Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] AR-787P CCE


Luti

Posts recomendados

Oi pessoal,

Este é meu primeiro review, desculpe qualquer futura falha. Bem, nas últimas semanas vinha seguindo um review do notebook Iron-787P da CCE feito por muquilu, gostei muito e resolvi compra-lo no site do Extra por R$1349,10. Semana passada chegou a encomenda e para minha surpresa veio o Ar-787P. Minha primeira vontade foi de pedir a troca, mas como toda a configuração é parecida com o Iron resolvi testar. E gostei...

Vamos lá:

PROCESSADOR INTEL® CORE™ I7 2630QM

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS® 7 HOME PREMIUM® 64BITS ORIGINAL

MEMÓRIA RAM 8 GB

DISCO RÍGIDO (HD) 750 GB

DRIVE DVD-RW - GRAVADOR DE CD E DVD - (SATA)

CHIPSET INTEL® HM65

PLACA DE VÍDEO INTEL® HD GRAPHIC 3000

ÁUDIO INTEL® HIGH DEFINITION AUDIO

REDE 10/100 MBPS

ENTRADAS USB 3 (2.0)

REDE SEM FIO WIRELESS LAN 802.11 N

LEITOR DE CARTÃO 4X1 (SD, MS, MMC E MS-PRO)

TELA WIDESCREEN 14" LED

TECLADO PADRÃO PORTUGUÊS

TOUCH PAD TRADICIONAL COM 2 BOTÕES

BATERIA LI-ION 4 CÉLULAS

PORTAS RJ-45 (REDE)

ENTRADA PARA MICROFONE

SAÍDA DE ÁUDIO

SAÍDA HDMI

ACESSÓRIOS WEBCAM 1.3 MEGAPIXELS

MICROFONE EMBUTIDO

programas INCLUSOS MICROSOFT OFFICE STARTER 2010

SISTEMA DE SEGURANÇA NORTON INTERNET SECURITY™ 2011 (1 ANO GRÁTIS)

PESO LÍQUIDO 2 KG C/BATERIA

PESO BRUTO 2,8 KG

DIMENSÃO DO PRODUTO 340 X 35 X 240MM

DIMENSÃO DA EMBALAGEM 410 X 275 X 90MM

GARANTIA 1 ANO

Pacote:

Após 11 dias da compra, o notebook chegou entregue por uma transportadora. Caixa bem protegida com aquela capinha plástica que tem bolhas de ar.

A caixa veio com 1 Notebook, 1 Bateria, 1 Fonte de alimentação (adaptador AC), 1 Cabo de alimentação da fonte, 1 Manual de instruções, 1 DVD para Recuperação do Sistema Operacional.

Carcaça:

Gostei bastante apesar de não ter me surpreendido. É diferente do Iron-787P que é de aço escovado, parecer ser acrílico polido ou policarbonato ou algo do tipo. Bem acabado, me parece bem resistente.

Leitor Óptico:

Curti muito o que vi vasculhando esse Notebook com o AIDA32. O leitor óptico presente é da Toshiba Samsung Storage Technology, modelo CDDVDDW TS-L633F (SATA). Fiz uma pesquisa e me parece que é o mesmo modelo presente no Sony Vaio VPC-EG15FB.http://forum.gamevicio.com/i/topicos/185/185572-quanto-vale-meu-notebook-sony-vaio-vpc-eg15fb/index.html

Instalei o Windows 7 Professional 64 Bits e não tive problemas.

Tela:

Sem grandes surpresas, LED 14", boa resolução (padrão 1366x768), bom brilho. Me deixou satisfeito.

HD:

TOSHIBA MK7559GSXP, (SATA). 5400RPM

Memória:

8gb de memória DDR3- 1333MHz :lol:

Touch Pad:

Achei bem bonito esteticamente, a carcaça e ele parecem ser uma coisa só. Cumpre bem seu papel, sensibilidade boa.

Teclado:

Macio, letras grandes, não sei dizer em relação a durabilidade, mas me parece resistente. Me adaptei bem...

