Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de "humanos"


NycB

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

Venho aqui apostos pra colocar em ação mais uma de minhas idéias de abobrinha, porém achei nelhor consultá-los antes...

Vendo o funcionamento de um termovisor, ou uma câmera fotográfica de perícia, que capturam imagens de calor, estou pensando em fazer um DETECTOR DE GENTE. Isso mesmo, um sensor pra detectar pessoas. Bem parecido com aqueles detectores de metal, que usam bobinas e ressonância colpits, mas imagino que precise ser diferente.

> Já vi que quando se chega perto a um terminal base de um transistor bem sensível, ele pode captar o espectro magnético que o corpo gera, mas o alcance é relativamente curto, preciso de algo com uns 5 a 10 metros.

> Também pesquisei sobre a temperatura do corpo humano, que é próxima de 310K, então um sensor PIR (Passive Infrared Detector), usado em sensores de presença e alarmes, que percebe a alteração térmica de 36º em um local determinado pela lente. Mas eu queria mesmo poder detectar até através de um objeto, no qual o PIR deixa a desejar.

> Considerando então a radiação térmica/magnética, que se define como espectral, deve existir um comprimento de onda mais comum, que é de 500 nanometros, aplicando então a lei de Stefan-Boltzmann, temos uma frequência de f(freq.)=c(vel. luz)/λ(comp. onda) = 6x10^14 Hz (600TeraHertz), radiação impossível de captar usando um pic/avr.

Estou sem mais idéias e cálculos. Preciso de vocês agora...

Agradeço quem se deu o trabalho de ler tudo e fico mais feliz ainda por quem puder ajudar.

Grato, aguardo vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser doideira, mas é para uma gincana...

Deixe-me esclarecer:

Uma das tarefas é localizar, no escuro (à noite), em meio a uma mata fechada, pessoas que se escondem (e muito bem por sinal), utilizando todo e qualquer meio para se camuflar, inclusive camuflagem militar quando em meio às folhas, ou snorkel e neoprene, se no rio.

Para encontrar estes mestres da camuflagem, são aproximadamente 2 mil pessoas, divididas em equipes, que podem utilizar de quaisquer meios (não sendo violência), para encontrá-los, tais como lanternas, ímãs, óculos de visão noturna, termovisores industriais (esse fui eu que usei), e o que mais a criatividade mandar.

O termovisor funcionou muito bem, inclusive mostrando o formato do corpo humano escondido, chegava a ser engraçado quanto à facilidade... Porém, vocês sabem o valor de um aparelho desses?! Não dá pra perder no meio do mato, né...

Eu pensei num aparelho, bem como um detector de metais. Uma varinha, numa ponta o sensor, e na outra luzes e fone de ouvido...

Fica o convite também pra quem quiser participar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto me lembrou o filme Exterminador do Futuro....rsrsrs.... Será que aquilo de cobrir o corpo com lama realmente funciona??

Só uma ideia, que não sei se vai te ajudar, que tal utilizar um medidor de temperatura a laser??

[]'s

polar2005, como eu trabalho com manutenção em equipamentos elétricos, já tive a oportunidade de usar entre diversos tipos de sensores de calor, que servem para identificar problemas técnicos, tais como termovisores com lente ou com laser, e de diversas marcas (Fluke, Flir, Minipa...).

Acredite, o campo de visão de um laser é somente um ponto, já o de lente tem um alcançe maior e uma melhor definição mesmo através de objetos, o que o laser não faz.

Termovisor Lente - Espectro de calor

Termovisor Lente - Aplicações

Termovisor Lente - Diferença luz visível/Infra vermelho

Termovisor Laser - Área abrangente

Termovisor Laser - Foco

Agradeço a consideração e sugestão, mas ainda assim, o de laser também é caro "pro meio do mato".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemático hein...eu iria sugerir o sensor PIR, mas me resta saber que tipo de circuito montastem, porque ele realmente funciona e muito bem se a etapa de condicionamento de sinal for bem projetada.

bem fica ai a minha ideia, da uma olhada nesse doc:

http://www.ladyada.net/media/sensors/BISS0001.pdf

é um condicionador de sinal para sensor PIR

E tem mais esse que são os fundamentos de uso de um bom detector via PIR somente para humandos:

http://itp.nyu.edu/physcomp/sensors/Reports/PassiveInfraRedSensor

Duvidas manda ai.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Felipe_Eletronic!

