Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pcchips M756 + Piii 1ghz


NettoX

Posts recomendados

Olá!

Eu estou com uma máquina aqui com a seguinte configuração:

Placa mãe PCCHIPS M756

Processador PENTIUM III - 1Ghz

Memória RAM - 256 mb (133mhz)

O problema é que o processador só funciona à 750 mhz!!!

Já testei todas as configurações possíveis no setup, inclusive mudando o BUS do sistema, mas se eu coloco pra rodar tudo à 133 Mhz o sistema trava na inicialização, tanto do Windows 98 como XP. As vezes o micro não chega nem a ligar! Só fica normal quando baixo pra 750 mhz!

Será que tem alguma solução pra isso?

Será que as memórias (2 pentes de 128) não estão se dando bem?

Por favor não me digam que essa placa-mãe não roda à 133 mhz e que eu deveria trocar... :(

Se eu estou quebrando a cabeça tentando resolver isso é porque não tenho condições de investir num equipamento melhor agora...

OBS: já fiz uma busca no fórum e não achei solução. A bios da placa-mãe já é a mais recente, de 2002.

Por favor! ME AJUDEM! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@19 abr 2004, 22:24

O problema é que o seu processador não roda a 133Mhz...

Pra rodar nisso ele estaria em overclock...

Nem os Pentium4 Willamete rodavam a 133Mhz reais, e sim a 100...

Dá uma olhadinha direito nisso aí...

Qual multiplicador ele está identificado?

Ok, mas mesmo que você esteja correto...

Como faço então pro meu processador rodar com 1 Ghz? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por NettoX+19 abr 2004, 22:31-->
Rosted@19 abr 2004, 22:24

O problema é que o seu processador não roda a 133Mhz...

Pra rodar nisso ele estaria em overclock...

Nem os Pentium4 Willamete rodavam a 133Mhz reais, e sim a 100...

Dá uma olhadinha direito nisso aí...

Qual multiplicador ele está identificado?

Ok, mas mesmo que você esteja correto...

Como faço então pro meu processador rodar com 1 Ghz? :help:

Se ele não for de 1Ghz, só no overclock, daí nessa placa mãe você terá que esquecer, pois faltará parâmetros de configurações na bios pra que isso aconteça.

Além do mais você precisa conhecer muito bem o seu processador pra ver se ele aguentaria operar nesse clock!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+19 abr 2004, 22:33-->
Postado Originalmente por NettoX@19 abr 2004, 22:31

Rosted@19 abr 2004, 22:24

O problema é que o seu processador não roda a 133Mhz...

Pra rodar nisso ele estaria em overclock...

Nem os Pentium4 Willamete rodavam a 133Mhz reais, e sim a 100...

Dá uma olhadinha direito nisso aí...

Qual multiplicador ele está identificado?

Ok, mas mesmo que você esteja correto...

Como faço então pro meu processador rodar com 1 Ghz? :help:

Se ele não for de 1Ghz, só no overclock, daí nessa placa mãe você terá que esquecer, pois faltará parâmetros de configurações na bios pra que isso aconteça.

Além do mais você precisa conhecer muito bem o seu processador pra ver se ele aguentaria operar nesse clock!!!

Em tempo: este processador é 1Ghz sim!

Só se trocaram ele na loja, quando meu primo fez um upgrade e me deu essas peças antigas. Existe alguma maneira eficiente de verificar o clock real da CPU sem ter que abrir o PC e retirar o chip?

Mesmo assim acho difícil ter sido trocado, eu mesmo já vi ele operar com essa velocidade, mas apenas com o Windows 98 e com apenas 1 pente de memória RAM, de 128. Lembro que quando ele tinha essa configuração mais antiga e eu tentei instalar o Windows XP nele pela primeira vez ocorreu este mesmo problema, daí só entrava no XP se eu baixasse de 133/133 pra 100/100. :-(

No XP ele dava "Hardware malfunction" e travava tudo, isso ainda no começo da instalação! Não era possível nem instalar o XP se eu não baixasse o BUS para 100/100! :(

Eu acho que o que está ocorrendo agora é algum defeito na placa-mãe relativo à usar 2 pentes de RAM, pois já li relatos sobre esse tipo de problema em placas-mãe PCCHIPS. Pode ser também algo relativo à potência da minha fonte (deve estar fraca) ou ainda algum pente de memória com defeito.

Pelo menos foram essas as possibilidades que descobri após pesquisar um bocado aqui na net...

