Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luminária de Led's em 12v30Ah


auyrc

Posts recomendados

Estou tentando montar um esquema de iluminação com painéis de led de luminárias de emergencia,

as luminárias tem baterias internas de 3v, eu to querendo ligar esta luminária em uma bateria de 12v 30Ah estacionária (não sei se isso faz diferença), gostaria de saber como fazer pra transformar esses 12v em 3v, tentei colocar um resistor de 1k mas ele esquenta muito e eu fiquei com medo de dar problema depois, se alguem puder me ensinar uma maneira que fique bom agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa conversão, com resistores ou transistores, se feita de forma linear, terá uma eficiência muito pobre..

Imaginemos que sua luminária esteja já montada, com todos os leds em paralelo, digamos 30 led's..

A corrente que esse conjunto tipicamente usa é de 20 mA por led, o que dá um total de 0,02 x 30 = 600 mA.. Se colocares um resistor ou transistor ou regulador de tensão, no modo linear, vai dissipar sobre o mesmo toda a diferença de tensão que será de 12 -3 = 9 Volts x 0,6A = 5,4 Watts.. Não vai dar de colocar a mão sobre o resistor dissipando tamanha potência.

Um modo simples, para fazer esse acerto seria colocar um resistor de 9/0,6 = 15 Ohms x 10 Watts NOTE: ISSO SE A LUMINÁRIA FOR DE 30 LED'S A 20 mA CADA LED..

Esse resistor deverá ser calculado caso a caso, dependendo do número de led's e da estrutura como os mesmos são ligados..

Se você estiver montando a luminária, a melhor solução seria colocar 3 leds em série e um resistor de 150 ohms para cada uma dessas séries..

A luminária, montada desse modo, teria uma vida maior (dos led's) bem como uma autonomia 3 vezes maior com a mesma capacidade de bateria. (demandaria somente 0,2 Amperes em vez de 0,6 Amperes).

Se desejas baixar de 12 Volts para 3 Volts sem perda nem tanta dissipação, busque por uma solucão chaveada (não é nada simples) aonde o transistor chaveador se mantém 1/4 do tempo em condução... Como já falei, não é uma solução simples não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

a luminária é de 30 Leds mesmo, a corrente eu não sei te informar se é 20 ou 25mA, pois eles são brancos de alto brilho, eu resolvi ligar 4 resitores de 1k ligados em paralelo, ta esquentando bem menos, mas não sei se isso ta certo, vou procura esse resistor 9/0,6 = 15 Ohms x 10 Watts pra comprar, e tentar montar com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3/4 da capacidade da bateria será gasta somente com o resistor. Acho um desperdício enorme. Mais fácil usar um circuito regulador de tensão com lm317. Agora se for ter que usar resistor mesmo, pode tentar usar lâmpada de carro no lugar, já que é mais barato, mas use lâmpada com potência de até 10W. Tome cuidado com resistor nessas suas tentativas, pois como existe uma bateria interna, pode ir uma tensão maior que a necessária e a bateria pode ferver e explodir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....Mais fácil usar um circuito regulador de tensão com lm317. ...

Usar resistor ou usar LM317 vai dar exatamente na mesma coisa do ponto de vista de calor gerado e de desperdício de energia. Qualquer regulador linear desperdiçará exatamente a mesma potência que o resistor (e também aquecerá na mesma quantidade)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, hoje depois de muito procurar encontrei um resistor com a descrição que o amigo Faller indicou, porém não é idêntico ao recomendado, ele é um resistor de fio (daqueles verdes) 15R 5% 20W, também encontrei do mesmo resistor de: 7R5 5% 15W, para este segundo pensei em ligar os painéis em série e colocar apenas um resistor para os dois painéis, isso daria certo?,

esse resistor de 20Watts vai surtir o mesmo efeito do de 10Watts ? ou vai dar algum problema?

me desculpem se falei muita asneira, sou totalmente leigo nesse assunto :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

caríssimo. vou reproduzir a mesma pergunta que fiz noutro forum, e com a resposta do faller (lá Ifaller)

faller. não sei se tu lembras disso

Citação:

Citação:

Postado Originalmente por lazarormjr

Qual a melhor forma de ligar uns 8~10 leds em um molex? 5 ou 12v? Tem alguma forma que não precise de resistor?

A forma que não necessita de resistor é quando colocas um CI regulador de corrente, como esses dai:

http://www.mornsun-power.com/cn/prod...m enAodEBF56A

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1219

Com certeza todos muito mais complexos e caros que um resistor.

