Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como juntar estes 2 projetos... (ligar luz por som e apagar por tempo)


arh

Posts recomendados

Fala galera, to querendo montar um circuito que seria o seguinte.

Quando ele escutar um barulho, ele ligar um relé e com isto ligar a carga, e após uns 5 minutos sem escutar barulho ele desligar.

Este esquema aqui, ele liga e desliga a carga a cada pulso.http://imageshack.us/photo/my-images/823/interruptorporsom.jpg/

E este daqui ele liga uma carga depois de determinado tempo. http://imageshack.us/photo/my-images/855/4541j.jpg/

A ideia então seria unir os 2, ficando então assim:

O primeiro pulso (som) ele ligar a carga, e os outros pulsos ele ir resetando a contagem do 4541, ai depois que ele ficar sem escutar o som e passar o tempo estabelecido ele desligar a carga.

Como posso fazer pro primeiro pulso ele ligar a carga e o resto ir resetando o 4541, e a carga so ser desligada depois do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que um unico 555 resolve o problema. Configuado no modo monoestavel, o primeiro pulso activa o temporizador por 5min e depois desliga.

Para fazer o reload antes dos 5 min acabarem podes montar um temporizador tranzistorizado com um condensador da base até ao positivo. Se possivel posto um esquema depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seriam dois temporizadores, um com 555 responsavel pelos 5 min, e outro com um transistor para fazer o reload (caso haja um outro som). Sendo que o transistor activaria o 555. Para uma boa eficiência (testei e teve uma eficácia de 100%), faz-se uma realimentação com um diodo entre os pinos de controle (6,7) e o disparo (2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...