Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Evandro

Fatos e Mitos sobre placas de vídeo

Posts recomendados

Depois de anos vendo e ouvindo perguntas e conceitos serem repetidos aqui no forum ou "na vida real", de explicar a mesma coisa tantas vezes que o saco encheu e paramos de repetir o assunto, mas mesmo assim ele continua a aparecer enquanto outros continuam a explicar, e depois de assistir um pouco ao programa "Caçadores de Mitos" tive a ideia de fazer este tópico, e meus amigos moderadores do setor concordaram com ele.

A ideia é fazer um tópico "jogo rápido" de perguntas e respostas, de um jeito um pouco mais descontraído e resumir muitas coisas que aparecem aqui pra evitar o repeteco de assunto, assim como os desentendimentos quando a ferramenta de pesquisa é indicada a alguém e a pessoa não gosta disso.

O tópico vai ficar aberto para que todos possam fazer suas perguntas, independente de qual seja ela, não se acanhe em perguntar caso você tenha a dúvida (ou tenha ouvido falar que..), mas agradecemos que sempre se pesquise antes de perguntar algo, e o que já existir no tópico, naturalmente será apagado.

Vou tentar listar as coisas em posts subsequentes a este pra facilitar.

Sugestões são sempre bem-vindas. :joia:

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seção "Ligue Djá": fatos, mitos e curiosidades:

- Quero rodar jogo a 100 FPS cravados porque é melhor.

MITO, e dos bem idiotas.
De que adianta rodar a 100 FPS se o monitor trabalha a 60 Hz ? (a maioria dos monitores)
Massagear o ego ou compensar o instrumento pequeno.

Rodar com 120 FPs é interessane pra quem tem sistemas 3D estereoscópico* (2 imagens de 60* Hz, uma por olho), mas isso é outra história.

 

*depende do sistema, existem monitores de 144 Hz e outros sistemas que não são fracionados nos 60 Hz.

- Ah, mas eu consigo ver mais que 60 FPS!!! Meu jogo fica mais lisinho com 200 FPS!!!!

MITO. Err... O FPS (taxa de quadros por segundo) não é uma boa medida de experiência ao jogar, pelo simples motivo deste número representar uma média dentro de 1 segundo (1000 ms) e nossa percepção do movimento está na casa dos ~ 25 ms*. Se o sistema jogo/monitor/VGA/PC não entregar um fluxo de quadros estáveis, tanto faz se é 30 FPS, 60 FPS, 200 FPS, vai ficar tosco seu joguinho. Claro que a chance disto ocorrer com VGAs mais potentes é menor, daí a falsa associação ao FPS alto.

 

Atualização em 21/01/2017

 

*Seguindo artigo compartilhado pelo mestre @aziebert no facebook, essa percepção de movimento não é algo definitivo e nem linear, já que nossos olhos são instrumentos bem complexos e com funcionamento não linear.

No ponto focal da retina, realmente nossa percepção de movimento é baixa, ali nós temos que perceber mais os detalhes e cores, mas, na região periférica, conseguimos perceber movimentos em velocidades muito altas, a até 1/220s segundo este artigo compartilhado (e escrito) pelo Paulo Pê Costa no post do facebook.

.
Isso quer dizer que 220 FPS é o limite a ser buscado?


NÃO.
Isso quer dizer que conseguimos perceber algo em movimento em velocidades muito altas, já a fluidez de uma imagem em movimento continua dependendo do intervalo entre os quadros de imagens estáticas que compõem o movimento. Por isso filmes no cinema rodam a 24 FPS e são fluidos, e continuamos dentro da limitação que falei acima da quantidade de quadros que um monitor/TV pode gerar, ainda hoje na casa dos 60 para a maioria dos dispositivos, mas já com opções a 120, 144 Hz e até acima disso.

 

Artigo sobre o tema, bem interessante.

 

01/07/2017

 

Outra atualização.

