Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
D4rkSh4d3

Dúvida entre 2 coolers 80mm ou 1 120mm

Recommended Posts

Bom galera, vou pegar um gabinete "novo" preferi gabinete bonito, mas não tem muita refrigeração. São 2 Leaderships, um com suporte a 2 ventoinhas de 80mm traseiras, e outro com 1 ventoinha de 120mm traseira, ambos com dutos laterais de 80mm. Ai vem minha dúvida, qual teria melhor refrigeração: 2 ventoinhas de 80mm ou 1 de 120mm? Quanto ao frontal, não consegui ver, mas creio que seja de 120mm. Bom galera, é isso, qual teria uma melhor refrigeração? Não viso muito overclock. O hardware vai ser um Phenom 965, 4GB Corsair Veangeance, XFX HD6870, e uma Corsair CX430V2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

É difícil aliar beleza e eficiência na configuração de refrigeração na maioria dos gabinetes. Certamente, o gabinete que possibilita a instalação de fans 120mm se mostra mais eficiente na tarefa de controlar as temperaturas. Porém, como conselho mais efetivo, se possível $$$, invista na compra de um gabinete que além de possibilitar uma refrigeração adequada (fans 120mm), permita futuros upgrades, sem a necessidade de gambiarras para acomodar novos componentes!

Busque opções que ofereçam ao menos a possibilidade de acomodar um fan 120mm na frente ou tampa lateral e um fan 120mm na parte posterior. Outros modelos oferecem a opção de instalar fans 120mm no teto (o que ajuda bastante na eliminação do ar quente concentrado na parte superior do gabinete). O ideal é equilibrar o fluxo de entrada e saída de ar.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bom, quanto a futuras gambiarras pra acomodar componentes, não devo temer, pois tem tamanho suficiente pra isso. E para todo caso, fazendo alguns cortes em cima já pode ser instalado um FAN 120mm, então, creio que não irá fazer muita diferença. Talvez fazendo alguns ajustes atrás sem ter que mexer toda a placa acho que já da pra adaptar um fan 120mm, acho que vou ficar com aquele gabinete mesmo. Se precisarem ser feitas alterações, não me incomodo muito com isso, mas se a dissipação de calor de 2 fans 80mm e 1 de 120mm forem equivalentes, não preciso alterar nada.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bom, como você está priorizando a estética e caso opte pela compra do Leadership, vale a pena modificar alguma coisa sim... Um corte no topo para acomodar um fan 120mm como exaustor é uma boa pedida. Procure equilibrar o fluxo de entrada e saída de ar para que a circulação seja eficiente... Como exemplo cito o meu caso: não jogo e não fiz overclock em componente algum; como possuo um gabinete ATX padrão (médio) coloquei dois fans 92mm da Evercool com 48CFM como exaustores (um na parte de trás e outro no topo do gabinete) e um Akasa Viper 120mm com 83CFM como injetor (tampa lateral). Atente que o fluxo de entrada de ar nunca deve ser maior que o fluxo de saída, evitando assim, a criação de bolsão de ar quente dentro do gabinete. O esquema de ventilação depende da futura utilização da máquina.

    Outra alteração importante seria se livrar das 'grades colmeia' nos locais de acomodação dos fans; elas prejudicam muito o fluxo de ar reduzindo bastante o desempenho do fan.

    Abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • É, algumas modificações e terei de fazer com certeza. Quanto à experiência do amigo acima ai, valeu pela dica, mas é que no momento estou priorizando componentes que tem em minha cidade, e como já adiei demais a compra, estou pegando o que tem por aqui, caso precise, eu troco de gabinete depois, sem problemas, mas valeu pela dica mesmo assim.

    Quanto às grades, pode ter certeza que vou "taiar" tudo, e quanto à isso, tenho uma pergunta, colocar aquelas redes de antena parabólica é uma boa? Já vi em vários lugares gente fazendo isso mas nunca achei nada citando sobre. Aí eu pergunto, tiro a 'colmeia', e deixo só com o filtro metálico do cooler, ou ponho algo mais, bem como a rede de parabólica?

    Estou pensando em deixar um fan de 120mm frontal como injetor e 2 fans de 80mm como exaustores, por enquanto. Verei se é possível colocar mais um fan de 120mm como exaustor superior, caso contrário, improviso mais 2x80mm ou 1x92mm, como der. Ai ficará: 1x120mm como injetor; 2x80mm como exaustores e 1x92mm como exaustor. Acho que terá uma boa circulação de ar em equilíbrio, ou estou errado?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sobre a retirada das grades colmeia, particularmente, coloquei somente a proteção (grill) para resguardar os fans e usei borracha em U para dar melhor acabamento aos cortes no gabinete. Não uso filtro (faço a limpeza interna periodicamente) ou qualquer outro aparato nos locais.

    Sobre a circulação de ar, contanto que o fan 120mm frontal não tenha CFM maior que os dois de 80mm combinados na parte posterior, o esquema deve quebrar o galho por enquanto, porém é prudente não adiar muito a instalação do fan 120mm no topo!

    Abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • A não ser que eu ponha o FAN de 80mm lateral trabalhar como exaustor também. Assim já da mais uma ajudinha por enquanto. Dai seria 1x 120mm como injetor e 3x 80mm como exaustores. Já da conta por um tempinho, isso é jogo rápido, só arrumar mais umas 50 dilmas, e já ajeito tudo que precisa.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não acho apropriada a instalação do fan lateral como exaustor; na verdade ele estaria 'roubando' o ar frio que seria sugado pelo cooler do processador causando aumento da temperatura.

    No meu gabinete existe furação dupla para fixação de fans 80mm e 90mm na parte traseira. No seu gabinete existe apenas furação para 80mm? Fans 80mm tem CFM muito baixo, os mais potentes contam com 32CFM, os Akasa por exemplo, mas existem outras marcas 'paralelas' de até 37CFM, porém fazem muito barulho.

    Por enquanto, os dois traseiros e o 120mm dianteiro devem quebrar o galho. Atente apenas para a questão do fluxo de entrada e saída.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Cara, o que eu notei foram "moldes" para apenas fans de 80mm, não vi 2 furações para 92mm. Mas talvez dê pra imporovisar um FAN de 120mm ali atrás. Bom, quando tiver com ele em mãos, vejo o que consigo fazer, no mais, obrigado à todos e feliz ano novo!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ok, meu caro. Boa sorte nas futuras modificações!

    Um feliz 2012 para você!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×