Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1100, Radeon R* 2*0. "Sea Islands", tópico oficial de discussão


Posts recomendados

Site tá off.

Tô curioso pra ver o salto de performance dessa geração atual pra próxima, uma vez que o intervalo é de 2 anos entre o lançamento. Será que o avanço será gigantesco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Site tá off.

Tô curioso pra ver o salto de performance dessa geração atual pra próxima, uma vez que o intervalo é de 2 anos entre o lançamento. Será que o avanço será gigantesco?

Parece que não, pelo que lembro e vi, vai ser refresh, não se fala nada em usarem outro processo de fabricação. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que não, pelo que lembro e vi, vai ser refresh, não se fala nada em usarem outro processo de fabricação. :(

Se sair nesse ano acho muito, muito, muito (repita o quanto tiver saco)... improvável que saia em 20nm. O timing tá todo errado (apesar de haver rumores que a TSMC está acelerada no 20nm, ela depois é tímida em alguns anúncios oficiais, fica essa mensagem desencontrada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refresh? 2 anos sem lançar nada pra fazer refresh?! Tá de brincadeira, né?!:mad:

Bem... que seja, pelo menos, uma diferença de poder igual vem sendo de geração a geração, quando era de ano em ano a atualização. Broxante ver um salto ínfimo, como foi das HD 5xxx pras 6xxx com 2 anos de construção das novas GPUs. Sem falar que disseram que preparavam as próximas GPUs pra nova geração de consoles. Vai conseguir acompanhar só com um refresh? Veremos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Refresh? 2 anos sem lançar nada pra fazer refresh?! Tá de brincadeira, né?!:mad:

Bem... que seja, pelo menos, uma diferença de poder igual vem sendo de geração a geração, quando era de ano em ano a atualização. Broxante ver um salto ínfimo, como foi das HD 5xxx pras 6xxx com 2 anos de construção das novas GPUs. Sem falar que disseram que preparavam as próximas GPUs pra nova geração de consoles. Vai conseguir acompanhar só com um refresh? Veremos!

Se o refresh os colocar à frente da concorrência, qual o problema ?

Pra que reinventar a roda a cada 3 anos ?

Ainda mais agora com os novos consoles seguindo arquitetura bem parecida com o que eles tem, não tem muito motivo para mudanças radicais, até porque, nada indica que a concorrência vai aparecer com algo muito mais forte no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o refresh os colocar à frente da concorrência, qual o problema ?

Pra que reinventar a roda a cada 3 anos ?

Ainda mais agora com os novos consoles seguindo arquitetura bem parecida com o que eles tem, não tem muito motivo para mudanças radicais, até porque, nada indica que a concorrência vai aparecer com algo muito mais forte no mercado.

Eu reclamei do refresh porque isso significa que não haveria uma possibilidade de aumento monstruoso na performance pra geração atual, e ressalto que seria broxante um aumento pífio com 2 anos de desenvolvimento da placa. Mas, como você mesmo citou, se trata mais de fazer algo pra bater a concorrência do que ter a GPU mais rápida do mercado e, se a concorrência não tiver muita bala na agulha, basta ter um pouco mais e zas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

R1100 de verdade vai ser HD9000(Ou adote o novo esquema de nomes que circulou pela web). Não vai ser refresh(refresh foi algumas 8000, a 7790 e a 7730), vai ser uma arquitetura totalmente nova(ou algo próximo disso). Vai ser em 28nm e sai no fim ano(Outubro+).

http://semiaccurate.com/2013/08/07/amd-to-launch-hawaii-in-hawaii/

GCN 1.0: Southern Islands: Radeon HD 7000;

GCN 1.1: Sea Islands: Refresh dos chips GCN originais, 7790, 7730, algumas HD 8000m, IGP do Kabini. As HD 8000 pra desktop são por definição Sea Islands, mas apenas algumas delas são GCN1.1;

GCN2.0: Volcanic Islands(??): R1100.

---------------------------------------------------------------------------

EDIT: Primeiro resultado de Firestrikextreme da 9970(rumor):

DSC_0001.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R1100 de verdade vai ser HD9000(Ou adote o novo esquema de nomes que circulou pela web). Não vai ser refresh(refresh foi algumas 8000, a 7790 e a 7730), vai ser uma arquitetura totalmente nova(ou algo próximo disso). Vai ser em 28nm e sai no fim ano(Outubro+).

http://semiaccurate.com/2013/08/07/amd-to-launch-hawaii-in-hawaii/

GCN 1.0: Southern Islands: Radeon HD 7000;

GCN 1.1: Sea Islands: Refresh dos chips GCN originais, 7790, 7730, algumas HD 8000m, IGP do Kabini. As HD 8000 pra desktop são por definição Sea Islands, mas apenas algumas delas são GCN1.1;

GCN2.0: Volcanic Islands(??): R1100.

---------------------------------------------------------------------------

EDIT: Primeiro resultado de Firestrikextreme da 9970(rumor):

DSC_0001.jpg

Eu acho que o Charlie está certo quanto à nova nomenclatura, ele costuma acertar nessas coisas, bem mais que o povo gosta de reconhecer.

