Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro não inicia, tela preta, cooler aparentemente não gira


mbap

Posts recomendados

Caros participantes do Clube do Hardware,

Peço que tenham paciência comigo, pois é a primeira vez que participo; principalmente porque meu problema pode parecer igual a algum já apresentado neste fórum (sei este item das regras de participação, quanto a não repetir tópicos), mas ocorre que nenhuma explicação que vi me satisfez inteiramente.

Tenho Windows XP, meu micro tem entre 8 e 9 anos, já fiz uns upgrades, e recentemente um técnico de confiança acertou algumas coisas nele (inclusive, colocando uma fonte nova); só que no dia 01/01/12, meu micro travou na tela do "Fifa 2009" e, quando fui reiniciar, a cada tentativa passou a tela com o logo do "Windows" com a barrinha, e parou na tela preta. O que fiz? Tentei reiniciar no modo segurança, levando em conta a última configuração, e nada. Cabe lembrar que, no atendimento, a meu pedido, o técnico colocou uma placa de vídeo.

Grato pela atenção de todos,

Um abraço,

Marcelo BAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, primeiramente seja bem vindo ao forum, quanto ao problema, como o sistema não esta abrindo nem em modo seguro será necessário reparar através do CD de Instalação do Windows, coloque o CD no driver e configure a BIOS para dar boot por ele, fique apertando Delete ao iniciar o PC e procure no Setup alguma config. que se refira a sequência de Boot (1st Boot, 2nd boot, etc...), geralmente fica dentro a opção Advanced/Standard Option (algo assim). Ccoloque o CD como Boot Primario e aperte F10 para salvar,, inicie o CD de instalação apertando qualquer tecla quando for solicitado ( aparece escrito na base da tela), logo que iniciar o CD aperte "R" para entrar no Console de Recuperação, escolha o número referente a sua instalação (normamente é 1) e coloque a senha de admin (se não tiver senha só tecle "Enter"). Digite o comando chkdsk/r e deixe o procedimento concluir. Depois digite exit para sair do console e reiniciar. Se não resolver inicie novamente pelo CD e na primeira opção de reparar ignore, prossiga como se fosse instalar um sistema novo, vá seguindo os passos até a tela em que o assistente de instalação identifica as partições, selecione a partição do seu sistema e agora sim escolha para reparar (apertando "R"), o sistema será reinstalado, porém seus arquivos pessoais não serão apagados.

Espero que ajude. Qualquer coisa posta ai. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, primeiramente seja bem vindo ao forum, quanto ao problema, como o sistema não esta abrindo nem em modo seguro será necessário reparar através do CD de Instalação do Windows, coloque o CD no driver e configure a BIOS para dar boot por ele, fique apertando Delete ao iniciar o PC e procure no Setup alguma config. que se refira a sequência de Boot (1st Boot, 2nd boot, etc...), geralmente fica dentro a opção Advanced/Standard Option (algo assim). Ccoloque o CD como Boot Primario e aperte F10 para salvar,, inicie o CD de instalação apertando qualquer tecla quando for solicitado ( aparece escrito na base da tela), logo que iniciar o CD aperte "R" para entrar no Console de Recuperação, escolha o número referente a sua instalação (normamente é 1) e coloque a senha de admin (se não tiver senha só tecle "Enter"). Digite o comando chkdsk/r e deixe o procedimento concluir. Depois digite exit para sair do console e reiniciar. Se não resolver inicie novamente pelo CD e na primeira opção de reparar ignore, prossiga como se fosse instalar um sistema novo, vá seguindo os passos até a tela em que o assistente de instalação identifica as partições, selecione a partição do seu sistema e agora sim escolha para reparar (apertando "R"), o sistema será reinstalado, porém seus arquivos pessoais não serão apagados.

Espero que ajude. Qualquer coisa posta ai. :joia:

Caro amigo,

Agradeço muitíssimo pela ajuda, mas tenho boas e más notícias.

Hoje (03/01/2012), tentei iniciar no modo segurança, e tive um êxito, eu diria, parcial.

