Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mistério De Hardware!


mojorising

Posts recomendados

Prezados,

após ter esgotado todos os recursos, venho a este fórum pedir ajuda. Tudo começou quando troquei um processador Athlon XP Palomino 1800 para o que consta no micro da assinatura (Barton 2600).

Desde então, eu simplesmente não consigo instalar o Windows XP!! Creio que não posso culpar o processador pois antes do Barton, eu peguei um T'bred que me apresentou os mesmos resultados.

Possuo dois HD idênticos ao da assinatura. No que já existia o Win98 instalado (para jogos e teste de apps), tudo OK após a troca de processador. Rodei o Sandra e o PCMark, com pontuações satisfatórias. No outro HD que rodava o XP (para estudo e trabalho), após a troca de proc, ele deixou de bootar. 'Deve ser por causa da troca de hardware' - pensei eu já esperendo por isso e com meus dados devidamente backupeados. Bastaria uma instalação 'fresh'do SO e tudo voltaria ao normal.

Para minha infeliz surpresa, nunca mais conseguiria instalar o WinXP adequadamente.

As primeiras tentativas mostraram uma lentidão inimaginável, desde a formatação do HD (tentei tanto FAT32 quanto NTFS normal e rápido), passando pela cópia dos aqruivos de instalação até a instalação propriamente dita, o processo todo chegou a durar mais de 4 horas!! Após tudo isso, tento utilizar o SO e o micro me lembra mais meu antigo 486 de tão lento!

A partir daí, foi uma odisséia de testes para tentar identificar o problema. Minha primeira suspeita foi o HD. Tentei instalar em outro disco (semi-novo) de 10Gb e mesma a coisa, muuuito lento! Fiz o inverso, tentei instalar o win98 no primeiro HD e... instalou em 20 minutos! Ou seja, Win98 roda belezinha, agora XP...

Excluída a possibilidade de ser o HD, inverti as portas IDEs, troquei o leitor de CD, troquei a midia e nada funcionou. E como citei anteriormente, antes do Barton, utilizei um T'bred e também não consegui. E se fosse proc, não rodaria o Win98 normalmente com jogos pesados e tudo mais, certo?

Para não dizer que so mudei o proc., troquei também a fonte. Pus uma Dr.Hank - 400W reais e antes que metam o pau nela, digo que está muito estável, segundo medições de tensão pelo Asus Probe. Troquei também o cooler, para um VCom 21B, onde atualmente mantem a temp. um pouco alta - 55 graus - admito, pois meu gabinete está mal ventilado. Também atualizei o BIOS para rev. 1017.

A única troca de componentes que não fiz para tentar identificar o vilão da história, foram memória e placa-mãe, por falta de peças.

Pergunto, o que pode causar tanta lentidão ao tentar instalar o WinXP e no Win98 rodar belezinha? Sei que o Win XP é chato quanto a memória, mas os erros relativos a ela são geralmente tela azul, resets aleatórios e travamentos, não lentidão!

Realmente é uma incógnita para mim.

Desculpem o texto longo, tentei passar o maior número de informação possível.

Se alguém tem uma ideia, ou já viu algo parecido, ficaria agradecido do seu feedback.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...