Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Atualizado de Fontes - V5.0


NyanDere

Posts recomendados

É muito estranho você no mesmo ambiente (CDH), ler sobre um produto que é recomendado e difamado simultâneamente.

Abraço.

É porque não sou eu que tirei as conclusões sobre a fonte no teste. Me baseio em outros critérios de avaliação de fontes de outros grandes sites de hardware, não só o CDH.

Mas o principal complicador dessa avaliação é que esse teste é antigo, e as conclusões tiram como base a situação de mercado que existia a dois anos atrás e o desconhecimento da falha de projeto, que não é um erro do CDH e sim um erro da fabricante. Naquela época as mais baratas fontes do mercado de qualidade eram a Corsair CX400 e a Antec EarthWatts 430 Green, que custavam por volta de R$210. Abaixo disso haviam fontes obscuras sem PFC ativo, onde as melhores eram alguns modelos da Extream e Cooler Master. As Iceage 450 e 500 eram boas no sentido de comparar com estas fontes, mas sempre olhando o lado da eficiência, esquecendo-se os outros fatores. O fato é que custavam R$150...

Mas com o aumento da visibilidade de fontes, as importadoras pararam de trazer tanta porcaria para cá. Apareceu a Corsair CX430 na mesma época do teste. Era pior que a CX400, porém mais barata e de qualidade muito superior a Iceage, e se encontravam na mesma faixa de preço. Também apareceu a OCZ400SXS2, uma fonte mediana, mas ainda assim decente comparada a fonte da 3RSystem. Mas como naquela época a Iceage foi testada e as CX430 e OCZ400SXS2 não, as pessoas deixaram-se levar pela avaliação do CDH. Porém começou a aparecer os relatos de explosões de Iceage ao mesmo tempo, o que favoreceu as Corsair e OCZ. Mas quem estava longe dos fóruns pensava que a Iceage era uma opção melhor por um simples selo. Desconheciam os verdadeiros problemas.

Enfim, a situação começa a melhorar no começo de 2011. Começamos a ver Seasonic S12II Bronze e Antec Neo Eco em peso no mercado custando o mesmo que Iceage e as CX430 e OCZ400SXS. Eram fontes muito mais refinadas que as existentes do mercado. Os usuários pararam de ficar clamando por Seventeam e Zalman antigas e viram que as fontes da Seasonic e da Antec eram muito superiores, logo as fontes vieram em massa.

Te digo que o mercado brasileiro de fontes deu um salto incrível nesses dois anos, e fico feliz por eu ter ajudado nesse processo junto com muita gente no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para a versão 2.1 ontem e ainda por cima adicionei algumas Kingwin Lazer Platinum e NZXT HALE 82 na lista de fontes inexistentes em nosso mercado. Para quem não conhece a Kingwin, aqui está as duas fontes que adicionei:

http://www.hardocp.com/article/2011/03/01/kingwin_lzp550_550w_power_supply_review/2

http://hardocp.com/article/2012/01/04/kingwin_lzp1000_1000w_power_supply_review/2

Obteve ótimos resultados na HardOCP, na TechpowerUP! e na JonnyGuru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito estranho você no mesmo ambiente (CDH), ler sobre um produto que é recomendado e difamado simultâneamente.

É claro que existem opiniões diferentes sobre um mesmo produto, você pode preferir X e eu Y, como exemplo, mas aqui está se tratando de um produto recomendado/bomba, o que chega a ser "perigoso" para leigos como eu.

Enfim, eu não optei pela iceage na época da escolha da minha fonte de alimentação, mas ela foi uma das opções. E ainda há aqueles que devem ter se baseado nesse review e "cairam pra dentro".

Abraço.

então resumindo a estória da iceage se utilizá-la vai ocorrer:

-memórias queimam

-chipset queima

-hd liga e desliga, principalmente os Samsung.

-a fonte explode quando falta energia.

Todos os 4 itens aconteceram comigo, esta fonte é indica pelo CDH pois não fizeram alguns testes, talvez a solução seja fazer um abaixo assinado para remover o selo.

olha vi isso:

Corsair CX600 V2

Potência útil: 480W em +12V - roda GTX580 ou duas HD6870

Então procede a mesma informação para a Antec 520C já que ela também possuiu um barramento de 480W em +12

-----------

Ficou muito boa a versão 2.1 , está indo ao caminho da perfeição.

