Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Royal John

Fios de mouse optico USB (dúvida)

Recommended Posts

Olá à todos. Bem, eu estou fazendo um mod usando uma placa de mini mouse optico antigo aqui de casa e encontrei 4 cores de fios um pouco diferentes do USB convencional soldados na placa (ver foto da placa, lado esquerdo). O problema é que eu não sei o que cada cor representa, pois o conector foi cortado, daí gostaria de uma luz de vocês. Seguem imagens.

Obs.: As cores são Vermelha, Amarelo (meio alaranjado), Verde e Azul.

20111215007.th.jpg

20111215008.th.jpg

20111215009.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado isso.

Cor dos fios que faz as ligações do conector à placa do mouse, não tem uma padronização. Da mesma forma, na placa do mouse, há todos os tipos de informações. Algumas fabricantes de mouse informam o que significam os pontos, outras nem informação colocam. O único jeito de você saber quem é quem, é conseguir um mouse igual ao que você tem, abri-lo e verificar os pontos da placa e quais os pinos que eles são ligados ao conector.

Tu colocastes as fotos e não dá para saber que fabricante é esse. Monta o mouse, tira uma foto dele, por cima, por baixo, dá o nome dele, fabricante, modelo. Será mais fácil ajudá-lo. Ajudá-lo como? Ora... Se alguém tem um mouse semelhante, pode dar esse tipo de informação. Fica bem mais fácil. E se puder, bota uma foto em foco pois as que você colocou, estão desfocadas.

Para não ter problema com o brilho do flash, fotografe usando luz natural. Flash pode ser usado desde que a luz dele não confunda as informações do que é fotografado, principalmente em placas que tem verniz protetor e isso confunde. Uma maneira é usar flash rebatido mas isso não tem como fazer em câmeras que o flash é fixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele é um mini-mouse, daqueles com o cabo retrátil. O modelo é ST-MIN232 (vide parte de baixo do mouse), e na placa está escrito DXT-OP820B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hello Royal John, não consegui abrir as fotos que você enviou, mas não importa. Na placa de circuito impresso onde os componentes são montados, na face “superior” onde se vê os desenhos dos componentes e suas referidas posições, você verá o desenho onde se conectam os fios do mouse, um retângulo com cinco furos e ao seu lado direito uma marcação oval com dois furos indicando a posição do capacitor “C3” (que não é usado – está vazio). Perfeito, agora que você localizou, perceba que no local da conexão dos fios do mouse há cinco furos, sendo que os fios que vêm do conector USB são apenas quatro. Ok, você utilizará apenas os quatro furos da esquerda. Deixando o primeiro furo da direita vazio. Da esquerda para a direita, esses quatro furos correspondem às conexões elétricas do plug USB na seguinte ordem (independente da cor usada), primeiro (da esquerda para a direita) GND, esse fio, geralmente preto, é a conexão do terra, equivalente ao primeiro terminal do plug USB, visto de frente com os contatos voltados para cima. Logo em seguida há o D+ (DP) geralmente verde. Em seguida o D- (DM) geralmente transparente ou branco. E finalmente o último furo usado, quarto da esquerda para a direita, usado para conectar o positivo + 5V (Vcc). O ‘ultimo furo da placa, ao lado dos furos do capacitor “C3” fica vazio, sem fio, isso porque ele é igualmente um terra e na maior parte das vezes não é usado. Em alguns casos, poderá ser usado com a conexão da “massa” do plug, aquela malha que envolve os fios e que é conectada à parte metálica do plug.

 

Recuperar um mouse “quebrado” é fácil e rápido. Você poderá usar qualquer fio e qualquer plug USB disponível que funciona se você fizer as conexões corretas. Lembre-se de não colocar o fio muito apertado, deixando uma folga para não sofrer desgaste mecânico rápido.

 

Boa sorte a todxs.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for mouse chines destes genéricos ou mesmo nacionais baratos que eles costumam pegar o chines genérico e remarcar, nem sempre eles seguem ordem correta. o mais seguro é achar o datasheet da controladora dele (o IC que tiver na placa, pelos números gravados nele) e seguir as trilhas ate onde seria a ligação dos fios para a USB. vão ser 2 de dados um vcc e um gnd.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×