Som:

Parte crítica, pois o modelo Iron-787P teve alguns problemas relatados em relação ao volume baixo, balanceamento inexistente e chiado com o uso do mouse sem fio.

O volume achei bem satisfatório a julgar que estou usando um notebook e não um som com caixas potentes. Ele tem dois alto falantes na região antero-posterior, isto é, proximo a base da frente. Bom balanceamento, os dois alto falantes funcionando bem sincronizadas, sem chiados. Só ainda não tive a oportunidade de testar um mouse sem fio. Fico devendo...

Desempenho:

No teste de estabilidade do AIDA32 a temperatura chegou a 92C em 9min e clock 2.4GHz, fiquei com medo e parei o teste não dando throtting. Ele normalmente fica com a temperatura de 47C no processador, isto é, não esquenta muito. Da até para ficar com ele no colo que a temperatura não muda, embora não seja o recomendável. Me parece ventilar bem. Nele existe também um botão de modo silencioso onde o cooler faz o mínimo de barulho e obviamente reduz o rendimento da máquina, porém não acho necessário utilizar o note já é bom silencioso.

Bateria:

Para mim a única desvantagem da máquina até agora, dura mais ou menos 2 horas navegando com wi-fi ligado. Mas para mim não faz muita diferença porque só uso o note em casa.

Video:

Chipset Intel® HM65, PLACA DE VÍDEO INTEL® HD GRAPHIC 3000, Versão B3 (sem bug).

Não costumo jogar, mas pretendo me inteirar mais. Vou colocar um vídeo jogando algo em breve.

Placa mãe:

Marca Clevo, Modelo W240HU/W250HUQ, Suporta SATA 3 6Gb/s.

http://www.clevo.com.tw/en/index.asp

Contando que paguei R$1349,10 e tenho um notebook com processador Core i7 2630QM, 8gb de memória, HD e leito óptico Toshiba... o custo beneficio é o melhor do brasil, sem dúvida!! Estou bem satisfeito, só falta começar a instalar uns jogos para desfrutar mais.:lol:

Imagens:

Especificações na caixa

cimg2597o.jpg

Notebook

cimg2602d.jpg

Notebook

cimg2605w.jpg

Notebook

cimg2606z.jpg

Notebook

cimg2607z.jpg

Teclado

cimg2610w.jpg

Teste de Estabilidade

desempenhop.jpg

Índice de Experiência do Windows 7

experiencia.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o review, valeu por criar o tópico!

Pessoalmente, não curti muito o fato de a saída de ventilação do AR estar bem abaixo de portas USB, o que pode esquentar as portas e o que estiver plugado nela. Prestou atenção em algo assim?

* Também pedi um Iron pelo site do Extra, vamos ver o que vai chegar :D Se também vier um AR, preciso pensar... Talvez pedisse a troca, por curtir o teclado chiclete e a tampa em aço escovado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o review, valeu por criar o tópico!

Pessoalmente, não curti muito o fato de a saída de ventilação do AR estar bem abaixo de portas USB, o que pode esquentar as portas e o que estiver plugado nela. Prestou atenção em algo assim?

* Também pedi um Iron pelo site do Extra, vamos ver o que vai chegar :D Se também vier um AR, preciso pensar... Talvez pedisse a troca, por curtir o teclado chiclete e a tampa em aço escovado.

Fala RssV, beleza?

Velho, ainda não reparei isso da saída de ventilação/porta USB. Só usei a porta do outro lado para o mouse. Qualquer coisa que eu notar coloco aqui.

Resolvi ficar com o AR porque o som é ótimo e os alto falantes estão no seu devido lugar.

Parabéns pela compra!! Depois coloque aqui ou no tópico do Iron suas impressões, também estou acompanhando a discussão lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, muito bom o review. To querendo comprar um Iron, porque a configuração é excelente pelo preço: i7, 8gb de ram, 750gb no hd etc.

Essa questão da saída de ventilação abaixo da usb tem também no Iron? E quanto a má fama da marca? Alguém sabe se é justificada ou injusta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal! Estava meio sumido, mas estou de volta.

