Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o Folding@Home


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Isso ai pagodeiro, ajuda o piá.

O meu eu ganhei do marcus e coloquei no Atlhon X2 e ficou filé. Coloquei no Atlhon II X3 que é mais frio e ficou mais filé, cheguei a 4.2 GHz em over com todos os núcleos ativados, então se conseguir um cooler desses, pode desbloquear o bicho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ApoloBrz, você pode até desbloquear o 2º núcleo da cpu com esse cooler mesmo, o máximo que vai acontecer é o pc travar se esquentar muito... (todo processador da última década tem proteção contra superaquecimento... que faz com que o processador simplesmente trave quando atinja uma temperatura limite (nos AMD é algo em torno de 70º)

Aí você ja sabe... se estiver foldando, e o pc começar a travar é superaquecimento, você pode até retirar esse overclock...

em smp o folding rende muito mais pontos, além dos bônus (você começa a receber bônus depois de entregar a 10ª wu smp...)

off:

pra tentar saber a temperatura do processador, faz o seguinte: abre um terminal e se loga como root, e digite:

cat /proc/acpi/thermal_zone/CPU0/

e aperta TAB duas vezes... provavelmente ele vai mostrar uma lista com alguns nomes, e deve ter um 'temperature' ou algo parecido... é só completar o comando com esse nome e apertar enter...

ps: esse comando nem sempre funciona... (por exemplo, funciona nos dois pc's da minha assinatura, mas no Phenon X6 que eu uso aqui do serviço já não funciona...) vai da 'sorte'...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ApoloBrz, você pode até desbloquear o 2º núcleo da cpu com esse cooler mesmo, o máximo que vai acontecer é o pc travar se esquentar muito... (todo processador da última década tem proteção contra superaquecimento... que faz com que o processador simplesmente trave quando atinja uma temperatura limite (nos AMD é algo em torno de 70º)

Aí você ja sabe... se estiver foldando, e o pc começar a travar é superaquecimento, você pode até retirar esse overclock...

em smp o folding rende muito mais pontos, além dos bônus (você começa a receber bônus depois de entregar a 10ª wu smp...)

off:

pra tentar saber a temperatura do processador, faz o seguinte: abre um terminal e se loga como root, e digite:

cat /proc/acpi/thermal_zone/CPU0/

e aperta TAB duas vezes... provavelmente ele vai mostrar uma lista com alguns nomes, e deve ter um 'temperature' ou algo parecido... é só completar o comando com esse nome e apertar enter...

ps: esse comando nem sempre funciona... (por exemplo, funciona nos dois pc's da minha assinatura, mas no Phenon X6 que eu uso aqui do serviço já não funciona...) vai da 'sorte'...

Sim, pode usar com o cooler oem, mas recomendo que baixe o over e nao desfaca o desbloqueio.

E esse comando, se funcionar, resolve o problema do medidor de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu galera pela paciência. Então vou esperar a conclusão dessa primeira wu, e testarei como athlon x2, mas para isso teria que mudar o cliente no FAHcontrol não? ou teria que instalar tudo de novo? vou testar junto com o comando citado pelo _teco.

Quanto ao cooler, valeu mesmo Wadson, mas eu estou usando nesse pc um Hyper tx3, e ele ainda não passou de 40C com o folding e fazendo outras coisas ao mesmo tempo(100%)com temperatura ambiente em 25/28C, eu tenho aqui um cooler box do phenom 965, ele é bem maior que o box do sempron, mas como troquei o tx3 por um A70 no phenom, estou o tx3 mesmo, vou tentar instalar mais um fan nele para fazer o push/pull(é assim que escreve né?).

Ligar outro computador vai ser complicado no momento, mas no futuro será mais viável($$),pois uso o phenom somente para jogos e só nos fins de semana, mas eu tenho parado aqui um pc antigo da minha irmã(sempron 2500+ 754), mas não sei se compensaria deixá-lo ligado, pois é antigo e deve consumir mais que um pc moderno e a fonte não é lá grandes coisas.

