Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando aleatoriamente - Fonte?


rmartignoni

Posts recomendados

Caros, de umas 2 semanas para cá meu computador vem reiniciando aleatoriamente e o problema está ficando cada vez mais frequente.

Não encontrei nenhum outro indício a não ser a fonte estar "indo pro vinagre"...

Tenho uma Zalman 360w e minha configuração é a seguinte:

Gigabyte GA-P67A-UD4-B3

Intel Core i5 2500k @ 4.5GHz

2x 4GB Corsair DDR3-1333

eVGA GTX 550 Ti 1GB

2x Seagate Caviar Blue 500GB SATA 3

Não há BSOD ou qualquer log de erro no sistema, apenas o Event ID 41 (Kernel-Power)...

O que eu acho estranho é que posso colocar o LinX pra rodar por 3 horas e o computador não reinicia, ou até mesmo jogar algum jogo por um periodo de tempo...

O computador simplesmente desliga como se a fonte tivesse desligado e liga novamente... embora tudo indique que o problema está na fonte o fato de rodar o LinX ou jogar sem reiniciar me deixa com dúvidas.... O que acham?

Nesse caso penso em uma Antec ECO 520w... vale investir R$60,00 a mais e pegar uma Seasonic 520w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo, teste de memória. Para testar memórias no Windows 7, digite mdsched no Pesquisar, dê Enter e siga as instruções. O consumo aí não passa de 260W, o que não exclui a possibilidade de problema com a fonte.

a fonte deve ter uns 3 anos ja.... embora fontes com PFC ativo não tenham um "prazo de validade" o tempo de uso pode ter "degradado" algum componente que causaria esse problema?

teste executado e nenhum erro encontrado..... mais alguma tentativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Zalman 360 é já um tanto antiga e tem os seus pecados: Capacitor CapXon no circuito do PFC ativo. Todas as fontes da época com capacitores CapXon sofriam de pouca durabilidade. O modelo de 460W queimava com facilidade a bobina indutora do circuito de PFC. Era até boa para a época, mas sofre nas configurações mais atuais com suas duas linhas +12V limitadas a 11 e 15A. Então sua configuração está mesmo pesada para ela, porém não estaria pesada para uma Antec 400, uma Seasonic 430 ou mesmo uma Corsair 430 com linha única de 28A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke, eu sei que a minha configuração está no "limite" para esta fonte... mas ainda assim o computador não estaria mais suscetível a reiniciar quando executo um "stress test" ou em jogos? o mais estranho é que quando executando esses processos ele não parece reiniciar nenhuma vez (não que eu me lembre)....

por isso fico com a pulga atras da orelha se o problema realmente está na fonte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke, eu não utilizo nobreak ou estabilizador. Meu computador é ligado direto na tomada....

Infelizmente a única forma de testar a fonte é comprar uma nova....

Tenho algumas opções:

Corsair CMPSU-430CXV2 430w - R$200,00

XFX 450W Core Edition P1-450S-XXB9 - R$200,00

SeaSonic 520W S12II 520 Bronze - R$235,00

SeaSonic 430W S12II 430 Bronze - R$175,00

Antec NEO ECO 520C 520W - R$205,00

A Antec parece ser uma boa escolha.... Os R$30,00 a mais da SeaSonic valem a pena?

A SeaSonic 430w já daria conta de uma GTX 560?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...