Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar o setor Hardware em Geral?


Claudio Velasco

Posts recomendados

Desanimador por que, colega?

No sentido de não ler, pesquisar, fornecer dados incompletos/inuteis para direcionar a ajuda. Por não tentar aplicar antes e questionar a ajuda cobrando, de certa forma, uma informação, a meu ver, ser secundária até o momento (driver atualizado) sem ao menos tentar. Fiquei frustrado por serem necessários 21 posts no tópico, com uma perda de um tempo precioso, e ainda quase que encerra sem dizer o que resolveu, quando de 3 a 5 posts estariam de bom tamanho. Isso achei desanimador. Achei até poderia ser advertido pelo meu último post lá. Mas enfim... talvez tenha sido exagerado na questão. Peço desculpas pelo evento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigos,

Acredito que o assunto esteja sendo tratado com muita rigidez em relação a organização da área e ajuda dos usuários mais novos, a gente sabe que é um pouco difícil de acontecer, por experiencia sabemos que muitos dos que entram no fórum não leem as regras gerais, muito menos as do setor. Ao ver o titulo "Problemas Diversos" mal se atentam que a área é apenas de hardware e saem postando lá, não se dão o trabalho de procurar o local correto que grande parte das vezes existe. Além disso, as regras do setor sao bem claras e simples.

Acredito que a criação de aprendizes não seja muito viável, uma vez que vai demandar mais pessoas e mais tempo para treinar esse pessoal, mas não deixa de ser uma ideia legal.

Na minha opinião, uma solução uma pouco mais rápida e mais simples, seria o que eu e o CEG, coordenador, sugerimos a um tempo atras que seria mudar o nome da area de problemas diversos ou até mesmo extinguir essa área, forçando a pessoa a investigar melhor o problema por conta propria e procurar uma área que se encaixe.

Se pensarmos melhor é um pouco natural que esta area seja desse jeito, uma vez que ela foi criada para problemas não específicos, o que convenhamos são a maioria, hehe.

No caso apresentado de micro desligando é um problema que pode ter fatores diversos, o mais correto seria analisarmos os problemas mais frequentes e suas causas mais frequentes, acredito eu que na maioria das vezes micro desligando é problema de aquecimento ou na fonte, e se for ver, travando e reiniciando também, hehe

É complicado mesmo especificar todas as causas em problemas de hardware.

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que se observar os setores por um mês, dá pra anotar tudo que aparece e ter uma noção de como adicionar novos setores e novas idéias para melhorar o setor.

E criar vários tópicos fixos com os problemas bem recorrentes ajudam bastante.

Mas isso depende muito da boa vontade dos membros que ajudam e dos moderadores.

Se o Rafa, Claudio e outros quiserem "trocar uma ideia" e juntos "bolar" algo eu posso tentar ajudar. Fazer tudo sozinho para depois receber críticas não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa a se fazer é por um comunicado em vermelho bem chamativo com o título: "O que postar na área de problemas diversos?".

Praticamente fico 80% do tempo nessa área, de problemas diversos... E olha, por aqui passa de tudo. Desde como destruir um pc por causa do patrão chato até como fazer "overclock no windows".

O pessoal pensa que aqui é destinado pro "resto" das dúvidas/problemas e acaba inundando a área de tópicos errados. Tem que ficar bem explicado que aqui é pra problemas de HARDWARE DIVERSOS que não se enquadram em outras áreas (reiniciando, travando, do setor hardware - outros) e que NÃO é problema de software ou eletrônica.

Já vi tópicos de montagem de pcb's, som, alto-falante, circuitos irda, programação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, avaliem esta ideia:

Ao novato, recém inscrito, antes do seu primeiro tópico ou posts em tópicos já criados, recebe um e-mail (via MP ou não, à critério), com um link para as regras, em que, caso não confirme a leitura ou o acesso, inviabiliza a continuação da conta, ou condiciona a continuidade no Fórum (link de validação), ao evento. É uma ideia. Pelo menos tem como forçar a ler o básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Bem, de baixo pra cima.

Não é assim, não está abandonado. Eu é que dou prioridade ao setor, dentro de uma organização dos setores mais demandados.

bonilla, O julio já fez isso no micro para jogos, creio que fosse uma, mas nem as regras gerais do setor o pessoal lê, nem as regras gerais! depois de ler as regras gerais, acho que deveria ser simples de se entender... Mas eu acho que vou reproduzir as regras locais aqui... Mas tem de se ver um caso: "HW-OUTROS" pode ser sinônimo de "HW DIVERSOS". Eu pessoalmente entendo que o cara mais inocente em informática vai querer generalizar a coisa, postar aonde é mais básico. Mas se ele lesse as regras ele entenderia que há setores e setores. como o cara não lê regra não ajuda. Eu acho ruim o usuário que não leu nada e posta tudo errado. se o cara postou certo no setor de HW-outros, até relevo em vários casos. Sendo notório o engano do usuário, faz-se a mudança.