Valeu e prometo que vou parar de encher o saco de vocês aqui.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você configurou o fah como 'uniprocessor' você vai ter que refazer a configuração... (vou procurar aqui como é que faz e depois posto...) agora se você configurou ele como smp, aí não precisa fazer nada... é só o fah perceber que seu pc tem mais de 1 núcleo que ele automaticamente baixa wu smp... :-) (assim que terminar essa atual...)

sobre os processadores com 1 núcleo ou antigos: se for só pra ajudar o projeto, tá valendo usar, mas se a intenção for pontuar nem compensa... as wus demoram bastante e dão poucos pontos, e não tem bônus...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa olha eu de novo importunando...então pessoal resolvi liberar o núcleo extra e está rodando como Athlon x2 445 agora, ele estava configurado para uniprocessador, fui lá nas configurações e adicionei o smp e removi o uniprocessador, devo deixar como está ou eu configurei errado?(na aba slots, está assim: 0 smp) é isso?

Ah, o comando(cat /proc/acpi/thermal_zone/CPU0/) não funcionou, procure pelo comando mas não há nada relacionado a temperatura.De qualquer modo, coloquei a opção de desligar pela BIOS(quando chegar a 65C).

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa olha eu de novo importunando...então pessoal resolvi liberar o núcleo extra e está rodando como Athlon x2 445 agora, ele estava configurado para uniprocessador, fui lá nas configurações e adicionei o smp e removi o uniprocessador, devo deixar como está ou eu configurei errado?(na aba slots, está assim: 0 smp) é isso?

Ah, o comando(cat /proc/acpi/thermal_zone/CPU0/) não funcionou, procure pelo comando mas não há nada relacionado a temperatura.De qualquer modo, coloquei a opção de desligar pela BIOS(quando chegar a 65C).

Valeu.

Tá certo, deixe o bicho rodando assim que vai beleza. Rende uns 2K PPD se ficar 24/7

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ApoloBrz, você pode até desbloquear o 2º núcleo da cpu com esse cooler mesmo, o máximo que vai acontecer é o pc travar se esquentar muito... (todo processador da última década tem proteção contra superaquecimento... que faz com que o processador simplesmente trave quando atinja uma temperatura limite (nos AMD é algo em torno de 70º)

Aí você ja sabe... se estiver foldando, e o pc começar a travar é superaquecimento, você pode até retirar esse overclock...

em smp o folding rende muito mais pontos, além dos bônus (você começa a receber bônus depois de entregar a 10ª wu smp...)

off:

pra tentar saber a temperatura do processador, faz o seguinte: abre um terminal e se loga como root, e digite:

cat /proc/acpi/thermal_zone/CPU0/

e aperta TAB duas vezes... provavelmente ele vai mostrar uma lista com alguns nomes, e deve ter um 'temperature' ou algo parecido... é só completar o comando com esse nome e apertar enter...

ps: esse comando nem sempre funciona... (por exemplo, funciona nos dois pc's da minha assinatura, mas no Phenon X6 que eu uso aqui do serviço já não funciona...) vai da 'sorte'...

algumas cossitas

  • no phenom X4 955BE o limite é de 63°
  • alguns kerneis tem problema de firmware, então tem de forçar a ler o firmware no kernel 3.4.5 e acima. no arch linux, por exemplo, basta instalar o "microcode" via AUR e rodar o daemon no boot.
  • não mostrar nos X6 pode ser o firmware que não é lido, ou o lm_sensors não configurado. basta instalar, e rodar "sensors-detect"
  • eu recomendaria uma base refrigerada, ou, então, faça você mesmo uma. nada que uma mesinha para notebook, umas serracopos, uns fans de 8cm e um controlador de fan, baseado no tip 42, com uma fonte comum de 12 volts não dêem conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

apenas para descarga de consciencia ( :priv: não essa ok!!!)

quando vocês entregam uma WU, em modo linha de comando, o programa diz quantas unidades entregues?

o meu apresenta 7 (completed working units: 7) entre o upload de uma e o download de outra. Acho que como eu não entreguei várias WUs (sistema instavel) ele está aguardando novas 10

apenas me informem se isso é possível, porque eu não lembro, entre os meus 100k e os 400k ter aparecido quantas unidades entregues....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eriba... se quiser, me manda mp com as características do teu pc, ou poste aqui

tem de ter um jeito brother..... tem de ter

Meu pc é um Atlhon II X3, o problema é que estou rodando FreeBSD nele e por hora os binários de 64 bits Linux nao funcionam, isso é algo que já foi pedido pela comunidade, faltam eles implantarem o recurso.

apenas para descarga de consciencia ( :priv: não essa ok!!!)

quando vocês entregam uma WU, em modo linha de comando, o programa diz quantas unidades entregues?

o meu apresenta 7 (completed working units: 7) entre o upload de uma e o download de outra. Acho que como eu não entreguei várias WUs (sistema instavel) ele está aguardando novas 10

apenas me informem se isso é possível, porque eu não lembro, entre os meus 100k e os 400k ter aparecido quantas unidades entregues....

