Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
CCS1201

Placas De Video E Suas Memorias

Recommended Posts

Galera,

Quando falamos de memorias para PC nós falamos muito em latencias e que estas quanto menores melhor pois menos tempo o processador ira esperar para que elas fiquem prontas para receber ou enviar as informações, pois bem minha duvida é a seguinte:

Sabemos que memorias por exemplo DDR 400 quando setadas a 266 podemos baixar suas latencias com isso ganhando desempenho, então sabemos que nas VGAs e comum termos por exemplo memorias DDR500 (250MHz) setadas para operar em DDR400 (200MHz) ai agalera se anima quando descobre isso e tasca-lhe um "overclock" (pois elas estão em underclock) nas memos.

Ai eu pergunto as memorias das VGAs também possuem latencias para poder fazer o sincronismo com o processador e a GPU?

Eu acredito que sim, neste caso os fabricantes colocam memos mais rapidas do que o necessario para poder baixar as latencias e aumentar o desempenho. Se isto ocorre tem como saber quais a latencias usadas e se é possivel altera-las e no caso de um overclock a latencias seriam aumentadas automaticamente ou permacem inauteradas pois com latencias baixas é mais difícil dê conseguir altos overclocks.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Agora eu também fiquei na dúvida...

se tem clocks, provavelmente tem latência e tensão,

como na minha aqui, vem com memo Samsung 4ns, mas não passa de 380Mhz, o que era pra chegar a 500Mhz :muro: alguem pode explicar porque acontece isso e como resolver o problema da tensão e das latências???

help gente! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
como na minha aqui, vem com memo Samsung 4ns, mas não passa de 380Mhz, o que era pra chegar a 500Mhz

a minha placa é da XElo... é d 4ns, mas roda no máximo mesmo a uns 333mhz... o default é 286mhz.. arghh :aranha:

Compartilhar este post

Link para o post

As memórias usadas nas placas gráficas são ligeiramente diferentes das memórias comuns.

Com o tipo de dado que as placas de vídeo operam, latências altas não contam muito. O que conta mesmo é a frequência de operação. É claro que elas influenciam, mas como as memóras de vídeo não precisam fazer muitas buscas aleatórias, a latência se torna um mero detalhe...

Por isso as memórias de latências altas (DDD2 e GDDR3) fizeram um casamento tão bom com as placas gráficas!

Compartilhar este post

Link para o post

Hããã....

Valeu Ichigeki agora entendi, o que me deixa encucado é por exemplo a minha VGA que tem memos de 3.6 que roda até 550 mas vem setadas pra 512 não consigo entender porque os fabricantes compram memorias rapidas e colocam elas pra operar em freqüências menores. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CCS1201@28 abr 2004, 08:45

Hããã....

Valeu Ichigeki agora entendi, o que me deixa encucado é por exemplo a minha VGA que tem memos de 3.6 que roda até 550 mas vem setadas pra 512 não consigo entender porque os fabricantes compram memorias rapidas e colocam elas pra operar em freqüências menores.  :blink:

as vezes tá em falta de memo mais lenta, e dai vai o que tem mesmo... sorte nossa que quando acontece isso pegamos memos boas pra over....

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por CCS1201@28 abr 2004, 08:45

Hããã....

Valeu Ichigeki agora entendi, o que me deixa encucado é por exemplo a minha VGA que tem memos de 3.6 que roda até 550 mas vem setadas pra 512 não consigo entender porque os fabricantes compram memorias rapidas e colocam elas pra operar em freqüências menores.  :blink:

Esse é um procedimento comum pra manter a estabilidade. Muitas dessas memórias, apesar de serem provenientes de fabricantes "de nome" (Samsung, Hynix, Infineon, Etrontech), rodam em 550Mhz, por exemplo, "no limite". Como a produção sofre flutuações e vivemos um momento de baixo estoque de memórias entre os fornecedores (o que não permite os fabricantes das placas selecionar mais rigorosamente com o risco de ficar sem matéria-prima) os fabricantes procuram ser conservadores e setam frequências abaixo do que as memórias aguentam.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas então como faz para a memória poder chegar em toda sua potênica, de acordo com os ns, se a minha é de 4ns e não sai dos 380Mhz

seaumentar a tensão do slot AGP, ou os Mhz dele?

e como funciona esse esquema que o AGP roda a 66Mhz e é multiplicado e é como se fosse 533Mhz???

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por hmaqueda@28 abr 2004, 11:10

Mas então como faz para a memória poder chegar em toda sua potênica, de acordo com os ns, se a minha é de 4ns e não sai dos 380Mhz

seaumentar a tensão do slot AGP, ou os Mhz dele?

e como funciona esse esquema que o AGP roda a 66Mhz e é multiplicado e é como se fosse 533Mhz???

falou  :-BEER

Provalmente fazendo um mod pra aumentar a tensão na sua placa de vídeo.

Existem relatos que para inibir o overclock em algumas placas os fabricantes tem reduzido a volategm nas memórias. Exemplo disso: A Radeon 9700 convencional funciona com suas memórias a 540MHz, com tensão de 2,6V, enquanto a Radeon 9700 Pro funciona com 620MHz com 2,8V.

Na verdade, a Radeon 9700 convencional, mesmo usando memórias mais lentas que a versão Pro, poderia chegar facilmente a pelo menos 600MHz se a tensão nas memórias fosse 2,8V, já que as memórias são -3.3 (~600MHz). No entanto como a tensão é 2,6V as placas overclocam muito mal. Alguns usuários em sites internacionais relatam problemas sérios de estabilidade acima de 560MHz, e maioria sequer chega a 550MHz. O projeto é no limite, exatamente para obrigar a pagar mais caro no modelo Pro e inibir o overclock pra chegar na frequência da versão Pro.

Quanto ao AGP, melhor ver as especificações direto do site da intel:

http://www.intel.com/technology/agp/index.htm

Espero ter esclarecido! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais