Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixar Tensao de 12V para 5V


GuilhermePPaes

Posts recomendados

Boa Noite

Tenho um sensor indutivo que é ligado a uma bateria de 12V porém necessito que o mesmo envie pulsos de 5 volts somente, no caso devo usar um circuito que abaixe essa tensão, eu sei que tem um esquema que usa um transistor e um diodo zener porém nao sei exatamente como é essa ligação, alguem poderia me dar uma dica ou uma outra forma para baixar essa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Gulherme paes, existem 1000 formas de se conseguir baixar uma tensão, você pode conseguir usando divisores de tensão, usando opamps, usando cis especificos para isso, usando zeners, transistores, o que muda é a aplicaçao do circuito.

fiz um esqueminha de um regulador simples usando um transistor de potencia Tip3055:

regulador.png

Fiz uma simulaçao para você ver o comportamento dele. Como pode ver nele entra uma tensão de 12v e sai 5v.

Esse circuito tem um funcionamento simples:

O resistor R1 reduz a corrente que passa para zener, o zener de 5.1v por sua vez reduz a tensão aplicada a base do transistor, sendo assim o havendo 5v na base do transistor, ele conduz 5v e, seu emissor. Mas por ser um circuito simulado e simples, o transistor deve ser dotado de dissipador de calor, a saida nao dever ser curto-circuitada, o resistor e o zener devem ser acima de 2w de dissipaçao. e em questao de calculos o resistor deve ser calculado de uma forma que sua tensão de saida:

nao ultrapasse a vbe do transistor.

nao ultrapasse a tensão maxima do zener.

sua corrente nao ultrapasse a maxima do zener.

para esse circuito o resistor fica entre 180 e 330 ohms, mas para uma aplicaçao mais especifica o melhor é calcular tudo, para assim fica de acordo com o que voce precisa.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque dois resistores somente. Isso se chama divisor resistivo..

Um resistor saindo de seu sensor, com o valor de 680 ohms, logo outro resistor de 470 ohms ligado a massa, ao negativo..

Na junção dos dois resistores terás 4,9 Volts se na entrada (na ponta do resistor de 680 Ohms) tiver 12 Volts.

Ligue essa junção dos resistores a entrada do microcontrolador.

Simples..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...