Então depois tentarei testar com apenas 1 pente de RAM, primeiro com um depois com o outro (um deles é novo!). Agora, trocar a fonte é um problema... acho que só tentarei isso se nada mais der certo!

Obrigado e por favor continuem tentando me ajudar! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@20 abr 2004, 01:57

Instala o Aida32 na sua máquina e posta pra gente as informações que ele descrever...

você vai achar ele pra download na seção de benchmarks aqui do fórum...

Ok, aí estão as informações pedidas (tive que complementar algumas coisas):

--------[ Sumário ]--------------------------------------------------------------------------

Computador:

Sistema operacional Microsoft Windows 98

Service Pack do Sistema Operacional Nenhum

Internet Explorer 6.0.2800.1106 (IE 6.0 SP1)

Nome do Computador LUCAS (Computador de Lucas)

Nome do usuário Lucas Thadeu

Placa mãe:

Tipo de processador Intel Pentium IIIE, 750 MHz (7.5 x 100)

Nome da Placa Mãe Desconhecido (PCCHIPS M756 v3.3)

Chipset da Placa Mãe SiS 630 (GFXcel PC 133)

Memória do Sistema 253 MB (SDRAM)

Tipo de BIOS AMI (05/14/02)

Porta de comunicação Porta de comunicações (COM1)

Porta de comunicação Porta de impressora ECP (LPT1)

Monitor:

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce2 MX/MX 400

Acelerador 3D NVIDIA GeForce2 MX/MX 400

Monitor SyncMaster 753DF(X)/703DF(X)/783DF

--------[ Processador ]----------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador Intel Pentium IIIE, 750 MHz (7.5 x 100)

Alias da CPU Coppermine, CuMine, A80526

CPU stepping cC0

Velocidade de clock original 1000 MHz

Código de cache L1 16 KB

Dados de cache L1 16 KB

Cache L2 256 KB (On-Die, ATC, Full-Speed)

Informação física sobre a CPU:

Tipo do componente 370 Pin FC-PGA

Tamanho do componente 4.95 cm x 4.95 cm

Transístores 28.1 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 6M, 0.18 um, CMOS

Tamanho interno 90 mm2

tensão do núcleo 1.70 V

tensão de entrada/saída 3.3 V

Potência típica 11 - 25 W (depende do clock)

Potência máxima 16.0 - 37.5 W (depende do clock)

Fabricante do processador:

Nome da empresa Intel Corporation

Informação sobre o produto http://www.intel.com/products/browse/processor.htm

Uso da CPU:

CPU nº1 1 %

-----------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: notem que a velocidade de clock original do CPU é de 1000 Mhz, mas ele só funciona com 750 Mhz (7.5 x 100). Tentei configurar para 10 x 100 e simplesmente a alteração não é efetuada pelo setup da BIOS, que volta para a configuração anterior.

ME AJUDEM!

NÃO SEI MAIS O QUE FAZER! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por NettoX@20 abr 2004, 13:48

Ok, aí estão as informações pedidas (tive que complementar algumas coisas):

-----------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: notem que a velocidade de clock original do CPU é de 1000 Mhz, mas ele só funciona com 750 Mhz (7.5 x 100). Tentei configurar para 10 x 100 e simplesmente a alteração não é efetuada pelo setup da BIOS, que volta para a configuração anterior.

ME AJUDEM!

NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!  :muro:

É meu amigo...

Então o problema ou está na na sua placa-mãe ou na memória, por não estarem conseguindo operar no barramento de 133Mhz...

Nem tente mudar o multiplicador do processador, pois nos Pentiuns isso é travado, e não altera em nada.

Eu tive olhando o seu caso e realmente existem dois processadores P3 de 1Ghz.

Um com barramento de 133Mhz e outro de 100Mhz...

Olhe aqui:

Intel Pentium 3 - 1Ghz - 100Mhz

Intel Pentium 3 - 1Ghz - 133Mhz

Dei uma conferida nessa placa e ela realmente promete operar nesse barramento. Tente arrumar emprestado um outro processador de 133Mhz pra testar nela, ou tente outras memórias, pois um desses componentes não parecem estar colaborando para que funcione corretamente.

Aqui estão informações sobre a sua board: PC Chips M756

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@20 abr 2004, 14:39

É meu amigo...

Então o problema ou está na na sua placa-mãe ou na memória, por não estarem conseguindo operar no barramento de 133Mhz...

Nem tente mudar o multiplicador do processador, pois nos Pentiuns isso é travado, e não altera em nada.

Eu tive olhando o seu caso e realmente existem dois processadores P3 de 1Ghz.