Infelizmente as fontes meio ruins ou "cinzas" precisam existir devido ao seu custo e reposição para os computadores antigos. Exemplo disso a coolermaster, preocupante para quem for qeurer exigir a potência dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então resumindo a estória da iceage se utilizá-la vai ocorrer:

-memórias queimam

-chipset queima

-hd liga e desliga, principalmente os Samsung.

-a fonte explode quando falta energia.

Todos os 4 itens aconteceram comigo, esta fonte é indica pelo CDH pois não fizeram alguns testes, talvez a solução seja fazer um abaixo assinado para remover o selo.

Eu vou ter que concordar com o colega Faller em um ponto: você acha mesmo que quem anda anunciando essas fontos vai tirar o selo de recomendação do Clube do Hardware o anúncio.

Mais importante que remover o selo, é rever a metodologia. Não foi falta de testes. Foi interpretação generosa, um problema que se arrasta há quatro anos por aqu, combiado com padrões de carga inadequados.

Basta notar que a fonte não tem PFC, tem capacitores ruins, tem altos níveis de oscilação e ruído em +3,3 V...

Infelizmente as fontes meio ruins ou "cinzas" precisam existir devido ao seu custo e reposição para os computadores antigos. Exemplo disso a coolermaster, preocupante para quem for qeurer exigir a potência dela.

O problemas com as Cooler Master nno geral é refeten à puxar mais do que deveria na linha de +12 V. O problema da mania de não dar importância à etiqueta da fonte.

Não tiro com isso a parcela de culpa das Cooler Master. projetos obsoletos, regulação de tensão capenga, componentes de baixa qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou ter que concordar com o colega Faller em um ponto: você acha mesmo que quem anda anunciando essas fontos vai tirar o selo de recomendação do Clube do Hardware o anúncio.

Mais importante que remover o selo, é rever a metodologia. Não foi falta de testes. Foi interpretação generosa, um problema que se arrasta há quatro anos por aqu, combiado com padrões de carga inadequados.

Basta notar que a fonte não tem PFC, tem capacitores ruins, tem altos níveis de oscilação e ruído em +3,3 V...

O problemas com as Cooler Master nno geral é refeten à puxar mais do que deveria na linha de +12 V. O problema da mania de não dar importância à etiqueta da fonte.

mas não concorda que esta induzido o usuário ao erro?

Tem muitos produtos bons que sequer ganharam o selo por questão de preço, isso passa a deixar duvidosa a metodologia do critério.

Acredito que se buscar a norma 17025 acabam com estes por menores, e isso abrange para um leque enorme para o que pode ser testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem provável que futuramente eu adicione alguns modelos de fontes Thermaltake, como o TR380P, mas a nomenclatura das fontes da marca é confusa e muitas fontes ruins estão no meio. A ideia é colocar as fontes boas e as fontes ruins mais visadas pelo público em evidência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, só li hoje e gostei bastante do tópico. Pena que minha OCZ 700 SXS não aparece nem na lista de troll hehehe.

Continue o bom trabalho :)

Sejamos razoáveis, essa foonte já foi descontinuada... Fica complicado incluir todas as fontes interessantes que já estão no mercado, imagine incluir uma fonte descontinuada...

Essa era fabricada pela FSP, com base na série Epsilon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Progamer, me tira uma duvida estarei comprando uma fonte corsair de 750w

porém so me restou uma unica duvida entre os modelos:

Corsair ax750 Cabeamento: Excelente - Quatro cabos PCI-E. 100% modular.

Corsair Hx750 Cabeamento: Próximo do Perfeito - Seis cabos PCI-E. 80% modular.Excepcional para a potência da fonte.

qual o sentido dessa ''Excepcional para a potência da fonte.'':wacko:

grato desde ja ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Progamer, me tira uma duvida estarei comprando uma fonte corsair de 750w

porém so me restou uma unica duvida entre os modelos:

Corsair ax750 Cabeamento: Excelente - Quatro cabos PCI-E. 100% modular.