A saída de ar embaixo pode esquentar as portas de USB que estão em cima, esquentando o que estiver conectado a elas tb. Isso pode acontecer caso seja utilizado algum aplicativo pesado. Eu particularmente uso uma base para ventilação que tem outras saídas de USB. Ligo a base no USB da direita do note sem problema algum, deixo as portas USB do lado da saída de ar livres. Uso mouse, impressora 100%! Ahhh.... esse detalhe da saida de ar não impede em nada a ventilação, a temperatura dele fica entre 47C-50C utilizando aplicativos do cotidiano como word, msn, mozila, utorrent, internet em geral tb... Só por curiosidade, com a base ele fica com a temperatura entre 37C-40C. ;)

Estou Jogando Resident Evil 5 sem problemas!!!! Tá Show!

Temperatura jogando sem a base dando pico 82C, com a base 70C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, esperando receber um Iron787P, acabou chegando em minha humilde residência um AR787P. Como disseram, minha primeira vontade foi de trocar, mas ainda estou analisando e vendo vantagens em ficar com este modelo. Não tive muito tempo para testá-lo, mas não consegui achar a placa de rede ethernet no gerenciador de dispositivos do windows. Quando chegar em casa tentarei ver se está desabilitada pela bios e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, esperando receber um Iron787P, acabou chegando em minha humilde residência um AR787P. Como disseram, minha primeira vontade foi de trocar, mas ainda estou analisando e vendo vantagens em ficar com este modelo. Não tive muito tempo para testá-lo, mas não consegui achar a placa de rede ethernet no gerenciador de dispositivos do windows. Quando chegar em casa tentarei ver se está desabilitada pela bios e posto aqui.

Olhando pelo AIDA64:

-Wi-Fi é Adaptador de Rede Realtek RTL8191SE Wireless LAN 802.11n PCI-E NIC.

-Convencional é Adaptador de Rede JMicron PCI Express Gigabit Ethernet Adapter.

Aconteceu a mesma coisa comigo, comprei o Iron e chegou o AR. Resolvi ficar com o AR por causa do som. Os alto falantes do Iron parecem não ser bons, o alto falante do lado esquerdo está em um lugar improvisado e não no lugar certo. Se quiser veja aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/review-iron-cce/990481

O problema do AR são as portas de USB do lado esquerdo que estão em cima da saida de ar, podendo esquentar algo que esteja conectado lá. Resolvi isso usando a porta USB da direita com uma basa de ventilação que sai mais 4 USB. você pode tb comprar um Hub que tem saida para 4 portas ou mais. :D

Olá,

Vi seu review sobre o note CCE AR-787P, e gostaria de uma ajuda sobre a bateria. Eu preciso do Part Number dela, que seria um código impresso na própria bateria, ou até mesmo se você puder postar fotos dela, já me ajudaria muito.

Abraços!

Aqui as fotos da bateria:

cimg2620u.jpg

cimg2623z.jpg

cimg2624b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo problemas com a placa de rede. Ela não aparece no Gerenciador de dispositivos do Windows, não há opção de ativá-la pela bios. Quando o pc liga, ela aparece, mas depoisde algum tempo, desaparece. É o único problema que tive.

Já instalou os Drivers dos adaptadores de rede?

Instala o AIDA64 e vê se ele identifica os adaptadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, explico que o motivo de a placa de rede desaparecer do gerenciador de dispositivos do windows é por questão de economia de energia, pelo menos foi o que me pareceu. Qual inativa, a placa fica desativada, por isso acabei julgando errado dizendo que poderia ser um problema. Até agora satisfeitíssimo com meu CCE AR-787P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incluindo mais no Review:

O AR-787P já vem com a Virtualização habilitada! Acabei de instalar o Virtual Box e funcionou beleza!! Não é necessária nenhuma alteração na BIOS. Instalei o Windows XP e foi como uma luva... :D

Estou instalando alguns jogos, o Super Street Fighter IV está rodando muito bem: 52 FPS, 1366 x 768 (máxima). Resident Evil 5 está rodando beleza também: 45 FPS, 1280 x 600.

