Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC trava e dá tela azul diferente. Problema com refrigeração.


guirosp

Posts recomendados

Fala galera, tudo bem??

Não sei se esse é o local correto pra postar meu problema, porém não achei nenhuma seção mais coerente que essa. Caso esteja errado, peço a gentileza que os moderadores desloquem o mesmo para o local correto.

Bom... vamos lá...

Comprei uma máquina razoavelmente boa neste fim de ano, segue as configurações:

Placa mãe: MSI-H67MA-E35;

Processador: i5 2500 (cooler box)

Memória: 2x Kingston 4096 MB (total 8GB);

Fonte: Fonte XFX ATX 550W Reais Core Edition P1-550S-XXB90;

Gravador DVD: Sony;

Gabinete: Cooler Master HAF 912

Placa de vídeo: Placa de Video Sapphire 314-3L AMD ATI Radeon HD6870, 1GB GDDR5, 256 Bit, Interface PCI-E X16, Saida DVI, Mini DisplayPort, HDMI, Compativel com CrossFire X, Fonte Minima de 550W0

HD: 01 Samsung de 1TB SATA 7200RPM e 01 Samsung de 500GB SATA 7200RPM

Até aí tudo bem... instalei todos os jogos do mundo nele e rodou de boa como Cryses 2, PES 2012, GTA 4, FIFA 2012, Need the run, Batledield 3 entre outros...

Quando estou jogando em Full HD... em menos de 5 minutos de jogo trava o pc e apresenta uma tela azul sem nada escrito, veja as imagens abaixo:

pc1.jpg

pc2.jpg

pc3.jpg

Obs.: O problema ocorre jogando em baixa resolução também, porém demora em media uns 15 minutos... depende do jogo... por isso acredito que o problema esteja na temperatura.

Analisei a temperatura e em resolução baixa ele fica em média com 30º... quando esta em full hd... vai pra 40º (temperatura da CPU)... e quando joga ele aumenta bem... (não me recordo quanto... mais sobe bastante!!) a VGA chega a 60º jogando !!

Eu mesmo que montei o PC... conheço bem hardware... mas não tenho muita experiência em PC's novos... eu mexia com 486, pentium 1, 2... hahah...

O que pode ser? Talvez eu precise comprar um cooler novo???

Será que eu esqueci de plugar alguma coisa?? ou pluguei errado?

Se vocês puderem me dar essa luz seria ótimo!! Estou querendo jogar meus jogos e não consigo!!!!!!! que tristeza!!! :(

Estou no aguardo... e muito obrigado!!

t+!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me parece algo com a placa de video...

Certeza que não é refrigeração, pois o correto seria desligar o PC todo em casos de superaquecimento.

Você tentou fazer over nele?

Não achei qual é a onboard dessa placa-mãe, mas tenta rodar esses jogos sem a placa de video ou outra placa...

Obs: No forum tem area para "tela azul". De uma olhadinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem??

Não sei se esse é o local correto pra postar meu problema, porém não achei nenhuma seção mais coerente que essa. Caso esteja errado, peço a gentileza que os moderadores desloquem o mesmo para o local correto.

Bom... vamos lá...

Comprei uma máquina razoavelmente boa neste fim de ano, segue as configurações:

Placa mãe: MSI-H67MA-E35;

Processador: i5 2500 (cooler box)

Memória: 2x Kingston 4096 MB (total 8GB);

Fonte: Fonte XFX ATX 550W Reais Core Edition P1-550S-XXB90;

Gravador DVD: Sony;

Gabinete: Cooler Master HAF 912

Placa de vídeo: Placa de Video Sapphire 314-3L AMD ATI Radeon HD6870, 1GB GDDR5, 256 Bit, Interface PCI-E X16, Saida DVI, Mini DisplayPort, HDMI, Compativel com CrossFire X, Fonte Minima de 550W0

HD: 01 Samsung de 1TB SATA 7200RPM e 01 Samsung de 500GB SATA 7200RPM

Até aí tudo bem... instalei todos os jogos do mundo nele e rodou de boa como Cryses 2, PES 2012, GTA 4, FIFA 2012, Need the run, Batledield 3 entre outros...