Corsair Hx750 Cabeamento: Próximo do Perfeito - Seis cabos PCI-E. 80% modular.Excepcional para a potência da fonte.

qual o sentido dessa ''Excepcional para a potência da fonte.'':wacko:

grato desde ja ^_^

Levei em conta como é raro achar fontes com seis cabos PCI-E numa fonte de 750W. E a diferença da porcentagem de cabos modulares nem é tão alta para influenciar minha avaliação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma trapalhada nas informações da Corsair CX430 V2.

Não são 360 W em +12 V e sim 336 W. Isso está nas especificações da CWT DSAII 400, e essa informação na etiqueta das Corsair está realmente correta.

http://www.cwt.com.tw/english/2_product/1_detail.php?ID=1251

O modelo DSAII 450 é que traz 360 W na linha de +12 V.

E ouitra, poderia-se comentar acerca da fonte incluída no gabinete Cooler Master Elite 100. Ela é muito mais interessante do que essas tralhas da AeroCool E78-430, Pacific Network e a Elite Power 350W para quem quer montar um HTPC com um gabinete supercompacto.

E outra: Onde consta que o PFC ativo da AeroCool E78-430 é falso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma trapalhada nas informações da Corsair CX430 V2.

Não são 360 W em +12 V e sim 336 W. Isso está nas especificações da CWT DSAII 400, e essa informação na etiqueta das Corsair está realmente correta.

http://www.cwt.com.tw/english/2_product/1_detail.php?ID=1251

O modelo DSAII 450 é que traz 360 W na linha de +12 V.

Hm... Então me confundi em pensar que a etiqueta da CWT era 360W, mas não é. Logo mais vou corrigir.

E ouitra, poderia-se comentar acerca da fonte incluída no gabinete Cooler Master Elite 100. Ela é muito mais interessante do que essas tralhas da AeroCool E78-430, Pacific Network e a Elite Power 350W para quem quer montar um HTPC com um gabinete supercompacto.

Vou deixar essa mudança para outro dia.

E outra: Onde consta que o PFC ativo da AeroCool E78-430 é falso?

Isso foi descoberta do Kayke:

http://forum.clubedohardware.com.br/alerta-aerocool-430/935099

Como esse tópico cheira a mofo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso foi descoberta do Kayke:

http://forum.clubedohardware.com.br/alerta-aerocool-430/935099

Como esse tópico cheira a mofo...

PFC ativo dela não é falso porque ela não faz nenhuma promessa de PFC ativo. O alerta que fiz é sobre os anúncios enganosos no Brasil que passam informação incorreta como se ela tivesse PFC ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PFC ativo dela não é falso porque ela não faz nenhuma promessa de PFC ativo. O alerta que fiz é sobre os anúncios enganosos no Brasil que passam informação incorreta como se ela tivesse PFC ativo.

Mas qual é o risco de alguém confundir o anúncio de algumas lojas? A Kabum até agora não fez nada a respeito. Para evitar qualquer confusão, coloquei aquela descrição. Talvez eu precise mudar para "fonte sem circuito PFC ativo" para evitar mais confusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela promete PFC de uma mnaneira meia esquisita. Ela não fala em PFC ativo, mas coloca nesta página que tem A-PFC e correção de fator de potência maior que 0,99, o que só pode ser atingido por PFC ativo.

http://www.aerocool.com.tw/index.php/products/power-supply/38-eco-friendly-series/56-e78-430

Já as suas irmãs maiores pometem PFC ativo de maneira bem clara.

http://www.aerocool.com.tw/index.php/products/power-supply/38-eco-friendly-series/55-e78-530

Como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, vai aqui o interior da E78-730, testada no Overclockers.ru

54_big.jpg

Ao que tudo indica, essa série E78 segue o mesmo principio de fontes como parte da serie Basiq da Antec e GX Lite da Cooler Master. PFC ativo operando apenas em 230 V. Parece que estou falando em uma bola quadrada, mas são exceções à regra do full range em PFC ativo. Só não fica muito claro se isso vale também para o modelo de 430 W, mas a princípio creio também ser PFC ativo de fato. A menos que o modelo de 430 W na verdade esteja equipado com PFC passivo, mas infelizmente não tenho nenhuma foto do interior do modelo de 430 W. Mas como promete correção do fator de potência, alguma coisa tem que ter a princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...