 

O Nerdologia fez um vídeo explicando coisas bem interessantes sobre este assunto de FPS e também explicando como funciona a placa de vídeo, eu achei que ficou muito bão, divirtam-se.

 



- Preciso ter uma placa-mãe com DDR* pra usar uma placa de vídeo com GDDR*.

MITO.
Existem placas de vídeo com GDDR3 desde a época das placas mãe com memórias DDR, assim como hoje temos placas de vídeo com GDDR5 e nem existem pentes DDR4 no mercado ainda, os sistemas são independentes.

 

EXTRA: Entenda as diferenças entre memórias DDR e GDDR (sim, tem placas de vídeo com memória DDR) e entre os tipos de GDDR (3 e 5, no momento) aqui.


- A placa de vídeo e a placa-mãe precisam ter o mesmo padrão PCI-Express para serem compatíveis.

MITO.
Os padrões PCI-E (1.*, 2.*, 3.*..) são, até o momento, compatíveis entre si, mas isso não anula a possibilidade do chipset da placa-mãe não ir com a cara da placa de vídeo.
Isso também vale para slots de velocidade diferente (uma placa funciona em slot 1x, 4x e eletricamente 8x sem problemas), com perda de desempenho em alguns casos, mas não na maioria deles. Favor consultar o tópico que fala de gargalo para mais informações.



- Minha placa de video é Nvidia (AMD), mas meu chipset é AMD (nvidia), vai funcionar?? (por djmmaster)

RELATIVO
Via de regra, vai (eu já rodei Radeon em placa-mãe com chipset NVIDIA), mas existem exceções com algumas incompatibilidades nesse caminho sim, então, pra evitar problemas, sempre consulte o fabricante e o google.

- Ah, mas ouvi dizer que as placas de vídeo da AMD funcionam melhor em sistemas da AMD (placa-mãe e processador), verdade?

MITO.
Até a presente data não existe nada que garanta melhor funcionamento de Radeons em plataformas AMD, até porque espera-se que funcionem bem em qualquer uma, certo?


- Placa boa é aquela com 1 Giga de RAM.

SUPER MITO !

O que importa é o conjunto, a arquitetura, e não só a quantidade de memória. Se fosse assim, uma HD5450 com 1 GiB andaria tanto quanto uma HD6950 de 1 GiB, e não haveria o imenso abismo que existe entre elas.


- Quantos mais bits ou maior a taxa de transferência, melhor é a placa.

MITO

Se fosse assim a HD2900XT, que tem 512 bits, seria 4 vezes mais rápida que a HD5770, que tem 128.
Veja aqui quem anda mais.

 

- Placa de vídeo de X bits só pode usar sistema operacional de X bits.
 

MITO
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Os bits da placa de vídeo são relativos à interface entre o controlador e as memórias da placa e vídeo, os bits do sistema operacional referem-se às instruções com as quais o sistema operacional foi criado.

 

Os bits da placa seriam o número de faixas de uma rodovia, o do sistema operacional, quantas pessoas cabem no ônibus que trafega pela rodovia.


- GeForce é melhor que Radeon ou vice versa.

MITO

Existem N modelos de Radeon e de GeForce. Pode-se dizer que o modelo X é mais rápido ou é melhor compra que o modelo Y, o que é bem diferente.


- Radeon esquenta mais que GeForce.

MITO

Assim como o caso acima, depende do modelo, depende do cooler utilizado, do gabinete, da refrigeração do gabinete, do estado de limpeza do cooler.


- Vídeo onboard nunca é igual ou melhor que um offboard.

MITO

Assim como o caso acima, o que importa são os modelos em questão, e atualmente a Intel e a AMD estão investindo pesado em vídeo integrado de boa potência, o que vai acabar com as placas de vídeo básicas nos próximos anos.