Serza, aprendiz não s eria exatamente aquele ao qual se ensina. A moderação não é "ensinada" a moderar. Mas sim, haveria um tempo de "estágio" pros caras, ams nem sei se o Vbulletin permite subcategorizar o pessoal assim, com mais restrições de ação. Penso que um aprendiz poderia ser atrelado somente a um setor ara depois de certo tempo ter seu escopo de ação aumentado.

Como eu disse antes, sou a favor deste setor "genérico" de qualquer modo. Porque ele é uma porta de entrada do usuário para o fórum. Afinal, a ignorãncia sobre um assunto pode afastar muita gente que precisa de ajuda. Porque tem muita gente que lê as regras mas não é familiarizado com fóruns - lembremos que este é só um dos inúmeros tipos de organizaçao de grupos online e que muitos estão acostumados com as facilidades de orcute+feiçebúque...

Vamo lá, que estamos quase fechando a questão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bonilla, O julio já fez isso no micro para jogos, creio que fosse uma, mas nem as regras gerais do setor o pessoal lê, nem as regras gerais! depois de ler as regras gerais, acho que deveria ser simples de se entender...

Mas ai a validação da conta está condicionada a leitura, ou pelo menos sabe-se que visitou, logo, se tiver o tópico deletado por estar fora da regra, assunto encerrado. Obviamente que se não ler as regras, apenas visitá-la, não há como se saber, porém, foi fortemente avisado, tendo, inclusive, a conta vinculada a isso. Isso diminuiria essa demanda de responder a um tópico insistindo que faça a leitura e pedindo para completar informações. Já nos sub-tópicos com regras definidas melhora, como chego a ver em alguns casos, com pré-informações (mesmo que inuteis) descritas numa sequencia lógica (mobo, memoria, fonte, vga, etc..).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quiser posso bolar algumas regras bem "simples" com linguagem "popular" e fácil de ler e nada de textos gigantescos.

Mas o principal é obrigar o cara informar a configuração. É o mínimo para tentar ajudar. Quando vamos comprar peça pro carro, chegamos na loja e falamos: "Opa quero um amortecedor. Quanto é?" Ou falamos a configuração do carro para saber o certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

Melhorar,organizar e facilitar a vida, tanto de quem modera e administra,como de quem visita e se cadastra.

Algo fácil de se fazer na teoria,ja na pratica...

Vamos a teoria.

1º Removendo topicos velhos e esquecidos pelo tempo

Fazer uma varredura por todos os topicos iniciando dos mais antigos aos mais novos,todos os topicos que foram esquecidos por seus criadores a mais de meses, ou que foram respondidos mas os mesmo nao retornaram,ou a resposta nao ajudou devem ser removidos.

30 dias apos a criaçao de um topico é aceitavel agora um topico criado,e esquecido pelo autor por mais de 2 meses é so peso desnecessario.

Teoricamente isto é algo fácil,mas estamos falando de uma area do Forum Clube do Hardware ou seja existem no minimo de 10 mil topicos, a serem avaliados.

2º Topicos criado em massa !

Percebi que um membro aqui mostrou que tem pessoas que espalham suas duvidas em diversos lugares,isto é considerado SPAM, ou seja enviar o mesmo conteudo a varias areas e o pior apos isso sumir ou nao aparecer mais para responder.nestes casos os topicos nas areas erradas devem ser deletados e caso o mesmo se encaixe na sugestao 1º proceder como sugerido.

3º Remover Floods e Double Post

Flood é considerado todo aquele comentario que nao ajude em nada,ou que tire o foco do topico,ou seja nao serve para nada:

Alguns tipos de floods:

Eu também !

:huh::eek:^_^

Alguém vai te ajudar !

sadfwqfefasasasfasa

Conhece aquela piada.....

Entre outros tipos, eles nao ajudam em nada, e so atrapalham quem deseja ajudar e ser ajudado.

Double Post

voce acabou de criar seu topico, o publicou e um tempo depois percebeu que faltou citar algo.

