Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Sony Vaio SB e SA


Dante003

Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá amigos!

Acabei de comprar o Vaio sb35fb, tô só esperando chegar e acabei ficando com uma dúvida ao ler o post, o ideal é fazer uma instalação limpa do windows, certo? Tenho medo de perder alguma ferramenta do note, como perdi o Web Smart da HP quando reinstalei o Win 7.

*Dante, ainda usa o seu dv5 pra ferver água!? hahahaha Eita sofrimento! Só de pensar no que a gente passou com os nossos dv5 sinto até calafrios...

abraços!!

Você vai perder os programas que vem nele obviamente, além disso, não tenho certeza mas se eu não me engano não da para instalar de novo o sistema linux leve que vem nele para acesso rápido a internet (quando liga ele pela tecla web). Fora isso, tem um outro programa, não lembro se é o Vaio Update, Vaio Care, ou a combinação deles, que serve para ver os programas e drivers instalados, e procurar atualizações por ele mesmo, além de poder instalar/desinstalar ele, que só funciona na instalação de fábrica, é possível baixar ele e instalar, mas a instalação não ocorre de fato.

Quanto ao dv5, depois que eu comprei esse, eu vendi ele, com os cuidados que eu dei a ele, ele sobreviveu muito bem ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você vai perder os programas que vem nele obviamente, além disso, não tenho certeza mas se eu não me engano não da para instalar de novo o sistema linux leve que vem nele para acesso rápido a internet (quando liga ele pela tecla web). Fora isso, tem um outro programa, não lembro se é o Vaio Update, Vaio Care, ou a combinação deles, que serve para ver os programas e drivers instalados, e procurar atualizações por ele mesmo, além de poder instalar/desinstalar ele, que só funciona na instalação de fábrica, é possível baixar ele e instalar, mas a instalação no ocorre de fato.

Quanto ao dv5, depois que eu comprei esse, eu vendi ele, com os cuidados que eu dei a ele, ele sobreviveu muito bem ^_^

você fez, Dante, a instalacao limpa no seu vaio?

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fica uma dica ai para quem não está conseguindo fazer a instalação Limpa:

Instalem priemira mente o "Microsoft .NET Framework 4" porque os drivers de video dependem dele para funcionar da forma correta, bom pelo menos no meu funcionou. Lógico você tem que instalar o Vaio control center e o Vaio Care.

Fica a Dica, a sim e quem quiser um som melhor procurem na net sobre "X-fi Mod Realtek", ele é uma modificação dos drivers da realtek para que tenham um som proximo a do X-fi da Creative, não é lá uma brastemp mas dá uma boa melhorada, pricipalmente nas opções de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo Dante003,

se caso eu colocar mais um pente de 4gb e continuar com o HD original, terei algum melhora no notebook? Geralmente utilizo programas como AutoCAD, pacote Office e milhões de abas abertas no Chrome rs... Será que valeria a pena adicionar mais memória? Obrigado!

Ativando o dual channel, você pode ter uma melhora no autocad, fora isso teria que ver o uso da memória, se você sempre ficar na faixa dos 2gb e pouco de uso, o aumento não fará diferença, mas se fica na faixa dos 3gb e pouco ai pode ocorrer uma melhora sim. Se ficar frequentemente na faixa dos 3.5gb pra cima ai sim terá uma boa melhora.

Memória está barato, então na minha opinião, vale a pena sim.

você fez, Dante, a instalação limpa no seu vaio?

Abraços.

Fiz sim, com isso pude instalar somente o que eu queria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dante003, tenho pensado em fazer uma instalacao limpa pelo fato de ter um hd seagate de 7200rpm aqui, então pensei em trocar o hd do vaio que e 5400rpm pelo seagate e instalar o seven ultimate.

O unico problema que vejo em todas as desvantagens que você citou, e a perda da funcao da tecla web, perdi a mesma função no hp e sentia falta. Será que não há driver pra isso n?

Na sua opiniao, amigo, e melhor manter o hd do vaio e fazer um ajuste dos servicos executados e uma desinstalacao dos app da sony ou uma instalacao num hd 7200rpm? Sinto q vou perder desempenho com o hd do vaio...

abraço!