- O fabricante X é melhor que o y

RELATIVO

São casos e casos, mas na maioria das vezes isso é mito.
Sim, alguns fabricantes já fizeram sacanagem conosco, lançando modelos capados ou com coolers porcaria, alguns fabricantes possuem um péssimo RMA, alguns fabricantes tem placas duvidosas, mas não quer dizer que todos os modelos de um fabricante sejam inferiores a todos os modelos e outro.
Atualmente, pelo menos nas placas medianas e superiores, a maioria das placas degue o projeto padrão da ATI/NVIDIA, alterando o adesivo aplicado sobre o cooler ou mesmo o cooler, usar um PCB (a placa em si) diferente é coisa que raramente acontece, e atualmente, quando acontece, é pra melhor.

- Preciso de uma fonte de X watts para não ter problema com a placa de vídeo, conforme o fabricante recomenda ? (adaptando a sugestão do TijoloEspacial no post abaixo)

MITO
O queee ?
É, mito, o fabricante RECOMENDA, você pode ter uma fonte de menor potência do que a recomendada (não vá ser doido de colocar uma GTX590 com uma fonte de 500 W reais que você pagou 50 real na lojinha da esquina), mas é essencial consultar o setor de fontes pra saber se a fonte é boa mesmo e se realmente vai dar conta do recado, se é bem dimensionada pra isso.
A Recomendação do fabricante inclui uma margem de segurança e eficiência operacional da máquina, além de um número X de componentes que você provavelmente não tem instalados.


- 3D só é possível em placas da NVidia?

MITO
Desde o catalyst 10.3 (de marcço de 2010) as placas ATI também podem rodar efeitos 3D estereoscópico. A diferença é que a NVIDIA desenvolveu o 3Dvision, é uma tecnologia deles, e a ATI abriu isso para outras empresas desenvolverem. O 3DVision não roda nas placas ATI.


- Toda placa de uma série é melhor que todas as placas de uma série anterior ? (por Ediones)

MITO
A placa topo de linha da geração passada ainda vai ser forte por um tempo, de fato, vai demorar bastante para que todas as placas de uma nova série sejam mais rápidas que ela.
Questão de ajuste de mercado, o que ocorre sempre é que uma placa de mesma categoria da geração mais nova é mais rápida que a placa de mesma categoria da geração anterior. (se não fosse assim, faltariam argumentos pra vender as novas)
Exemplo besta: a Ferrari F40, topo de linha da marca em 1987, acelera mais rápido e tem maior velocidade máxima que a Ferrari F430, que era a ferrari de entrada em 2004.
Agora, a Ferrari Enzo, topo de linha em 2002, bota as duas no bolso e ainda dá tchausinho pelo espelho.

- Mas então não entendi, uma placa de numeração superior é melhor afinal?

RELATIVO.
Você não entende a numeração? Nem eu. A numeração por via de regra só serve para dar alguma ideia dentro de placas da mesma série (e geração), como HD4830 e HD4870, só que a HD4770 já é marginalmente melhor que a HD4830. Se for comparar gerações diferentes ou entre concorrentes, danou-se, melhor utilizar tópicos oficiais e reviews.

- Uma placa de DirectX superior é melhor que uma de DirectX inferior ?

MITO
Mesmo motivo acima, cada caso é um caso e por isso é sempre bom pesquisar pra saber qual é a melhor compra.
O DirectX muda a cada período de tempo (uns 2 ou 3 anos) e então saem as placas que conseguem rodar todos os efeitos que este novo DirectX traz (como o tal do tesselation falado abaixo).
Lindo, né ?
Mas isso depende também de quem programa o jogo colocar estes efeitos nos jogos, e como isso geralmente demora pra ocorrer, comprar a placa só porque ela tem suporte a versão do DirectX da última moda pode ser uma bela perda de dinheiro.
Por exemplo, ainda hoje, muitos jogos novos rodam em placas da geração DirectX 10 (e em algumas DirectX 9 topo de linha) sem problemas, sendo que já estamos no 11 e rumando pro 12.
"Ah, mas a placa vai durar mais", assim disse o sábio.
Até vai, mas quando este efeito se tornar obrigatório nos jogos, pode ser que a placa seja fraca para rodar o jogo com boa qualidade e certamente ela será muito gastona em relação a uma placa nova, não sendo tão interessante assim utilizá-la.