Pois o caso do meu micro é complexo, mas creio que acharão um caso interessante a se estudar.

Primeiro, percebi que não passei mais informações técnicas antes, sobre o mesmo, que cito agora:

- Processador do tipo x86 AMD Athlon XP 2000 Mhz 2400+

- Placa-mãe DMI PCChips M825Vxx, fabricada pela ECS

- Chipset da placa-mãe VIA VT8375 ProSavage DDR KM266

- Bios do tipo AMI

- Placa de vídeo nVidia GeForce 6200 AGP

- Modem Motorola SM56 Speakerphone

- 2 discos rígidos, um de 149 Gb, particionado em um de 49 Gb, onde está instalado o sistema, e outro de 100 Gb, com arquivos de dados atuais, e outro disco rígido de 37 Gb, mais antigo, formatado e com um Windows instalado que não é usado

Segundo, já passei por poucas e boas com os computadores, em cerca de 20 anos de usuário, e com este meu micro, em particular, que foi montado para mim há cerca de 8 anos - já foram trocadas várias peças, a última delas a fonte, agora em dezembro, quando também foi colocada a placa de vídeo. Digo isto porque já tive que trocar os 2 HDs que tenho em meu micro, e que formatar o "primary" umas duas ou três vezes, mesmo porque nem sempre tive dois.

Terceiro, mal tive um serviço prestado em meu computador em dezembro, que resolveu um problema de sistema com reinstalação do Windows sem remoção dos dados (pois exigi do técnico que resolvesse o problema sem formatar o HD, pois já passei por isto e sei o trabalho enorme que é reinstalar todos os programas depois), e apareceu um problema estranho dias após o fim do atendimento, que não afetou seu funcionamento, mas que era preocupante: um mesmo tipo de vírus que aparecia sempre na mesma pasta situada no diretório-raiz da minha unidade de disco virtual de dados - uma pasta que não era oculta nem de sistema, uma pasta que simplesmente não existia; como já era quase Natal, o técnico ficou de pesquisar a respeito, e dar-me uma resposta depois. Ou seja, o antivírus que ele instalou (que eu não conhecia - uma das poucas mudanças importantes em meu sistema, após o atendimento), o Avira, localizava os vírus nas seguintes pastas inexistentes:

E:\System Volume Information\_restore{9B1137E4-BE7F-4D05-94E8-97A0FF7D4D21}\RP27

E:\System Volume Information\_restore{9B1137E4-BE7F-4D05-94E8-97A0FF7D4D21}\RP34

,aparecendo os vírus em meu computador, num intervalo total de tempo de duas semanas, com os nomes em ordem sequencial:

A0014467.exe

A0014468.exe

A0026740.exe

A0026741.exe

A0026742.exe

Tais vírus encontram-se hoje na quarentena do Avira.

Quanto aos problemas talvez causados por estes vírus, há o fato de aparecer uma mensagem de erro estranha, ao clicar no atalho do desktop do discador IG - "arquivo de temas não encontrado", o que me levou a ter que criar uma nova conexão com o mesmo n.º de tel. do IG para poder acessar a Internet em casa (ou seja, só não pude usar a janela própria do IG); além disto, houve umas reinicializações involuntárias ao se utilizar algum jogo mais "pesado" no fim de dezembro ("Age of Mythology", "FIFA 2009" e "Battlefield") e a total impossibilidade de atualizar o banco de dados do Avira, que antes já era um processo difícil por ser minha Internet discada.

A novidade que tenho para lhes passar é que, ao passar o Avira hoje (mesmo com seu banco de dados defasado), ele não pôde ler um arquivo:

C:\Windows\System32\Drivers\Atapi.sys

Daí vem as perguntas: será que é este o arquivo corrompido que deu-me esta dor de cabeça de ano novo? Ou será que é algum vírus "incubado", já que não atualizo meu antivírus há um mês? E que tipo de vírus é este (meu técnico disse ter pesquisado na Internet e não ter achado nenhuma informação, a respeito - aliás, nem eu - também pesquisei)?

Perdão se extendi-me demais, mas senti-me na obrigação de municiá-los de informação para que tentem chegar a alguma conclusão. E, por falar em conclusão, uma coisa já decidi: quero, como disse a meu técnico, um antivírus eficiente sim, mas que seja solução, e não um novo problema, que não seja tão complicado de ter seu banco de dados atualizado - podem, por favor, indicar-me algum (ns)?

Agradecendo muitíssimo toda a atenção dispensada,

Marcelo BAP

Agora, será que há algum tipo de "malware" ou algo parecido, incubado

Caro membro CStriffe e amigos em geral,

Apesar de ter me estendido muito em minha resposta anterior, esqueci-me de duas coisas: uma, que andei tentando resolver os problemas de sistema na semana anterior ao ano novo restaurando o sistema, e não consegui - desde então, todas as tentativas de restaurá-lo fracassaram - daí, a pergunta: uso o "chkdsk"? E se usar, uso na unidade física C: , onde está o sistema, ou na unidade lógica E: , onde estão meus dados, ou em ambas?

E se forem indicar-me um novo antivírus, por favor digam-me onde posso baixar (lembrem-se, minha internet é discada).

Abraços,

Marcelo BAP

Caro membro CStriffe e amigos em geral,

Apesar de ter me estendido muito em minha resposta anterior, esqueci-me de duas coisas: uma, que andei tentando resolver os problemas de sistema na semana anterior ao ano novo restaurando o sistema, e não consegui - desde então, todas as tentativas de restaurá-lo fracassaram - daí, a pergunta: uso o "chkdsk"? E se usar, uso na unidade física C: , onde está o sistema, ou na unidade lógica E: , onde estão meus dados, ou em ambas?

E se forem indicar-me um novo antivírus, por favor digam-me onde posso baixar (lembrem-se, minha internet é discada).

Abraços,

Marcelo BAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...um mesmo tipo de vírus que aparecia sempre na mesma pasta situada no diretório-raiz da minha unidade de disco virtual de dados - uma pasta que não era oculta nem de sistema, uma pasta que simplesmente não existia; ...

E:\System Volume Information\_restore{9B1137E4-BE7F-4D05-94E8-97A0FF7D4D21}\RP27

E:\System Volume Information\_restore{9B1137E4-BE7F-4D05-94E8-97A0FF7D4D21}\RP34

Então amigo o diretório citado acima, não é que não existe, ele fica oculto no sistema pois é o local onde são armazenados os restore points, talvez por isso não tenha conseguido fazer restauração, pode ser que o avira tenha alterado/modificado/excluido esses arquivos dos Restore Points por ter detectado tais virus dentro deles, tente criar um novo Restore Point e fazer restauração para ver se o problema persiste. Quanto prob. do Atapi.sys, ele pode ter sido corrompido, me diga por acaso você usa o Alcohol 120% ? Se for o caso da uma olhada no topico abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/atapi-sys/164518

Quanto a indicação do antivirus, na minha humilde opnião, o Avira é um AV bom, sempre usei e nunca tive grandes problemas com infecções e coisas do tipo, ele também não é muito pesado, roda tranquilo aqui. Testei também o Avast, AVG, Nod32 e outros, mas acabei ficando com o Avira mesmo. Quanto a atualização, acho que qualquer antivirus vai ter dificuldades quando se trata de internet discada, quando usava discada era uma dor de cabeça para atualizar (inclusive os testes que fiz foi em função disso, mas todos os AVs que testei ocorria o mesmo), ficava as vezes de um dia para o outro. No seu caso, acho que seria bom testar por um tempo o Avira para ver se vale a pena trocar. De qualquer forma, espero que tenha ajudado. Qualquer coisa posta ai valeu. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro CStriffe,

Em primeiro lugar, obrigadíssimo pela atenção e pela ajuda; pela minha experiência como usuário, vejo que tem sólidos conhecimentos e que o que diz faz sentido. Não pude acessar estes dias direito, e quando acessei, o computador estava muito lento (internet discada).

Hoje, estou com mais tempo e a internet está boa (com suas limitações).