Um com barramento de 133Mhz e outro de 100Mhz...

Olhe aqui:

Intel Pentium 3 - 1Ghz - 100Mhz

Intel Pentium 3 - 1Ghz - 133Mhz

Dei uma conferida nessa placa e ela realmente promete operar nesse barramento. Tente arrumar emprestado um outro processador de 133Mhz pra testar nela, ou tente outras memórias, pois um desses componentes não parecem estar colaborando para que funcione corretamente.

Aqui estão informações sobre a sua board: PC Chips M756

Pois é cara, eu já tinha todas as informações sobre a placa-mãe e no manual ela promete funcionar com processadores P3 de até 1.13 Ghz! Mas no meu de 1 Ghz não tá funcionando mesmo que eu baixe o FSB pra 100 Mhz (10 x 100). :(

E está escrito no próprio chipset: PC 133. :(

A bios é a mais atualizada possível... então não sei mais o que fazer a não ser testar os pentes de memória.

Quanto ao processador eu chequei no site da Intel e na verdade existem 14 tipos diferentes de P3 com 1Ghz! Mas destes 14 apenas 3 usam BUS de 100 Mhz!

E outra: no final das contas isso não faz nem diferença porque mesmo configurando para 100 Mhz de BUS eu não estou conseguindo atingir os 1000 mhz de clock! :(

Vou testar as memórias e depois retorno!

Enquanto isso... :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, continuando...

Testei 4 pentes de memória diferentes apenas no primeiro slot e nada resolveu o problema! Foram 2 pentes de 128mb PC133 (os que já estavam na máquina) e 2 pentes de 64mb, sendo um deles PC100 e o outro PC133. Limpei os contatos e etc, mudei o multiplicador no setup da Bios e não teve jeito: não passa de 750 Mhz.

Por fim eu troquei o processador pelo meu atual, um P3 de 933 mhz!

Resultado: o meu PC passou a ter 1ghz, mas o outro caiu para 700 mhz quando instalei o meu antigo processador de 933 mhz! :wacko:

E agora?

Séra que é a fonte (300w) que não está dando conta?

Porque eu já vi essa mesma placa-mãe rodar à 1ghz, mas era em outro gabinete (com outra fonte!)

Por favor... AJUDEM! :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo.

Não sei se vou conseguir lhe ajudar mas já que ninguém está se manifestando para ajudá-lo vou postar alguma opnião sobre o que eu acho. Em primeiro lugar eu dei uma pesquisada sobre processadores Pentium III (eu uso um 933 Coppermine)e vi que o modelo de Pentium III que funciona a 133 Mhz é chamado de Pentium III "B". Como no programa AIDA32 só apareceu Pentium III "E" eu acho que esse seu processador é de 100 Mhz mesmo. Se o seu Processador fosse de 133Mhz ele seria um 733Mhz (Multiplo de 33) e não um 750Mhz (Múltiplo de 50).

Como ele tem 256 de memória cache, ele teria que ser do modelo E/B para ser 133. Se apareceu somente "E" é porque ele é um modelo de 256 de cache com barramento externo de 100Mhz.

Não acho que tenha nada a ver com a fonte. Se você testou memórias PC 133 e não funcionou, também não são as memórias. Só fiquei intrigado com o Clock original que aparece no AIDA32 dizendo que ele é de 1 GHZ. E depois que você colocou o seu processador 933 ele chegou a 1 Ghz? interessante... geralmente é lido para menor e não para maior. E depois que reinstalou o seu processador ele caiu para 700 Mhz? estranho, muito estranho. Eu até cheguei a pensar que esse seu processador tinha sido trocado, mas se o AIDA leu 1000 Mhz então eu acho que ele é de 1 Ghz mesmo. Cara... sei não... vou arriscar... Eu acho que é algum problema na sua Placa Mãe. Tenta testar esse seu processador em outra Placa Mãe e ver o resultado.

Cheguei a ler uma vez no site clubedohardware sobre falsificação de Pentium III, mas como não tenho certeza de que exista a possibilidade desse seu modelo ser falsificado, não vou opnar.

Só acho que se você tinha um 933 não devia ter pego esse 1Ghz, porque a diferença de desempenho entre eles é irrisória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doddy, obrigado por tentar me ajudar mas você entendeu tudo errado amigo!

Na verdade talvez eu não tenha sido claro o suficiente...

