Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fatos e Mitos sobre placas de vídeo


Evandro

Posts recomendados

Outra coisa é que não entramos no fator diferença entre uma placa e outra, pois tem GT220 com HDMI e placas superiores a ela (9800 GT/GTX) apenas com DVI, e nem por isso a placa é pior.

É quase aqui onde quero chegar! É semelhante ao caso do " eu tenho uma placa de vídeo de 1gb que é melhor que sua de 512".

Queria até um esclarecimento, pois um amigo tem uma HD5870 ligada em HDMI p/ HDMI e eu uma HD4850 em DVI p/ DVI e não vejo nada de diferente. ("nossos monitores são iguais")

PS: Impressão minha ou o corretor de texto do fórum ficou melhor?^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queria até um esclarecimento, pois um amigo tem uma HD5870 ligada em HDMI p/ HDMI e eu uma HD4850 em DVI p/ DVI e não vejo nada de diferente. ("nossos monitores são iguais")

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1166

Há três diferenças básicas entre o HDMI e o DVI-D. Primeiro, o HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI, inclusive resoluções ainda não lançadas comercialmente (em teoria suporta o dobro da resolução mais alta usada atualmente por aparelhos de TV de alta definição); segundo, o DVI só faz conexão de vídeo, a conexão de áudio precisa ser feita através de um cabo separado, enquanto o HDMI faz a conexão tanto do vídeo quanto do áudio; terceiro, o conector HDMI é bem menor que o conector DVI.
Ou seja.. dá na mesma um ou outro.

Mito detonado. :D

PS: Impressão minha ou o corretor de texto do fórum ficou melhor?^_^

Ele é atualizado constantemente, achamos alguma utilidade para os analfabetos orkutísticos que se cadastram aqui. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra coisa que se puder adicionar seria interessante é sobre o T&L, pois já me alugaram sobre o tema, se placa X suporta isso, porque o jogo Y precisa dele.

Isso aí não é coisa antiga, da época do DX 7 ou 8 ?

Minha placa-mãe aceita essa placa-de-video?

Essa aí aparece 400 vezes por mês.

Só acho difícil cruzar tabelas de placas de video com placas-mãe pra deixar uma resposta permanente pra isso...

Já falei isso na parte de chipset ATI e placa NVIDIA. ;)

Minha placa é melhor que a sua porque tem saída HDMI so que eu uso um adaptador DVI.

Seria interessante explicar os mitos sobre as saídas de vídeo das placas?

Eu vejo muito isso aqui onde moro. E acho que não faz diferença quase nenhuma. Ainda mais usando um adaptador.

Adicionado, miguxo.

O método de por a placa de video com defeito para "assar" no forno pode recuperá-la?

Verdade!

Testei agora com uma fx5200 :D

Adicionado.

#2

Outra coisa que pode ser bom explicar, além da retrocompatibilidade das Pci-e com 1.0, 2.0 etc é sobre as bandas de x1, x4, x8, x16...

Eu mesmo, tempos atrás, tive uma placa "tudo-em-um", com video onboard e bla bla bla... mas o slot pci-e era do tipo economico e a banda dele era de x1 apenas, acabando com a minha 8600gt fatal1ty...

O slot pci-e x1 pra placa de video foi apelidado pelos fabricantes de "pci-e pro".

Adicionado.

Obrigado a todos pela ajuda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso aí não é coisa antiga, da época do DX 7 ou 8 ?

Sim, é coisa antiga, salvo engano, lá das Geforce MX ou anterior, mas já vi gente com essa dúvida. Talvez poderíamos fazer uma fusão de instruções tipo:

DX 1 suporta tal coisa, DX 2 = DX 1 + tal novidade, e assim por diante.

Obrigado a todos pela ajuda. :)

Obrigado nada, é "cem reaus, mais o dinheiro do busaum" (sic), by Homem Cueca :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o pci-ex 1.0 fornece menos energia pelo slot que o pci-ex 1.1 ou 2.0, daí volta e meia parce umas placas mãe com chip sis, via e intel 945 que num funciona com algumas disco rígido mais atuais (sem conectores PCi-Ex da fonte) que tem consumo próximo ao limite do pci-ex.

E em alguns casos provavelmente devido ao projeto da VGA, mesmo com conectores de energia auxiliares, também não funcionam em algumas placas antigas.

Nunca vi ser preciso entrar em detalhes sobre a placa mãe, bastando apontar o imenso gargalo entre os processadores dessas antigas plataformas com as adquiridas VGAs que o criador do tópico entende que tem que montar outro pc, ficando sem resposta o porque sua nova placa de vídeo não funcional em sua PC.

Ficou meio confuso, mas acho que é possivel entender o que eu quis dizer. :D

Se estiver errado, por favor me corrija.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa a parte do gargalo acho que não precisa colocar aqui não... tem um tópico fixo GIGAAAANTE sobre o assunto... hehehehehe no máximo deixar o link aqui...

Havia esquecido completamente deste tópico :P

Mas acho que poderia colocar sim, é uma questão importante. Veja que praticamente todas essas dúvidas tem suas respostas na internet, basta não ser preguiçoso e passar uma tarde com o tio Google. O problema é a galera que ta começando, seja no fórum, ou no mundo da informatica mesmo. Na maioria dos fóruns essas duvidas aparecem, no minimo semanalmente. Esse tópico (assim como outros ja existentes) seria tipo um ponta-pé inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a galera que ta começando, seja no fórum, ou no mundo da informatica mesmo. Na maioria dos fóruns essas duvidas aparecem, no minimo semanalmente. Esse tópico (assim como outros ja existentes) seria tipo um ponta-pé inicial.

