Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium Ou Atlhon?


luis_madureira

Posts recomendados

Boa tarde galera.

Vou montar um computador para um amigo, ele vai usar Photoshop com imagens enormes! 1200 dpi...

Ele quer uma máquina rápida!

Agora o que compensa mais?

Processador K7 XP 2800+ 2083MHZ OEM BARTON 333MHZ 419,00

Processador P4 2.4GHZ FSB533 - 512KB - OEM 498,00

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, melhor seria processadores Pentium 4 com Hyper Threading.

Digo isso porque trabalho com edições de imagem e como na maioria dos casos trabalhamos com 3 ou 4 aplicativos ao mesmo tempo, você teria uma melhor performance na divisão do processamento.

Realmente nesses casos o HT faz a diferença!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Barton 2800 é muito superior em desempenho a um Pentium 4 2.4.

Eu compraria o Athlon sem pensar duas vezes. A Intel está mais para ganhar dinheiro do que para fabricar Processadores eficientes.

Siga a dica dos colegas acima: Coloque uma Placa Mãe e uma Placa de Vídeo de qualidade. Prefira Placas Mães com o chipset Nforce2.

Coloque uma boa quantidade de Memórias também.

Um abraço. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta colocar um PIV com uma placa vagabunda.

Veja testes comparativos no próprio site do Clube do Hardware.

Se o negócio é custo, um AMD com placas TOP e 512 Mb de memória e 120 Gb de HD 7200 RPM (IMPORTANTE ISSO!) vai deixar a máquina um canhão pra qualquer coisa! E nem precisa ir além de 2400+...

Agora se dá pra torrar grana, use PIV com DDR 366 HD 120 Gb a 7200 RPM e placas TOP de linha.. Um Pentium 2.6 desse jeito vai sair por uns 4 paus...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seguindo as dicas, montei esse:

Processador K7 XP 2800+ 2083MHZ OEM BARTON 333MHZ 419,00

Cooler Master AERO7+ 129,00

Gabinete 4 baias ECLIPSE 400W-P4 - 336Q 110,00

HD 40GB SEAGATE ATA100 7200RPM IDE - 2MB - ST340014A 235,00

Memoria DDR 512MB PC3200 - 400MHZ 369,00

Memoria DDR 512MB PC3200 - 400MHZ 369,00

Monitor 17 Samsung 753V - Semi Plana 549,00

64MB GF4 MX4000 XFX TV-OUT SVHS - 64BITS - PV-T18L 169,00

MB SA. ABIT NF7 REV. 2.0 415,00

Total 2674,00

Acho que esse aguenta bem!... Alguma mudança? Tem que ficar nessa faixa de preço!

Obrigado galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por luis_madureira@29 abr 2004, 08:11

Bom, seguindo as dicas, montei esse:

Processador K7 XP 2800+ 2083MHZ OEM BARTON 333MHZ     419,00

Cooler Master AERO7+                                                        129,00

Gabinete 4 baias ECLIPSE 400W-P4 - 336Q                           110,00

HD 40GB SEAGATE ATA100 7200RPM IDE - 2MB - ST340014A 235,00

Memoria DDR 512MB PC3200 - 400MHZ                                369,00

Memoria DDR 512MB PC3200 - 400MHZ                                369,00

Monitor 17 Samsung 753V - Semi Plana                                 549,00

64MB GF4 MX4000 XFX TV-OUT SVHS - 64BITS - PV-T18L       169,00

MB SA. ABIT NF7 REV. 2.0                                                    415,00

                               Total                                                    2674,00

Acho que esse aguenta bem!... Alguma mudança? Tem que ficar nessa faixa de preço!

Obrigado galera!

Ainda sou suscinto em dizer que um Pentium4 com HT traria melhor desempenho nestes tipos de aplicações, principalmente sendo um 2.8HT comparado a um Barton 2800+, mas aí envolveria custos maiores e acabaria saindo do seu orçamento.

Bom, outra coisa que ajudaria muito na sua configuração seria HD de maior velocidade, como um Raptor de 10 mil RPM da WD. Se for dois então, você poderia colocar em Raid, daí você veria o seu sistema voar.

Quando a memória começa a se exaurir, o HD passa a ser fator crucial até a retomada da mesma.

