Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Vostro 1310 - Liga mas não acende nada e Num Lock piscando


RWB

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal

Ontem meu note, durante alguns videos do You Tube em 'tela cheia', começou a apagar a tela, mas o audio continuava tocando normalmente. Como a tela ficava preta, eu era obrigado a forçar o desligamento...

No fim do dia, dei o comando de "desligar" e o guardei na mochila.... MAS acho que algum programa aberto impediu o desligamento dele e o mesmo deve ter ficado ligado dentro da mochilo e se isso ocorreu, é o que pode ter causado o problema que relatarei à seguir.

No dia seguinte, ao liga-lo, ele acendeu a luz azul do botão de liga, mas a tela estava preta e preta continuou! Após uns 10 segundos, apenas a luz do "num lock" ficou piscando e as outras duas luzes ao lado (caps lock e ) ficaram acesas continuamente.

Ao liga-lo, percebo que a ventoinha liga por apenas uns 4 segundos e depois para de girar. Percebi também que aquele "ferrinho cobre" que passa por cima do processador começa a esquentar se eu deixo o note ligado (depois que a a luz do num lock começa piscar).

AÇÕES:

- Já limpei os contatos das 2 memorias de 2GB

- Já limpei a ventoinha e o local por onde sai o ar que estava cheio de pó.

- Já removi e recoloquei o HD.

Mas nada disso reanimou o note.

Lí em alguns posts que o superaquecimento rompe as soldas BGA mas que em muitos casos há solução... Será?

Alguém saberia me orientar:

- há algo ainda a ser feito ????

- eu consigo ligar esse HD em paralelo com um outro notebook ou até um desktop para recuperar alguns dados importantes que estão nesse HD???

- Será que é o HD que pifou ou seria mesmo a tal BGA que deu problema?

Agradeço muito a ajuda dos colegas aqui do forum, pois, tenha alguns arquivos não back-upeados que são muito importantes.

abraço a todos e um Feliz Ano Novo.

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia me orientar:

- eu consigo ligar esse HD em paralelo com um outro notebook ou até um desktop para recuperar alguns dados importantes que estão nesse HD?

Sim, consegue. Num PC ou num outro note mesmo, você precisará de um adaptador. Basta plugá-lo numa porta USB que você deverá conseguir ler e copiar seus dados.

- Será que é o HD que pifou ou seria mesmo a tal BGA que deu problema?

Isso só examinando o HD e todo o note. Pode ter sido sim as BGA's por excesso de calor. Mas esse diagnóstico deve ser feito por um tecnico qualificado, no mínimo, pois é de difícil detecção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo...

consegui recuperar o conteudo do HD.

abraço

Sim, consegue. Num PC ou num outro note mesmo, você precisará de um adaptador. Basta plugá-lo numa porta USB que você deverá conseguir ler e copiar seus dados.

Isso só examinando o HD e todo o note. Pode ter sido sim as BGA's por excesso de calor. Mas esse diagnóstico deve ser feito por um tecnico qualificado, no mínimo, pois é de difícil detecção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sei que é meio tarde mas tu tenta fazer assim desliga o note retira a bateria e o carregador aperta o botao de ligar durante 1 minuto (para desmagnetizar a maquina) e depois tenta ligar pelo carregador normalmente se nao rolar da maquina funcionar, tente ligar apenas com um pente de memoria se num rolar tentar o mesmo pente no outro slot se num rolar coloca a outra memoria e repete o teste de slot, caso a maquina nao volte, tenta ligar com uma memoria e sem o hd se o problema persisitr problema na motherboard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Cara sei que é meio tarde mas tu tenta fazer assim desliga o note retira a bateria e o carregador aperta o botao de ligar durante 1 minuto (para desmagnetizar a maquina) e depois tenta ligar pelo carregador normalmente se nao rolar da maquina funcionar, tente ligar apenas com um pente de memoria se num rolar tentar o mesmo pente no outro slot se num rolar coloca a outra memoria e repete o teste de slot, caso a maquina nao volte, tenta ligar com uma memoria e sem o hd se o problema persisitr problema na motherboard

Caro THRASHMAN,

obrigado e nunca é tarde pra tentar ajudar.... e você ajudou sim, pois tudo, é conhecimento!!!

Bom, fiz tudo e nada!!!

então.....olhando diversos foruns, cheguei a conclusao de ser problema na BGA devido os sintomas; Depois , falando com tecnico amigo, ele disse que a linha vostro da Delll, raramente dá problema na BGA e que nesses casos de superaquecimento, o problema ocorre com a queima do processador...

Ai vem a pergunta: Se eu quiser comprar um processador novo ( e nesse caso irei colocar um mais atual), como eu faço pra saber "até qual processador" minha placa mãe aguenta? Tanto tecnicamente falando pra que nao dê incompatibilidade, quanto pela questão de capacidade de refrigeração???