Cara, eu até ja tinha lido sobre o IC BISS0001, e o sensor em si de 3 terminais, (referente ao primeiro link), mas achei muito mais interessante o segundo, que também

ja havia lido em português, mas não tão completo quanto a sua referência, muito bom...

Tinha visto páginas da Maker Shed (DIY), inclusive este vídeo do John Park:

Estou realmente pensando em usar este tipo de sensor (PIR), e fazer alguns testes com ressonâncias capacitivas, embora elas possam ser afetadas não somente pelo espectro do corpo humano, mas como também metais, porém isso é um caso à parte...

Valeu a ajuda aí.

Se eu conseguir, posto fotos, o circuito e o resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vais trabalhar com microcontrolador?

Se sim, da inclusive para melhorar esse projeto e fazer um filtro passa-faixas digital de 0.25 a 8Hz que é o espectro humando para esse tipo de sensor e com isso conseguir um desempenho ainda melhor, um filtro desses é fácil de implementar em qualquer micro de 8bits pois a frequencia é baixa e a amostragem também.

Se precisar de uma mao, da um toque que estamos ai.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o amigo jhonalvez trouxe no primeiro post, é um detector de distúrbios em campos elétricos, baseado em um oscilador e um comparador, ligados à uma antena. Quando o sinal sofre alteração, ele vai pra um amplificador e é levado até a saída. Muito bom o circuito, e bem fácil de fazer.

Já no segundo post, eu acredito que seja um sensor IR de proximidade. Utilizava um desses nos meus roboxinhos quando montava, para que eles não batessem na parede. Eram compostos por um 555 gerando uma frequencia pros IR transmissores, e se chegassem em um objeto, este refletia o sinal para os receptores, que com um 567 detectavam o sinal...

Felipe_eletronic, não tava muito a fim de usar UC, sou mais fã de componentes discretos e hardware puro mesmo... mas um filtro PB utilizando um AO até que não é má ideia. Vou analisar essa semana com mais tempo no osciloscópio e ver no que dá.

Quanto ao link do PIR RE200B, tinha visto já, achei ele inclusive no mercado livre, hahaha.

Valeu a ajuda galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suponho então que seria mais ou menos isso:

http://cyberarms.files.wordpress.com/2012/01/human-detection.png

e poderia utilizar com uma camera IR.

agora, nao faco ideia do que utilizar, a nao ser um arduino e uma camera e muito conhecimento de programacao.

tipo esse shield aqui a venda

http://salem.olx.in/human-motion-sensor-with-relay-output-for-arduino-or-diy-iid-222587733

Mas fique tranquilo, caro amigo SE nada disso der certo voce pode querer este aqui

http://www.armyrecognition.com/idet_2011_daily_news_actualites_pictures_video/retwis_the_radar_solution_to_detect_human_targets_behind_brick_walls_and_rubble_1205114.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que eu procurava era exatamente o último link que você postou! Onde eu posso comprar??? (hahahahaha, o exército americano é f*da)

Seguinte, montei um detector utilizando dois sensores PIR, de alarme, com a saída 5v já regulada na plaquinha, juntamente com um filtro passa baixa utilizando AO 741, ligado a uma antena bem na ponta do detector. Quando ele capta o sinal eletromagnético, a sensibilidade dos sensores infravermelhos dobram, e acendem um led na outra ponta...

Lembrando que quem porta o aparelho deve usar uma pulseira de aterramento, pra não ser captado.

Agradeço a colaboração de todos, e se tiver um tempinho, posto o circuito e fotos do "treco".

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...