Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1100, Radeon R* 2*0. "Sea Islands", tópico oficial de discussão


Posts recomendados

A Série HD 7000m mal começou a ser lançada, afinal ela está completamente lançada somente pelo mês de março/2012, mas... os primeiros rumores a respeito da nova Série HD 8000 já começam a circular na grande rede. Tivemos inicialmente as Southern Island (HD 6000), vivemos a era das Northern Island (HD 7000), o que teremos a seguir serão as Sea Island (HD 8000). Os rumores começaram a ciruclar no último dia de 2011, por enquanto são apenas especulações, mas.... vamo que vamo :D

Aqui a origem do boato:

2011123109393556-635x238.jpg

O que são as Sea Island?

The name Sea Islands represents the U.S. Atlantic coast located in areas around South Carolina, Georgia and eastern Florida.

Como e quando devem sair essas novas ilhas?

Basicamente, o que se sabe é que devem continuar em 28nm pela famosa TSMC e devem sair provavelmente entre o fim desse ano e começo do próximo ano 2012-2013, ainda não está claro se elas vão vir para competir com as Kepler High-End ou se para peitar as futuras Maxell

The Sea Island chip would also be based on TSMC’s 28nm Fabrication process but its unknown whether they would compete against Nvidia’s High End 28nm Kepler based card (Most likely to launch in 2H 2012) or the Maxwell Series which is expected to launch in 2013-2014

Fonte: Wccftech

Unlike the rather vague codenames of Northern Islands and Southern Islands, Sea Islands will directly refer to the chain of islands on the USA’s Atlantic coast. And it is expected that the Sea Island GPUs will reach the market in late 2012 or early 2013.

Details of upcoming Sea Islands GPU

Although no details are revealed about the upcoming GPU except its code name, it is however expected to work on

New TSMC 28nm process

2nd generation Graphic Core Next architecture

Brand name, Radeon HD 8000 Series

http://lenzfire.com/2012/01/amd-to-launch-its-next-generation-hd-8000-gpus-sea-islands-93129/

http://forum.beyond3d.com/showthread.php?t=61390

Assim, que tiver números vou atualizando, contribuições são bem vindas

:bandeira:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Para mim ainda está um pouco difícil imaginar o quão forte pode ser uma Radeon HD 8970, por exemplo. A série Radeon HD 7xx0 ainda nem foi totalmente lançada e pouca gente já possui um exemplar em casa.

Quantos Stream Processors uma Radeon HD 8970 deve ter? Continuará utilizando barramento com memória 386bits ou vai partir para algo mais agressivo, como 512bits? E por fim: será que aquela ideia maluca de usar memória XDR2 tem alguma possibilidade de vir nessa nova série? Acho que só acompanhando os próximos episódios dessa novela vamos saber de algo! Hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pisti, tem muito chão pra se saber de algo, relaxa. ;)

E eu não sei? rsrsrs...

Peno jeitão.. parece que Ilhas do Mar será uma APU via software (HSA), a AMD aposta bastante no complemento de performance trazidos pela implantação da HSA na nova GPU.

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2399789,00.asp

http://news.techeye.net/chips/avast-amd-sea-islands-sighted

Quero só ver no que isso vai dar, se é que vai sair assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeitão.. parece que Ilhas do Mar será uma APU via software (HSA), a AMD aposta bastante no complemento de performance trazidos pela implantação da HSA na nova GPU.

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2399789,00.asp

http://news.techeye.net/chips/avast-amd-sea-islands-sighted

Sea Islands se refere às GPU discretas, nesse caso o HSA ainda não deve estar "ativado" pela roadmap mais nova da AMD, só em 2014 mesmo.

Mas as APUs de 2013 devem sim ter muita coisa interessante mesmo. Pena que nesse caso elas vão ser baseadas "apenas" na GCN com alguns berimbelos por cima (já que o HSA só deve vir para as placas discretas em 2014 como referido).

(mas as sea islands já devem ter algumas coisas da HSA sim, só não sei o quê)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que nessa séria utilizaremos o poder total do PCI-E 2.0 ou será que já migraremos para o 3.0? Alguém chuta!!!