Seria o caso também de colocar um cooler mais potente, caso eu ponha um processador mais potente?

Meu process. atual é intel core 2 duo. Queria colocar um Atlon, pois, quase não uso programas de imagem e acho que pro trampo do dia-a-dia (emails, planilhas, etc) o atlon é mais veloz.

Por favor.... se puder me dar umas dicas agradeço.

abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cheguei a conclusao de ser problema na BGA devido os sintomas

Se for mesmo a BGA, o que não é conclusivo, não tem como por outro processador sem arrumar isso. Um processador novo mais o conserto, torna o custo/beneficio desfavorável a você, além do que, consertos de BGA não tem garantias de sucesso (cerca de 50%, se tanto).

Depois , falando com tecnico amigo, ele disse que a linha vostro da Delll, raramente dá problema na BGA e que nesses casos de superaquecimento, o problema ocorre com a queima do processador

Avalie melhor essa questão, Parece-me mais prudente e vantajoso trocar de note.

Se eu quiser comprar um processador novo... ...como eu faço pra saber "até qual processador" minha placa mãe aguenta?

Veja pg 23 do manual (Foto anexa)

Seria o caso também de colocar um cooler mais potente, caso eu ponha um processador mais potente?

Para note, não creio que consiga, pois é montado um esquema especifico, não há como você mudar a estrutura, além do que, é um Dell, e eles não vendem peças para você.

Meu process. atual é intel core 2 duo. Queria colocar um Atlon, pois, quase não uso programas de imagem e acho que pro trampo do dia-a-dia (emails, planilhas, etc) o atlon é mais veloz.

você só pode usar Intel. Não pode trocar de plataforma.

A situação não é favoravel a você nessa situação, a meu ver. Eu trataria de trocar de equip. pois financeiramente não compensa tanto investimento numa maquina problemática. Corre o risco de queimar outro processador pelo mesmo defeito já apresentado. Minha opinião.

Os manuais:

http://support.dell.com/support/edocs/systems/vos1310/pb/index.htm

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, monitor já me certifiquei que não é !!! De qq forma agradeço a ajuda.

Se for mesmo a BGA, o que não é conclusivo, não tem como por outro processador sem arrumar isso. Um processador novo mais o conserto, torna o custo/beneficio desfavorável a você, além do que, consertos de BGA não tem garantias de sucesso (cerca de 50%, se tanto).

Avalie melhor essa questão, Parece-me mais prudente e vantajoso trocar de note.

Veja pg 23 do manual (Foto anexa)

Para note, não creio que consiga, pois é montado um esquema especifico, não há como você mudar a estrutura, além do que, é um Dell, e eles não vendem peças para você.

você só pode usar Intel. Não pode trocar de plataforma.

A situação não é favoravel a você nessa situação, a meu ver. Eu trataria de trocar de equip. pois financeiramente não compensa tanto investimento numa maquina problemática. Corre o risco de queimar outro processador pelo mesmo defeito já apresentado. Minha opinião.

Os manuais:

http://support.dell.com/support/edocs/systems/vos1310/pb/index.htm

Caro Dom,

agradeço os toques... Como faço para lhe qualificar positivamente aqui no forum, conforme você menciona abaixo da sua assinatura?

você acha que se eu conseguir um processador emprestado e constatar que é sim o processador, te faço duas perguntas:

1- O que pode ter causado o dano ao processador ? seria o superaquecimento que eu causei guardando-o na bolsa sem desliga-lo ?

2- nesse caso de ser apenas o processador, mesmo assim você acha que meu note tá condenado ?

abraço e muito obrigado

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dom, agradeço os toques...

você acha que se eu conseguir um processador emprestado e constatar que é sim o processador, te faço duas perguntas:

1- O que pode ter causado o dano ao processador ? seria o superaquecimento que eu causei guardando-o na bolsa sem desliga-lo ?

Quase certo que sim. Jamais se deve fazer isso, pois o note continua ligado. E sem ter para onde sair o ar quente, a temperatura sobe drasticamente. Porém, quero crer que tem sensores de temperatura no CPU que deveriam protegê-lo.

2- nesse caso de ser apenas o processador, mesmo assim você acha que meu note tá condenado ?

Se for só o processador, não está. Basta arranjar outro idêntico que deve funcionar se não houve outros danos. Me preocupa o custo de um novo, se acaso consiga encontrar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi esses sintoma de Leds (Flash-on-on) algumas vezes, e posso garantir que em 90% dos casos não era falha de processador. O Vostro 1310 tem uma USB Connector Board, que é uma placa adicional a placa mãe, fica a direta da placa mãe, é a placa que conecta o carregador e as portas USBs do lado direto do equipamento. Detalhe a maquina funciona normalmente sem essa USB Connector Board.

