Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
mojorising

Mistério De Hardware!

Recommended Posts

Prezados,

após ter esgotado todos os recursos, venho a este fórum pedir ajuda. Tudo começou quando troquei um processador Athlon XP Palomino 1800 para o que consta no micro da assinatura (Barton 2600).

Desde então, eu simplesmente não consigo instalar o Windows XP!! Creio que não posso culpar o processador pois antes do Barton, eu peguei um T'bred que me apresentou os mesmos resultados.

Possuo dois HD idênticos ao da assinatura. No que já existia o Win98 instalado (para jogos e teste de apps), tudo OK após a troca de processador. Rodei o Sandra e o PCMark, com pontuações satisfatórias. No outro HD que rodava o XP (para estudo e trabalho), após a troca de proc, ele deixou de bootar. 'Deve ser por causa da troca de hardware' - pensei eu já esperendo por isso e com meus dados devidamente backupeados. Bastaria uma instalação 'fresh'do SO e tudo voltaria ao normal.

Para minha infeliz surpresa, nunca mais conseguiria instalar o WinXP adequadamente.

As primeiras tentativas mostraram uma lentidão inimaginável, desde a formatação do HD (tentei tanto FAT32 quanto NTFS normal e rápido), passando pela cópia dos aqruivos de instalação até a instalação propriamente dita, o processo todo chegou a durar mais de 4 horas!! Após tudo isso, tento utilizar o SO e o micro me lembra mais meu antigo 486 de tão lento!

A partir daí, foi uma odisséia de testes para tentar identificar o problema. Minha primeira suspeita foi o HD. Tentei instalar em outro disco (semi-novo) de 10Gb e mesma a coisa, muuuito lento! Fiz o inverso, tentei instalar o win98 no primeiro HD e... instalou em 20 minutos! Ou seja, Win98 roda belezinha, agora XP...

Excluída a possibilidade de ser o HD, inverti as portas IDEs, troquei o leitor de CD, troquei a midia e nada funcionou. E como citei anteriormente, antes do Barton, utilizei um T'bred e também não consegui. E se fosse proc, não rodaria o Win98 normalmente com jogos pesados e tudo mais, certo?

Para não dizer que so mudei o proc., troquei também a fonte. Pus uma Dr.Hank - 400W reais e antes que metam o pau nela, digo que está muito estável, segundo medições de tensão pelo Asus Probe. Troquei também o cooler, para um VCom 21B, onde atualmente mantem a temp. um pouco alta - 55 graus - admito, pois meu gabinete está mal ventilado. Também atualizei o BIOS para rev. 1017.

A única troca de componentes que não fiz para tentar identificar o vilão da história, foram memória e placa-mãe, por falta de peças.

Pergunto, o que pode causar tanta lentidão ao tentar instalar o WinXP e no Win98 rodar belezinha? Sei que o Win XP é chato quanto a memória, mas os erros relativos a ela são geralmente tela azul, resets aleatórios e travamentos, não lentidão!

Realmente é uma incógnita para mim.

Desculpem o texto longo, tentei passar o maior número de informação possível.

Se alguém tem uma ideia, ou já viu algo parecido, ficaria agradecido do seu feedback.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Paulo Miller

você está com algum problema de hardware. Uma máquina desse porte levar 20 minutos para instalar um windows 98 não está certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais