Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Sony Vaio SB e SA


Dante003

Posts recomendados

Tenho o modelo sb25. Formatei para retirar os exageros de aplicativos da sony, mas depois que fiz a atualização da bios começou a aparecer a seguinte mensagem: ( cuidado - A bateria instalada pode não estar instalada corretamente ou não ser compatível com o computador. Clique em ok para entrar em hibernação e remova e recoloque a bateria. )

Fiz o procedimento mas o erro continua, e antes com a bios antiga não acontecia. Seria possível fazer um downgrade de bios ?

O pior que a correção da bios e justamente para esse fim, e fez foi o reverso.

Grato.

Cara isso ai é problema na hora de instalar o que vai sanar esse problema e instalar só o driver de Wireless e atualizar o windows inteiro e ai sim, instalar os outros drivers e por ultimo o "Utilitário de notebook Sony" que pode ser baixado aqui: http://esupport.sony.com/BR/p/swu-download.pl?mdl=VPCSB25FB&upd_id=6699&os_group_id=6.

Bios alternativa para os Notebooks VPCSA e VPCSB

Galera andando por um site gringo achei uma Bios alternativa que libera diversas funções na Bios do Notebook, quem quiser se aventurar pode baixar ai, eu instalei no meu e ele está bem mais silencioso: Link:

http://forum.notebookreview.com/sony/641671-sony-vaio-sa-sb-sc-se-advanced-menu-bios-hack.html

Troca do Processador:

Bom galera comprei hoje um I7 2630QM, como ninguém me respondeu resolvi arriscar e comprar para testar qualquer coisa vendo ele depois, o que mais me intriga nisto tudo é o TDP de 45W acho que o note vai ferver fácil fácil, se a bios nova não ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Troca do Processador:

Bom galera comprei hoje um I7 2630QM, como ninguém me respondeu resolvi arriscar e comprar para testar qualquer coisa vendo ele depois, o que mais me intriga nisto tudo é o TDP de 45W acho que o note vai ferver fácil fácil, se a bios nova não ajudar.

Amigo,

O socket deste processador é FCPGA988 enquanto o original do seu SB25 é PPGA988... Vai funcionar?

I5 - http://ark.intel.com/pt-br/products/52224/Intel-Core-i5-2410M-Processor-(3M-Cache-up-to-2_90-GHz)

I7 - http://ark.intel.com/pt-br/products/52219/Intel-Core-i7-2630QM-Processor-(6M-Cache-up-to-2_90-GHz)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso ai é problema na hora de instalar o que vai sanar esse problema e instalar só o driver de Wireless e atualizar o windows inteiro e ai sim, instalar os outros drivers e por ultimo o "Utilitário de notebook Sony" que pode ser baixado aqui: http://esupport.sony.com/BR/p/swu-download.pl?mdl=VPCSB25FB&upd_id=6699&os_group_id=6.

Bios alternativa para os Notebooks VPCSA e VPCSB

Galera andando por um site gringo achei uma Bios alternativa que libera diversas funções na Bios do Notebook, quem quiser se aventurar pode baixar ai, eu instalei no meu e ele está bem mais silencioso: Link:

http://forum.notebookreview.com/sony/641671-sony-vaio-sa-sb-sc-se-advanced-menu-bios-hack.html

Troca do Processador:

Bom galera comprei hoje um I7 2630QM, como ninguém me respondeu resolvi arriscar e comprar para testar qualquer coisa vendo ele depois, o que mais me intriga nisto tudo é o TDP de 45W acho que o note vai ferver fácil fácil, se a bios nova não ajudar.

Amigo posta a bios que você usou ? Ou se possível faça um mini tuto pra galera, pois mexer em bios sempre e arriscado, apesar de simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara os dois tem o Socket: 988b rPGA então acredito que sirva sim se não servir paciência, é só revender o processador.

Sobre a bios é só dar uma olhadinha não é nada muito difícil, o importante é ler o tópico do fórum gringo que postei, não é nada muito difícil, mas não se esqueçam de salvar um backup da sua bios antes, se ler todo o procedimento não há erro é bem simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara os dois tem o Socket: 988b rPGA então acredito que sirva sim se não servir paciência, é só revender o processador.

Sobre a bios é só dar uma olhadinha não é nada muito difícil, o importante é ler o tópico do fórum gringo que postei, não é nada muito difícil, mas não se esqueçam de salvar um backup da sua bios antes, se ler todo o procedimento não há erro é bem simples...

Vou tentar os drives antes de tentar a bios, não dou muita sorte com bios.

você acredita que esse erro da bateria tem relação com os drives como você diz, tipo drive Wireless? Grato.

Edit: Eu tenho aqui um backup de todos os drives feito pelo Drives Genius, tenho até uma imagem feita pelo Norton Gosth, vou restaurar os drives para ver se corrige o erro, mas ainda acho estranho esse erro de bateria ser causado por um drive de wireless, mas confesso que fico feliz se o erro for esse mesmo.

PS: Notezinho cricri para reinstalar os drives.

Edit 02_ Parece que o backup do Drive Genius salvou minha pele ( paciência ), até agora com uns 8 minutos de uso a tal mensagem da bateria sumiu, até a função estamina e speed voltou ao normal, quem precisar desse backup dos drives e só pedir que eu upo pra ajudar a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o backup do Drive Genius salvou minha pele ( paciência ), até agora com uns 8 minutos de uso a tal mensagem da bateria sumiu, até a função estamina e speed voltou ao normal, quem precisar desse backup dos drives e só pedir que eu upo pra ajudar a galera.

Boa cara o lance é que não sei porque mas o meu só funciona se instalar primeiro o da Wireless ou LAN atualizar o windows e depois sim instalar os outros drivers, pelo menos é assim que funciona para mim. Não sei se é superstição.

Mas que bom que você deu conta de solucionar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu já fiz as duas instalações tanto a Limpa quanto Recovery, acho que depende do perfil, eu mesmo uso o Win 7 Pro por questão de gosto e falta de firulas, mas quanto a desempenho acho que os bagulhos da SONY nem diminuem tanto o Desempenho que já que o Recovery é Otimizado para o NOTE.

Sobre a troca de HD acho que é uma ótima hoje meu Note é muito mais rápido do que os I7 de alguns amigos, Tanto pelo Dual Channel quanto pelo Momentus XT que por sinal tem uma versão de 750GB que estou louco para comprar para o Note, reza a lenda que eles são mais rápidos que os SSD's em algumas aplicações, e não tem a limitação de espaço.

Acho que vale a pena sim o investimento, eu não tive quase nenhum já que já tinha esses periféricos do meu Lenovo, tenho lá minhas dúvidas também se vale a pena trocar o Dual Channel por um pente de memoria de 8 GB totalizando 12 GB de ram, nem sei se o note aguentaria.

Se quiser faço algum teste de Benchmark só para constar por aqui ok?

Obrigado pelas respostas amigo. Estou inclinado a comprar o Momentus XT de 750gb mesmo, mas estou esperando ter uma folga no meu orçamento. Outra coisa que me deixa com dúvida é se compro o tablet do Google (Nexus 7) ou se compro o HD (dúvida cruel rs).

Se possível, seria legal fazer esses testes. Caso o faça, nos indique o programa utilizado, para poder realizar os testes no meu notebook e comprar os resultados.

muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para informação. Formatei e fiz una instalação limpa, parece que aqui esta tudo funcionando ate minha tecla Web esta funcionado normal depois da instalação do aplicativo do site da Sony.

Tempo de start para navegação pela tecla web e de 18 segundos, ou seja o note esta desligado, aperto a tecla web e depois de 18 segundos já estou conectado no site do msn, muito massa essa função.

Para quem esta em duvida sobre a compra do HD Momentus XT Hibrido.

Eu passei quase 1 ano usando o hd hibrido e já estava acostumado com a sua velocidade em carregar o windows e outros aplicativos, parecia normal pra mim. Estava com um note Zerado, Dell Inspirion 14r com Core I7 3° Geração e vídeo dedicado de 1gb + 8gb ram de um amigo para formatar, notebook muito bom, mas na inicialização a diferença e gigantesca se comparado com o SB25. O tempo de inicialização do Dell é de aproximadamente 48 segundos até carregar todos os aplicativos da tela e o mouse mostrar que esta desocupado. Já o SB25 com os mesmos aplicativos instalados leva 25 segundos. Agora no status do windows a pontuação e a mesma do HD, mas no uso dia a dia e que de percebe a grande diferença, quem quiser que eu faça algum tipo de teste pode pedir que se for possível eu ajudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguém sabe dizer o motivo de aparecer a opção de 2 baterias ?

http://imageshack.us/photo/my-images/72/bateriar.jpg/

Olá,

Isso aparece por que nossos Vaio vem prontos pra funcionar com uma bateria extra a ser acoplada no fundo do notebook. Repare que há umas ranhuras no fundo, além disso bem no meio dos notebooks tem umas duas tampinhas de borracha... São os conectores embaixo destas tampinhas que fazem contato com a bateria extra.

VGP-BPSC24_2.jpg

https://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat4170038&category=informatica&tabNum=1&id=VGP-BPSC24

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, na continuidade da minha saga da troca do processador, enquanto ele não chego continuo procurando soluções e informações sobre isso.

Achei a listas de processadores que são compatíveis com o SOCKET do Nossos Vaio, isso não significa que vão funcionar, inclusive na lista estão alguns Ivy Bridge.

Quem quiser conferir a Lista:

http://www.cpu-world.com/Sockets/Socket%20G2%20%28rPGA988B%29.html

Aparentemente o I7 2630M que eu comprei será compatível com o note, já os 10W de TDP a mais também aparentemente não será problema, uma vez que o note tem a placa e vídeo dedicada que quando desligada não gera calor, e mesmo ligada creio que o máximo TDP só ocorra quando o Turbo Boost estiver funcionando, o que é facilmente desabilitável ou resolvido em um undervolting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Isso aparece por que nossos Vaio vem prontos pra funcionar com uma bateria extra a ser acoplada no fundo do notebook. Repare que há umas ranhuras no fundo, além disso bem no meio dos notebooks tem umas duas tampinhas de borracha... São os conectores embaixo destas tampinhas que fazem contato com a bateria extra.

VGP-BPSC24_2.jpg

https://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat4170038&category=informatica&tabNum=1&id=VGP-BPSC24

Abraço!

Amigo você matou dois coelhos com uma só bala:lol::lol::lol: Tinha curiosidade em saber para que serviria as tal ranhuras no fundo no not. Valeu, pelas informações.

Ps: Na loja da sony custa 620 dilmas :eek:no M.Livre achei de 240. Interessante para que usa muito o not longe de uma tomada.

Olá pessoal, na continuidade da minha saga da troca do processador, enquanto ele não chego continuo procurando soluções e informações sobre isso.

Achei a listas de processadores que são compatíveis com o SOCKET do Nossos Vaio, isso não significa que vão funcionar, inclusive na lista estão alguns Ivy Bridge.

Quem quiser conferir a Lista:

http://www.cpu-world.com/Sockets/Socket%20G2%20%28rPGA988B%29.html

Aparentemente o I7 2630M que eu comprei será compatível com o note, já os 10W de TDP a mais também aparentemente não será problema, uma vez que o note tem a placa e vídeo dedicada que quando desligada não gera calor, e mesmo ligada creio que o máximo TDP só ocorra quando o Turbo Boost estiver funcionando, o que é facilmente desabilitável ou resolvido em um undervolting.

Legal essa sua informação, mas me diga uma coisa:rolleyes: o que você quer fazer com esse I7 e nosso I5 não faça? Já montei um Desk com core I5 e já tive Not com I7, acho que o desempenho dos processadores nos notebook são inferiores aos desk, por esse motivo não vejo vantagem em trocar de processador em notebook, a não ser que seja a base de troca.

Amigo e minha simples opinião, não sou contra sua atitude, se tivesse $$ sobrando também trocaria pois sempre queremos mais, mesmo que seja mais em números. Boa Noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal essa sua informação, mas me diga uma coisa:rolleyes: o que você quer fazer com esse I7 e nosso I5 não faça? Já montei um Desk com core I5 e já tive Not com I7, acho que o desempenho dos processadores nos notebook são inferiores aos desk, por esse motivo não vejo vantagem em trocar de processador em notebook, a não ser que seja a base de troca.

