Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual A Real Capacidade De Um Hd 120 Gigas?


Doody

Posts recomendados

Oi Pessoal.

Comprei um HD 120 Gigas da Seagate e gostaria de saber qual é a real capacidade dele. Na Bios aparece que ele tem 120 Gigas, já no Programa Patition Magic Pro 7.0 aparece que ele tem 114 Gigas e no Windows XP aparece que ele tem 111 Gigas. Gostaria de saber qual desses valores é o verdadeiro e porque aparece números tão diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, os fabricantes de HD, por motivo óbvio de marketing, informam a capacidade do HD em números decimais, enquanto, o correto seria informar em números binários, que é o sistema utilizado no computador.

Como, no sistema decimal, 1GB = 1.000.000.000 de Bytes, o seu HD de 120GB tem 120.000.000.000 de Bytes.

Mas, no sistema binário, 1GB = 1.073.741.824 de Bytes.

Fazendo a conta: 120.000.000.000/1.073.741.824 temos a capacidade no sistema binário: 111,7 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@29 abr 2004, 19:45

Na verdade, os fabricantes de HD, por motivo óbvio de marketing, informam a capacidade do HD em números decimais, enquanto, o correto seria informar em números binários, que é o sistema utilizado no computador.

Como, no sistema decimal, 1GB = 1.000.000.000 de Bytes, o seu HD de 120GB tem 120.000.000.000 de Bytes.

Mas, no sistema binário, 1GB =  1.073.741.824 de Bytes.

Fazendo a conta:   120.000.000.000/1.073.741.824 temos a capacidade no sistema binário: 111,7 GB.

Valeu claudomirorl !!!!!! :palmas:

Eu sempre tive dúvidas sobre a real capacidade dos HDs e nunca tinha achado nenhuma explicação sobre isso.

Mas eu sempre desconfiei que tinha marketing por trás disso. É sempre assim, a indústria da informática sempre sai lucrando. Se eu comprei um HD de 120 Gigas, ele tinha que ter 120 Gigas.

Até quando essas empresas vão lucrar em cima dos consumidores? :muro:

Todas elas mereciam isso aqui ó :chicote:

Um abraço a todos :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente A RESPOSTA

OI DOODY!!

Já nos conhecemos de outra feita hein amigão!!

O problema é o seguinte (além de direito eu fazia matemática, hehehe)

No Sistema aparece a capacidade em gigas reais isto é 1.024 x 1.024 até chegar na capacidade de seu HD, como dito pelo claudomirorl, aí tem também a capacidade medida em Megas reais que é a feita pelo partition magic

1 mega 1.048.576 bytes x 114 (que aparece no partiton) = 119.537.664bytes

É por aí :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Guidoido@02 maio 2004, 14:46

Definitivamente A RESPOSTA

OI DOODY!!

Já nos conhecemos de outra feita hein amigão!!

O problema é o seguinte (além de direito eu fazia matemática, hehehe)

No Sistema aparece a capacidade em gigas reais isto é 1.024 x 1.024 até chegar na capacidade de seu HD, como dito pelo claudomirorl, aí tem também a capacidade medida em Megas reais que é a feita pelo partition magic

1 mega 1.048.576 bytes x 114 (que aparece no partiton) = 119.537.664bytes

É por aí :bye:

Oi Guidoido.

Com certeza iremos nos encontrar muitas vezes nesse fórum ainda :-BEER

Apesar de nossas feitas o mais importante é que possamos ajudar uns aos outros nesse fórum independentemete da opnião de cada um.

Obrigado pela explicação sobre a capacidade do HD. Eu sempre tive essa dúvida e quero ver até quando as empresas da área de informática vai continuar nos sacaneando, sempre lucrando e nos enrolando.

Puxa... perder 9 Gigas é demais!

Paguei um valor muito alto nesse HD, 410 Paus, pra levar apenas 111Gigas pra casa.

Mas... fazer o que? todas as outras empresas de HDs fazer a mesma coisa.

Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. :cry:

Um abraço. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como todos que já responderam até agora já confirmaram q esses dados da capacidade do HD é bruta.

Tenho um MAxtor DiamondMax Plus 9 de 120 gb 7200RPM ata 133 ele reconhece como 114.6.

Normal esssa divisão e me parece q se você faz uma partição unica ele resulta como valor diferente (total) de você fazer várias partiçoes, mas não tenho certeza

at+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...