Quando estou jogando em Full HD... em menos de 5 minutos de jogo trava o pc e apresenta uma tela azul sem nada escrito, veja as imagens abaixo:

pc1.jpg

pc2.jpg

pc3.jpg

Obs.: O problema ocorre jogando em baixa resolução também, porém demora em media uns 15 minutos... depende do jogo... por isso acredito que o problema esteja na temperatura.

Analisei a temperatura e em resolução baixa ele fica em média com 30º... quando esta em full hd... vai pra 40º (temperatura da CPU)... e quando joga ele aumenta bem... (não me recordo quanto... mais sobe bastante!!) a VGA chega a 60º jogando !!

Eu mesmo que montei o PC... conheço bem hardware... mas não tenho muita experiência em PC's novos... eu mexia com 486, pentium 1, 2... hahah...

O que pode ser? Talvez eu precise comprar um cooler novo???

Será que eu esqueci de plugar alguma coisa?? ou pluguei errado?

Se vocês puderem me dar essa luz seria ótimo!! Estou querendo jogar meus jogos e não consigo!!!!!!! que tristeza!!! :(

Estou no aguardo... e muito obrigado!!

t+!!

Boa noite Guirosp,

Os programas que você usa para monitorar a temperatura do processador (ou de todo o pc) chega a te alertar algo ? porque acredito que antes de qualquer coisa acontecer, haveria um alerta de alta temperatura. Ative isso na sua BIOS para que você possa ter certeza.

Faça um teste com o seu computador em Idle, verifique em quanto tempo irá aparecer essa tela azul, com o processador, VGA, Etc. Ociosos.

Os colegas do forum mais experientes podem dizer melhor que eu, mas acredito que o computador quando monitorado pela Bios, alerte ou desligue quando super-aquecido.

Sem entender muito no assunto, eu chutaria problema com o vídeo (ou até mesmo config do vídeo e monitor), se tiver um amigo com uma placa de vídeo compatível com sua placa mãe, faça o mesmo teste.

Bem, são testes que não irão te trazer malefício nenhum, não custa nada tentar! Mas caso algum amigo do forum experiente saiba o que está acontecendo...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me parece algo com a placa de video...

Certeza que não é refrigeração, pois o correto seria desligar o PC todo em casos de superaquecimento.

Você tentou fazer over nele?

Não achei qual é a onboard dessa placa-mãe, mas tenta rodar esses jogos sem a placa de video ou outra placa...

Obs: No forum tem area para "tela azul". De uma olhadinha.

Fala Renato!!

Obrigado por ajudar.... então... na verdade... quando eu plugo o cabo na VGA onboard, simplesmente não reconhece e o monitor fica preto! Será que eu tenho que tirar a VGA Off para funcionar a ON? Vou fazer o teste e já volto!!

Quanto ao tópico tela azul... eu lembro de ter lido uns dias atras porém nada especifico como o meu caso! entretanto vou procular novamente e ler!!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Renato!!

Obrigado por ajudar.... então... na verdade... quando eu plugo o cabo na VGA onboard, simplesmente não reconhece e o monitor fica preto! Será que eu tenho que tirar a VGA Off para funcionar a ON? Vou fazer o teste e já volto!!

Quanto ao tópico tela azul... eu lembro de ter lido uns dias atras porém nada especifico como o meu caso! entretanto vou procular novamente e ler!!

valeu!

Não precisa remover a placa offboard, você pode definir com qual VGA quer trabalhar, na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Guirosp,

Os programas que você usa para monitorar a temperatura do processador (ou de todo o pc) chega a te alertar algo ? porque acredito que antes de qualquer coisa acontecer, haveria um alerta de alta temperatura. Ative isso na sua BIOS para que você possa ter certeza.

Faça um teste com o seu computador em Idle, verifique em quanto tempo irá aparecer essa tela azul, com o processador, VGA, Etc. Ociosos.

Os colegas do forum mais experientes podem dizer melhor que eu, mas acredito que o computador quando monitorado pela Bios, alerte ou desligue quando super-aquecido.

Sem entender muito no assunto, eu chutaria problema com o vídeo (ou até mesmo config do vídeo e monitor), se tiver um amigo com uma placa de vídeo compatível com sua placa mãe, faça o mesmo teste.

Bem, são testes que não irão te trazer malefício nenhum, não custa nada tentar! Mas caso algum amigo do forum experiente saiba o que está acontecendo...

