Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que São Aquelas Caixinhas Pretas Que Ligam


caioattili

Posts recomendados

Olá, gostaria de saber, para que servem aquelas caixinhas pretas que tem nos postes das casas que nelas entram o fio do telefone que vem da rua e saem o fio que ligam em nossos aparelhos de telefone.

Estou fazendo esta pergunta pois todas as casas da minha rua tem esta caixinha no poste, menos a minha!

Bem, se alguém souber por favor me ajude! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A caixa de distribuição é o local onde termina o cabo secundário da rede de acesso. Ali ficam disponíveis os pares de fios de cada assinante. Normalmente cada caixa suporta 10 pares.

Geralmente essas caixas ficam presas aos postes, e ali conecta-se o fio drop no par de fios para disponibilizar a linha para o assinante. Não precisa ter uma caixa para cada assinante, como eu disse, a caixa suporta 10 pares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada caixinha preta é o par do assinante, aqui da minha casa a caixinha só cabe no maximo 2 pares ou seja dois telefones, que é o normal de uma linha residencial....agora antigamente como seu telefone deve ser antigo só tinha aquela porcelana no formato circular onde passavam os fios.....mas quando tem manutenção externa da linha; a telefonica já coloca a caixinha preta..... :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, me desculpe Mccloud mas não é disso que eu estou falando, mas sim do que o educfis está falando, ou seja, daquela caixinha preta pequena que fica no poste de cada casa individualmente!

E quanto a esta porcelana, na minha casa não tem nada disso, o fio que vem do poste da rua está emendado direto com o fio que vai para a tomada de telefone da minha casa. Mais uma vez eu repito, a minha casa é a única que não tem essa tal caixinha preta!

Mas qual a diferença em ter esta caixinha e não ter nada? Ela tem alguma função específica, como filtrar a linha de ruídos por exemplo?

Por favor me ajudem, pois minha conexão com a Internet é horrível e de vez em quando fica tocando música no meu telefone de uma rádio AM, e aí o resto nem preciso de dizer...

Qualquer ajuda será muito bem vinda! Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@25 abr 2004, 15:24

Olá, me desculpe Mccloud mas não é disso que eu estou falando, mas sim do que o educfis está falando, ou seja, daquela caixinha preta pequena que fica no poste de cada casa individualmente!

E quanto a esta porcelana, na minha casa não tem nada disso, o fio que vem do poste da rua está emendado direto com o fio que vai para a tomada de telefone da minha casa. Mais uma vez eu repito, a minha casa é a única que não tem essa tal caixinha preta!

Mas qual a diferença em ter esta caixinha e não ter nada? Ela tem alguma função específica, como filtrar a linha de ruídos por exemplo?

Por favor me ajudem, pois minha conexão com a Internet é horrível e de vez em quando fica tocando música no meu telefone de uma rádio AM, e aí o resto nem preciso de dizer...

Qualquer ajuda será muito bem vinda! Muito Obrigado. :bandeira:

Uma vez eu abri uma dessas caixinhas, dentro dela não tinha nada além de 2 parafusos com porcas, que serviam somente como uma emenda bem feita.

Por coincidência, eu tenho um telefone da marca Cougar que também fica tocando uma rádio AM de fundo :wacko: . Mas é só nesse aparelho, no outro telefone que tenho isso não ocorre, também aconteceu isso num orelhão, na época dos telefones à ficha. Mas é só nesse aparelho, no outro telefone que tenho isso não ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caioattili!!! a roldana de porcelana é para segurar o fio que vem da rede externa até o poste de sua casa, e a capinha preta (caixinha) é de suma importância, é ali que é colocado os pares afixados por meios de parafusos, onde será puxada a rede interna ou seja a linha até o seu computador.....se não tiver esta caixinha os fios ficarão ao "tempo", absorvendo umidade e com o passar do tempo o fio Telefônico vai deteriorar calsando muitos ruidos em sua linha.....

Pelo visto você está precisando acionar a operadora par ir até o poste de sua casa fazer uma manutenção... :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@25 abr 2004, 15:24

Olá, me desculpe Mccloud mas não é disso que eu estou falando, mas sim do que o educfis está falando, ou seja, daquela caixinha preta pequena que fica no poste de cada casa individualmente!

Ah bom, me desculpe também então.

Aqui também não tem essa caixinha não, mas não tenho problema de ruído na linha (telefone instalado em 1999).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, só para complementar, a minha linha foi instalada a 15 anos e a fiação NUNCA foi trocada!!!