- SLI e CrossFire com duas placas dobram o desempenho em relação a uma só !

MITO
Se não tivesse driver, ponte, slot, controlador, programa e duende entre as placas, provavelmente seria assim, mas como eles estão no meio, pode haver até alguma perda de desempenho, e raramente este ganho chega a 100%.
Cada placa renderizar metade da tela ou então cada uma renderizar um quadro (como ocorre atualmente) tem seus custos (manter tudo nas memórias das duas placas, uma fofocar pra outra o que ela acabou de fazer e e outra responder pra uma..) e por isso os sistemas tem este tipo de problema.
Saiba mais sobre estes sistemas aqui.

- minha placa é melhor que a sua porque a minha tem HDMI e sua só tem DVI.(dúvida do Josimar_^^)

MITO
Explicado abaixo.


- O "método do forno" realmente funciona ?

FATO
Funciona para problemas de falhas em soldas. Mas não é metendo a placa no forno que todos os seus problemas serão resolvidos, se o procedimento for feito de qualquer jeito pode piorar a placa ou causar acidentes.
Aqui uma explicação do porque o método funcionar, ou não, e quais as implicações disso.
 

- Os drivers da Nvidia são melhores do que os da AMD?

MITO.
Assim como as próprias arquiteturas tem abordagens diferentes para realizar o mesmo trabalho, assim são os drivers, então não tem essa de melhor ou pior, existem casos que favorecem fabricante e os que favorecem outro. Os dois tipos de drivers possuem bugs, e são atualizados continuamente para aumentar o suporte a jogos novos e resolver estes bugs.


- meu computador vai dar gargalo na placa de vídeo ?

RELATIVO
Gargalo sempre vai existir, em um lugar ou outro. O gargalo do seu aparelho digestivo é o fiantão, o gargalo de uma avenida são os semáforos, etc. Sempre tem uma peça que é mais lenta que o restante da máquina.

Isso vai afetar sua vida ?
Só se você fizer uma bobagem bem grande (se fizer de caso pensado, não é bobagem), caso contrário, NÃO. Mesmo caso de querer rodar o CS a 100 FPS, é uma inutilidade.
Tem um tópico bem grande sobre o assunto, ele é fixo no setor de gargalo, pena que quase ninguém procure por ele.

TÓPICO SOBRE GARGALO

"Regra" pra se montar um micro equilibrado para se jogar:

A placa de vídeo pode ser da mesma categoria ou uma acima da do processador, sendo ambos contemporâneos.

Ein ?

Processador mediano pode ter placa de vídeo mediana e forte. (se der gargalo, será pequeno e não vai afetar sua vida)
Processador forte pode ter placa de vídeo forte ou super forte.

Etc.

"regra" porque isso não serve pra todo, o ideal é ler este tópico aí acima.

- essa placa de vídeo esquenta, ela é ruim.

MITO
Por acaso a placa deveria esfriar ? Termodinâmica, baby..
Temperatura depende de vários fatores como citado acima, mas tem placas que trabalham em temperaturas mais altas que outras, desde que fique abaixo de 90ºC*, não tem problema, embora seja desejável que a temperatura seja sempre a menor possível, e quanto mais forte a placa, mais calor ela tende a produzir. (dentro de uma mesma geração e família)
Por isso tem gente que paga mais caro pra ter um cooler melhor, que de quebra, pode resultar em menor ruído gerado pela placa de vídeo.

 

*90ºC para os processos de fabricação atuais (2015).

- a placa X tem centoevintecincomil istrínproceçors, é melhor que a placa X que tem cuarentecincomíu.