Difícil.

Eu queria que isso fosse uma pre-resposta da AMD ao saber (sabe deus como) que as keprer vão bater de longe as southern (é o que a gente mais quer ver, né?). Vai ver rolou espionagem industrial e a AMD já começou a correr contra o tempo...

N saquei. =/

você fala do leak? Da roadmap? Ou algo da arquitetura em si?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, falta muito tempo pra lançarem as bichinhas e muita coisa pode rolar. Mas, fico me perguntando como eles vão contornar limitações de litografia e como irão evoluir a arquitetura pra obter ganhos elevados e manter temperaturas e consumo baixos. Mas, sendo arquitetura nova, deve ter muito pra evoluir, ainda. Tipo: bem pertinente essa questão das memórias XDR2, pois até que ponto conseguirão subir clock de memória pra conseguir uma boa banda sem ter que aumentar a resolução de bits de 384 pra 512 e aumentar o chip? Como imagino que virão Godzillas de processamento nessas 8xxx, não se pode limitar certos aspectos da VGA.

E, começo a pensar que uma 8790 já possa rodar aquele video da Ubisoft com a Unreal 3, ao contrário das 3 GTX 580 que foram usadas, mesmo que com um OC parrudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N saquei. =/

você fala do leak? Da roadmap? Ou algo da arquitetura em si?

Falo só da concorrencia. Como se a AMD já esperasse algo bruto da Nvidia com os krepi pra desbancar a southern e já começasse a atacar mais pra frente, com a Sea.

Mas depois andei lendo outras coisas e ainda não sabem o q esperar das Sea, certo? Se ela vai entrar nessa concorrencia de "my stick is bigger than yours" ou se ela visa outro nicho no mercado...:confused:

Eu fiquei fora do forum mais de mes daí to me atualizando agora... resumindo, não dá pra afirmar nada, mas seria bom se fosse assim.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que nessa séria utilizaremos o poder total do PCI-E 2.0 ou será que já migraremos para o 3.0? Alguém chuta!!!

Não entendi bem sua pergunta, mas... as HD7k pelo menos as Tahiti já são PCI 3.0 então, sem sombra de dúvidas as 8K também o seriam.

Falo só da concorrencia. Como se a AMD já esperasse algo bruto da Nvidia com os krepi pra desbancar a southern e já começasse a atacar mais pra frente, com a Sea.

techWar pelo que já falaram aqui no fórum essas arquiteturas levam anos até ficarem prontas, então essa aposta das Sea Island & HSA, já vem sendo trabalhado dentro a AMD a um bom tempo coisa de 3 a 4 anos pelo menos.... isso considerando que mencionaram que uma arquitetura pode levar até 5 anos para ficar pronta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não disse sobre desenvolver outra arquitetura de uma hora pra outra... mas sobre adiantar algum futuro lançamento por conta do proximo passo da concorrencia. Isso vive acontecendo em todos os ramos de negocios por conta da concorrencia, certo? Talvez a AMD não estava planejando jogar esse assunto no ar agora. Daí já jogou provavelmente por conta da concorrencia e, se foi isso, então de alguma coisa não tão favoravel ela está sabendo. É um raciocinio meio viajante mas ao mesmo tempo, lógico. É que já trabalhei numa empresa que ficava avaliando a concorrencia e esse tipo de coisa costuma acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não disse sobre desenvolver outra arquitetura de uma hora pra outra... mas sobre adiantar algum futuro lanẫamento por conta do proximo passo da concorrencia. Isso vive acontecendo em todos os ramos de negocios por conta da concorrencia, certo? Talvez a AMD não estava planejando jogar esse assunto no ar agora. Daí já jogou provavelmente por conta da concorrencia e, se foi isso, então de alguma coisa não tão favoravel ela está sabendo. É um raciocinio meio viajante mas ao mesmo tempo, lógico. É que já trabalhei numa empresa que ficava avaliando a concorrencia e esse tipo de coisa costuma acontecer.

Então você fala dos leaks em si. É possível.