Outra coisinha: Semana passada, eu tive a oportunidade de subir no telhado da garagem da minha casa e verificar a emenda do fio do telefone no poste. Eu notei que o fio (a ponta descascada) está completamente enferrujada e a emenda bem mau feitinha... :stupid:

O que eu devo fazer agora? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por caioattili@29 abr 2004, 15:50

Olá, só para complementar, a minha linha foi instalada a 15 anos e a fiação NUNCA foi trocada!!!

Outra coisinha: Semana passada, eu tive a oportunidade de subir no telhado da garagem da minha casa e verificar a emenda do fio do telefone no poste. Eu notei que o fio (a ponta descascada) está completamente enferrujada e a emenda bem mau feitinha... :stupid:

O que eu devo fazer agora? :help:

Amigo,

Do poste da sua casa para a rua - é de responsabilidade de empresa de telefonia - basta que entre em contato com eles e solicite manutenção devido a ruidos e a idade da instalação da linha.

Agora do poste para dentro da sua casa - é de responsabilidade do assinante. Seria interessante entrar em contato com um instalador para que ele refaça a sua instalação - ou em alguns casos (com um pagamento por fora) - o técnico da empresa de telefonia costuma ganhar para fazer esse serviço na sua residência (normalmente um café ou uma cervejinha e mais uns trocados).

:bandeira:

:devil::priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, galera

estava passando por aqui e não pude deixar de responder, pois sou técnico em telefonia, e trabalho instalando telefones para a telemar aqui no rio. Eu sou o tal cara q cobra uma "cervejinha". Em 1° lugar gostaria de dizer q a empresa proíbe sumariamente esse tipo de coisa, pois dá justa causa (concorrência desleal com a empresa).

Essa caixinha preta chama-se PTT (ponto terminal de teste), e essa porcelana é o isolador. Foi-se o tempo q a responssabilidade era do assinante. Pois agora até um defeito dentro de casa é responssabilidade da empresa.

Como o próprio nome diz essa caixinha preta serve para se fazer o teste. Serve para o técnico isolar o problema, pois se o seu telefone apresenter defeito (ficar mudo por exemplo), o técnico tem como saber se o problema é dali p/ frente (p/ dentro da casa) ou para trás. Aquela caixa preta no poste é chamada PTR (ponto terminal de rede.

A caixinha preta é uma espécie de emenda. ela não interfere em nada, só que se não tiver, toda vez q o técnico for verificar, vai ter q trocar toda a fiação desde o poste até onde ele terminar. Pois não é recomendado fazer emendas. Muitos colegas preguiçosos não colocam o PTT, dificultando assim o trabalho do cara q for fazer reparo.

Você pode facilmente trocar o fio.(apesar de q a responssabilidade é da empresa)

você pode arrumar um pedaço do fio com um técnico q você encontrar na rua(eu sempre dô a quem me pede). você deve retirar todas as emendas q você você encontrar, pois emendas mal feitas viram captadores de ruidos, o q prejudica muito a conexão discada. Só tome cuidado com o fio porque ele tem polaridade. Se você inverter pode comprometer a qualidade da ligação (como ficar baixa a ligação por exemplo)

Se você quiser posso te explicar passo a passo isso, pois é muito simples.

Espero ter esclarecido, se precisar estamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, naldospa, muito boa a sua explicação! :-BEER

Eu realmente estou interessado, em saber mais sobre isso, principalmente sobre esta história de polaridade. Eu nem fazia ideia que fio de telefone tinha polaridade!

Obrigado também pela ajuda dos outros, muito obrigado! :-BEER

O que eu devo fazer para dar uma "geral" na minha instalação telefônica da minha casa?

Mais uma vez, obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como é o fio q vai até a sua casa ? se for o preto grosso (fe), observe q é um fio duplo e q um deles é arredondado(positivo), e q o outro é "aquadradado". O certo era usar o FI(fio cinza) para fazer a ligação do poste interno até a sua casa, pois ele é bem mais flexível.

Arrume o fio preto grosso (FE), depois retire todas as emendas q você encontrar, ou seja se tiver emendas, troque o fio todo. Do seu poste interno até dentro da TAP(tomada auxiliar de parede- aquela caixinha preta onde o telefone é conectado).

feito isso parceiro, você verá q a sua conexão ira saltar para 52000kbps(dependendo do seu modem)

qualquer coisa estamos aí. precisando é só pedir ajuda, o meu e-mail é [email protected]. Valeu ? :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o caminho completo da fiação é o seguinte:

-O fio que vem da rua, emenda-se com um fio preto grosso no poste da minha casa.