RELATIVO / MITO

A não ser que as placas sejam da mesma família (Buscapé, Adams, trapo, Sarney..), você não pode comparar placas diferentes só pelo número de SPs, ROPs, TMUs, PQPs e etc, assim como qualquer coisa, comparar os dados "estáticos" tem grandes chances de um resultado errado.
Como as placas possuem arquiteturas distintas mesmo dentro do próprio fabricante, só se pode comparar placas pelos dados estáticos, como no jogo Super trunfo, se elas forem da mesma arquitetura, geralmente as da mesma geração, caso contrário, só um teste prático, avaliando o desempenho da placa em jogos e programas, é que vai te dizer quem é melhor.
Aqui há uma explicação melhor sobre o assunto, os testes estão ali pra cima.


------------------------

Seção "mas que p.. é essa ?!"

-55nm, 40nm, 28nm, 22nm, o que é, e que diferença isso faz? (por TijoloEspacial)

É o processo no qual o chip é fabricado, quanto menor, melhor (pra quem fabrica e vende, as empresas querem sua grana, quem quer sua satisfação é outro tipo de profissional..).
Quanto menor o processo, mais peças os engenheiros conseguem colocar no mesmo espaço, e assim eles podem aumentar a potência das placas sem que elas consumoam horrores de eletricidade e precisem de coolers poderosíssimos.
Isso é uma coisa relativa, a GTX580 usa um processo de 40 nm e é o chip mais forte que existe no mercado hoje, mas mesmo assim ela consome muita energia elétrica e precisa de um cooler forte pra se manter em temperaturas aceitáveis.
Se pegarem o chip da GTX580, o fabricarem em 28 nm e manterem os mesmos clocks, certamente ele será menor e consumirá menos energia (dissipando assim menos calor), acontece que os engenheiros não vão fazer só isso, eles vão colocar mais uma coisa aqui, outra ali.. e acaba que o consumo das placas (de mesmo segmento) tem subido a cada nova geração, assim como seu desempenho.

- O que é PhysX? (Sugestão TijoloEspacial)

Além de ser um jeito aboiolado de escrever Physics (Físiquis, ou, Física), é o nome de um recurso pouco útil de alguns modelos da nvidia apenas (da 9800GT em diante) que serve para desafogar a CPU de cálculos físicos num jogo (trajetória de balas, deformação de objetos, etc) feito com o PhysX em mente. A ideia é trazer mais realismo aos games, na prática é uma forma de alterar os jogos (já existem boas engines de física aos montes) para as VGAs concorrentes irem mal, ou mais grave ainda, fazer alguns desavisados comprarem uma VGA da nvidia apenas para PhysX...
Saiba mais sobre isso aqui.
Existem outros modos de se calcular a física de um jogo como o OpenPhisics ou o Havok, depende da ba vontade do desenvolvedor (ou de quem pagou pra ele usar) adotar um ou outro.

- O que é Tesselation? (Ediones)

Não é uma dança nova do baile de carnaval do clube nerd !

Sabe aquele ditado de que boas idéias e intenções o inferno está cheio? Pois é. O Tesselation é uma operação que VGA's podem vir a fazer para desenhar os objetos do seu joguinho e já existe há muito tempo, mas só estão dando atenção para isso agora. Novamente o intuito é aumentar o realismo dos jogos e qualidade gráfica, e como qualquer operação, ela tem um custo computacional para ser feita e alguns modelos de VGA (arquiteturas) tem mais facilidade para realizar estas operações... e caimos no caso do PhysX, onde a fabricante da VGA patrocina a desenvolvedora dos games e em troca altera os jogos para abusar destas operações de tesselation para os concorrentes irem mal... Como até agora o (mau) uso das operações é imperativo, pouco dá pra dizer de quanto mesmo melhora os gráficos com isso.

O Tesselation ou tecidualização, em tradução porca de minha parte, é um recurso que aumenta MOOOOEEENNNTO o número de triângulos que compoem um objeto (sim, nos os objetos são desenhados sobre triângulos), permitindo assim que a aparência deste objeto fique mais realista.