Ahhhh... Achei o Manual de Usuário do AR-787P completo, tem muita coisa:

-Guia de Início Rápido

-Características e Componentes

-Gerenciamento de Energia

-Drivers e Utilitários

-Utilitários BIOS

-Upgrad do Computador

-Módulos & Opções

-Solução de Problemas

-Interface (Ports & Jacks)

-Driver de Controles de Vídeo

-Especificações.

(232 Páginas)

Manual do Usuário:https://rapidshare.com/files/2381028505/Manual_da_placa_W240HU-W250HUQ.pdf

Estou muito satisfeito com meu Notebook!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luti

Sou de salvador também, recebi ontem o Notebook AR 787p, como todo mundo estou pensando em pedir a troca do notebook..

Pricipalmente pelo acabamento de aço escovado que parece ser melhor, que o black piano..

Relação a virtualização e a bios ja vem atualizada nesse ar 787p?

Queria saber o que você acharam do Ar 787p em relação a tudo desepenho, beleza, estrutura, temperatura uso normal?

O Hd e de 750, kd?? Veio um de 680 total, 650 livre o de vocês e assim também??

Quais jogos você consequiram rodar nele? Tente coloca pes 2012 ontem mas não rodou pelo video de 64 mb..

Alguém sabe como resolvo isso?

Ruim de pedir a troca e demora ums 25 dias sem notebook.So por isso to pensando em ficar com ele.. .Tenho ate segunda para pedir a troca do produto..

Luti se você pude passar seu facebook ou msn.. seria bom!!

Ja que somos de salvador, e você tem o mesmo notebook..

Tenho uma pouca informação de informatica..Mas e bom saber mas...

Desde já agradeço!!!

Luti

Veio como Windows 7 homem premio, queria mudar para o profissinal sem perder as garantias de fabrica, como original, ante virus e oficce, (que por sinal ainda não achei a chave de 25 caracteres, no seu veio onde essa chave???..

Estou precisando para ativar o Oficcce 2010)

..Mas não sei como fazer para mudar para o profissioanal , dizem que melhora muito o desempenho..

Alguém poderia me guia nisso, me dizer como atualizou para o profissional sem perder as garantias de FABRICA?..

LUTI

Outra duvida em relação a bateria, recebi o notebook ontem, coloquei a bateria no notebook e liguei ..

Usei na tomada a tarde e a noite toda ate 02 da madrugada com a bateria nele...

Desliguei ficou umas 7h carregando e não vi luz azul...tem essa luz?

Pelo que li a luz azul no iron diz que a bateria foi carregada 100% e no meu ficou verde e uma laranja mesmo depois de 7 horas de carga..

Não sei se ta totalmente carregada. como faço pra ver a energia da bateria ficou 100%???

E normal? Fiz errado? vou ter algum problrma com a bateria?

Obs. Em 99% dos casos vou usar o notebook na tomada direto, devo retira a bateria e guarda? e colocar 15 em 15 dias para dar um carga/ ou deixo no pc mesmo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luti

Sou de salvador também, recebi ontem o Notebook AR 787p, como todo mundo estou pensando em pedir a troca do notebook..

Pricipalmente pelo acabamento de aço escovado que parece ser melhor, que o black piano..

Relação a virtualização e a bios ja vem atualizada nesse ar 787p?

Já sim, instalei o Virtual box e o VMware, foi tudo ok. Passei um teste do windows tb.

Queria saber o que você acharam do Ar 787p em relação a tudo desepenho, beleza, estrutura, temperatura uso normal?

Velho, gostei muito do pc. Tem o som melhor que o do Iron (só é você da uma pesquisada), muito bom desempenho( não vi ninguém reclamar, fiz o teste no AIDA64 e tudo ok), estou jogando Resident Evil 5 e Street Fighter IV, temperaturas muito boas por volta de 48C navegando na internet. Tem a questão das portas usb em cima da saida de ar, mas resolvi com uma base que tem outras saidas. Veja se está tudo ok com seu AR. Vi lá no tópico do Iron-787p e de uma olhada, tem alguns Notebooks reiniciando. O meu AR nunca resetou sozinho.