Tem uma página que informa as que foram entregues, mas para o bonus só conta as do cliente smp. Deixe o pc quieto até completar as 10, você vai notar o bonus na hora que ele vier ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá eriba... mas no teu caso, por exemplo, que entregou várias.... isso aparece na tela do console?

porque que eu me lembre, para mim isso só apareceu lá quando eu comecei no folding.... então meu folding estaria me avisando que faltam algumas WUS

isso que eu gostaria de saber, se pra todos avisa, ou se avisa, no console, apenas se 10 não forem entregues.... quero saber isso para o futuro. Se eu tiver uma máquina instavel novamente, ou olhar ali

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tá eriba... mas no teu caso, por exemplo, que entregou várias.... isso aparece na tela do console?

porque que eu me lembre, para mim isso só apareceu lá quando eu comecei no folding.... então meu folding estaria me avisando que faltam algumas WUS

isso que eu gostaria de saber, se pra todos avisa, ou se avisa, no console, apenas se 10 não forem entregues.... quero saber isso para o futuro. Se eu tiver uma máquina instavel novamente, ou olhar ali

Boa pergunta. Espero responder ao menos parcialmente:

Se a máquina nao foi formatada, nem o cliente excluído, nem as pastas e arquivos do cliente forma mexidas, sao as mesmas desde a primeira instalacao, sim, indica quantas wus foram entregues. Se as condicoes acima foram alteradas nao é possível ver todas as entregues (ele marca so o que ele fez desde que foi instalado ou criou um novo arquivo com algumas configuracoes).

Máquina instável a gente vê no log, sai como unstable_machine.

Acho que só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, andei lendo sobre Folding @ Home e estou afim de ajudar também, porém, tenho algumas dúvidas, se vocês puderem esclarece-las pra mim eu agradeço.

1. Quero instalar o Folding @ Home em três máquinas (PC do trabalho, Notebook e PC da assinatura), é possivel instalar nas três máquinas e usar o mesmo usúario?

Ou seja instalar nas três máquinas fazendo a pontuação ir pra um usuário só.

2. O Folding @ Home pode ser instalado em computadores de baixo custo com processador modesto e video onboard? (PC do Trabalho esse pode ficar ligado 24hs por dia, 7 dias por semana) (Notebook Acer Atlhon II P320 dual core, 4gb ram, Radeon HD 4250 dedicada esse vai ficar ligado de 2ª a 6ª das 08:00 as 18:00).

3. O Folding @ Holme consome quanto de banda de internet? Por que aqui no trabalho os caras do T.I monitoram o uso da internet.

Juntao !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, andei lendo sobre Folding @ Home e estou afim de ajudar também, porém, tenho algumas dúvidas, se vocês puderem esclarece-las pra mim eu agradeço.

1. Quero instalar o Folding @ Home em três máquinas (PC do trabalho, Notebook e PC da assinatura), é possivel instalar nas três máquinas e usar o mesmo usúario?

Ou seja instalar nas três máquinas fazendo a pontuação ir pra um usuário só.

Sim, você pode instalar em quantas máquinas quiser, colocando o mesmo usuário e Passkey, todos os pontos vão pro mesmo lugar. ;)

2. O Folding @ Home pode ser instalado em computadores de baixo custo com processador modesto e video onboard? (PC do Trabalho esse pode ficar ligado 24hs por dia, 7 dias por semana) (Notebook Acer Atlhon II P320 dual core, 4gb ram, Radeon HD 4250 dedicada esse vai ficar ligado de 2ª a 6ª das 08:00 as 18:00).

Pode sim, ele vai rodar dois clientes "normais" ao mesmo tempo, rodar o SMP neste prazo de uso vai ser difícil de terminar a tempo (meu Turion X2 2 GHz só conegue se ficar 24/7), e tem que tomar cuidado pro note não ferver.

3. O Folding @ Holme consome quanto de banda de internet? Por que aqui no trabalho os caras do T.I monitoram o uso da internet.

