Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest Odebrecht

[Resolvido] Cascateamento - Perda De Desempenho

Recommended Posts

Guest Odebrecht

Olá, tenho a seguinte dúvida: Tenho uma rede com aproximadamente 40 máquinas, um switch hub Surecom 24 portas e um hub LG 24 portas. Atualmente uso duas placas de rede no servidor, cada uma atentendo a um hub. Além disso os dois hubs estão conectados entre si para possibilitar compartilhamento de arquivos, impressoras e principalmente da internet. O servidor está sendo migrado pra Linux ( com Samba Server ) e, como não conheço muito de Linux, não estou conseguindo configurar as duas placas de rede dentro do mesmo range, ou ranges que se "enxerguem". Estou postando minha dúvida quanto a configuração no Linux no fórum Linux, mas gostaria de saber de vocês aqui, o seguinte:

Se eu usar apenas uma placa de rede ligada ao switch hub e cascatear o outro hub em uma porta do switch, as máquinas ligadas ao hub terão uma queda de rendimento na rede muito considerável ou o switch consegue lidar bem com isso?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Sem problemas amigo, você pode castear os dois sem perda na qualidade do sinal, claro, que desde que seu cabeamento seja bem feito e esteja livre de interferencias eletromagneticas e a distancia entre o hub e o switch não seja superior a 100m.

Lembre-se que para cascatear, você deverá, como uma opção, ligar um cabo comum na porta uplink de um dos dois equipamentos, ficando como demonstrado na figura 1, ou usando um cabo crossover, linkado em portas convencionais de ambos, como na figura 2.

Figura 1

hub/switch 1(porta uplink) <----- cabo convencional ---> hub/switch 2 (porta comum)

Figura 2

hub/switch 1(porta comum) <----- cabo crossover ---> hub/switch 2 (porta comum)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais