Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios Corrompida


anjogabriel

Posts recomendados

Olah, amigos...

Tentei atualizar a BIOS da minha placa-mãe (PC PARTNER MVP4) e o disquete estava com defeito. Conslusao: não funciona mais. o que devo fazer? já tentei colocar um disquete com um arquivo autoexec.bat e dentro do autoexec.bat chamar o awdflash e o nome do arquivo da BIOS mas não deu certo. Alguma outra sugestao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Pelo que andei lendo você teve o mesmo problema que eu.

Bom, você pode comprar outra bios sim, e para isso eu recomendo que você procura a mobofix (embora eu não conheça pessoalmente), más você tambem pode procurar alguem com um gravador de eprom e levar o programa de atualização da bios, assim você poderia regravar o chip.

Espero ter ajudado.

Turke.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações

Pessoal, me corrijam se eu estiver errado, pois não entendo muito de placas-mãe e hardware de micro em geral: mas sempre ouvi dizer que, se o BIOS for corrompido, há um jumper na placa-mãe para restaurá-lo às configurações de fábrica... Estou errado?

Fora as placas-mãe mais modernas que podem fazer essa restauração a partir de um CD, sem nem precisar abrir o case...

bem, era isso, corrijam-me se eu estiver errado,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@25 de março de 2005, 00:21

Saudações

Pessoal, me corrijam se eu estiver errado, pois não entendo muito de placas-mãe e hardware de micro em geral: mas sempre ouvi dizer que, se o BIOS for corrompido, há um jumper na placa-mãe para restaurá-lo às configurações de fábrica... Estou errado?

Fora as placas-mãe mais modernas que podem fazer essa restauração a partir de um CD, sem nem precisar abrir o case...

bem, era isso, corrijam-me se eu estiver errado,

Tranzorb.

Este Jumper que voce se refere e ao Clear Cmos que apaga apenas alguns parametros na Memória CMOS que definimos pelo SETUP!

Ja a BIOS necessita de um gravador de EEPROM ou que se troque a Bios por uma de mesmo Modelo!

Acho que li aqui mesmo CDH um texto do Gabriel , sobre troca de BIOS onde ele tinha uma de mesmo modelo que a outra corrompida aí ele liga o micro com placa-mãe com BIOS integra retirava ele com pinça correta (funcionava por que os dados ficam gravados na memoria Ram por causa do Bios shadow ) e colocava a outra corrompida e atualiza ela e depois colocava a outra original de volta!

Depois era so colocar a BIOS restaurada na placa-mãe dela e torce para que funcione rss

Bom acho que isso ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! bem... pelo q eu li ai... sua maquina liga não é?

Então você pode criar um disco d boot no Win98, ligar seu pc com esse disquete, depois pressione enter ate q o boot seja iniciado talvez demore um pouco, mas é normal... pegue na internet o atualizacao mais recente d sua bios juntamente com o programa AWDFlash, salve em disquete sem pastas, quando terminar o boot troque d disquete, s for bios da AmericanMegaTrends digite o seguinte:

awdflash.exe nome da Bios.bin, s for bios Award execute o Awdflash, quando iniciar o programa digite o nome da bios juntamente com a extensão... agora é so seguir os passos do programa!

OBs: Utilize uma Placa de Video Off-Board p/ isso.

Valeu! alguma duvida! entre no site: http://www.superdownloads.seumala.net

postarei na segunda dia 04/04 uma explicação como essa...

Espero q tenha ajudado...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alan_fsa@30 de março de 2005, 10:58

Ola! bem... pelo q eu li ai... sua maquina liga não é?

Então você pode criar um disco d boot no Win98, ligar seu pc com esse disquete, depois pressione enter ate q o boot seja iniciado talvez demore um pouco, mas é normal... pegue na internet o atualizacao mais recente d sua bios juntamente com o programa AWDFlash, salve em disquete sem pastas, quando terminar o boot troque d disquete, s for bios da AmericanMegaTrends digite o seguinte:

awdflash.exe nome da Bios.bin, s for bios Award execute o Awdflash, quando iniciar o programa digite o nome da bios juntamente com a extensão... agora é so seguir os passos do programa!

OBs: Utilize uma Placa de Video Off-Board p/ isso.

Valeu! alguma duvida! entre no site: http://www.superdownloads.seumala.net

postarei na segunda dia 04/04 uma explicação como essa...

Espero q tenha ajudado...

Abraço!

Como ele vai fazer isso se sem a Bios o Pc nem ligar não liga! ou talvez so apareça alguns dados de video mais nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alan_fsa@30 de março de 2005, 10:58

Ola! bem... pelo q eu li ai... sua maquina liga não é?

Então você pode criar um disco d boot no Win98, ligar seu pc com esse disquete, depois pressione enter ate q o boot seja iniciado talvez demore um pouco, mas é normal... pegue na internet o atualizacao mais recente d sua bios juntamente com o programa AWDFlash, salve em disquete sem pastas, quando terminar o boot troque d disquete, s for bios da AmericanMegaTrends digite o seguinte:

awdflash.exe nome da Bios.bin, s for bios Award execute o Awdflash, quando iniciar o programa digite o nome da bios juntamente com a extensão... agora é so seguir os passos do programa!

OBs: Utilize uma Placa de Video Off-Board p/ isso.

Meu amigo, daonde você tirou isso, o problema é na bios, como ele vai dar boot, e não tem nada a ver com placa de video onboard ou offboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheces o Tchernóbil (famoso virus demolidor de BIOS!)? Quem sabes tu não usa o mesmo método que se usava para recuperar BIOS infectadas com este virus?

Tem uma esxplicação técnica de como fazer isto em

ou senão....

" O BIOS da placa-mãe antigamente era formado por um circuito de memória ROM do tipo Mark ROM. Esse tipo de circuito vem gravado de fábrica e não há como ser regravado. Assim, a única possibilidade de um upgrade de BIOS em placas-mãe que utilizam o circuito Mask ROM é através da troca do circuito. Na maioria das vezes o técnico não tinha acesso a circuitos atualizados e acabavam recomendando a troca da placa-mãe em alguns casos de manutenção. Para facilitar o upgrade de BIOS, os fabricantes passaram a utilizar o BIOS com circuitos Flash ROM, que podem ser regravados eletricamente. Com isso, você pode fazer um upgrade de BIOS por software. O upgrade de BIOS é recomendado em muitos casos de manutenção, por exemplo quando a placa-mãe aceita um determinado processador mas não o está reconhecendo corretamente.

Em geral a gravação do BIOS da placa-mãe vem habilitada de fábrica, permitindo que o software para a regravação do BIOS possa ser utilizado. O problema é que esse procedimento, que é adotado como padrão, acaba permitindo que o vírus CIH apague o BIOS do micro. Para se prevenir, você pode desabilitar a gravação do BIOS. A maneira exata com que isso é feito depende do modelo de placa-mãe. Em algumas placas-mãe isso é feito através de um jumper na própria placa; em outras, há uma opção no setup do micro com essa finalidade. Convém consultar o manual da placa-mãe para mais detalhes.

Caso o vírus já tenha apagado o conteúdo do BIOS da placa-mãe, há uma solução, porém você precisará de uma placa-mãe igual à sua. Além disso, você precisará do software para upgrade de BIOS, disponível no site do fabricante da placa-mãe. O procedimento a ser seguido é o seguinte (siga-o com muito cuidado):

1. No micro funcionando, execute o software para a atualização do BIOS.

2. Antes de mandar o programa atualizar o BIOS, remova o circuito do BIOS da placa-mãe com o micro ligado e coloque no lugar o circuito que o vírus apagou o conteúdo. Tome muito cuidado ao remover o circuito original, pois você não poderá fazer com que a ferramenta usada para extrair o circuito encoste em nenhum de seus terminais.

3. Mande o programa gravar o BIOS. O programa gravará o conteúdo do BIOS no circuito apagado.

4. Termine o programa e reinicie o micro a fim de testar o BIOS recuperado. Provavelmente estará tudo funcionando perfeitamente.

5. Instale um dos circuitos na placa-mãe do micro onde o vírus atacou.

Além de recuperar o BIOS, você não pode se esquecer de executar um antivírus no micro, pois o disco rígido estará infectado! "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...