A placa de vídeo não é boa, mas como se trata de edição de imagens, ela não afetará no desempenho requerido. Só digo isso porque se você pensar em fazer algo que necessite especificamente do vídeo, você ficará na mão.

Exitem GF4000 que operam com memórias a 32bits!!! :(

Outra coisa, se você quiser enxugar um pouco mais o seu orçamento, você pode em vez de pegar o Aero7, dar preferência para um VCom 21b.

Ele custa na faixa de 30,00 reais e tem se mostrado muito bom, fazendo até mesmo frente a coolers como o Aero e o X-Dream... Isso ainda contando com baixo ruido de operação.

É isso aí... Boa sorte na sua máquina nova!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você deve esperar um pouquinho e ver mais opiniões aqui mesmo nesse tópico que você criou antes de fazer a compra, porque com essa grana que você tem, dá pra montar um sistema muito bom.

Dessa lista que você fez, eu trocaria a Placa de Vídeo. Essa que você listou é fraca para um sistema tão bom como esse que você quer montar. Tem outras melhores e não são muito mais caras do que essa que você listou.

Observe também se essa fonte aguenta esse sistema todo, porque ele é bem puxado.

Não trabalho com Edições Gráficas daí não sei examente do que você precisa mas verifique com as opiniões de outros colegas se 1Giga de Memória é realmente necessário para o que você vai fazer. Se não for, retire 1 Pente(deixe com 512) e com o valor dele invista em uma Placa de Vídeo melhor.

Acho esse HD pequeno para o que você vai fazer. Um de 120 Gigas da Seagate seria bom, mas se realmente não precisar de tanto espeço(você é quem sabe) pega um de 80 Gigas que já dá pro gasto. Mas fique com a marca Seagate, é bem mais confiável que as outras. Não se esqueça do cabo Flat de 80 Vias para turbinar ele.

Acho também que você deveria pegar um Monitor Samsung 17 DFX tela Plana ao invés desse com tela Semi-Plana.

Quanto ao Cooler que o amigo falou, também achei ele bem caro... porém ele é muito bom e bem silencioso em relação a outros que existem por aí. Dê uma funçada aqui https://www.clubedohardware.com.br/aero7.html e veja que esse Cooler se saiu muito bem e foi bastante elogiado.

Todas as alterações que eu citei, não vão encarecer o seu sitema. Fica dentro do que você disse poder gastar. Principalmente se você retirar o Pente de 512. com esses 369 Reais a mais já dá pra fazer essas modificações que eu te falei.

Um abraço. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Álvaro Otávio@29 abr 2004, 22:10

Athlon,Athlon,Athlon,Athlon até dizer chega!!!Principalmente por ser superior e ser mais barato.Que moral heim? :palmas:

Nesse tipo de aplicação que o cara quer, os Pentium 4 HT são melhores que os Athlon XP...

Se tiver dinheiro compre um Pentium SEM DÚVIDAS!

Pentium HT com DualChannel e bastante memória =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara temos q admitir que os pentium 4 som HT superam os athlon XP nesse tipo de aplicação unicamente pelo hyper Trheading.

Mas o athlon XP não fica pa tras não, até por ser mais barato.

Eu ficaria com o athlon XP pelo preço, mas se você tem verba sobrando

pode larga no pentium 4 mesmo.

é isso aí! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por |hAWK|@30 abr 2004, 00:17

cara temos q admitir que os pentium 4 som HT superam os athlon XP nesse tipo de aplicação unicamente pelo hyper Trheading.

Mas o athlon XP não fica pa tras não, até por ser mais barato.

Eu ficaria com o athlon XP pelo preço, mas se você tem verba sobrando

pode larga no pentium 4 mesmo.

é isso aí! :-BEER

Justamente!!!!!!!!!!