Edit:

Acho que consegui chegar a uma solução perfeita! Eu poderia simplesmente gravar os discos de recuperação do vaio, trocar o HD pelo Segate de 7200rpm e rodar os discos, re-instalando o S.O. de fábrica! Acho que desta forma não perderia a funcionalidade da tecla Web o que seria bastante útil, mesmo tendo que remover os programas da Sony manualmente depois. Só espero que os discos de recuperação sejam feitos de forma a só funcionar no HD original!

Isso poderia funcionar para outras pessoas também! Vamos ver como minha ideia se sai na prática!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dante003, tenho pensado em fazer uma instalacao limpa pelo fato de ter um hd seagate de 7200rpm aqui, então pensei em trocar o hd do vaio que e 5400rpm pelo seagate e instalar o seven ultimate.

O unico problema que vejo em todas as desvantagens que você citou, e a perda da funcao da tecla web, perdi a mesma função no hp e sentia falta. Será que não há driver pra isso n?

Na sua opiniao, amigo, e melhor manter o hd do vaio e fazer um ajuste dos servicos executados e uma desinstalacao dos app da sony ou uma instalacao num hd 7200rpm? Sinto q vou perder desempenho com o hd do vaio...

abraço!

Edit:

Acho que consegui chegar a uma solução perfeita! Eu poderia simplesmente gravar os discos de recuperação do vaio, trocar o HD pelo Segate de 7200rpm e rodar os discos, re-instalando o S.O. de fábrica! Acho que desta forma não perderia a funcionalidade da tecla Web o que seria bastante útil, mesmo tendo que remover os programas da Sony manualmente depois. Só espero que os discos de recuperação sejam feitos de forma a só funcionar no HD original!

Isso poderia funcionar para outras pessoas também! Vamos ver como minha ideia se sai na prática!

Pelo que eu vi aqui, da para instalar o sistema para a tecla WEB sim

http://esupport.sony.com/BR/perl/swu-download.pl?mdl=VPCSA25GB&upd_id=6708&os_group_id=6

Quanto ao hd, prefiro a instalação limpa num hd de 7200rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pelo que eu vi aqui, da para instalar o sistema para a tecla WEB sim

http://esupport.sony.com/BR/perl/swu-download.pl?mdl=VPCSA25GB&upd_id=6708&os_group_id=6

Quanto ao hd, prefiro a instalação limpa num hd de 7200rpm.

Beleza Dante! Tudo certo então, já que a questão da tecla WEB e contornável vou mesmo partir para uma instalação limpa no 7200rpm.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal o meu já atingiu 88°c de cpu e os cores em 89 e 88°c, o que fazer?

Amigo, você tava rodando o que no momento??

Tava usando o notebook em local pouco ventilado, como em cima da cama? A placa de video dedicada estava ligada?

Dê mais informações, por favor!

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dante, notei que o driver que você me passou para a tecla WEB não funciona no modelo de Vaio que comprei. Andei procurando por outros drivers e ate encontrei, mas nao exatamente para o sb35fb. O mais proximo foi para algum outro sb35, mas sinceramente nao sei se servirá. Mandei ate e-mail para o suporte da Sony, eles me responderam em 20 horas (atendimento gentil e rápido!), o funcionário me disse que para o meu modelo ainda não há driver para a tecla WEB disponível e que se eu trocasse o S.O. muito provavelmente ficaria sem a função.

Não queria mesmo perder a tecla WEB. Acho que vou salvar os discos de recuperacão e usá-los para restaurar o windows de fabrica no HD 7200rpm. Se fizer a instalacão limpa muitooo provavelmente perderei a funcionalidade de usar a internet sem ter que ligar o notebook, e isso é interessantissimo! Perdi no meu HP e não quero perder de novo. Alguma outra ideia, irmão!?

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eles não disponibilizaram todos os drivers pra série 35 até agora, mas é basicamente os mesmos da série 25, eu mesmo tive que pegar alguns na página do sa25 pois na do sa35 não tinha. O hardware deles (SB25/35 e SA25/35) é idêntico, só muda o processador basicamente, se eu não me engano o bluetooth e talvez a tela, o resto é igual, a própria bios é igual.

