Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Dell E153Fpc - Lâmpadas não acendem.


robra

Posts recomendados

Tenho um monitor Dell modelo E153Fpc e a tela começou a apagar. Aí eu desligava e ligava novamente e a tela acendia. Era esporádico e começou a 1 mês, mais ou menos. O problema começou a ficar mais frequente e quando eu desligava e o ligava, a tela ficava uns 2 segundos e apagava novamente. Percebi que a iluminação estava mais fraca. Até que um dia, terça-feira passada, ele apagou de vez. Vi que o led do botão permanecia verde(ligado) e vi também que olhando-o inclinadamente eu dava pra ver a tela do computador, ou seja, o problema eram as lâmpadas que não estavam acendendo.

Ao abri-lo identifiquei um capacitor estufado, ao lado do transformador, junto à uma chapinha de cobre. Troquei-o mas o problema continuou. Aí troquei os 7 outros capacitores eletrolíticos redondos, marcados com a seta vermelha na foto abaixo, porém, mesmo assim, as lâmpadas não acendem. Medi a tensão nos 2 sockets da placa onde se conectam 2 plugs molex pequenos das lâmpadas, marcados com a elipse amarela na foto abaixo, mas estava zerado. Então o problema é das lâmpadas.

Qual seria o problema ?

fotosng.jpg

Abraço. cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Bcpetronzio.

Obrigado por responder.

Na verdade o problema estava em 1 dos contatos do componente apontado pela seta vermelha na imagem abaixo:

foto1frd.jpg

Hoje, pela manhã, li o artigo que trata sobre como reparar este modelo de monitor, na página http://www.electronicrepairguide.com/dell-e153fpc-lcd-monitor-repair.html, fui dar uma olhada melhor na placa e vi que 1 dos contatos "derreteu" a solda e não estava em conectado na placa. Aí eu ressoldei os 8 contatos dele e agora o monitor está funcionando.

Aliás, acho que mesmo com o capacitor estufado era só ressoldar os contatos deste componente que as lâmpadas voltariam a acender.

Apenas voltei com 1 dos capacitores que já estava em uso porque sua especificação é 150μF / 25V / 105º, e o que comprei é 150μF / 25V / 85º. O cara que me vendeu disse que era a mesma coisa só que a durabilidade seria menor. Fiquei com receio e por isso deixei o que já estava.

Bem, pelo menos agora todos os capacitores são novos, com exceção do capacitor citado acima.

Gostaria de aproveitar e lhe fazer 2 perguntas:

1) Se eu substituo um capacitor 150μF / 25V / 105º por um 150μF / 25V / 85º, que tipo de problema isso pode causar ?

2) Na foto que está em minha primeira mensagem repare que o capacitor grande, no canto direito inferior, está colado com algo que parece uma pasta de dente, só que dura e meio emborrachada. A mesma cola está no rolinho de bobina, na mesma direção do capacitor grande só que no lado esquerdo da foto.

Sabe dizer que cola é esta ?

Porque usei um pouco de silicone mesmo, só para fixar a ponta do capacitor para evitar que ele fique balançando e quebre a solda dos contatos.

Abraço. cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu substituo um capacitor 150μF / 25V / 105º por um 150μF / 25V / 85º, que tipo de problema isso pode causar

o de 105 tem baixa resistência, aguenta mais o excesso de temperatura e duram muito mais, em alguns casos( alta precisão e excesso de temperatura) pode ter sim, eu mesmo já tive problemas em trocar por um diferente em fontes chaveadas e placas mães.

quanto a cola isso é cola adesiva de epoxy que fixa isola e retarda o fogo caso o componente exploda.

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/one-component-solvent-resistant-flame-retardant-waterproof-yellow-fixing-adhesive-glue-for-electronic-components-482344777.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...