O Hd e de 750, kd?? Veio um de 680 total, 650 livre o de vocês e assim também??

O note vem de fabrica com 2 partições, uma com os drives do note e uma do sistema. Pode olhar aí. Com essa partição dos drives crie um dvd dos drivers do notebook.

Quais jogos você consequiram rodar nele? Tente coloca pes 2012 ontem mas não rodou pelo video de 64 mb..

Alguém sabe como resolvo isso?

Ainda não tentei instalar o PES2012. Mas vou tentar...

Luti se você pude passar seu facebook ou msn.. seria bom!!

Ja que somos de salvador, e você tem o mesmo notebook..

Tenho uma pouca informação de informatica..Mas e bom saber mas...

Desde já agradeço!!!

Luti

Veio como Windows 7 homem premio, queria mudar para o profissinal sem perder as garantias de fabrica, como original, ante virus e oficce, (que por sinal ainda não achei a chave de 25 caracteres, no seu veio onde essa chave???..

Estou precisando para ativar o Oficcce 2010)

..Mas não sei como fazer para mudar para o profissioanal , dizem que melhora muito o desempenho..

Alguém poderia me guia nisso, me dizer como atualizou para o profissional sem perder as garantias de FABRICA?..

Mudar o windows não perde a garantia. Que chave que você ta falando? A do win7 ou a do antivirus?

LUTI

Outra duvida em relação a bateria, recebi o notebook ontem, coloquei a bateria no notebook e liguei ..

Usei na tomada a tarde e a noite toda ate 02 da madrugada com a bateria nele...

Desliguei ficou umas 7h carregando e não vi luz azul...tem essa luz?

Pelo que li a luz azul no iron diz que a bateria foi carregada 100% e no meu ficou verde e uma laranja mesmo depois de 7 horas de carga..

Não sei se ta totalmente carregada. como faço pra ver a energia da bateria ficou 100%???

E normal? Fiz errado? vou ter algum problrma com a bateria?

Obs. Em 99% dos casos vou usar o notebook na tomada direto, devo retira a bateria e guarda? e colocar 15 em 15 dias para dar um carga/ ou deixo no pc mesmo???

Olha, ainda não reparei, mas vou ver direitinho.

Se puder velho, faz uma pesquisa no google, tem muita coisa. Algumas de suas questões vão ser respondidas. Sugiro que pense bem esses dias que você tem, olhe os 2 tópicos (do Iron e do AR).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, gostaria de saber inde fica o leitor óptico??? O modelo Iron também tem esse leitor?

Também recebi o AR ao invés do Iron, e como todos estou na dúvida da troca, o metal escovado me parece mais bonito e resistente, mas não se vai valer a pena esperar e pelo que li aqui o Ar é tão bom , e até melhor em alguns quisitos, quanto o Iron.

Outar coisa é o meu AR está demorando na inicialização, isso deve aas atualizações do windows q sao um saco, mas hj mesmo sem atualização demorou bastante a inicializar, esperava mais de um core i7 com 8GB de RAM.

Como faço para parar essas atualizações do windows e será que preciso mudar algo na configuraçãopara inicializar mais rápido?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Oi, Galera... estou surpreso, confesso.

Deixei duas postagens aqui e uma até foi respondida pleo LUTI, e simplesmente.... sumiram!!!!

Não estou entendendo....

Basta ler as Regras Específicas deste setor para tópicos de Review:

Tópicos Review

Devemos focar no review do notebook. Dúvida de Windows 7, upgrades, locais para compra, problemas de travamento, tela azul, etc, nada disso é assunto do tópico.