Pois é, a galera que aparece com esse tipo de duvida, eu já recomendo ler esse topico logo de cara. Pede pro pessoal aí aumentar o salario do Evandro que ele merece!! KKKKKKKKKK!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, já que surgiu essa ideia por aqui acho que devia ter um desses lá na área de processadores, pois são comuns perguntas relacionadas a quantidade de núcleos, ou mesmo coisas como: "O que é HT? Core2Duo? i7???? Dúvidas quanto ao socket e afirmações do tipo: "AMD não presta, esquenta demais compra um Intel..."

Acho que ficaria bom um desses por lá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais uma sugestão (que nao tirei do nada, acabei de ver):

tenho um processador amd, vga radeon é mais compativel? intel tem q ter vga nvidia?

Já foi respondido indiretamente pela parte citada pelo tecWar. ;)

Se não me engano o pci-ex 1.0 fornece menos energia pelo slot que o pci-ex 1.1 ou 2.0, daí volta e meia parce umas placas mãe com chip sis, via e intel 945 que num funciona com algumas placas de vídeo mais atuais (sem conectores PCi-Ex da fonte) que tem consumo próximo ao limite do pci-ex.

E em alguns casos provavelmente devido ao projeto da VGA, mesmo com conectores de energia auxiliares, também não funcionam em algumas placas antigas.

Nunca vi ser preciso entrar em detalhes sobre a placa mãe, bastando apontar o imenso gargalo entre os processadores dessas antigas plataformas com as adquiridas VGAs que o criador do tópico entende que tem que montar outro pc, ficando sem resposta o porque sua nova placa de vídeo não funcional em sua PC.

Ficou meio confuso, mas acho que é possivel entender o que eu quis dizer. :D

Se estiver errado, por favor me corrija.

Até onde sei, tem confusão nisso que você disse.

O que vem do slot é a mesma coisa, ~75W, o que vem da fonte é que sobre no PCI-E 2, por isso tem 8 pinos no conector.

Esses paus que aparecem eu acho que tem mais a ver com o chipset do que com a alimentação elétrica.

Como eu não tenho certeza, deixo aberto, foi um dos porques que eu abri este tópico.

poxa a parte do gargalo acho que não precisa colocar aqui não... tem um tópico fixo GIGAAAANTE sobre o assunto... hehehehehe no máximo deixar o link aqui...

Concordo, mas vou coloocar um trecho sobre gargalo ali depois. :devil:

Ótimo tópico, já que surgiu essa ideia por aqui acho que devia ter um desses lá na área de processadores, pois são comuns perguntas relacionadas a quantidade de núcleos, ou mesmo coisas como: "O que é HT? Core2Duo? i7???? Dúvidas quanto ao socket e afirmações do tipo: "AMD não presta, esquenta demais compra um Intel..."

Acho que ficaria bom um desses por lá também.

Boa sugestão, vou estudar o assunto. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por f. tenorio

O método de por a placa de video com defeito para "assar" no forno pode recuperá-la?

Verdade!

Testei agora com uma fx5200

Seria pra refazer as soldas defeituosas? Se sim, os capacitores não estourariam? pois geralmente eles são rotulados à 105°C...

Nunca tinha visto esta técnica... Só o habitual que é usar sopradores de ar quente (o que toda bancada de um BOM técnico tem, hehe)

Foi mal a demora pra responder hehehe. Testei com 4 placas de video, uma mx4000, uma fx5200, uma 7600gt e uma 6800xt. Pré-aqueci o forno durante 20 minutos a 180º. Em uma bandeja forrada com papel alumínio eu pus as placas, cobrindo com papel alumínio as partes plásticas da placa. Deixei "torrando" por 8 min e o resultado foi que das 4 placas, 3 voltaram a funcionar, a única que morreu de vez foi a 6800xt, o resto tá pegando belezinha. Adorei esse método, vou testar com placas-mãe depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal a demora pra responder hehehe. Testei com 4 placas de video, uma mx4000, uma fx5200, uma 7600gt e uma 6800xt. Pré-aqueci o forno durante 20 minutos a 180º. Em uma bandeja forrada com papel alumínio eu pus as placas, cobrindo com papel alumínio as partes plásticas da placa. Deixei "torrando" por 8 min e o resultado foi que das 4 placas, 3 voltaram a funcionar, a única que morreu de vez foi a 6800xt, o resto tá pegando belezinha. Adorei esse método, vou testar com placas-mãe depois.

Valeu pelo retorno f.tenório ^_^

Eu tinha dado uma "googleada" e vi algo a respeito. Realmente, é mais bizarro que o método do papel alumínio, kkkk. É sempre bom descobrir esses métodos alternativos de reparo.

Já temos até a receita agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

lembrando que para colocar no forno precisa "untar" a forma com manteiga e farinha viu!

hehehehehehe

brincadeiras à parte... eu salvei alguns notebooks com um secador de cabelos (problema de BGA) mas tem um com o mesmo problema que dura só 1 semana o resgate... vou testar essa do forno a placa desse note também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...