Se tiver coragem para tirar o Palmrest (parte de cima aonde fica o teclado/touchpad) vai conseguir acesso a ela e será possível desconectar o cabo que liga ela a placa mãe.

Pros:

- Talvez consiga acessar a maquina e usar ela sem gastar com custos em processador.

Cons:

- Perde 3 portas USBs e o switch de ativar/desativar a Wireless.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi esses sintoma de Leds (Flash-on-on) algumas vezes, e posso garantir que em 90% dos casos não era falha de processador. O Vostro 1310 tem uma USB Connector Board, que é uma placa adicional a placa mãe, fica a direta da placa mãe, é a placa que conecta o carregador e as portas USBs do lado direto do equipamento. Detalhe a maquina funciona normalmente sem essa USB Connector Board.

Se tiver coragem para tirar o Palmrest (parte de cima aonde fica o teclado/touchpad) vai conseguir acesso a ela e será possível desconectar o cabo que liga ela a placa mãe.

Pros:

- Talvez consiga acessar a maquina e usar ela sem gastar com custos em processador.

Cons:

- Perde 3 portas USBs e o switch de ativar/desativar a Wireless.

Tá aí uma coisa interessante. Não sabia disso. Excelente dica. E é fácil de fazer, não tem muito mistério para desmontar. Veja aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Já vi esses sintoma de Leds (Flash-on-on) algumas vezes, e posso garantir que em 90% dos casos não era falha de processador. O Vostro 1310 tem uma USB Connector Board, que é uma placa adicional a placa mãe, fica a direta da placa mãe, é a placa que conecta o carregador e as portas USBs do lado direto do equipamento. Detalhe a maquina funciona normalmente sem essa USB Connector Board.

Se tiver coragem para tirar o Palmrest (parte de cima aonde fica o teclado/touchpad) vai conseguir acesso a ela e será possível desconectar o cabo que liga ela a placa mãe.

Pros:

- Talvez consiga acessar a maquina e usar ela sem gastar com custos em processador.

Cons:

- Perde 3 portas USBs e o switch de ativar/desativar a Wireless.

Colega, mas você acha que:

1- essa placa ''usb conector'' costuma estragar por excesso de calor?

2- ao ligar o note ele liga a ventoinha por 3 segundos, depois para e após uns 10 segundos as luzes citadas começam a piscar!

Se ainda sim, achar que pode ser esse 'usb conector', irei desmonta-lo e ir atrás de um novo ou usado mas que funciona.

Pois agora, to sem condições de comprar um notebook novo.

obrigado....abraços

Tá aí uma coisa interessante. Não sabia disso. Excelente dica. E é fácil de fazer, não tem muito mistério para desmontar. Veja aqui.

Nobre Dom,

desculpe sair do tema!!!

você é muito prestativo... parabens e que Deus te abençoe muito!

Até um link para ''como desmontar a placa usb'' complementando a dica do colega ICE, você teve o cuidado e s presteza de colocar.

Parabens pelo autruismo!!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 11 meses depois...

Bom, acabei de pegar um note com esse problema aqui na loja, fiz o teste do hd, das memórias, do processador, da placa na lateral direita e nada resolveu. Fiz por curiosidade um teste, ressetando a bios dele, tirei a bateria por 3 min e coloquei novamente, montei o mínimo da máquina e para minha supresa ela voltou a funcionar. Terminei de montá-la e quando o fiz, ela voltou a apresentar o problema. Fazendo teste de conector à conector, descobri, neste meu caso em específico pelo menos que o defeito está na bateria ou no circuito de alimentação da bateria. A máquina sem bateria funciona normalmente, mas ao encaixar a bateria a máquina para de funcionar e só volta se refazer o reset da bios de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 26/01/2012 às 15:18, Visitante disse:

Se for mesmo a BGA, o que não é conclusivo, não tem como por outro processador sem arrumar isso. Um processador novo mais o conserto, torna o custo/beneficio desfavorável a você, além do que, consertos de BGA não tem garantias de sucesso (cerca de 50%, se tanto).

Avalie melhor essa questão, Parece-me mais prudente e vantajoso trocar de note.

Veja pg 23 do manual (Foto anexa)

Para note, não creio que consiga, pois é montado um esquema especifico, não há como você mudar a estrutura, além do que, é um Dell, e eles não vendem peças para você.

você só pode usar Intel. Não pode trocar de plataforma.

A situação não é favoravel a você nessa situação, a meu ver. Eu trataria de trocar de equip. pois financeiramente não compensa tanto investimento numa maquina problemática. Corre o risco de queimar outro processador pelo mesmo defeito já apresentado. Minha opinião.

Os manuais:

http://support.dell.com/support/edocs/systems/vos1310/pb/index.htm

tentei entrar nesse link pois estou com esse problema mas o link nn funciona abre o site de dell e fica tudo azul 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...