Juntao !

Depende do que você pegar (tem pacotes maiores, outros pequenos), mas acho que eles nem vão notar porque os dados são enviados/baixados só no começo e fim do cálculo, e não são arquivos muito grandes não, acho que coisa de até uns 50 MiB pros clientes que você vai rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, Evandro já fiz o Passkey, posso instalar nas três máquinas a versão V7? Ou você indica outra versão do Folding?

Uma outra pergunta, quando for desligar o Notebook, tem alguma recomendação pra desligar o Folding pra não perder os cálculos pra quando religar ele continuar de onde parou?

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Beleza, Evandro já fiz o Passkey, posso instalar nas três máquinas a versão V7? Ou você indica outra versão do Folding?

Eu gosto bastante da 7, atualmente ela está muito estável e não tive problemas com ela.

Mas teve gente com problemas e que voltou pras antigas.

Bem, teste a 7 antes pois ela é mais fácil pra aprender. ;)

Uma outra pergunta, quando for desligar o Notebook, tem alguma recomendação pra desligar o Folding pra não perder os cálculos pra quando religar ele continuar de onde parou?

Juntao!

Na versão 7 tem um botão "quit" ou ainda a opção no menu do tray, é só fechar por ali que tá tudo tranquilo, ele salva o progresso do trabalho. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, instalei o Folding @ Home V7 no Notebook, coloquei a opção GPU & SMP, pra usar a HD 4250 e um Core do processador, o que você acha?

Pra começar a rodar o Folding selecionei na tabela que o V I X colocou no tutorial as seguintes opções:

GPU

Name: max-packet-size

Value: small

Core

Name: core-priority

Value: low

As opções acima estão boas pra começar ou você sujere outras?

Quando acabar de calcular tenho que refazer os parametros ou o Folding, pega outro automaticamente com os parametros que selecionei?

Cara desde já agradeço sua ajuda e paciência!

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Evandro, instalei o Folding @ Home V7 no Notebook, coloquei a opção GPU & SMP, pra usar a HD 4250 e um Core do processador, o que você acha?

Fria. ^_^

A 4250 não dá conta de terminar a WU a tempo (pelo menos não dava a um tempo atrás) e o SMP pode não terminar a tempo, qual o clock deste processador ?

Pra começar a rodar o Folding selecionei na tabela que o V I X colocou no tutorial as seguintes opções:

GPU

Name: max-packet-size

Value: small

Core

Name: core-priority

Value: low

As opções acima estão boas pra começar ou você sujere outras?

Não, tá bacana, talvez poderia deixar o packet size até medium, mas a prioridade tem que ser baixa, senão o micro empaca e você não trabalha.

Quando acabar de calcular tenho que refazer os parametros ou o Folding, pega outro automaticamente com os parametros que selecionei?

Depois de configurar é só deixar rolar que ele se vira sozinho ad eternum.

Cara desde já agradeço sua ajuda e paciência!

Juntao!

Disponha, e seja bem-vindo ao time. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fria. ^_^

A 4250 não dá conta de terminar a WU a tempo (pelo menos não dava a um tempo atrás) e o SMP pode não terminar a tempo, qual o clock deste processador ? :joia:

O clock do processador é 2.1ghz!

Esse Notebook fica aqui do meu lado no trabalho só baixando uns torrents e uma vez ou outra eu coloco uma música pra tocar, então você acha melhor tirar a GPU da jogada e colocar somente SMP.

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O clock do processador é 2.1ghz!

Esse Notebook fica aqui do meu lado no trabalho só baixando uns torrents e uma vez ou outra eu coloco uma música pra tocar, então você acha melhor tirar a GPU da jogada e colocar somente SMP.

Juntao!

Espere ele terminar as duas primeiras WUs (ou veja se ele vai conseguir terminá-las a tempo) pra saber (deixe as duas como "finish", que quando ele termina a WU, não começa outra), mas provavelmente será a segunda opção OU rodando dois clientes single core simultaneamente. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, tá rodando beleza no PC do trabalho e no Notebook, quando chegar em casa vou instalar no PC da assinatura, só que não estou conseguindo colocar a estatistica na minha assinatura tá dando o seguinte erro "user not foud", como resolvo isso?

OBS: Estou seguindo o tutorial do Gabriel Torres e antes que perguntem sim estou digitando meu usuário correto (Juntao).

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...