Uma imagem explica isso direito, e você pode ver o esquema aqui.

- O que é o CUDA (da) NVIDIA ?

É, deram esse nome.
Basicamente, é um recurso de programação que permite às placas de vídeo rodarem cálculos feitos em Fortran, C e C++, proporcionando um desempenho muito bom se o aplicativo puder ser executado pela placa de vídeo NVIDIA.
Isso só te serve de algo se você for programador.

- O que é o OpenCL?

Parecido com esse troço aí de cima, mas é de código aberto e pode rodar em diferentes tipos de sistema (processadores, placas de vídeo, APUs..)

 

- O que é DirectX, Mantle ?

 

Parecido com os dois de cima, são interfaces de programação entre o jogo e o hardware.

 

Deixo a explicação com o patrão, aqui.

 

- O que é Hardware T&L?

Se você precisa mesmo saber, é porque está na hora de trocar de VGA amigão! Este recurso (ou função, operação) já está no DirectX há vários anos e praticamente todas as placas fabricadas depois de 2005 suportam HT&L, função que foi importante em sua época.

 

Vamos continuar editando isso constantemente. ;)

  • Curtir 34

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestões de perguntas:

1- o que é dx10, dx11, que diferença faz?

2- 55nm, 40nm, 28nm, 22nm, o que é, e que diferença isso faz?

3- mais memoria quer dizer que a placa de video é melhor?

4-ser 256 bits ou gddr5 quer dizer que a placa é melhor?

5-o que é physx?

6-3d só em nvidia?

7-geforce é melhor que radeon? radeon é melhor que geforce?

8-porque os requisitos de energia das placas constumam ser estão altos?

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente, Tijolo, eu já estou colocando umas dessas aí no post acima, você pegou certinho a ideia do tópico, valeu. :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma: minha placa de video é Nvidia, mas meu chipset é AMD, vai funcionar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tijolo, ainda não terminei com as suas.

eu tenho uma: minha placa de video é Nvidia, mas meu chipset é AMD, vai funcionar??

Adicionado. :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explica as numerações dos modelos das placas, exemplo:

Porque uma Radeon HD5770 é melhor que um HD6670? Mesmo série 6000 sendo maior que 5000?

Outra:

O que é tesselation?

(Grande ideia esse tópico)!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Explica as numerações dos modelos das placas, exemplo:

Porque uma Radeon HD5770 é melhor que um HD6670? Mesmo série 6000 sendo maior que 5000?

Outra:

O que é tesselation?

(Grande ideia esse tópico)!!!

Obrigado, mas precisa explicar isso ? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom tópico Evandro, vai facilitar bastante para a galera na hora de criar tópicos, pois muitas dúvidas simples podem ser sanadas aqui.

Seria interessante você linkar também o teu tópico comparativo sobre placas de vídeo, qual é melhor que qual, logo após esse comentário:

- O fabricante X é melhor que o y

RELATIVO

São casos e casos, mas na maioria das vezes isso é mito.

Sim, alguns fabricantes já fizeram sacanagem conosco, lançando modelos capados ou com coolers porcaria, alguns fabricantes possuem um péssimo RMA, alguns fabricantes tem placas duvidosas, mas não quer dizer que todos os modelos de um fabricante sejam inferiores a todos os modelos e outro.

Atualmente, pelo menos nas placas medianas e superiores, a maioria das placas degue o projeto padrão da ATI/NVIDIA, alterando o adesivo aplicado sobre o cooler ou mesmo o cooler, usar um PCB (a placa em si) diferente é coisa que raramente acontece, e atualmente, quando acontece, é pra melhor.

