Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest cristianoak

[Resolvido] Problema Com Cabeamento

Recommended Posts

Guest cristianoak

Olá! Estou montando uma rede local a fim de compartilhar o acesso Turbo entre os 4 computadores da casa. Adquiri um modem DSL-500G e o liguei a um hub 8 portas da Encore. Os cabos utilizados são da AMP, categoria 5. O protocolo utilizado é TCP/IP, com a atribuição dos IPs feita automaticamente pelo DHCP do modem.

Aconteceu o seguinte: 2 computadores estão do lado do hub, ligados ao mesmo por cabos de 2 metros. Esses dois computadores estão funcionando perfeitamente, um com WinXP e outro com Win98. O acesso ADSL funciona perfeitamente.

Os outros dois computadores estão no andar de baixo da casa.

O primeiro está ligado ao hub por um cabo de aproximadamente 12 metros. Também funciona perfeitamente: enxerga todos os computadores da rede e o acesso à Internet é normal.

O problema está no quarto computador: o cabo de rede tem aproximadamente 16 metros, o computador roda Win98, e a placa de rede é uma 10/100 da Clone. Bem, ao ligar o cabo, o led 10/100 da placa fica piscando, o led de link fica apagado, e os leds indicadores no hub ficam piscando. Não é possível acessar a Internet ou ver os outros computadores da rede. Troquei a placa, pensando ser esse o problema. Coloquei uma da Encore. Pois bem, ao ligar o cabo, o led 10/100 se acende e o led de link fica piscando. No hub, o led de link fica aceso. Mas ainda não é possível ver os computadores da rede local ou acessar a Internet.

Pensando ser um problema com o computador, trouxe o mesmo para o andar de cima e liguei-o num dos dois cabos de 2 metros, e o acesso funcionou perfeitamente. Pensando ser o problema com o cabo, então, testei a integridade do mesmo com um multimetro. Colocava em curto numa ponta os pares (laranja/branco-laranja, p. ex) e testava na outra. Pois bem, todas as pontas estavam OK, o cabo está íntegro. A ordem de crimpagem nas duas pontas é idêntica (branco-verde, verde, branco-azul, azul, branco-laranja, laranja, branco-marrom, marrom). Ou seja, fisicamente a rede está bem.

Alguém teria uma ideia do que está acontecendo? Poderia ser alguma espécie de interferência com o cabo?

Grato desde já

Cristiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cristianoak

pela disposição dos fios que você descreveu, infelizmente seu cabo está errado.

isto explica o porque de até uma determinada distância você conseguir que a sua

rede até funcione.

existe um ótimo tópico escrito pelo José, moderador aqui do Clube do Hardware, na área de "Redes e cabeamento"

para acessá-lo use o linkconexão

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×