Faça os dvds de recuperação, mas antes tente fazer a instalação limpa, se der certo, não precisa fazer a recuperação, se não der, é só usar os dvds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eles não disponibilizaram todos os drivers pra série 35 até agora, mas é basicamente os mesmos da série 25, eu mesmo tive que pegar alguns na página do sa25 pois na do sa35 não tinha. O hardware deles (SB25/35 e SA25/35) é idêntico, só muda o processador basicamente, se eu não me engano o bluetooth e talvez a tela, o resto é igual, a própria bios é igual.

Faça os dvds de recuperação, mas antes tente fazer a instalação limpa, se der certo, não precisa fazer a recuperação, se não der, é só usar os dvds.

Era exatamente o que tinha em mente! Vou gravar os discos, caso não dê certo uso a restauração mesmo.

Hummm... Eu não sabia que os drivers do sa25 funcionavam para sa35! Se isso também valer pra o sb35 tudo certo!!! Vamos ver no que dá, assim que resolver isso aviso aqui. Ainda tô esperando note chegar! hahahaha

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
caro Dante003,

eu comprei um sony vpcsa essa semana, li seus posts sobre otimizar a maquina retirando uns programas redundantes, você poderia me dizer quais programas seria mais aconselháveis para retirar?

obrigado

Eu tb gostaria de saber quais programas posso desinstalar para poder deixar a máquina mais rápida! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá irmãos,

comprei ontem meu Vaio SB35FBB.

Logo que chegou nem testei muito, já formatei e instalei o win7 Ultimate. Porém estou com um problemão: O Switch Stamina/Speed não está funcionando. Já instalei todos os drivers da página da sony; e nada parece resolver. Qual seria a sequência correta de instalação dos drivers??

Para piorar eu não fiz o recovery. =/

Há como resolver este problema sem precisar formatar novamente a máquina?

--

após resolver este problema vou instalar ubuntu para testar todos os recursos...

--

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro ismael ghazzaoui,

Estou passando pelos mesmos problemas que você, mas a versão do windows que eu instalei foi a professional. Entrei em contato com a Sony e eles só dão suporte ao Windows Home Premium. Estou pensando dar um downgrade para essa versão.

Antes, vou fazer mais alguns testes. Entro em contato contigo se eu conseguir algo. Por favor, se você tiver novidades posta ai.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, recentemente adquiri um Sony Vaio VPCSB35FB. Otimizei o boot pelo link fornecido pelo Vinyborges, porém acho que colocarei mais 4GB de memória por ser 64 bits. Eu gostaria de não inicializar o Vaiocare no boot do sistema, não consegui tira-lo. O que eu deveria desmarcar a mais no msconfig ? Outra dúvida, quando é ativado o modo stamina apelas o elemento gráfico é alterado ou o desempanho do processador vai junto ? O fato de estar com a HD3000 não deveria deixar ele "tão lento" quanto ele fica. Segue abaixo a imagem do meu msconfig, apenas não foi na foto a inicialização do som, antivirus e groove monitor..

bootbz.jpg

Outro problema que estou enfrentando é de não conseguir assistir stream de vídeos pelo twitch.tv , trava toda hora (não é de conexão), e não sei o motivo aparente. Vejo vídeos no youtube normalmente.

EDIT

Gostaria de compartilhar com quem não conhece o programa "Autoruns" (gratuito). Ao executar o programa ele mostra todos os aplicativos que são executados ao inicializar o windows, basta desmarcar o que quiser que ele não será autoexecutado novamente. Foi a única maneira que consegui desabilitar o Vaio Care, Vaio Gate etc. Ele pode ser encontrado no site da microsoft por este link http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb963902.aspx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

comprei há pouco tempo um Sony Vaio VPCSB35FB e fiz a besteira de apagar todas as partições do disco para instalação de um outro sistema operacional.

Por mais que eu tenha procurado na internet (e procurei muito!), não estou conseguindo fazer funcionar as teclas do controle de brilho, volume, etc, assim como a chave Stamina/Speed. Cansei de tentar resolver este problema e o modo mais simples seria reinstalar o SO com os discos de recovery, porém, eu não os tenho... :o(

A pergunta: Alguém poderia me fornecer os discos de recovery deste modelo? É claro que eu pagarei pelas mídias, frete e qualquer outro gasto que porventura ocorra.