E também, pode indicar ao usuário a consultar a página da Nvidia por exemplo, quando se referir a consumo, pois a Nvidia (no meu exemplo), indica uma fonte de 300 Watts para uma GT 440, e na mesma página, indica o consumo desta em 65W em full load. Essa fonte é indicada para o consumo inteiro da máquina, já que eles não sabem o que você tem ;)

http://www.nvidia.com.br/object/product-geforce-gt-440-br.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É tem razão, agora que eu entendi o que o Ediones sugeriu.

Essa do consumo eu vou linkar as tabelas do CDH. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado, mas precisa explicar isso ? :huh:

O tesselation eu acho meio inútil mesmo, foi que vi a sugestão do Tijolo "o que é PhysX", aí nesse caso dava pra emendar.

Sobre a numeração, muita gente acha, por exemplo, que uma GT550Ti é melhor que uma GTX470m, eu acho interessante explicar que não.

edit: tava digitando e não vi que o Evandro já tinha postado antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que se puder adicionar seria interessante é sobre o T&L, pois já me alugaram sobre o tema, se placa X suporta isso, porque o jogo Y precisa dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha placa-mãe aceita essa placa-de-video?

Essa aí aparece 400 vezes por mês.

Só acho difícil cruzar tabelas de placas de video com placas-mãe pra deixar uma resposta permanente pra isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que conseguir um tempo (que hoje é ouro), vou ajudar aqui também.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O tesselation eu acho meio inútil mesmo, foi que vi a sugestão do Tijolo "o que é PhysX", aí nesse caso dava pra emendar.

Sobre a numeração, muita gente acha, por exemplo, que uma GT550Ti é melhor que uma GTX470m, eu acho interessante explicar que não.

edit: tava digitando e não vi que o Evandro já tinha postado antes.

É inútil porque é pouco utilizado pelos programadores. ;)

O Diego tacou a primeira pimenta no post, eu coloquei mais um pouco agora e respondi (ou acho que respondi) essa e algumas outras dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana esse tópico, parabéns ao moderador mais marrento do forum! hahaha

Não sei se aqui é o lugar de postar mais...

Minha placa é melhor que a sua porque tem saída HDMI so que eu uso um adaptador DVI.

Seria interessante explicar os mitos sobre as saídas de vídeo das placas?

Eu vejo muito isso aqui onde moro. E acho que não faz diferença quase nenhuma. Ainda mais usando um adaptador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tamém te dolo viu miguxo ?!

Essa da saída eu nunca vi, deixo pra alguém explicar melhor porque eu não tenho certeza sobre o que dizer deste assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos esperar uma luz então para esclarecer esse assunto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O método de por a placa de video com defeito para "assar" no forno pode recuperá-la?

Verdade!

Testei agora com uma fx5200 :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O método de por a placa de video com defeito para "assar" no forno pode recuperá-la?

Verdade!

Testei agora com uma fx5200 :D

Seria pra refazer as soldas defeituosas? Se sim, os capacitores não estourariam? pois geralmente eles são rotulados à 105°C...

Nunca tinha visto esta técnica... :wacko: Só o habitual que é usar sopradores de ar quente (o que toda bancada de um BOM técnico tem, hehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bacana esse tópico, parabéns ao moderador mais marrento do forum! hahaha

Não sei se aqui é o lugar de postar mais...

Minha placa é melhor que a sua porque tem saída HDMI so que eu uso um adaptador DVI.

Seria interessante explicar os mitos sobre as saídas de vídeo das placas?

Eu vejo muito isso aqui onde moro. E acho que não faz diferença quase nenhuma. Ainda mais usando um adaptador.

Relativo (mais para mito que verdade), pois existem bons adaptadores e os adaptadores "fuleira", mas fica igual quando utilizado com cabo adaptador, porém deve-se atentar que o cabo deve ser dual link (para poder chegar a altas taxas de transferencia).

Eu não sou fan de adaptador, prefiro cabo adaptador (dá menos trabalho, pois tem muito adaptador porco no mercado).