Amigo e minha simples opinião, não sou contra sua atitude, se tivesse $$ sobrando também trocaria pois sempre queremos mais, mesmo que seja mais em números. Boa Noite.

Bom cara só a vontade de ter um quad core para renderizar vídeos, o que faz uma boa diferença.

Fiz mais uma descoberta, não dei conta ainda de trocar o processador, pois é muito difícil de chegar até ele, em contra partida descobri que o nosso note tem 2 slots Mini pci Express, em um fica o Wi-fi da Intel, que no meu caso é o 1000-N, e o outro está vazio o que possibilitaria a utilização de um SSD tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426426552-ssd-32gb-mini-pcie-ide-3cm5cm-ssd-mlc-para-dell-mini-9-_JM somente para o Sistema Operacional.

Na operação eu acabei quase quebrando o cabo flat do teclado, mas isso é fácil de arrumar, inverti o cabo e Chazam ele voltou a funcionar, mas pelo sim ou pelo não vou comprar um novo na Segunda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara só a vontade de ter um quad core para renderizar vídeos, o que faz uma boa diferença.

Fiz mais uma descoberta, não dei conta ainda de trocar o processador, pois é muito difícil de chegar até ele, em contra partida descobri que o nosso note tem 2 slots Mini pci Express, em um fica o Wi-fi da Intel, que no meu caso é o 1000-N, e o outro está vazio o que possibilitaria a utilização de um SSD tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426426552-ssd-32gb-mini-pcie-ide-3cm5cm-ssd-mlc-para-dell-mini-9-_JM somente para o Sistema Operacional.

Na operação eu acabei quase quebrando o cabo flat do teclado, mas isso é fácil de arrumar, inverti o cabo e Chazam ele voltou a funcionar, mas pelo sim ou pelo não vou comprar um novo na Segunda...

Ai sim, renderizar videos, converter Blu-Ray e descompactar arquivo grande e etc. Um processador faz grande diferença.

Quem massa essa sua descoberta do Mini pci, dar para chegar nele tirando apenas a tampa principal, a tampa da memoria e hd ? Sera que a diferença e muito maior que nosso HD Hibrido ? Vamos ver, quem vai testar primeiro.

Achei esse aqui no Ebay ( http://migre.me/a0cpD ) Sera o mesmo ? A diferença de valor e grande.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem massa essa sua descoberta do Mini pci, dar para chegar nele tirando apenas a tampa principal, a tampa da memoria e hd ? Sera que a diferença e muito maior que nosso HD Hibrido ? Vamos ver, quem vai testar primeiro.

Bom cara infelizmente você teria que tirar essa tampa de cima que fica o teclado o esquema para tira-la é remover o HD a Bateria, remover os dois cabos flat embaixo do HD(abaixo da parada preta), retirar todos os parafusos, e abrir a tampa do notebook, ai você terá acesso a placa mãe e esse slot que não sei se funciona...

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem esta em duvida em colocar mais Ram, ( 4gb )aqui eu ganhei um desempenho bem perceptível no uso dia a dia, quanto na pontuação do windows. Aqui até a placa de vídeo off teve aumento na pontuação, tipo; antes a pontuação do vídeo era 4.7 agora esta em 5.3, a memoria que era 5.9 agora esta com 7.4. Apesar de saber que essa pontuação não quer dizer muita coisa fica só para noção, mas o Not esta mais rápido em tudo no geral.T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Você poderia fornecer detalhes destes pentes de memória, como o tipo, marca e modelo?

Um abraço,

Peter

Para quem esta em duvida em colocar mais Ram, ( 4gb )aqui eu ganhei um desempenho bem perceptível no uso dia a dia, quanto na pontuação do windows. Aqui até a placa de vídeo off teve aumento na pontuação, tipo; antes a pontuação do vídeo era 4.7 agora esta em 5.3, a memoria que era 5.9 agora esta com 7.4. Apesar de saber que essa pontuação não quer dizer muita coisa fica só para noção, mas o Not esta mais rápido em tudo no geral.T+
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Você poderia fornecer detalhes destes pentes de memória, como o tipo, marca e modelo?

Um abraço,

Peter

Usei uma memoria qualquer, tendo em vista que nossa memoria e onbord coloquei um pente de 4gb e ficou em dual.