Desde já, muito obrigado a todos!

Um abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eew pessoal, tenho algumas dúvidas:

1- se a sata é realmente II e qual ssd eu deveria escolher, se vale a pena um de 500mb/s ou se nao valeria a pena um tão rápido por ter gargalo ou algo do tipo.

2 ou se o pessoal que tava com problema conseguiu resolver a falta dos drivers

3- se eu restaurar o sistema eu teria que modificar o qeu para o ssd ter um funcionamento bom

4- como eu faço para manter a instalação ORIGINAL do windows e do OFFICE, devo entrar em contato com a microsoft?

5- Alguem conseguiu instalar os drivers e ficar tudo certinho?

valeu!

edit, tava vendo e ele é sata 3 mas foi desativado pela sony, agora é sata 2

tem que fazer um downgrade de bios pra usar o sata 3

alguém tem info sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera, não sei se mais alguém viu mas foi lançada uma nova Bios para o VPCSB25fb, além de novos drivers para a placa de vídeo e para o leitor de cartões.

Abração a todos ai.

Acabei de baixar e instalar as atualizações, mas não senti nenhuma grande diferença. Mas não era disso que gostaria de falar rs. Ví em sua assinatura que você adicionou mais 4gb e efetuou a troca do hd por um híbrido. Venho discutindo isso a algum tempo com o amigo Dante, mas ainda não criei coragem (nem tive uma folga no orçamento rs) para adicionar mais memória e trocar o hd.

você acha que vale muito a pena realizar a troca do hd? Realizou a instalação limpa ou utilizou o recovery? Este hd híbrido é bom mesmo ou aconselharia aquela ideia de continuar com o hd original e efetuar a troca do driver de CD/DVD por um SSD de menor espaço?

Por enquanto, são apenas estas poucas indagações rs

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de baixar e instalar as atualizações, mas não senti nenhuma grande diferença. Mas não era disso que gostaria de falar rs. Ví em sua assinatura que você adicionou mais 4gb e efetuou a troca do hd por um híbrido. Venho discutindo isso a algum tempo com o amigo Dante, mas ainda não criei coragem (nem tive uma folga no orçamento rs) para adicionar mais memória e trocar o hd.

você acha que vale muito a pena realizar a troca do hd? Realizou a instalação limpa ou utilizou o recovery? Este hd híbrido é bom mesmo ou aconselharia aquela ideia de continuar com o hd original e efetuar a troca do driver de CD/DVD por um SSD de menor espaço?

Por enquanto, são apenas estas poucas indagações rs

Muito obrigado.

Cara eu já fiz as duas instalações tanto a Limpa quanto Recovery, acho que depende do perfil, eu mesmo uso o Win 7 Pro por questão de gosto e falta de firulas, mas quanto a desempenho acho que os bagulhos da SONY nem diminuem tanto o Desempenho que já que o Recovery é Otimizado para o NOTE.

Sobre a troca de HD acho que é uma ótima hoje meu Note é muito mais rápido do que os I7 de alguns amigos, Tanto pelo Dual Channel quanto pelo Momentus XT que por sinal tem uma versão de 750GB que estou louco para comprar para o Note, reza a lenda que eles são mais rápidos que os SSD's em algumas aplicações, e não tem a limitação de espaço.

Acho que vale a pena sim o investimento, eu não tive quase nenhum já que já tinha esses periféricos do meu Lenovo, tenho lá minhas dúvidas também se vale a pena trocar o Dual Channel por um pente de memoria de 8 GB totalizando 12 GB de ram, nem sei se o note aguentaria.

Se quiser faço algum teste de Benchmark só para constar por aqui ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o modelo sb25. Formatei para retirar os exageros de aplicativos da sony, mas depois que fiz a atualização da bios começou a aparecer a seguinte mensagem: ( cuidado - A bateria instalada pode não estar instalada corretamente ou não ser compatível com o computador. Clique em ok para entrar em hibernação e remova e recoloque a bateria. )

Fiz o procedimento mas o erro continua, e antes com a bios antiga não acontecia. Seria possível fazer um downgrade de bios ?

O pior que a correção da bios e justamente para esse fim, e fez foi o reverso.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...