Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???


faller

Posts recomendados

Em 10/01/2020 às 09:27, faller disse:

Sempre dê preferência a ligação fase-neutro, até mesmo porque as chaves liga-desliga, os fusíveis e demais elementos de proteção série são ligados sempre no fio fase. Se alimentares com duas fases de 127 Volts ao desligar ou ao abrir um fusível a alimentação fase nunca será desativada. É uma solução não muito esperta alimentar com duas fases de 220 Volts, ao se tratar de elementos de relativo baixo consumo. Deixe a alimentação 220 Volts, com duas fases, para circuitos de alta corrente tais como chuveiros elétricos, condicionadores de ar, fornos etc... Seu PC e afins ligue em 127 Volts fase neutro...

 

Antes de começar quero parabenizar pelo tópico, é ótimo poder contar com informações tão confiáveis, obrigado professor.

 

Resumindo a minha situação, estou morando em uma casa bem antiga com rede 127v sem fio de aterramento nas tomadas, recentemente eu coloquei o padrão bifásico, fase fase e neutro (127 fase+neutro e 220 fase+fase) com aterramento.

 

Eu quero colocar uma tomada nova para um novo computador para usar o aterramento e evitar esse emaranhado de fiação antiga da casa, mas minha dúvida é se uso fase+neutro+terra(127v) ou fase+fase+terra(220v)?

 

Depois de instada a tomada eu vou usar um filtro de linha, clamper multi proteção 8 e minha fonte é full range (Pichau nidus 500w bronze, testada e recomendada pelo teclab), meu objetivo é ter eficiência máxima para a fonte e evitar queda de tensão quando ligo o chuveiro (que é ligado no 127v) por exemplo.

 

Obrigado,

Att, Raí

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@RAI REC Cara, eu tenho o mesmo cenário que o seu. Tenho uma casa antiga, e refiz 80% do cabeamento dela recentemente.

Passei o chuveiro para 220v, e os aparelhos de A/C. Coloquei uma tomada 220v para ligar meu clamper, que tem 2 PC's + equipamentos rede.

Se o que você busca é máxima eficiencia, as fontes full range costumam entregar mais eficiencia em 220v. Mas em geral a diferença é pequena.

Essa queda q você se refere ao ligar o chuveiro não é de tensão, é de corrente. Ela causa diminuição de potência e por isso a luz fica mais fraca. O ideal é você checar o seu chuveiro, pois o gargalo está nesse circuito.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@RAI REC Cara, eu tenho o mesmo cenário que o seu. Tenho uma casa antiga, e refiz 80% do cabeamento dela recentemente.

Passei o chuveiro para 220v, e os aparelhos de A/C. Coloquei uma tomada 220v para ligar meu clamper, que tem 2 PC's + equipamentos rede.

Se o que você busca é máxima eficiencia, as fontes full range costumam entregar mais eficiencia em 220v. Mas em geral a diferença é pequena.

Essa queda q você se refere ao ligar o chuveiro não é de tensão, é de corrente. Ela causa diminuição de potência e por isso a luz fica mais fraca. O ideal é você checar o seu chuveiro, pois o gargalo está nesse circuito.

 

Sim entendo, obrigado por responder, eu pesquisei bastante e no geral o 220v é mais barato(requer um fio com menor área), é mais eficiente e esquenta menos.

Vou fazer a instalação aqui para o Pc em 220v mesmo(fase+fase) e vou colocar um disjuntor bifásico 6~8A. Suponhando que o computador +monitor +sistema de som +roteador... Enfim jogando por alto 1500w necessitaria uma corrente de ~7A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RAI REC Dimensione o disjuntor baseado no condutor.. Imagino que você vá usar um cabo com 2.5mm. Compre um disjuntor de 16 até 20 amperes e você estará seguro.
E use seu chuveiro em 220v, com um cabo de 6mm (até 7500w suporta tranquilo), com um disjuntor de uns 36-40A dedicado para ele. Vai melhorar bem essas baixas de potência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que o @faller falou na pagina anterior, entre usar uma tomada 110V fase-neutro e uma tomada 220V fase-fase, dê preferência pela 110V porque ela é mais segura justamente por ser fase-neutro. 

 

Nas regiões do país onde a rede é 220V, todas as tomadas serão fase-neutro e portanto tão seguras quanto as tomadas 110V e ainda com a vantagem de necessitar de fios com bitola menores.

Mas a economia de energia ao se utilizar um PC numa tomada 220V é na ordem de centavos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Com certeza, mas isso devido à poder usar os switches de on/off das fontes contando que ele desligue na fase.

Como aqui tenho um disjuntor bifásico exclusivo para este circuito, e ele fica dentro do escritório, no meu caso tanto faz, posso desligar tranquilo por ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

@gutopereira Com certeza, mas isso devido à poder usar os switches de on/off das fontes contando que ele desligue na fase.

Como aqui tenho um disjuntor bifásico exclusivo para este circuito, e ele fica dentro do escritório, no meu caso tanto faz, posso desligar tranquilo por ele.

Pretendo fazer o mesmo.

Entendi o comentário do faller, mas colocando o disjuntor bifásico eu corto as duas correntes de ambas as fases, isso usando também o filtro de linha multi 8 da clamper.

Vou colocar o disjuntor do lado da mesa aqui do computador rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo isso apenas para economizar alguns centavos na conta de luz?

 

Em aparelhos de ar condicionado ou chuveiro elétrico, a vantagem de usar 220V é não necessitar de fios com bitolas maiores. Mas num PC doméstico, mesmo sendo um PC gamer dificilmente ele vai consumir mais que 300-350W, então não vejo problema algum essa questão da bitola dos fios...


 
adicionado 16 minutos depois

Ja li em algum lugar aqui no forum sobre uns cálculos do gasto na conta de luz, e lembro que 4h por dia de games no computador daria uns 50 reais na conta de luz. Ou seja, 1% disso daria 50 centavos na conta de luz!


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

Eu entendo a sua argumentação, não vou fazer exclusivamente pela econômia, mas sim pela segurança.

A fiação aqui de casa é bem antiga, quando liga chuveiro a luz fica instável etc.

Não posso mexer em toda instalação elétrica, por isso vou colocar esse sistema exclusivo direto do padrão para garantir uma melhor estabilidade, uma perda térmica menor e uma economia melhor será apenas bônus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...