Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida entre 2 coolers 80mm ou 1 120mm


D4rkSh4d3

Posts recomendados

Bom galera, vou pegar um gabinete "novo" preferi gabinete bonito, mas não tem muita refrigeração. São 2 Leaderships, um com suporte a 2 ventoinhas de 80mm traseiras, e outro com 1 ventoinha de 120mm traseira, ambos com dutos laterais de 80mm. Ai vem minha dúvida, qual teria melhor refrigeração: 2 ventoinhas de 80mm ou 1 de 120mm? Quanto ao frontal, não consegui ver, mas creio que seja de 120mm. Bom galera, é isso, qual teria uma melhor refrigeração? Não viso muito overclock. O hardware vai ser um Phenom 965, 4GB Corsair Veangeance, XFX HD6870, e uma Corsair CX430V2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

É difícil aliar beleza e eficiência na configuração de refrigeração na maioria dos gabinetes. Certamente, o gabinete que possibilita a instalação de fans 120mm se mostra mais eficiente na tarefa de controlar as temperaturas. Porém, como conselho mais efetivo, se possível $$$, invista na compra de um gabinete que além de possibilitar uma refrigeração adequada (fans 120mm), permita futuros upgrades, sem a necessidade de gambiarras para acomodar novos componentes!

Busque opções que ofereçam ao menos a possibilidade de acomodar um fan 120mm na frente ou tampa lateral e um fan 120mm na parte posterior. Outros modelos oferecem a opção de instalar fans 120mm no teto (o que ajuda bastante na eliminação do ar quente concentrado na parte superior do gabinete). O ideal é equilibrar o fluxo de entrada e saída de ar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quanto a futuras gambiarras pra acomodar componentes, não devo temer, pois tem tamanho suficiente pra isso. E para todo caso, fazendo alguns cortes em cima já pode ser instalado um FAN 120mm, então, creio que não irá fazer muita diferença. Talvez fazendo alguns ajustes atrás sem ter que mexer toda a placa acho que já da pra adaptar um fan 120mm, acho que vou ficar com aquele gabinete mesmo. Se precisarem ser feitas alterações, não me incomodo muito com isso, mas se a dissipação de calor de 2 fans 80mm e 1 de 120mm forem equivalentes, não preciso alterar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como você está priorizando a estética e caso opte pela compra do Leadership, vale a pena modificar alguma coisa sim... Um corte no topo para acomodar um fan 120mm como exaustor é uma boa pedida. Procure equilibrar o fluxo de entrada e saída de ar para que a circulação seja eficiente... Como exemplo cito o meu caso: não jogo e não fiz overclock em componente algum; como possuo um gabinete ATX padrão (médio) coloquei dois fans 92mm da Evercool com 48CFM como exaustores (um na parte de trás e outro no topo do gabinete) e um Akasa Viper 120mm com 83CFM como injetor (tampa lateral). Atente que o fluxo de entrada de ar nunca deve ser maior que o fluxo de saída, evitando assim, a criação de bolsão de ar quente dentro do gabinete. O esquema de ventilação depende da futura utilização da máquina.

Outra alteração importante seria se livrar das 'grades colmeia' nos locais de acomodação dos fans; elas prejudicam muito o fluxo de ar reduzindo bastante o desempenho do fan.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, algumas modificações e terei de fazer com certeza. Quanto à experiência do amigo acima ai, valeu pela dica, mas é que no momento estou priorizando componentes que tem em minha cidade, e como já adiei demais a compra, estou pegando o que tem por aqui, caso precise, eu troco de gabinete depois, sem problemas, mas valeu pela dica mesmo assim.

Quanto às grades, pode ter certeza que vou "taiar" tudo, e quanto à isso, tenho uma pergunta, colocar aquelas redes de antena parabólica é uma boa? Já vi em vários lugares gente fazendo isso mas nunca achei nada citando sobre. Aí eu pergunto, tiro a 'colmeia', e deixo só com o filtro metálico do cooler, ou ponho algo mais, bem como a rede de parabólica?

Estou pensando em deixar um fan de 120mm frontal como injetor e 2 fans de 80mm como exaustores, por enquanto. Verei se é possível colocar mais um fan de 120mm como exaustor superior, caso contrário, improviso mais 2x80mm ou 1x92mm, como der. Ai ficará: 1x120mm como injetor; 2x80mm como exaustores e 1x92mm como exaustor. Acho que terá uma boa circulação de ar em equilíbrio, ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a retirada das grades colmeia, particularmente, coloquei somente a proteção (grill) para resguardar os fans e usei borracha em U para dar melhor acabamento aos cortes no gabinete. Não uso filtro (faço a limpeza interna periodicamente) ou qualquer outro aparato nos locais.

Sobre a circulação de ar, contanto que o fan 120mm frontal não tenha CFM maior que os dois de 80mm combinados na parte posterior, o esquema deve quebrar o galho por enquanto, porém é prudente não adiar muito a instalação do fan 120mm no topo!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que eu ponha o FAN de 80mm lateral trabalhar como exaustor também. Assim já da mais uma ajudinha por enquanto. Dai seria 1x 120mm como injetor e 3x 80mm como exaustores. Já da conta por um tempinho, isso é jogo rápido, só arrumar mais umas 50 dilmas, e já ajeito tudo que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho apropriada a instalação do fan lateral como exaustor; na verdade ele estaria 'roubando' o ar frio que seria sugado pelo cooler do processador causando aumento da temperatura.

No meu gabinete existe furação dupla para fixação de fans 80mm e 90mm na parte traseira. No seu gabinete existe apenas furação para 80mm? Fans 80mm tem CFM muito baixo, os mais potentes contam com 32CFM, os Akasa por exemplo, mas existem outras marcas 'paralelas' de até 37CFM, porém fazem muito barulho.

Por enquanto, os dois traseiros e o 120mm dianteiro devem quebrar o galho. Atente apenas para a questão do fluxo de entrada e saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...