-Este fio preto, emenda-se com um fio cinza fininho dentro de um conduíte, conduíte este, que passa fio de antena VHF/UHF, fio de tomada 110V e o fio do telefone.

-Este fio cinza, chega na tomada de parede na sala de minha casa, onde tem um plug adaptador ligado nesta tomada com um cabo RJ11 de 20 metros e um fio RJ11 do aparelho de telefone sem fio.

-Este cabo RJ11 de 20 metros, sai da sala e vai até o meu quarto por um conduíte subterrâneo até chegar a um buraco na parede do meu quarto.

-Chegando neste buraco, o cabo RJ11 é conectado diretamente ao modem.

Bem, a minha conexão com a internet, como eu já disse, fica sempre em 33600 bps, mesmo com um hardmodem PCI da U.S.Robotics de 56K. :-BEER

Bem, se não for pedir muito, por favor, leia este post e diga o que está errado para que eu possa corrigir os problemas. :wub:

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caioattili, é lógico que o amigo naldospa, por ser Técnico em Telefonia, está mais apto a responder... Mas, antes que ele coloque seu post, já posso ir adiantando os erros aí existentes:

-O fio que vem da rua, emenda-se com um fio preto grosso no poste da minha casa.

Nesse ponto é que tem de haver a tal "caixinha preta". Não podem os fios ficarem simplesmente "emendados"!

-Este fio preto, emenda-se com um fio cinza fininho dentro de um conduíte, conduíte este, que passa fio de antena VHF/UHF, fio de tomada 110V e o fio do telefone.

Tudo errado!... Fios de telefone juntos a fios elétricos de 110V... E ainda mais fios de Antena de TV...

Não pode! :wacko:

Os fios do telefone (cinza, fininho) terão de passar por um conduite só deles!

E a imagem de sua TV está boa? Também está errado fio de Antena junto com fio elétrico!...

:wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu já imaginava que estava errado, mas a construção é nova e não tem como eu quebrar toda a parede para fazer outra passagem só para o telefone! :muro:

E quanto a TV, a imagem dos canais de VHF e UHF, está péssima também.

E sobre a caixinha preta, o que eu faço para que a Telecômica instale uma para mim?

Desculpem, se este tópico parace que não acaba mais, é que uma dúvida puxa a outra, e por aí vai... :aranha:

Bem, muito obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabe resaltar que se os parafusos onde prendem os fios do telefone do PTT não estiverem bem atarraxados pode dar mal conexão nas linhas calsando ruidos, certa vez subi até meu poste e verifiquei que estes estavam frouxos, fazendo a correção obtive melhora na linha...... :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Só tome cuidado com o fio porque ele tem polaridade. Se você inverter pode comprometer a qualidade da ligação (como ficar baixa a ligação por exemplo)"

by naldospa

Não sabia que telefone tinha polaridade... Legal. Mais surgiu umas dúvidas...

Você pode me ajudar??

1. Porque ele funciona normalmente (Nunca notei diferença) se inverter as polaridades.

2. Então se tem polaridade tensão é continua?

3. Como a central telefonica e o aparelho fazem para se comunicar em freqüências se são continuas?

Caro Naldospa você sabe de algum site que explica o funcionamento do telefone? Ou alguma apostila com este ou ouros conteudos de intalãções telefonicas ou eletrônica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas a construção é nova
E sobre a caixinha preta, o que eu faço para que a Telecômica instale uma para mim?

caioattili, juro que agora não entendo mais nada!... Se a construção é nova, como você mencionou, então a instalação do telefone foi recente! E como fizeram essa instalação sem a bendita "caixinha preta"? Nunca a Telefônica instala um aparelho sem colocar o PTT... A não ser que tenha sido um "orelhudo", estagiário da Companhia, que tenha feito o serviço... Chame a Companhia e exija que seja feita a instalação de acordo com as normas!

Agora, mudando de asunto, mas dentro do mesmo... :D

Polaridade dos fios... Sempre fui eu que fiz as instalações aqui na minha casa e nunca tive problemas com ruídos ou "linha fraca"... E nunca chequei polaridade para fazer as instalações!

A corrente é alternada!...

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...