Imagine que o botao editar nao esteja mais ativo,neste caso voce comenta logo abaixo de seu topico,se ele da continuidade ao topico nao infringi nehuma regra agora se o mesmo for feito desta forma:

Exemplo:

Postado por Fulano:

Alguém poderia me dizer quantos MB é necessario para se ter 1 GB ?

Comentado por Ciclano:

Eu também nao sei !

Comentario por Ciclano

Se descobrir me avisa !

Neste caso o Ciclano cometeu Flood e Double post de uma so vez.

Resumindo:

1º Remover topicos com mais de 2 meses que foram esquecidos por seus autores,se as mesma nao contiverem respostas esclarecedoras.

2º Remover topicos esquecidos pelos autores e com respostas nada uteis.

3º Remover comentarios que podem ser classificados como Flood.

4º Remover Double post que nada ajudam no topico.

Como disse na Teoria estes sao passos faceis de se fazer,agora na pratica

ja sao outros 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bonilla, deixei aqui tipo um mural, pro pesoal ir postando solto, sem preocupação. Algumas coisas que foram expostas estão sendo tentadas. Outras ficaram meio de lado simplesmente pela falta de moderadores para companhar o processo todo... mas tá tranquilo, deixa correr, é bom assim.

diretor, assim:

1) É humanamente impossivel ver tudo o que ficou para trás. Tentamos ver o que nossa vista alcança, mas é inviável. Seria bom se desse pra limparmos sempre, mas não dá mesmo. Fazemos o próximo.

2) Isso já é realizado. Temos ferramentas para verificação e contamos com as denunicas dos usuários.

3) Idem

4) Também, mas isso é mais complicado porque se verifica somente manualmente ou através de denuncias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma observação do fórum em geral.

Li tudo neste tópico, mas também não cheguei a nenhuma epifania.

O que pude observar é que, como acontece com as Regras Gerais e Locais os usuários novatos não sabem nem mesmo que são e pra que servem os moderados, coordenadores e administradores. Explico:

Em um fórum com quase 400 mil cadastros, ter suas regras locais e Cargos e Funções lidos somente 130 mil e 2300 respectivamente, é triste. É como estes 270 mil morassem no Brasil e não soubessem que existem leis e estes 398 mil não soubessem que os Policiais, Advogados, Juízes, etc tem como função aplicar as leis da forma como devem ser aplicadas.

Parece obvio? Sim, mas explico novamente de uma forma mais obvia ainda:

Não generalizando, contudo há muito desleixo dos novatos com os moderadores e certos momentos até desrespeito. Se andar pelo fórum de sugestões e reclamações, rapidamente encontra-se algumas reclamações sem sentido de alguns novatos de tópicos apagados. A maioria por não ler as regras e outras por não ler a regras e não saber quem e para que server o moderador, assim acaba criando um tópico que seria necessário.

Seria muito importante transmitir de forma mais eficiente aos que se cadastram quem são os moderadores, para que servem e seus limites.

Desculpe não postar uma solução para isso. Por enquanto estou tentando entender como funciona tudo isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

boom, na minha humilde opinião, acho o seguinte,

o forum é movido por topicos, os resolvidos, acredito eu que pouca gente ou ninguem vá lá acessar, sendo assim, porque nao apagar os topicos resolvidos apos 48 horas... por exemplo

postei uma pergunta, alguem me ajudou, coloquei como resolvido, depois de 48 horas, apagar....

mesma coisa com topicos abertos, existem aqui mesmo topicos que nao tenham nenhum comentario, seria bom tambem apagar esses apos um determinado tempo, acredito que melhorar o hardware nao há necessidade, pois depois de um tempo o problema ira voltar.... mais um upgrade no hardware é sempre bom né...

ou até com topicos pendentes, se tal topico nao for resolvido em 72 horas ou sei lá, manda pro espeto tambem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boom, na minha humilde opinião, acho o seguinte,

o forum é movido por topicos, os resolvidos, acredito eu que pouca gente ou ninguem vá lá acessar, sendo assim, porque nao apagar os topicos resolvidos apos 48 horas... por exemplo

postei uma pergunta, alguem me ajudou, coloquei como resolvido, depois de 48 horas, apagar.

Isso acabaria com o Fórum. Afinal, a razão das pessoas procurarem por soluções aos seus problemas não estaria mais disponível, pois estaria apagada. Não tem sentido tirar do ar as soluções dos problemas. Se é para apagar algo, que sejam então os tópicos abandonados por seus autores, os fora das regras, os incompletos das informações básicas depois de 90 dias. Aí sim faria sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...