Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento e rede


PauloH.

Posts recomendados

Ae, galera....

Vim consultar a vasta experiência de vocês....

Fiz uma reforma no meu escritório e durante a reforma descobri que as tomadas do prédio não estão aterradas.... um fato interessante que ocorreu após a reforma foi o seguinte. Antes da reforma os computadores ficavam no chão em contato direto com a cerâmica... agora eles continuam no chão mas o piso novo é de madeira... a primeira diferença que eu notei nesses últimos dias é que toda vez que vou tocar os pcs ou o rack tomo aquele choque de descarga estática que sai até faísca.... e a segunda mudança é que de repente alguma máquina da rede perde a conexão... olhando a placa de rede os leds permanecem acessos enquanto o windows chega a informar que o cabo está desconectado. A pergunta é será que a falta deste aterramento pode estar diretamente ligado a isso?

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o ar seco facilita o acúmulo de eletricidade estática. Essa estática pode danificar seus equipamentos seriamente. Mas penso que seu problema possa ser de outra natureza:

verifique se as tomadas estão polarizadas corretamente (fios fase/neutro/terra). E providencie o aterramento dos racks e das tomadas conforme a norma técnica NBR 5410.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O piso de madeira deixou sua sala um excelente gerador de estática.. Você caminha nele e acumula estática em seu corpo.. Tudo o que é cera ou tratamento que conheço para esse tipo de piso acho que só piora as coisas..

Pesquise se existe algum tratamento químico para esse tipo de piso que o torne dissipativo para a estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...