Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Daniel Barros@17 Apr 2004, 20:31

Cuidado ao colar dissipadores com Epoxy.

Se precisar tirar vai dar um trabalhão.. isso se conseguir tirar o dissipador sem arrancar o chip junto.

isso já aconteceu comigo fui tira um dissipador de um chipset e o danado veio junto , ainda bem que a plca ja tava ruin por que se não olha o preju que eu ia levar !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tem uma forma de fazer uma mistura que não é difinitiva...

apenas você misturar a pasta térmica com Silicone

É so ter uma noção, pois silicone é meio isolante de calor então tem que ficar mais ou menos iguais as partes, claro que se você colocar de menos o dissipador vai cair, então usem o bom senso na hora da mistura...

O procedimento é simples, passar um pouco no meio do chip e tacar em cima um dissipador com base Limpa! pois tem uns que vem oleosos embaixo, então passem um alcool isopropílico no chip e no dissipador antes da instalação. :joia:

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Dica para a remoção de dissipadores e coolers colado com essa cola térmica:

Pessoal, com esse post quer apenas ensinar como tirar os dissipadores colados sem por em risco os memorias ou chpstes colados...

Um causo meu tirando coolers:

Colei um cooler numa vga velha com essa cola termica... descobri (na marra) q se você colou com essa cola a alguns dias atras, será impossível de tirar se danificar a placa... fui tirar o cooler dessa pv velha.. tentei de tudo, girar (quase arranquei o chipset fora...), tentei tb fazer alavanca com uma chave de fenda, e só consegui estragar a placa... arrancou um monte de trilhas da placa, ainda bem q era uma placa de video VESA de 512k de RAM (usei de cobaia )...

A teoria:

Todas as colas perdem a resistencia quando chegam a uma certa temperatura, o superbonder, por exemplo, quando chega a 70° perde completamente a propriedade de colar, mas quando esfria volta a ter a rigidez normal...

Método eficaz de remoção:

Material necessário:

- Chave de fenda Philips;

- Secador de cabelos;

- conta-gotas;

- Acetona;

- faca sem dentes, ou coida parecida.

Esse método foi o q usei para tirar o cooler daquela pv VESA, afinal, eu tinha q descobrir uma maneira de remover os dissipadores sem correr riscos...

Em primeiro lugar, tire todos os ventiladores e partes plasticas dos dissipadores (se existirem)... Esquente bem os dissipadores com o secador de cabelos, lembrando q eles deve chegar a pelo menos uns 70°... a essa temperatura, será impossível retirar o cooler com a mão sem queimar os dedos, então sujiro fazer alavanca com uma chave de fenda, a essa temperatura, a cola oferecerá tão pouca resistencia que não haverá riscos de danificar a pv...

depois de retirado o dissipador, será necessario retirar o resto da cola termica q ficou grudada no chipset/memorias e do dissipador.

use o seguinte método para isso:

Pinge com o conta-gotas, acetona sobre a cola termica, use uma quantia generosa de acetona, pois a cola ira absorver a acetona, espere um minuto e raspe com uma faca sem dentes... você ira notar que com a acetona a cola fica meio mole... se você sentir q a cola está ficando rígida de novo, use mais acetona e repita o processo até retirar totalmente a cola termica...

OBS: Mesmo esquentando o chip a 70° ou mais, ele não irá queimar, pois a pv se encontrará desligada... os chips só queimam a essa temperatura quando estão ligados...

isso funciona mesmo? o chip num vai queimar não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

aí.. fiz o teste neste final de semana e ficou show.... :palmas: usei araldite 10 minuntos e pasta termica comum coloquei meio a meio..ficou show...

Conselho: A Araldite 10 mim é a melhor pois seu grau de fixação é memor que a de 24h, o cara da loja de material de construção falou que maior o tempo de secagem maior a fixação... logo para colocar e ficar legal tem que ser a de 10 minutos B)..... valeu tópico show!!!!!!!!!!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

(Bah, há meses não logo aqui... B) )

estou a fim de fazer esse esquema pra moddar a minha Radeon 8500. Eu já tinha feito algo parecido antes, mas usando cola de pistola ao redor dos dissipadores. Ficou uma desgraça, parece a VGA do Homem-Aranha... :aranha:

Já tirei a porquera das memórias, só falta a GPU...isso sim vai ser um saquinho...

Bueno, só queria saber como devo aplicar a "cola térmica". É melhor espalhá-la como pasta térmica (camada fina sobre toda a superfície do chip), ou colocar uma gota no meio do chip e pressionar o dissipador, girando pra assentar?