Novidades: nestes últimos dias, apareceram, em dois dias diferentes, dois outros vírus daquele mesmo tipo e naquele mesmo caminho de diretórios que informei antes, que você disse ser dos "restore points", e que deve ser mesmo, pois não sei se ficou claro nas minhas mensagens anteriores, há semanas que, quando tento, não consigo restaurar meu sistema (o processo é interrompido antes do fim e aparece um aviso de que não foi possível completar a restauração).

Quanto ao antivírus, não sei se você pensou que eu estaria implicando com o Avira, mas não é isto, é que sinto que é praticamente impossível atualizar seu banco de dados, pois toda vez que tento atualizar, nas últimas semanas, do total de cerca de 15, 16 Mb a serem baixados, não são baixados mais do que 7 Mb (antes disto, o processo de download é interrompido e a janela é fechada). A última atualização data do início de dezembro de 2011.

Quer dizer, não consigo restaurar meu sistema, o processo de download dos dados do antivírus é interrompido a dois terços do fim, isso tudo não é muita coincidência? Não pode ser algum tipo de vírus instalado / escondido agindo? Não resolveria instalar algum outro antivírus com banco de dados atualizado e escanear principalmente as pastas de sistema?

Lembrando que sim, tenho este tal de programa "Alcohol 120%" a que você se referiu, não porque eu queira, mas porque este último técnico que mexeu no micro instalou, assim como instalou também o Avira. Aliás, para que serve este tal de "Alcohol 120%" ?

Quanto a atualização de antivírus ser bem lenta na internet discada, estou ciente disto, mas ocorre que comparar é inevitável, e, que me lembre, o Avast não demorava tanto para ser atualizado como demorou o Avira na última vez em que consegui atualizar.

Resumindo - meus dois problemas atuais: como fazer para restaurar de vez o sistema do meu micro, para ter um "Windows" confiável, ao invés de um instável; e como fazer para ter um bom antivírus cujo banco de dados, estando atualizado, permita que eu faça uma varredura nos meus HDs para tentar localizar algum vírus "incubado".

Uma vez mais, agradeço muito,

Marcelo BAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, o Alcoohol 120% é um programa para se trabalhar com Cd's e DVD's, ele faz copias de discos, cria imagens e também funciona como driver virtual, ou seja, pode ser usado para montar a imagem de um disco (iso, img, etc...) sem queimar mídias, enfim, é um ótimo programa (na minha opnião) para CD's e DVD's. Quanto ao problemas de restauração, provavelmente o Avira esteja inutilizando seus restore points por detectar infecção nele, ou até mesmo o proprio virus pode estar impedindo este processo, inclusive o fato do update do AV parar sempre no mesmo ponto, pode ser sim por ação do virus. Antes de tentar resolver o problema com a restauração é necessário remover qualquer infecção do sistema, pois mesmo resolvendo ele pode facilmente ser danificado novamente. O melhor seria postar esse problema com o Virus na seção de Remoção de Malwares (a seção vai voltar reabrir no dia 11/01/12, se não me engano), que os analista especializados em remoção de malwares resolvem isso sem dificuldade, da uma olhada no link abaixo que explica como postar na area e depois é só aguardar que eles te dão uma ajuda. Desculpe não poder ajudar mais que isso, pois quanto a remoção de virus "o tiro tem que ser certeiro", senão pode até piorar a situação.

http://forum.clubedohardware.com.br/leia-antes-postar/597599

De qualquer forma, espero que seja de alguma ajuda, se precisar de algo mais ou tiver mais alguma dúvida, posta ai que eu tento ajuda (se estiver ao meu alcance, claro. ^_^). :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Amigo Um ótimo Anti virus simples e fácil de usar que te protege pra caramba e você pode wncontrar gratis na net é o PANDA Antivirus free no link abaixo:

http://www.baixaki.com.br/download/panda-cloud-antivirus.htm

eu uso ele e ainda num encontrei um anti virus tão fácil de mexer e que faz o que os outros não fazem direito.abraço:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...