Bem, o que acontece é que o processador em questão é sim um Pentium 3 de 1ghz, com barramento de 133 mhz. Como eu tenho certeza? Simples: eu retirei o processador e coloquei numa outra placa-mãe e ele chegou aos 1ghz normalmente, e usando 133 mhz! :)

Aproveitei a onda e peguei um outro processador P3 de 933 mhz e coloquei na placa-mãe problemática! Resultado: travado em 700 mhz!!! Diminuiu 50 mhz! :(

Resumindo: testei as memórias e o processador e ambos estão OK!

Estas hipóteses de que o processador não é 1ghz/133 ou é falso estão descartadas.

Espero ter sido mais claro agora...

Só me resta saber se isso é comum nas placas-mãe M756 v3.3 ou se é a minha especificamente que está com defeito! :(

OBS: eu não peguei este 1ghz para mim e sim pro meu sobrinho, q antes usava um k6-2 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por NettoX@20 abr 2004, 18:35

Doddy, obrigado por tentar me ajudar mas você entendeu tudo errado amigo!

Na verdade talvez eu não tenha sido claro o suficiente...

Bem, o que acontece é que o processador em questão é sim um Pentium 3 de 1ghz, com barramento de 133 mhz. Como eu tenho certeza? Simples: eu retirei o processador e coloquei numa outra placa-mãe e ele chegou aos 1ghz normalmente, e usando 133 mhz! :)

Aproveitei a onda e peguei um outro processador P3 de 933 mhz e coloquei na placa-mãe problemática! Resultado: travado em 700 mhz!!! Diminuiu 50 mhz! :(

Resumindo: testei as memórias e o processador e ambos estão OK!

Estas hipóteses de que o processador não é 1ghz/133 ou é falso estão descartadas.

Espero ter sido mais claro agora...

Só me resta saber se isso é comum nas placas-mãe M756 v3.3 ou se é a minha especificamente que está com defeito! :(

OBS: eu não peguei este 1ghz para mim e sim pro meu sobrinho, q antes usava um k6-2 500.

Então meu amigo, o colega Doddy não está de todo errado...

Deve ser realmente problema nessa placa mãe, de não estar conseguindo operar com os processadores da forma como deveriam.

Se você testou em outra placa e o processador operou normalmente, não há mais o que pensar... Deve mesmo ser a placa-mãe.

Outra coisa que eu já te disse e repito: Não tente alterar o multiplicador!!!!

Em processadores intel isso não existe!!!!

Outra coisa, dificilmente será fonte (mas também não é impossível)...

Se analisarmos, 1Ghz não é nada absurdo que uma fonte dessas não consiga suportar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, tô desistindo e tentando partir para outra placa-mãe!

Mas não deixa de ser muito esquisito isso não?

Primeira vez que eu vejo uma placa forçar tamanha diminuição no rendimento da CPU pra poder rodar...

Enfim, se alguém tiver mais alguma sugestão ainda tá valendo!

Valeu! :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por NettoX@20 abr 2004, 22:40

Pois é cara, tô desistindo e tentando partir para outra placa-mãe!

Mas não deixa de ser muito esquisito isso não?

Primeira vez que eu vejo uma placa forçar tamanha diminuição no rendimento da CPU pra poder rodar...

Enfim, se alguém tiver mais alguma sugestão ainda tá valendo!

Valeu!  :huh:

Olha...

Em se tratando de hardware, tudo que é esquisitíssice, podemos encarar como problemas, muitas vezes não solucionáveis....

Recentemente eu mexi na máquina de uma pessoa, um P3 600Mhz, em uma PCChips M748 e "absurdamente" a placa não consegue habilitar o Ultra DMA, mesmo estando setado na Bios.

Outra coisa... Essa placa desliga mas não boota, algo que eu realmente não consegui desvendar, mesmo habilitando as opções de gerenciamento avançado de energia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esse problema do UDMA tem uma solução, complicada mas tem!

Várias placas da pcchips tem esse problema e eu consegui fazer todas as que peguei funcionarem... muda um pouco dependendo de qual é a placa, mas funciona.

Os outros problemas de desligamento e/ou boot geralmente estão relacionados à problemas na Bios, e podem ser resolvidos atualizando a mesma!

Mas depois desse problema q eu vi agora... acredito que tudo seja possível!

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Oi

Eu vi o problema que vocês tem com essa placa eu também tenho a mesma placa mãe mas só que ela não quer dá video e eu estou pesquisando faz semanas e quero sabe se dar para desabilitar o video pelos "Jump" alguem pode me ajudar.

Há se alguem tem algum site para fazer o download do Manual em português eu quero o site. :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...