Acho que, com a consistência esquisita da cola (que já imagino de antemão como deve ser... :priv: ), deve ser melhor usar o esquema da gota, certo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa, gostaria de deixar muitas contribuições:

(Não conheci essa receita aqui, já conheci em outro fórum e vi em tantos, a muito tempo, mas não poderia deixar de postar minha experiencia).

Fixação ótima, 100%, condução idem.

Fixação merece atenção e mérito, pode se levantar a placa através de um dos dissipadores torre das memos;

Foto da *****:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v610/homecueca2/Jetway%20Radeon%209600%20NP/CanonIxus30034.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v610/homecueca2/Jetway%20Radeon%209600%20NP/P1010297.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Abraço,

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Um dos dissipadores (do chipset) da minha placa mãe se soltou, ele era preso por presilhas que se soltaram da placa. Gostaria de saber esse adesivo térmico serviria pro meu caso. Outra coisa, esses exalstores que vendem por aí, serve pra resfriar o gabinete realmente?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma pasta a base de oxido de aluminio, mas provavelmente voce pode utilizar pasta a base de oxido de zinco (Implastec).

estava pensado porque o oxido de Zn é comprado em logas de odonto. como cimento oxido de Zn Eugenol. Ele é um agente adesivo usado na odonto que resulta na na interação de oxido de Zn + prata + resina composta + Bi-iodo ti-mol (ag bactericida e bacteriostático) - (Pó) com Eugenol (Líq) + balsamo do Cánada, formando Quelato Eugenolato de Zn que formam um "emarranhado". Esta adesão de faz por micromecanica, o cimento preenche as micro-inregularidades de cavidade feita no dente.

estava pensando será que el prende disspadores não polidos ou polidos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Iaew galera beleza.

estava pensando em usar cola tenas em vez de araldite.

Tem uma cola aqui a base de resina sintetica muito parecida com pasta termina mas não tem sua composição quimica no rotulo. Colei um chip em um dissipador de aluminio com esta cola depois de amanha vou ver no que dá?

A pastermica que vem com o vulcano 11 é boa até parece agua?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cola tenaz acho que nem adianta não cara ...pode até tentar, mas acho que não vai dar em nada, alem de que ela contem agua e enquanto não secar direito você não poderá ligar o placa porque senao correr risco de queima de algum componente se houver contato diretamente com a cola ...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por BLe55eD_chico@05 de abril de 2005, 21:32

isso funciona mesmo? o chip num vai queimar não?

já vi muita gente perguntando isso aqui...

O chip não vai queimar porque ele esta desligado, e não esqueçao q para soldar o chip na placa, os dois entram juntos num forno, e provavelmente a maioria dos chips q estão na sua maquina foram soldados assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Uma boa solução de adesico térmico para uma futura remoção do dissipador

que já experimentei, é uma variação da fórmula inicial deste tópico:

Ao invés de misturar a araldite em partes iguais eu misturei 2 partes do adesivo com uma de endurecedor e depois a pasta térmica, deu ótima aderência, com

boa fixação do dissipador e após alguns dias de uso removi o mesmo sem

dificuldade quando ele ainda estava quente. Detalhe fiz esse teste em uma

Voodoo 4 4500 que tenho em uma M810DLU V7.5a.

Espero haver colaborado com a ciência.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu fiz 1 pra 1 em uma geforce 4, foi fácil de retirar, apenas um pouco de força foi necessaria,menos até do que as vezes acontece da pasta termica criar vacuo e ficar super difícil de remover ...

saiu sem danificar nenhum dos chips de memoria....quer tiver medo pode fazer com mais pasta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por Futepol@28 de fevereiro de 2006, 10:15

nelhor não arriscar com o metodo Tabajara...... :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

com certeza, sou muito mais comprar o adesivo pronto .... alem de melhor é mais seguro, porém pra quem não tem grana, quebra um galho ... se você tem grana compre seu adesivo seja feliz !!!

agora opinioes inuteis, acho que todo mundo do topico dispensa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

COLEI UM DISSIPADOR NO CHIPSÉT DA PLACA MÃE, USANDO A ARALDITE 10 MINUTOS NA PROPORÇÃO DE PARTES IGUAIS DE ADESIVO + ENDURECEDOR E PASTA TÉRMICA.

OBS: FICOU MUITO BOM, FIQUEI SATISFEITO COM O RESULTADO, porém DEVE-SE COLAR RÁPIDO, POIS O ADESIVO SÉCA UM POUCO RÁPIDO, EM SÉTE MINUTOS COMÉÇA A DIFICULTAR SEU MANUSEIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...