No caso eu utilizo um cabo DVI-D<=>HDMI, porém ele é dual link na parte DVI-D, e dá o mesmo efeito pois as conexões DVI-D e HDMI são digitais, mas a velocidade vai depender do cabo/adaptador utilizado. O mesmo vale para adaptadores DP (display port) onde exitem os bons e os meia boca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A NVIDIA tem drivers melhores que a ATI.

Mito, fato, relativo ?

Discussão séria, por favor. ;)

Relativo (mais para mito que verdade), pois existem bons adaptadores e os adaptadores "fuleira", mas fica igual quando utilizado com cabo adaptador, porém deve-se atentar que o cabo deve ser dual link (para poder chegar a altas taxas de transferencia).

Eu não sou fan de adaptador, prefiro cabo adaptador (dá menos trabalho, pois tem muito adaptador porco no mercado).

Suspeito que "os populares do povão" ali das terras do Josimar se gabem de ter uma placa com agádêêmií achando que ela é melhor que uma que "só" tem DVI, é isso mesmo ?

Se eu bem entendo, o VGA que é gerado pelo RAMDAC, o DVI nativo já existe faz tempo.

--

A adicionar:

Placas NVIDIA são mais eficientes que as ATIs pois conseguem desempenho próximo com bem menos SPs.

O CUDA NVIDIA.

OpenGL é o que ? É melhor que o DirectX ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bacana esse tópico, parabéns ao moderador mais marrento do forum! hahaha .

#2

Outra coisa que pode ser bom explicar, além da retrocompatibilidade das Pci-e com 1.0, 2.0 etc é sobre as bandas de x1, x4, x8, x16...

Eu mesmo, tempos atrás, tive uma placa "tudo-em-um", com video onboard e bla bla bla... mas o slot pci-e era do tipo economico e a banda dele era de x1 apenas, acabando com a minha 8600gt fatal1ty...

O slot pci-e x1 pra placa de video foi apelidado pelos fabricantes de "pci-e pro".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A NVIDIA tem drivers melhores que a ATI.

Mito, fato, relativo ?

Discussão séria, por favor. ;)

Suspeito que "os populares do povão" ali das terras do Josimar se gabem de ter uma placa com agádêêmií achando que ela é melhor que uma que "só" tem DVI, é isso mesmo ?

Se eu bem entendo, o VGA que é gerado pelo RAMDAC, o DVI nativo já existe faz tempo.

--

A adicionar:

Placas NVIDIA são mais eficientes que as ATIs pois conseguem desempenho próximo com bem menos SPs.

O CUDA NVIDIA.

OpenGL é o que ? É melhor que o DirectX ?

O problema todo na diferença entre uma placa com HDMI e uma somente com DVI (em termos de qualidade de imagem e tranferencia de dados) está no proprio cabo/adaptador utilizado, esse dito ai que tem "uma placa com agádêêmií" deve tar usando cabo HDMI de "dereau" achando o máximo (o cabo limitando a taxa de transferencia) enquanto outro usa um belo adaptador + um cabo de boa qualidade (cabo hi speed) estará tirando mais proveito do conjunto. Outra coisa é que não entramos no fator diferença entre uma placa e outra, pois tem GT220 com HDMI e placas superiores a ela (9800 GT/GTX) apenas com DVI, e nem por isso a placa é pior.

Continuando com meu exemplo, transmito audio através da placa utilizando o cabo citado acima (mais o cabinho ligando o spidf na placa de vídeo). O buraco acabou sendo mais profundo que se pode imaginar, vamo ve ser conseguimos resumir essa história toda.

Sobre driver é bem relativo, quem usa linux não gosta da nvida pelos drivers quase inexistentes, no win, teria que ver qual o foco do driver ser "melhor", no caso seria extrair mais desempenho do hardware? mais amigável? melhor programado? (causando mais dúvida ainda:lol:)

Pra resumir a parada do HDMI x DVI+adaptador coloca ai que é relativo pois ambos são conexões digitais e depende das placas em questão e também do cabo adaptador utilizado no DVI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...