Especificações técnicas:

- Capacidade: 04Gb

- Módulo: 204 PINOS

- Padrão: PC10600 1333Mhz NO ECC

Paguei R$58,00 em uma revenda aqui de Brasilia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos,

Estou preocupado com os drivers pra o Windows 8. Mandei um e-mail pra Sony ontem e eles me responderam (em 13 horas, diga-se de passagem) dizendo que não há drivers pra o novo Windows e nem uma previsão. Ele disse ainda que não recomenda a troca do sistema operacional de fabrica, pois não há nenhuma garantia que o notebook vá funcionar perfeitamente com o novo Windows. Acredito que seja uma questão de drivers mesmo.

Por outro lado, li que os drivers do Windows 7 estão sendo compatíveis com o Windows 8. No nosso caso acredito que só testando pra termos certeza.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigos,

Estou preocupado com os drivers pra o Windows 8. Mandei um e-mail pra Sony ontem e eles me responderam (em 13 horas, diga-se de passagem) dizendo que não há drivers pra o novo Windows e nem uma previsão. Ele disse ainda que não recomenda a troca do sistema operacional de fabrica, pois não há nenhuma garantia que o notebook vá funcionar perfeitamente com o novo Windows. Acredito que seja uma questão de drivers mesmo.

Por outro lado, li que os drivers do Windows 7 estão sendo compatíveis com o Windows 8. No nosso caso acredito que só testando pra termos certeza.

Abraço!

Isso eles devem disponibilizar com o tempo. Se for igual a HP, no lançamento não terá todos os drivers, mas pelo menos os básicos devem ter. E com o passar do tempo eles não disponibilizando os drivers restantes, que os do Windows 7 não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso eles devem disponibilizar com o tempo. Se for igual a HP, no lançamento não terá todos os drivers, mas pelo menos os básicos devem ter. E com o passar do tempo eles não disponibilizando os drivers restantes, que os do Windows 7 não funciona.

Dante, tem certeza que não vai funcionar? É que eu li que iria! Acho que vou rodar o Windows 8 em uma maquina virtual pra tirar a dúvida... Alguém aí que já pôs o Windows 8 RC nos SB e SA pode contar como os drivers se comportaram?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dante, tem certeza que não vai funcionar? É que eu li que iria! Acho que vou rodar o Windows 8 em uma maquina virtual pra tirar a dúvida... Alguém aí que já pôs o Windows 8 RC nos SB e SA pode contar como os drivers se comportaram?

Abraço!

Não foi isso que eu disse :lol:

O que eu quis dizer é que, os drivers do Windows 7 que não funcionam no 8 eles vão lançando novos drivers, já os que o do 7 funciona no 8, eles mantém.

Mas para mim pelo menos, se lançarem no driver de vídeo e wireless/bluetooth já é o suficiente, o resto que eu me lembre ou eu não instalei no 7, ou o 8 já vai ter suporte nativo, como usb 3.0.

Bem provável até que o driver wireless e bluetooth nem seja necessário instalar, pode ser que ele já tenha o suporte. Mas só testando para ver, eu particularmente não instalei, só instalarei quando for disponibilizado no msdnaa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não foi isso que eu disse :lol:

O que eu quis dizer é que, os drivers do Windows 7 que não funcionam no 8 eles vão lançando novos drivers, já os que o do 7 funciona no 8, eles mantém.

Mas para mim pelo menos, se lançarem no driver de vídeo e wireless/bluetooth já é o suficiente, o resto que eu me lembre ou eu não instalei no 7, ou o 8 já vai ter suporte nativo, como usb 3.0.

Bem provável até que o driver wireless e bluetooth nem seja necessário instalar, pode ser que ele já tenha o suporte. Mas só testando para ver, eu particularmente não instalei, só instalarei quando for disponibilizado no msdnaa.

Dante,

Acabei agora de resolver os problemas com a emulação da maquina virtual. O Windows 8 RC tá instalado e rodando redondinho, mas nenhum driver pode ser instalado. Dá sempre o mesmo erro de que o driver não é compativel com o modelo do notebook. Não sei se isso ocorre pela emulação do VirtualBox ou se realmente não é compativel com o Windows 8. Testei os drivers de audio, video e rede wireless.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...