Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fototransistor


Caio Humberto Francisco

Posts recomendados

Boa noite! bom galera, eu desmontei um mouse e removi alguns componentes, acontece que eu quero montar um detector de aproximação mas não consegui encontrar o datasheet desses componentes para eu estudar.

Abaixo tem vou deixar uma imagem do componente.

image006.jpg

Ahh! queria também entender como fazer isso

http://www.youtube.be/watch?v=1xJ_pcXMxEU&feature=related

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Agradeço a atenção dos colegas, mas vamos lá, aqui mesmo no fórum encontrei parte do que eu queria (ver aqui), bom já tem por base o que cada pino do fototransistor faz, mas vem a grande dúvida, como aplicar esses dois componentes para construir um detector de aproximação e um detector de barreira (ou detector de fim de curso) não estou com meu notebook hoje para esboçar minha ideia e postar aqui para discutirmos e ver se eu realmente entendi o funcionamento.

Agradeço desde de já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Fui hoje tentar colocar o que eu aprendi sobre esse tipo de Fototransistor, mas tive um problema de INICIANTE :), estou utilizando o proteus isis e não consegui identificar qual componente selecionar para o projeto... Alguem sabe? Ou um outro simulador que tenha ele?

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas esses simuladores não simulam a mudança de tensão sobre ele quando colocamos uma luz perto

acho que seria bom fazer isso na pratica mesmo

um modo muito utilizado para fazer esses sensores é um led receptor (fototransistor) e um emissor em paralelo apontando para o mesmo lado o emissor da um pulso de luz a luz vai e encontra uma barreira e volta o receptor recebe e um circuito calcula o tempo que demoro para a luz voltar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um modo muito utilizado para fazer esses sensores é um led receptor (fototransistor) e um emissor em paralelo apontando para o mesmo lado o emissor da um pulso de luz a luz vai e encontra uma barreira e volta o receptor recebe e um circuito calcula o tempo que demoro para a luz voltar

Olá Amigo,

Esta tecnica é muito usada em "sensores ultrasonicos", só que ... fazer isso com luz ... é um tanto complicado ... devido a velocidade da luz, você precisaria de um processador muito rápido pra conseguir calcular a diferença ...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta tecnica é muito usada em "sensores ultrasonicos", só que ... fazer isso com luz ... é um tanto complicado ... devido a velocidade da luz, você precisaria de um processador muito rápido pra conseguir calcular a diferença ...

cara li isso lendo sobre sençores de movimento deduzi que fosse com luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos vocês estão esquecendo de um detalhe, da luz ambiente, ela influi e muito no funcionamento de um fototransistor, sem um tipo de filtro para rejeeição de ruídos é bem complicado fazer um detector de aproximação com capacidade de medição maior que unidades de mm, os fototransistores do jeito que estão (caso do mouse) são interessantes quando a distancia é curtissima e quando estão envolvidos em uma casca para a luz ambiente não fazer acionamento indevido ao circuito.

Minha sugestão para fazer um detector desses pelo metodo passado pelo colega Israel se faz no uso do Led IR apenas e no lugar desse foto a utilização de um receptor modulado, aqueles que se encontra em TV (TSOP1738 e afins), envie pulsos de luz com frequencia igual a de recepção pelo modulo, no caso do 1738 38KHz e você tera um detector desses muito mais robusto e imune as variações de luz ambiente.

Da uma olhada nessas sugestões:

http://4.bp.blogspot.com/_hyKRWdjIs70/SC6U56CkuhI/AAAAAAAAANM/j6xZFlyzdvQ/s400/TTSOP%2Bbased%2Bobstacle.jpg

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...