Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tcc


35P€C7R0

Posts recomendados

Há muitas diferenças, mas tanto ele quanto voce podem programa-lo com um pouco de leitura. Tal como disse, é melhor começar pelo basico, controlando leds.

A linguagem só é igual na hora de controlar o programa, mas ao controlar o dispositivo é bem diferente. E é ai que voce deve começar, aprender a controlar a parte electronica como saidas e entradas.

Qualquer coisa nós estamos aqui.

TO FERRADO TT :eek::unsure:

tenho ki fazer logo isso.... pois se nao der certo tento arrumar ou fazer de novo.. agora fiquei confuso não sei por onde começar --"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai com calma, não é nada difícil. Primeiro baixe o CCS e o proteus e tente acender um led.

Proteus eu ja conheco ja ... mas comecar com um led nao vai demora muito .. nao posso pular esta parte ???

tipo eu faco a montagem do circuito na protoboard e meu cunhado faz o programa eu gravo o firm e pronto so testa nao e assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é só pra testares as entradas e saídas com um dispositivo simples que no caso é um led e um botão. No mesmo programa poderá ser feitas as alterações até chegar onde queremos.

Acender o led é como o "Hello World!", é uma tradição :cool:;).

tendi uma tradição ki nao pode ser kebrada kkkkkk

ok vou fazer isso.. alguem ai tem o link do proteus e do CCS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um linnk pro microC que todos concordam é melhor estou procurando o topico que postei e ja posto

Tem como alguem me passar o link do PROTEUS e do CCS .. estou com pressa..

v6 vão falar que sou burro não uso o google. pra fala a vdd eu até procurei e baixei os 2 mas nao funcionou.. o CCS eu baixei mas era um tutorial kkkkkkkkkkkkkkkkk acho que preecisa de patch pra validar deve ser só pago.. o proteus eu não achei nao.. instalei um aqui mas nao funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tua intençao é aprender ,faça você mesmo,agora se isso pouco importar e somente ter o trabalho pronto é o teu objetivo manda teu *****.......nhado fazer kkkkkkkkkkkk.

pior que se depender dele.. nao vai sair joça nenhuma...

mas será que da pra aprender a ponto de fazer o circuito que imagino?

ps: em pouco tempo!

o proteus serve pra simular correto? você monta o circuito e simula..

eu ja comecei coloquei o pic 16f877 e o display duplo;;; já é um começo.

mas depois de montar o circuito fisicamente.. tenho que adicionar o programa que irei fazer em C no Proteus?

89859343.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos partir para o display,e ao mesmo tempo acender leds ,afinal o display sao segmentos de leds.O display tem sete segmentos a,b,c,d,e,f,g.Temos anodo comum e catodo comum.Para formar o numero 1 por exemplo a gente precisa acender os segmentos b ,c , o nivel logico na saida do pic ira depender do comum do display,se for catodo comum o nivel de saida para acender os segmentos sera 1 ,ao contrario se for anodo comum..... ta entendendo?Se quer pular os leds então comece tentando formar numeros no display.....Qualquer coisa estamos ai.Abraços.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos partir para o display,e ao mesmo tempo acender leds ,afinal o display sao segmentos de leds.O display tem sete segmentos a,b,c,d,e,f,g.Temos anodo comum e catodo comum.Para formar o numero 1 por exemplo a gente precisa acender os segmentos b ,c , o nivel logico na saida do pic ira depender do comum do display,se for catodo comum o nivel de saida para acender os segmentos sera 1 ,ao contrario se for anodo comum..... ta entendendo?Se quer pular os leds então comece tentando formar numeros no display.....Qualquer coisa estamos ai.Abraços.......

pow nao sou estão burro assim kkk eu ja fiz na proto usando jk filp flop.. fazendo contadores.. isso eu sei na pratica.. no proteus é a mesmo coisa ..

Eu to querendo realizar 2 circuitos.. o primeiro vai estar na entrada do estacionamento será um contador ele subtrai e soma.. quando sai ou entra um carro .. assim mostrando no display.. ele irá de 0 a 10 ..

e o outro circuito será com sensores, em cada vaga ... por exemplo 5 vagas em um corredor e 5 vagas em outro corredor.. se tiver vaga em cada cada corredor, as 2 setas luminosas irao piscar indicando que há vagas nos respectivos corredores.. eu acho mais simples do que o primeiro circuito.

nos dois circuitos eu posso utilizar o PIC 16f877 ? e tem muita diferença pro 16f877A?

e quantas entradas e saidas possui? pois serao 10 vagas de carro então 10 variaveis.. preciso de 10 entradas?

vejam o video que tem nesse site é parecido com que quero fazer...

http://www.fastpark.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to querendo realizar 2 circuitos.. o primeiro vai estar na entrada do estacionamento será um contador ele subtrai e soma.. quando sai ou entra um carro .. assim mostrando no display.. ele irá de 0 a 10 ..

e o outro circuito será com sensores, em cada vaga ... por exemplo 5 vagas em um corredor e 5 vagas em outro corredor.. se tiver vaga em cada cada corredor, as 2 setas luminosas irao piscar indicando que há vagas nos respectivos corredores.. eu acho mais simples do que o primeiro circuito.

Em termos de software é mais simples, mas o hardware é bem mais extenso por ter varios sensores (mas com a mesma pouca complexidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao citei em nenhum momento q você é ou nao burro então seja humilde amigo.

Desculpe se eu me expressei mal essa não foi a minha intenção.

Em termos de software é mais simples, mas o hardware é bem mais extenso por ter varios sensores (mas com a mesma pouca complexidade)

eu acho ao contrario kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to querendo realizar 2 circuitos.. o primeiro vai estar na entrada do estacionamento será um contador ele subtrai e soma.. quando sai ou entra um carro .. assim mostrando no display.. ele irá de 0 a 10 ..

Pensa um pouco amigo.Se temos um sensor na entrada ele ira subtrair as vagas então o algoritimos seria do seguinte modo,lembrando q a variavel vagas precisa começar com valor 10.


Se sensor_entrada==1 // entrou carro
delay_ms(50) // debounce
vagas-- // agora vagas é igual 9
se vagas==0
acende lotado // é preciso sinalizar q nao ha mais vagas ,então pensei nisso.
mostra display // chama funçao q joga o valor no display.

Para a saida ficaria:


se sensor_saida==1
delay_ms(50)//debounce
vagas ++
se vagas >0
apaga lotado
se vagas>10 //é preciso fazer isso para limitar o valor a ser mostrado.
vagas=10
mostra display

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos dois circuitos eu posso utilizar o PIC 16f877 ? e tem muita diferença pro 16f877A?

e quantas entradas e saidas possui? pois serao 10 vagas de carro então 10 variaveis.. preciso de 10 entradas?

Esse PIC tem por aí 33 pinos de enrada e saída, portanto serve para o caso em questão. 877 ou 877A é a mesma coisa, as diferenças não são muito relevantes (na minha opinião).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como se eu nao fazer nda.. nao por a mao na massa.. o tcc nao sai da imaginação.. então eu estou lendo um tutorial desse pic..

e quero confirmar algumas coisas.

11 e 32 alimentação

12 e 31 gnd

13 e 14 clock.. ( qts Mhz eu uso?)

pino 1 recebe 3 niveis de tensão: 5v, 0 e 13,4v , respectivamente > funcionamento , reseta e gravação!

os demais são i/o eu que defino por meio da programação qual é saida e entrada?

pra que serve o delay? é em relação a velocidade de resposta?

no proteus como eu simulo um sensor? busca na biblioteca por sensor mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí. pra escolher quem é entrada ou saita usa-se o registro TRIS.

O delay é um atraso necessario pra controle do programa. por exemplo o Jorge no seu pseudo-codigo usou delay pra debounce.

valeu.. mas em relaçao ao clock de cristal eu uso qts mhz? 1?

eu que escolho ou nao?

já que segundo o tutorial que eu estava lendo a alimentação é de 5v nos pinos 11 32 e 1

posso ultilizar bateria? ou uma fonte de ajustavel?

leo ou jorge sabe me informar qt ta saindo esse pic na sta ifigenia é muito caro? eu sei que qt mais entradas e bits mais caro é.. também tem os pic's regravaveis que sao mais caros dos que só podem ser gravados 1 vez.

Num da pra eu fazer primeiro a montagem no Proteus ?? depois eu vejo a parte de programação?

esses dois "//" é pra descrever o codigo? depois dele você nomeia o que esta sendo feito é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara se não me engano cojitarão o pic 16f877A ou o pic 16f887

os dois estão em media uns 13,00 são baratos no

http://www.4shared.com/file/_pc_fLtc/MikroC.html

ai esta o linc do microC

acho que uma fonte mas garanta que sua tensão não passe de 5,5V

a frequencia mais comum de ver os otros fazenu as coisas é 4MHz mas depende do que se quer fazer só devo resssaltar que para frequencias maiores que 10MHz a tensão deve ser no minimo 4,5V você escolhe a frequencia acho 4MHz deve dar

e se não me engano é rarissimo achar pics que são gravados apenas 1 vez esses podem ser gravados até 100.000 vezes

e os // depois das linhas de comando no codigo é para comentar aquela linha o que esta atras dos // o compilador não leva em conta é apenas para leitura e facilitar alguma explicação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num da pra eu fazer primeiro a montagem no Proteus ?? depois eu vejo a parte de programação?

Sem a programação não acontecerá nada no proteus, até dará erro por faltar o HEX file.

eo ou jorge sabe me informar qt ta saindo esse pic na sta ifigenia é muito caro? eu sei que qt mais entradas e bits mais caro é.. também tem os pic's regravaveis que sao mais caros dos que só podem ser gravados 1 vez.

Quanto a preços nada possa dizer (estou muito distante de ti). O PIC 16f877 tem memória flash, todos PICs que vêm com a letra f têm essa memória podendo ser regravado varias vezes, tal como mensionou mister nitendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pessoal tão me ajudando muito...

valeu pelo link mas eu já baixei o CCS e agora qual eu uso?


Se sensor_entrada==1 // entrou carro
delay_ms(50) // debounce
vagas-- // agora vagas é igual 9
se vagas==0
acende lotado // é preciso sinalizar q nao ha mais vagas ,então pensei nisso.
mostra display // chama funçao q joga o valor no display.

Para a saida ficaria:


se sensor_saida==1
delay_ms(50)//debounce
vagas ++
se vagas >0
apaga lotado
se vagas>10 //é preciso fazer isso para limitar o valor a ser mostrado.
vagas=10
mostra display

eu começo por aqui? o código que o Jorge me passo?

Mas não entendi muito bem algo pode me explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...