E esse resultado eu tomaria com muito cuidado. Tá cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é nova, pra mim! Eu não sabia que a série HD 8xxx seria um mero refresh, com a atualização do GCN pro 1.1, , além de algumas 7xxx, pelo o que eu entendi. Mas nunca vi notícias ou testes dessas tais "Sea Islands" por ai. Afinal, quando elas foram lançadas, que eu não estou sabendo? Seriam essas HD 8xxx só versões OEM pra PCs "do milhão" e pra notebooks? E as próximas placas seriam "Volcanic Islands/HD 9xxx", a serem lançadas em Setembro ou Outubro? Novidade, pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é nova, pra mim! Eu não sabia que a série HD 8xxx seria um mero refresh, com a atualização do GCN pro 1.1, , além de algumas 7xxx, pelo o que eu entendi. Mas nunca vi notícias ou testes dessas tais "Sea Islands" por ai. Afinal, quando elas foram lançadas, que eu não estou sabendo? Seriam essas HD 8xxx só versões OEM pra PCs "do milhão" e pra notebooks? E as próximas placas seriam "Volcanic Islands/HD 9xxx", a serem lançadas em Setembro ou Outubro? Novidade, pra mim.

Até onde eu sei só existe um chip novo da série Sea Islands, o Bonaire. O resto se manteve da série anterior, salvo o Tahiti a partir do lançamento da GHz edition que supostamente é um chip novo de acordo com o Dave Baumman (salvo engano), mas eu nunca vi confirmação de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho estranho pularem o 8 e deixando-o apenas no segmento mobile. Se fosse pra pular e mudar a nomenclatura para um estilo retrô, ex: HD 9800XT, acharia válido como uma apelação aos gamers da era de ouro, ainda mais com o lançamento proximo do natal. Mas pular pro último número e mudar para algo totalmente novo não vejo muito sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico torcendo para a nova nomenclatura não ser real, pois pelo que estava vendo ficou tosquíssima! Vai ter péssimo marketing e vai confundir muita gente! Eu não consegui entender a lógica dela!

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/17612/amd-altera-nomenclatura-de-suas-vgas-radeons-hd-9000-serao-as-primeiras-a-mudar.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

http://www.techpowerup.com/190682/techpowerup-announces-gpu-z-0-7-3.html

Revelados nomes das novas radeons. Elas seguem o esquema de romeação seguinte:

Radeon Rx("classe de performance") 2y("tier de performance")0X(o X indica performance superior, deve ter vindo de XT)

Exemplo: Radeon R9 - 290X (possivelmente a top single GPU, este é um nome já oficial)

Mas a melhor notícia vem a seguir:

-------------------------------------------

Uma combinação de dois rumores:

1 - http://www.hisdigital.com/un/download1-769.shtml

HIS R7 240 iCooler 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R7 240 IceQ 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R7 240 iCooler 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R7 250 iCooler 2GB DDR3 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R7 250 iCooler 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R7 250 IceQ 1GB GDDR5 PCI-E HDMI/SLDVI-D/VGA

HIS R9 280X iPower IceQ X² Boost Clock 3GB GDDR5 PCI-E DLDVI-I/HDMI/2xMini DP

Primeiro rumores de uma TOP-end esfriada a água, agora sai que a mid end mais forte vai ser 384 bits... Estaria a AMD preparando uma Nvidia Killer igual quando ela prometeu lá em 2005? Só que há um outro rumor não confirmado de que a 280X seria uma versão cut-down do chip topo de linha(GPU da 290X) ... O nome da dual-GPU ninguém sabe ainda.

2- Tem alguns rumores nada confirmados pela web, um deles diz que os AIBs estão preparando coolers mosntros pras Radeons R9, e outro dos rumores diz que que as GPUs R9 vão ter taxa de performance DP de relação de apenas 2:1. Parece que AMD quer caçar Teslas e XeonsPHI no mercado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28nm confirmado pras novas Radeons, pelo menos segundo esse Diretor que deu entrevista pra Forbes: http://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2013/09/16/exclusive-interview-amds-matt-skynner-talks-new-radeon-cards-next-gen-consoles-7990-criticism/

Segundo a matéria, não vai ter um die Gigante pra fazer uma nova Radeon "Nvidia Killer".

A nova radeon vai provavelmente ser pouco maior do que o Tahiti(79xx) original.

Espero que consigam tirar um proveito maior do poder bruto das suas GPUs, já que eles fazem uma high-end(tahiti) ~60% maior e apenas ~30% mais rápida do que uma sua GPU mid-end(Pitcairn). Que façam um R1100 melhor do que os GK104 e GK110 ao menos, afinal se trata de uma arquitetura nova...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28nm confirmado pras novas Radeons, pelo menos segundo esse Diretor que deu entrevista pra Forbes: http://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2013/09/16/exclusive-interview-amds-matt-skynner-talks-new-radeon-cards-next-gen-consoles-7990-criticism/

Segundo a matéria, não vai ter um die Gigante pra fazer uma nova Radeon "Nvidia Killer".

A nova radeon vai provavelmente ser pouco maior do que o Tahiti(79xx) original.

Espero que consigam tirar um proveito maior do poder bruto das suas GPUs, já que eles fazem uma high-end(tahiti) ~60% maior e apenas ~30% mais rápida do que uma sua GPU mid-end(Pitcairn). Que façam um R1100 melhor do que os GK104 e GK110 ao menos, afinal se trata de uma arquitetura nova...

To ansioso para ver a nova placa da AMD, agora é só esperar o lançamento e os respectivos testes, falando em lançamento, alguém já tem a data oficial da tão aguarda placa R2D2....?:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...