Mas é tão pouca coisa que n tem nem graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não disse sobre desenvolver outra arquitetura de uma hora pra outra... mas sobre adiantar algum futuro lançamento por conta do proximo passo da concorrencia. Isso vive acontecendo em todos os ramos de negocios por conta da concorrencia, certo? Talvez a AMD não estava planejando jogar esse assunto no ar agora. Daí já jogou provavelmente por conta da concorrencia e, se foi isso, então de alguma coisa não tão favoravel ela está sabendo. É um raciocinio meio viajante mas ao mesmo tempo, lógico. É que já trabalhei numa empresa que ficava avaliando a concorrencia e esse tipo de coisa costuma acontecer.

Então lamento por ter entendido errado ;)

Mas... é sempre assim, a AMD lança uma série e em seguida já começam os rumores da futura, desde que eu comecei a acompanhar isso mais de perto, saiu a série HD4k dias depois o Evandro já tinha criado o tópico das HD 5k e assim vai, é mais um jeito de se manter na mídia e claro, tentar abafar qualquer coisa que a concorrente tenha para lançar :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Talvez agora saibamos o porquê da Nvidia não usar GK110 para lançar as nova Top-End de suas VGAs:o

Vazam alguns slides e especificações da suposta resposta da AMD ao GF110.

Iw84J.png

http://forums.guru3d.com/showpost.php?p=4259767&postcount=97

GCN 2.0:

2304 SPs(96 32 bit ALUs per *****)

192 TMUs(8 TMUs per *****)

48 ROPs(2 ROPs per *****)

GK112

768 CUDA Cores

192 TMUs(24 TMUs per SM)

48 ROPs(6 ROPs per SM)

2304 * 2 * 1.0GHz => 4' date='608 GFlops

768 * 2 * ~1.5GHz => 2,304 GFlops

I personally think 1.6GHz will be achievable.

I still have no idea why Fermi and Kepler are still off by 2x in performance ratios[/quote']

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jonny, copiei sua mensagem pra cá porque agora estão falando que isso é coisa desta série, mas como não sabemos, fica nos dois tópicos. :joia:

Se isso for a top da próxima série, também achei fraco, a princípio, mas é quase o que tivemos de ganho com o GCN ante ao VLIW4, e tem a questão do TDP, então, todo cuidado é pouco.

Curioso como o NDA disso aparece como dia 12 de março, mesma data do NDA sobre o Kepler..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://ht4u.net/news/25227_geruechte_um_amd_tenerife-gpu_stellen_eine_falschmeldung_dar/

Sobre as Tenerife um gerente de produtos da AMD andou desmentindo o boato, agora, será que estão apenas enrolando? vai saber...

Estou postando aqui pois, a noticia das Tenerifes aparecem nos dois tópicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez agora saibamos o porquê da Nvidia não usar GK110 para lançar as nova Top-End de suas VGAs:o

Vazam alguns slides e especificações da suposta resposta da AMD ao GF110.

Iw84J.png

http://forums.guru3d.com/showpost.php?p=4259767&postcount=97

Nada melhor que mais boatos para nos enlouquecer de vez não é? :D .

Bom eu QUERIA acreditar nisso, porém o problema nem é o proprio Slide em si (que de dados mesmo tem MUITO pouco) mais sim o post do seronx.

Bom ele postou la "bonitinho" os supostos specs das novas GPUs, ate a proporção entre elas e os CUs e tal. SO QUE , os ROPS diferentemente dos TMUS e os Shaders NÃO possuem relação de dependencia direta com os CUs(o mesmo vale para os SMs da nvidia).

Ou seja, pode ter quantos CUs quiser, nao existe uma obrigatoriedade de colocar mais ROPS porque voce tem mais CUs.

Eu imagino que ele deve ter achado que era interligado igual os TMUs e acabou fazendo a media aritmética pra chegar a suposta proporção de ROPs por *****.

So isso ja acaba com a credibilidade da tal informação.

Ja o Slide, de tão simples e vago, pode ou não ser verdadeiro. Ate porque nada melhor pra AMD que apimentar ainda mais essa guerra contra a Nvidia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...