Para aplicações gráficas, eu penso o seguinte:

MELHOR CUSTO = ATHLON

MELHOR RENDIMENTO = PENTIUM 4 HT

Aí vai da capacidade do bolso de quem está comprando. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não pega a MX 4000 ela é muito inferior as mesmas de preços iguais como a MMX440 de 128 bits se fosse você juntava mais um pouco e pegava a Radeon 9600XT ou a Ti4200. ou então a MMX440 de 128 bits não se esqueça não pega a de 64 bits mas nunca fique com a MX 4000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É muito complicado avaliar o desempenho no Photoshop. Existe um teste para ele (PSBench) que é um script que roda 21 filtros em imagens com 50MB (isso que é importante, não apenas a resolução, mas principalmente o tamanho). O problema é a imensa variação que você tem. Chega a ter variações de até 50% entre um teste e outro com o mesmo filtro.

O último que vi já com o Photoshop 7 (que tem otimizações para P4) foi um P4 3.06HT versus o Barton 3000+. O P4 terminou em 125s e o Barton em 148s. 23s de diferença, sendo que destes, 16,5 segundos foram no teste Radial Blur, que é um dos poucos que tem um ganho excepcional com multiprocessamento (um Athlon MP 2200+ dual foi apenas 1s mais lento que o 3.06). O P4 2.8GHz sem HT que tinha lá demorou 156s para terminar todos os testes. Para comparação o dual Athlon MP 2200+ demorou 135s.

O teste era do www.aceshardware.com.

Esse teste eu achei legal que mostra mais ou menos o ganho do HT, que é da ordem de uns 15%. Já o Athlon dual teve um ganho de 43% sobre o MP2200+ uniprocessado (mesmo estando limitado a DDR266). Portanto, HT é dual "um terço de" boca.

Eu não sou muito experiente com Photoshop, mas se você vai trabalhar quase que exclusivamente com imagens gigantes, compre a maior quantidade de memória possível. 1GB não é nenhum luxo para quem trabalha com imagens grandes. Quando a imagem for muito grande e começar a acessar o seu HD você vai chorar.

Um HD bem rápido é bom exatamente por causa disso, pois de qualquer forma sempre irá ser acessado e mais ainda quando faltar memória.

Com um P4C você também ganho um barramento mais rápido, mas isso você também pode ganhar com um Athlon destravado, então acho que a discussão fica mais na parte do multiprocessamento (que depende de quais filtros você mais usa)

Comece determinando o tamanho das imagens que você usa e os filtros mais usados.

Escolha a quantidade de memória primeiro, com base na média do tamanho das imagens (evidentemente acima, de modo a pegar a maior parte delas).

Depois um bom HD (quanto mais rápido melhor), talvez usando Raid 0.

Um bom monitor (vital para quem trabalha com imagens) e uma placa de video não tão vagabunda (para não comprometer na qualidade visual).

Ai depois você compra o resto. O processador e a placa-mãe são importantes para os tempos de resposta, mas não são vitais.

Outra coisa. você pode economizar comprando um Athlon ao invés de um Barton.

A diferença de desempenho entre um Barton 3000+ e um Athlon 2700+ (os dois tem o mesmo clock) foi de 2,3% (pra mim isso é nada). Sinal que a maioria dos filtros do PS não dão bola para a quantidade maior de cache do Barton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o cara acima...

Seria legal você também fazer um Overclock pegando um Pentium4 2.?C com alguma Asus P4?800 e claro, comprar memórias boas em pares para um bom DualChannel e um bom overclock também, não precisa ser nada extremo pois algum FSB a mais ou alguns MHz a mais são muito bem vindos pois na minha opinião qualquer coisa que puder fazer para melhorar vale a pena nem que seja 1% :D

Uma placa de video seria legal uma usada mesmo dessas custo/benefício tipo GeForce 3 Ti500, GeForce 4 Ti 4200, Radeon 8500/9100, Radeon 9200 ou GeForce FX 5200 =]

Na hora do HD, se você tiver muito dinheiro sobrando compra 2 Raptor da WesternDigital daqueles de 32Gb ou então os novos de 76Gb, não tenho certeza quanto a quantidade desse último mas é algo assim, eles tem uma ótima velocidade e você pode trabalhar com RAID 0 como disseram aqui também e isso vai otimizar mais ainda seu sistema =]

Uma dica extra é comprar um monitor com taixa de refresh acima de 75Hz na sua resolução utilizada e uma boa cadeira pra não ter problemas na coluna, pois acredite isso não é lenda, a minha ta doendo pra ###### hauhauha :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...