeito do zinco, achei algumas coisas, mas nada a respeito de condutibilidade térmica. Somente achei muitos assuntos dizendo que ele é usado na vulcanização da borracha, e, o Óxido de Zinco, usado para as telhas em países frios.

Baseado nessas informações, concluí: (por favor, me corrijam se eu estiver errado)

1. Por mais que você use Óxido de Prata, ou pó de prata, a probabilidade de fechar um curto-circuito no chip de memória é maior, tal que sua condutibilidade elétrica é bem superior.

2. Com relação ao uso do cobre, deve-se também tomar cuidado, tal que este também conduz eletricidade, mas é mais indicado que a prata por ter um coeficiente de condutibilidade térmica maior que o da prata.

3. Sobre o zinco, dispensem, pois estamos de olho no Óxido de Zinco, aquele mesmo que li em muitos sites que é usado em telhas em países frios. Bem, se é usado em telhas em países frios, é usado para a casa ficar mais quente ou mais fria? Olha gente, posso até estar errado, mas acho que existem pastas de óxido de zinco, não pra aumentar a condutibilidade de calor (pra valer) entre chipset/chip e dissipador, mas para não deixar o calor dispersar para fora da cobertura do dissipador, podendo assim aquecer o dissipador, e este fazendo o seu serviço verdadeiro com o auxílio de uma corrente de vento, que é dissipar o calor.

4. Vale lembrar, que não adianta ficarmos pensando em obter uma SUPER-hyper-A-MELHOR pasta térmica para colar nos chips, se não usarmos dissipadores bons! Aí todo o trabalho da pasta boa, ficaraá preso em um dissipador de alumínio, ou sei lá o que! Entendem? Vi um usuário querendo colocar pó de cobre sob o dissipador, mas isso não vai adiantar muito se o disspador for de alumínio.

5. Pensem no tipo de dissipador que melhor atenderá, microfin, normal ou outros. Acho que deixamos de pensar no que realmente deveríamos, para pensar em pastas térmicas, que deixarão distância de milímetros entre dissipador e chip. Sendo assim, o importante é o dissipador, e a pasta térmica ajuda pra caramba, principalmente em não deixar um colchão de ar entre o dissipador e o chip (isolante térmico).

6. Papai noel não existe. Nem adianta. E se ele existir ele não participa do fórum.

Bem galera, espero ter ajudado, pois me ajudei pra caramba, quando descobri as coisas do zinco. Acho que vou mudar minha pasta térmica para Óxido de Prata ou Óxido de Cobre (se existir esta última pasta)

Até mais pessoal!

P.S. -> Se alguém tiver mais alguma info para passar sobre o zinco dissipadores e tal, posta aí que estou interessado. E, caso eu falei besteira em alguma linha, por favor, me corrijam!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

nessa aí eu usei 1pra1, só que ao fazer o araldite, eu usei um pouco mais de resina do que endurecedor.. deu no que deu...

o certo é voce misturar partes iguais de resina e endurecedor, já que com mais resina fica mais rígido, talvez fique mais elástico se usar mais endurecedor...

isso eu ainda vou testar, só não fiz porque acabaram as peças queimadas... :blink:

obs: esse chip tá colado até hoje! num sai nem a pau! hehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra confirmar..

realmente ao usar mais resina a pasta fica um tijolo, mas ao usar mais endurecedor do que resina, ela fica como uma borracha.

aí a minha dica pra quem não quer arrancar nenhum chip é usar um pouco mais de endurecedor do que resina na hora de fazer o araldite. mas se a diferença for muito grande ela pode se soltar um dia.

só não faça de jeito nenhum uma mistura com pouco endurecedor(muita resina), tive de tirar o chip da foto acima com uma talhadeira. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até 300g (total) é aceitável, acima disso é risco. e quando transoprtar o pc você deve tirar fora a vga, senão um balanço mais violento faz com que a inércia dos dissipadores leve junto metade da tua pcb.. to falando isso porque ja li reviews sobre esses mega-dissipadores pra vga, alguns com 300g, eles falavam sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por rafaelconforti@13 dez 2004, 21:21

cuidado...

***** happens...

:P

Hahahahaha... Essa foto deveria ser colocada lá na primeira mensagem do tópico! hehehe... não que eu queira desencorajar o pessoal, mas só pra mostrar q o chip pode ter um "contato" tão bom que... :ahh:

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...