Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas E Acessórios Interessantes


N0625

Posts recomendados

Fala, galera.

O Windows tem diversas ferramentas de manutenção e otimização, só que a maioria é ignorada pelos usuários ou estão ocultas. Algumas muitos conhecem, outras, muitos ignoram sua presença e utilidade. Muitas delas estão acessíveis através do comando "Executar" do menu Iniciar.

- Utilitário de Configuração do Sistema: talvez pelo nome muitos não estão se lembrando de sua utilidade, mas o comando MSCONFIG.EXE lhes diz alguma coisa? O MSCONFIG.EXE é uma mão na roda para diagnóstico e otimização do sistema, por exemplo por ele definimos o que pode e o que não pode iniciar com o sistema. Como ela não existia no Windows 95, a tarefa de definir as opções de inicialização de programas eram feitas através do registro, manualmente ou por programas especialistas. Introduzido com o Windows 98, esta ferramenta é extremamente útil na manutenção e otimização do sistema. Presente também no Windows Me e XP. No Windows 2000 a ferramenta inexiste, mas podemos copiar o arquivo MSCONFIG.EXE da pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 do Windows XP e colocá-la na pasta C:\WINNT\SYSTEM32 do Windows 2000, funciona corretamente. Não sei em relação ao Windows NT. Dá para fazer a incisão também no Windows 95, mas é preciso copiar mais 3 arquivos, além do MSCONFIG.EXE, da pasta C:\WINDOWS\SYSTEM do Windows 98.

- Editor de configuração do sistema: tem configurações que são feitas através de alterações em determinados arquivos de configuração, tal como o SYSTEM.INI, WIN.INI, CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, entre outros, inteligíveis pelo ser humano. Era muito comum, para editar o SYSTEM.INI, por exemplo, ir até o Bloco de notas e abrir o arquivo C:\WINDOWS\SYSTEM.INI, ou então através do comando no prompt do MS DOS “edit c:\Windows\system.ini” ou mesmo pelo “Executar”, do menu Iniciar “edit c:\Windows\system.ini”. Acredito que 70% dos usuários do Windows versões 95 e 98 desconhecem o “Editor de Configuração do Sistema”, ou simplesmente SYSEDIT.EXE. Este aplicativo traz os 5 principais arquivos de configuração do Windows (CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, WIN.INI, SYSTEM.INI e CONTROL.INI) numa única janela. Para os usuários dos Win9x (esta ferramenta não está presente no Windows Me), digite “sysedit.exe” no comando “Executar”, e vocês verão a janela com os arquivos abertos. Pode-se copiar o SYSEDIT.EXE da pasta C:\WINDOWS para a mesma pasta no Windows Me para ter a mesma função, se bem que a edição destes arquivos é cada vez mais rara.

- Ferramenta de Diagnóstico do DirectX: esta não precisa de muitas apresentações. Através do comando DXDIAG.EXE, podemos checar a versão dos drivers DirectX, problemas com os drivers de vídeo, som, aceleração 3D, entre outras funções.

- Editor de Registro: o nosso velho amigo REGEDIT.EXE, sempre quebrando um bom galho na hora de personalizar e otimizar o sistema. O Registro é um banco de dados onde o Windows guarda as suas configurações, configurações dos aplicativos e também de hardware. O Registro é como se fosse um cartório, onde são registrados diversos aspectos referentes ao sistema operacional, aos aplicativos e configurações gerais. No Windows 95/98/Me o Registro é representado por dois arquivos, o SYSTEM.DAT e o USER.DAT, presentes na pasta C:\WINDOWS. No Windows NT./2000/XP os dados do Registro são armazenados em diversos arquivos na pasta C:\ <SystemRoot>\SYSTEM32\CONFIG. No Windows XP a pasta do sistema (SystemRoot) chama-se por padrão, C:\WINDOWS, diferente do Windows NT e Windows 2000 (C:\WINNT). O Editor de Registro é uma poderosa ferramenta, e potencialmente muito perigosa. Uma alteração inadequada nos dados podem comprometer a integridade do sistema operacional,e em casos extremos exigirá a reinstalação do Windows e aplicativos.

- Verificador de Arquivos do Sistema: também introduzido a partir do Windows 98, o SFC.EXE é muito útil para manter a saúde do sistema no que se refere aos arquivos de sistema. Quando um arquivo de sistema é apagado ou corrompido, o sistema pode apresentar comportamentos anormais, e é aí que entra o SFC.EXE. Ele procura por arquivos deletados ou corrompidos e, se for o caso, restaura esses arquivos. No Windows 98 o SFC é uma versão “light” da ferramenta “Restauração do Sistema”, presente no Windows Me. No Windows Me a ferramenta foi substituída pela Restauração do Sistema. No Windows 2000/XP o SFC apresenta mais opções de operação. No Windows 95 o SFC não existe, mas a exemplo do MSCONFIG.EXE, uma incisão com os arquivos adequados dá ao Windows 95 esta funcionalidade.

- Verificador do Registro do Windows: o SCANREGW.EXE é o responsável pela manutenção dos arquivos que compõem o Registro. Presente no Windows 98 e no Windows Me, esta ferramenta é uma mão na roda para manter e recuperar os arquivos do Registro. Em combinação com o SFC, o usuário pode fazer uma “Restauração do Sistema” light no Windows 98. Um exemplo: você instala um determinado programa, porém este programa fez configurações e/ou alterou arquivos chaves do Windows. Se estas alterações não forem bem aceitas pelo sistema operacional, das duas uma, ou o Windows ficará instável ou nem irá reiniciar. Neste ponto os usuários do Windows Me e do Windows XP estão resguardados pela Restauração do Sistema, mas é possível fazer uma operação parecida no Windows 98: antes de instalar qualquer programa que faça profundas e arriscadas alterações no sistema, basta ir no Executar e digitar:

SCANREGW.EXE /BACKUP

Com esta operação será feito um backup do Registro. Se por qualquer motivo o Windows se comportar de maneira estranha ou não iniciar após a instalação do programa, basta iniciar em modo DOS puro (tecla F8 na inicialização, opção “Somente prompt de comando”) e digitar:

SCANREG /RESTORE

Esta operação irá restaurar o registro, e deixará o sistema na última configuração válida antes da pane. Somente os arquivos do programa problemático permanecerão no HD, aos moldes da Restauração do Sistema no Windows Me. Claro que o método não é 100% eficiente. Se o programa trocou algum arquivo do sistema por uma versão diferente, pode ser que o Windows nem inicie. Mais um ponto para o Windows Me, pois um aplicativo residente monitora as alterações nos arquivos vitais, e restaura os arquivos que forem substituídos pelos originais do Windows. No Windows 98, isso tem que ser feito manualmente, através do comando já comentado SFC.EXE.

- Exclusão automática de driver: o ASD (Automatic Driver Skip) tem como função excluir drivers problemáticos ou inexistentes do sistema. Presente no Windows 98 e Me.

- Windows 3.11: quem está na informática há mais de 10 anos, com certeza começou a explorar o mundo do Windows com esta versão, sem dúvida a versão que apresentou o Windows ao mundo, assim como a disseminação dos sistemas operacionais com interfaces gráficas (não quer dizer que o Windows lançou o conceito de interface gráfica, ícones e janelas, mas isso fica para um próximo assunto). E para quem tem saudades do Windows 3.11 mas não tem mais aquele bom e velho 386, ou ainda que tenha um encostado, mas não pretende ressuscitá-lo, há dois comandos que farão a alegria dos saudosistas de plantão. Digite no Executar (de qualquer versão do Windows) os comandos PROGMAN.EXE e/ou WINFILE.EXE, para reviver o Gerenciador de Programas e o Gerenciador de arquivos. Agora se quiser ver o Windows 3.11 em funcionamento literalmente, abra o SYSTEM.INI; na linha “Shell=Explorer.exe”, troque o “Explorer.exe” por “Progman.exe”, salve o SYSTEM.INI e reinicie o micro. Veja o que acontece. Notaram alguma diferença? “E para voltar ao normal”? É rapaz, e agora? Como voltar ao normal? Editando novamente o SYSTEM.INI, mas sem a barra de tarefas, o menu Iniciar e as pastas de programas, fica mais difícil, né? Então clique no menu Arquivo > Executar. Digite “edit c:\windows\system.ini”, clique em OK e restaure a linha Shell para “Explorer.exe”. Lembrando que esta dica do SYSTEM.INI só funciona no Windows 9X e Me.

- SCANDSKW.EXE, DEFRAG.EXE e CHKDSK.EXE: acho que estes não precisa de muitas apresentações. Se tratam respectivamente do Scandisk, do Desfragmentador de discos e do Check Disk, este último somente no Windows NT/2000/XP, uma versão NT do Scandisk.

- Área de transferência: invocada pelo comando CLIPBRD.EXE, esta ferramenta exibe o conteúdo da última operação de cópia/recorte e colagem de dados no sistema (CTRL+X/CTRL+C e CTRL+V). Quando há pequenos textos na área de tranferência, não compensa exeutar o comando, mas quando há imagens, é sempre bom limpar o conteúdo da área de transferência para não ocupar memória à toa.

Há mais comandos que, conforme eu for lembrando eu coloco no tópico. Tem também os comandos IPCONFIG.EXE, WINIPCFG.EXE, PING.EXE e o FTP.EXE, estes usados para diagnósticos e configurações em redes e protocolos. Como eu não saco muita coisa de rede, talvez a galera do fórum possa dar sua valiosa colaboração na explanação destes comandos. O tópico está aberto para esta sugestão, assim como para comentários sobre alguma informação que esteja incorreta no texto.

Por enquanto é só. Valeu, galera!!!! :joia:

Versão 1.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...