Abraço.

Fala Nemehzera!! Obrigado pela ajuda hein!!

Então... está ativo na BIOS isso... porém não tem alerta nenhum.. ele simplesmente trava e dá a tela azul que eu descrevi acima... muito estranho...

Não conheço ninguém com placa similar... acho difícil esse teste... vou tentar fazer com a vga ombord como falei pro renato...

vou tentar!! ja volto!!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como há uma VGA onboard, não é necessário fazer o teste que eu disse acima, faça pela onboard mesmo, mas como Renato falou, não irá rodar jogos mais pesados, terá que testar fazendo outra coisa ou simplesmente em Idle.

Abraço.

Nemehzera:

Agora estou usando o note pra escrever... tirei a VGA OFF e o monitor ligou normalmente... (não entendi porque tive q tirar a off pra rodar com a ON... + beleza).

Vou testar com os jogos que tenho aqui... o que rodar... vou jogar até apresentar o mesmo problema... se não apresentar o problema está na placa de video ON correto?

Engraçado que eu rodei uns testes pra ver se a placa de videio onbord estava ok e todos os testei não apresentaram nenhum problema...

Neste momento o pc está procurando os drivers da onboard... vou instalar tudo e fazer o teste do jogo e já posto aqui!

Obrigado pela atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nemehzera:

Agora estou usando o note pra escrever... tirei a VGA OFF e o monitor ligou normalmente... (não entendi porque tive q tirar a off pra rodar com a ON... + beleza).

Vou testar com os jogos que tenho aqui... o que rodar... vou jogar até apresentar o mesmo problema... se não apresentar o problema está na placa de video ON correto?

Engraçado que eu rodei uns testes pra ver se a placa de videio onbord estava ok e todos os testei não apresentaram nenhum problema...

Neste momento o pc está procurando os drivers da onboard... vou instalar tudo e fazer o teste do jogo e já posto aqui!

Obrigado pela atenção!!!

Caro amigo guirosp,

Você está pulando partes importantes das minhas respostas hehe.

Disse acima que o motivo de seu monitor não inicializar plugado no vídeo onboard é por a BIOS estar configurada para inicializar pela Placa PCI EX OFFBOARD.

Disse também que isso poderia ser resolvido sem ter que remover a placa offboard, apenas "setando" a BIOS.

Enfim, já que você deu o seu próprio jeito, resta apenas instalar os drivers de vídeo onboard e fazer o teste.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nemehzera:

Agora estou usando o note pra escrever... tirei a VGA OFF e o monitor ligou normalmente... (não entendi porque tive q tirar a off pra rodar com a ON... + beleza).

Vou testar com os jogos que tenho aqui... o que rodar... vou jogar até apresentar o mesmo problema... se não apresentar o problema está na placa de video ON correto?

Engraçado que eu rodei uns testes pra ver se a placa de videio onbord estava ok e todos os testei não apresentaram nenhum problema...

Neste momento o pc está procurando os drivers da onboard... vou instalar tudo e fazer o teste do jogo e já posto aqui!

Obrigado pela atenção!!!

A sua 6870 desativa a placa de video onboard quando voce conecta ela, ao invés de setar na bios, o melhor é remover mesmo...

"se não apresentar o problema está na placa de video ON correto?"

Errado! Se não apresentar problema sem a 6870, o problema estará na OFF, ou seja, a proria 6870.

Aguardando os testes, teste o máximo que puder....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua 6870 desativa a placa de video onboard quando voce conecta ela, ao invés de setar na bios, o melhor é remover mesmo...

"se não apresentar o problema está na placa de video ON correto?"

Errado! Se não apresentar problema sem a 6870, o problema estará na OFF, ou seja, a proria 6870.

Aguardando os testes, teste o máximo que puder....

Renato,

Desculpe... escrevi errado... claro... se não der problema na on... é certo que o problema era a off...

engraçado... que estou rodando cryses 2 com a onboard!! haha... está bem lento e cheio de lags... + ta rodando... rs...

vamos ver se apresenta algum problema... por enquanto... já foram 3 minutos de jogo e nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então.. estou jogando cryses 2 até agora... e nada de problema!!

engraçado que PES2012 não roda na onboard... achei q cryses esra mais pesado! hahahuua... + beleza....