O assunto do tópico será sobre o desempenho do notebook em jogos (não é para discutir sobre o JOGO, mas o notebook), detalhes do o equipamento, melhores drivers, enfim, é sobre vantagens e desvantagens do notebook. A intenção do review é dizer se vale ou não pagar por ele, não discutir a marca, mas o modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Possuo este notebook com as mesmas configurações do autor do tópico. Comprei em janeiro de 2012. Como o review ficou muito bom e praticamente completo só irei acrescentar algumas coisas que observei no desempenho do notebook:

* Windows Media Player + navegadores de internet: Percebi uma lentidão e travamentos ao executar esses aplicativos simultaneamente. Rodando qualquer aplicativo flash (youtube, etc) a lentidão chega a assustar. A lentidão persiste mesmo com a troca do sistema operacional e/ou atualização do flash (e alterações nas configurações do flash e navegadores). Por tentar diversos tipos de soluções via software, a minha conclusão é que a configuração de hardware desse notebook possui algum bug. Não notei nenhum tipo de lentidão em mais nenhum aplicativo e/ou combinação de aplicativos. Nunca postei sobre essa lentidão em outro lugar. Caso isso aconteça também com você não se esqueça de dar o feedback.

* Intel HD Graphics 3000: Achei que essa belezura daria conta de rodar jogos e aplicações OpenGL2. Puro engano, amigo leitor! A Intel aparentemente não colocou um suporte 100% eficiente no processador gráfico. Se você pretende rodar algum emulador, ou jogo mais antigo esqueça da interface OpenGL2. O máximo que conseguirá será com configurações para a interface OpenGL. O suporte para DirectX funcionam bem. Consigo jogar Skyrim mas com um FPS aceitável com os gráficos no nível baixo~médio.

* Placa Wifi: Essa placa também não funcionou bem no linux. Li relatos de pessoas que conseguiram fazer ela funcionar no linux mas não me dei ao trabalho de testar as soluções que eles fizeram.

* Peso e temperatura: O peso me incomoda um pouco quando preciso usar o notebook no colo. A temperatura expelida pela ventoinha também me chamou atenção por ser alta e ser perfeita para secar objetos e tecidos. ;)

No mais é isso e se eu lembrar de mais alguma coisa posto novamente. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo este notebook com as mesmas configurações do autor do tópico. Comprei em janeiro de 2012. Como o review ficou muito bom e praticamente completo só irei acrescentar algumas coisas que observei no desempenho do notebook:

* Windows Media Player + navegadores de internet: Percebi uma lentidão e travamentos ao executar esses aplicativos simultaneamente. Rodando qualquer aplicativo flash (youtube, etc) a lentidão chega a assustar. A lentidão persiste mesmo com a troca do sistema operacional e/ou atualização do flash (e alterações nas configurações do flash e navegadores). Por tentar diversos tipos de soluções via software, a minha conclusão é que a configuração de hardware desse notebook possui algum bug. Não notei nenhum tipo de lentidão em mais nenhum aplicativo e/ou combinação de aplicativos. Nunca postei sobre essa lentidão em outro lugar. Caso isso aconteça também com você não se esqueça de dar o feedback.

* Intel HD Graphics 3000: Achei que essa belezura daria conta de rodar jogos e aplicações OpenGL2. Puro engano, amigo leitor! A Intel aparentemente não colocou um suporte 100% eficiente no processador gráfico. Se você pretende rodar algum emulador, ou jogo mais antigo esqueça da interface OpenGL2. O máximo que conseguirá será com configurações para a interface OpenGL. O suporte para DirectX funcionam bem. Consigo jogar Skyrim mas com um FPS aceitável com os gráficos no nível baixo~médio.

* Placa Wifi: Essa placa também não funcionou bem no linux. Li relatos de pessoas que conseguiram fazer ela funcionar no linux mas não me dei ao trabalho de testar as soluções que eles fizeram.

* Peso e temperatura: O peso me incomoda um pouco quando preciso usar o notebook no colo. A temperatura expelida pela ventoinha também me chamou atenção por ser alta e ser perfeita para secar objetos e tecidos. ;)

No mais é isso e se eu lembrar de mais alguma coisa posto novamente. Abraços

Fala síndico, beleza?

Cara, essa lentidão sera que não é por causa do HD que é 5400 RPM? Tenho um amigo que colocou um HD ssd no lugar do Drive de DVD e virou um avião!

Em relação ao linux e WI/FI: uso o BackTrack. Por não saber os comandos do Linux demorei um pouco para configurar, Baixei os drives para linux e agora funciona e está tudo ok.

Caso queira o drive que tenho manda uma MP. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...