Led não foi feito para que apliques uma tensão no mesmo e sim para que ministres uma corrente, limitada, controlada através do mesmo..

Se queres ligar um ou mais led´s em 5 ou 12 Volts, saiba primeiro qual a tensão dos led´s e em que corrente é aconselhável que o mesmo trabalhe.

O datasheet de cada led tem esses dados..

Se não tiveres a menor ideia de qual o led ou os led's que tens, siga essa tabela ai que mais ou menos dá a tensão em função de cada tipo/cor, etc...

Sabedor da tensão da fonte ( 5 ou 12 Volts no caso) veja a combinação série de led's (número de led's representado pelo somatório de seus Vf's) que mais se aproxime, na soma de seus Vf's, a 70% da tensão da fonte..

Façamos juntos..

Suponhamos dispor de led's somente na cor vermelha e que desejemos ligar uma quantidade deles, digamos 20, em uma fonte de 12 Volts..

Na tabela se vê que o led vermelho tem um Vf de 2 Volts..

A tensão da fonte é de 12 Volts...

70% desse valor é 12 x 0,70 = 8,4 Volts...

A pergunta é... Se a tensão de cada led é de 2 Volts, quantos cabem em 8,4 Volts.. => 8,4 / 2 = 4,2 Ou seja, quatro led's inteiros ...

Façamos pois o seguinte esquemático:

Veja que se cada led em sua corrente típica estabelece uma tensão de 2 Volts sobre si mesmo, 4 led's vermelhos em série estabelecerão 8 Volts sobre o total da série, restando 4 Volts sobre o resistor..

Um resistor e uma tensão, é tudo o que necessitamos para estabelecer uma corrente constante, fixa e limitada..

Suponhamos então que a corrente de trabalho dos led's seja de 20 mili Amperes ou 0,020 A..

Calcula-se desse modo o valor do resistor pela velha o boa lei de Ohm

R = V/I

Aonde R = 4/0,02 = R = 200 Ohms => Pegando o valor comercial imediatamente superior R = 220 Ohms

Ou usa-se uma calculadora auxiliar para ativação de led's..

http://led.linear1.org/led.wiz

Fácil não???

Faltou... A proposta era a de colocar 20 Led's.. Ai está..

Abraço...

Infelizmente, as figuras que o colega postou lá, não abrem aqui.

Se ele autorizar expressamente, eu fiz um texto com o que está lá, e tenho salvo em PDF no meu pc, posso postar o link aqui.

Se ele autorizar expressamente, reitero, visto que a resposta foi ele quem forneceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ilkyest,

não entendi muito bem o que você quis dizer,

mas tenho dois painéis com 30 led's brancos super brilho que consomem 25 mA/h alimentados por 2.7V(min) / 3.6V(max), sendo assim tenho que baixar os 12V da bateria pra ~3v, o faller disse pra usar um resistor de 15R 10Watts, mas o resistor que eu consegui é de 15R 20Watts, será que isso gera algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ilkyest,

não entendi muito bem o que você quis dizer,

mas tenho dois painéis com 30 led's brancos super brilho que consomem 25 mA/h alimentados por 2.7V(mim) / 3.6V(max), sendo assim tenho que baixar os 12V da bateria pra ~3v, o faller disse pra usar um resistor de 15R 10Watts, mas o resistor que eu consegui é de 15R 20Watts, será que isso gera algum problema?

20 Watts é a capacidade de dissipação máxima do mesmo..

Sua real dissipação será

12-3,6 = 8,4 Volts. Essa tensão estará sobre o resistor

Potência dissipada = 8,4 x 8,4 / 15 = 4,7 Watts..

Como ele aguenta até 20 Watts, vai dar tranquilo...

Repito.. Esse não é o melhor modo de se fazer, com uma bateria de 12 Volts, mas isso depende muito de como foi montado esse painel de led's..

O modo mais correto de se ligar 30 led's de 3,6 Volts, em uma fonte de 12 Volts é o seguinte:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.6,20,30,0〈=pt-BR

Nessa solução o consumo da bateria será de 200 mili Amperes

Se todos os leds estiverem em paralelo, como provavelmente está esse painel de leds. o consumo da bateria de 12 volts será de 600 mili Amperes..

Ou seja, a melhor solução multiplica por 3 a autonomia da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

exatamente isso que eu iria postar, após autorização claro

esse link aqui é a versão pdf do supra citado tópico que falei. é um PDF mas que, ao contrário do fórum, apareceu figuras. Tópico respondido pelo Faller, no guia do hardware, em resposta a um tópico meu.

segue o PDF.... mas a resposta é similar àcima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...