Bom... pelo visto.... é certeza q é a placa de vídeo q está com problema!!

+ será que isso é alguma coisa de instalação... ou sei lá... driver ??

Joguei a ***** da caixa fora... (QUE GRANDE CAGADA)... + tenho nota fiscal, cabos, cd, manual.. tudo aqui...

Comprei no balão da informatica... vou tomar um chá de cansaso pra trocar isso... meu deus!!

Alguma sugestão alternativa para saber se não é outro problema?? tvz um programa que teste todas as funções da placa!!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu li o primeiro tópico sobre o que seria bom para se encontrar em um cooler sobre ter no mínimo 65 de CFM e no máximo 26 db. Só isso basta?

Andei pesquisando no Kabum e mts fasn tinham menos CFM do que o recomendado e e fazia mais barulho tb.

Estou meio perdido com esse vários posts e queria pedir uma ajuda para comprar uma fan básica que fosse silenciosa, mas que desse conta. Não faço questão de nada bonito e nada brillhando.

Também vi isso em descriçoes: Air pressure (mmH2O) 1.83 mmH2O . qual é o ideal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem??

Não sei se esse é o local correto pra postar meu problema, porém não achei nenhuma seção mais coerente que essa. Caso esteja errado, peço a gentileza que os moderadores desloquem o mesmo para o local correto.

Bom... vamos lá...

Comprei uma máquina razoavelmente boa neste fim de ano, segue as configurações:

Placa mãe: MSI-H67MA-E35;

Processador: i5 2500 (cooler box)

Memória: 2x Kingston 4096 MB (total 8GB);

Fonte: Fonte XFX ATX 550W Reais Core Edition P1-550S-XXB90;

Gravador DVD: Sony;

Gabinete: Cooler Master HAF 912

Placa de vídeo: Placa de Video Sapphire 314-3L AMD ATI Radeon HD6870, 1GB GDDR5, 256 Bit, Interface PCI-E X16, Saida DVI, Mini DisplayPort, HDMI, Compativel com CrossFire X, Fonte Minima de 550W0

HD: 01 Samsung de 1TB SATA 7200RPM e 01 Samsung de 500GB SATA 7200RPM

Até aí tudo bem... instalei todos os jogos do mundo nele e rodou de boa como Cryses 2, PES 2012, GTA 4, FIFA 2012, Need the run, Batledield 3 entre outros...

Quando estou jogando em Full HD... em menos de 5 minutos de jogo trava o pc e apresenta uma tela azul sem nada escrito, veja as imagens abaixo:

pc1.jpg

pc2.jpg

pc3.jpg

Obs.: O problema ocorre jogando em baixa resolução também, porém demora em media uns 15 minutos... depende do jogo... por isso acredito que o problema esteja na temperatura.

Analisei a temperatura e em resolução baixa ele fica em média com 30º... quando esta em full hd... vai pra 40º (temperatura da CPU)... e quando joga ele aumenta bem... (não me recordo quanto... mais sobe bastante!!) a VGA chega a 60º jogando !!

Eu mesmo que montei o PC... conheço bem hardware... mas não tenho muita experiência em PC's novos... eu mexia com 486, pentium 1, 2... hahah...

O que pode ser? Talvez eu precise comprar um cooler novo???

Será que eu esqueci de plugar alguma coisa?? ou pluguei errado?

Se vocês puderem me dar essa luz seria ótimo!! Estou querendo jogar meus jogos e não consigo!!!!!!! que tristeza!!! :(

Estou no aguardo... e muito obrigado!!

t+!!

Quando o problema é refrigeração o PC reinicia, e não da tela azul, como voc

ê esta imaginando.

Se você esquecer de plugar alguma coisa ou plugar errado, provavelmente o PC não vai dar boot, e se isso aconteceu, não temos como saber, ja que não vimos você montando o PC.

Ao que me parece o problema é com a VGA, por isso recomendo que faça um teste usando o OCCT (menos a versão 4.0.0, que não tem teste pra VGA) como na foto abaixo:

occtvgateste.png

Lembre-se de deixar a aba "Error Check" abilitada.

Caso ocorra tudo bem, pesquise incompatibilidade da VGA com o monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...