Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo deixar o módulo isolador estabilizado e como proteger pc sem ele?


retrogamer

Posts recomendados

  • Membro VIP
Faller Para proteção total de qualquer videogame, tvs de led, lcd ou de tubo e aparelhos de dvd ou blu ray q equipamento devo usar? preciso de aterramento na tomada onde eles vão ser ligados? todos esses equipamentos q citei precisam de estabilizador ou proteção contra sub/sobretensão?

Para proteção total, isso já lhe disse algum dia, aconselho colocar em um cofre de algum banco, bem acondicionado..

Proteção total é muito relativo...

Esses filtros de linha, de que se fala aqui no tópico, protegem os equipamentos contra surtos em modo diferencial (entre fase e neutro) e na dependência da robustez dos varistores nele utilizados..

Protegem também os equipamentos, contra surtos de tensão em modo comum (entre qualquer fio da rede e o planeta terra), desde que tenhas um bo aterramento na tomada..

Nenhum desses equipamentos dentro da normalidade necesitam nem de proteção e muito menos de estabilizador..

Estabilizador é totalmente desaconselhável na maioria absoluta das instalações e ainda mais para equipamentos eletrônicos, dotados de modernas fontes digitais (fontes chaveadas)..

Estabilizador de tensão é minimamente recomendável quando se tem uma instalação muito ruim, um suprimento de energia muito ruim e uma enorme distância entre o consumidor o transformador rebaixador, la na rua, além da entrada de energia. E se recomeda minimamente para equipamentos de alta inércia de partida, tais como refrigeradores, condicionadores de ar e, quem sabe, para máquinas de lavar... Definitivamente desnecessário para equipamentos eletrônicos..

Proteções elétricas, por sua vez, agem tal qual seguro de automóvel.. Se garantires que nunca vais bater, capotar, ou alguém bater no seu aotomóvel, fazer seguro dele é idiotice...

Se garantires que na rede elétrica de sua casa não haverá surtos de tensão derivados ou do desligamento de motores ou de raios que caem na rede, também será idiotice adotar proteção...

Simples, não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MIE G3 causa surtos? Os filtros clone 01087 e o SMS Protector Clean Energy suportam sem causar danos aos seus varistores surtos gerados pelo MIE G3 (módulo isolador estabilizado g3) em caso de liga/desliga ou tlec?

No cenário do MIE estar em outra tomada, em outro cômodo da casa, ligado na mesma tomada/extensão ou do filtro estar ligado no MIE?

Não esqueça deste detalhe ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MIE G3 não está ligado no filtro nem virce-versa, o filtro está na tomada do meu quarto onde está meu PC e o mie g3 está em outro quarto no do PC do meu irmão onde está o pc dele. Mas Jorno, você não disse q não entendia desse assunto? perguntei para alguem q entenda se esses surtos de liga/desliga e tlec do mie g3 são suportados pelos varistores do clone 01087 e sms protector clean energy sem danificar seus varistores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MIE G3 não está ligado no filtro nem virce-versa, o filtro está na tomada do meu quarto onde está meu PC e o mie g3 está em outro quarto no do PC do meu irmão onde está o pc dele. Mas Jorno, você não disse q não entendia desse assunto? perguntei para alguem q entenda se esses surtos de liga/desliga e tlec do mie g3 são suportados pelos varistores do clone 01087 e sms protector clean energy sem danificar seus varistores

Colega, não se preocupe com isso.

Esse "tlec" que você menciona são os relés do MIE "ajustando ineficientemente" a rede e não vão interferir nem gerar transientes que seu filtro deva tratar.

Mas recomende ao seu irmão se desfazer dele também e adotar o uso de um filtro, afinal, você jogou a bomba pra ele. Presente de grego é? heheheh

E um detalhe, atente-se a não desmerecer o conhecimento de ninguém, todos estão aqui para tentar ajudá-lo, independente do nível.

Att,

Alcofo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são os tlecs e liga/desliga do mie g3 e segundo o faller causam surtos, aí eu queria saber se esses surtos são grandes o bastante para danificar os varistores do clone 01087 e o sms protector clean energy pois não sei o tamanho da resistencia dos varistores desses 2 filtros e nem o tamanho máximo do surto gerado pelo mie g3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são os tlecs e liga/desliga do mie g3 e segundo o faller causam surtos, aí eu queria saber se esses surtos são grandes o bastante para danificar os varistores do clone 01087 e o sms protector clean energy pois não sei o tamanho da resistencia dos varistores desses 2 filtros e nem o tamanho máximo do surto gerado pelo mie g3

Eu continuo com a mesma resposta: Não se preocupe com isso.

Ligar e desligar equipamentos na rede da sua casa pode gerar transientes (principalmente motores) que são tratados (de certa forma) pela parte de filtragem do seu "filtro de linha". Os tais "surtos" que os varistores lidam não tem nada a ver com isso.

Você está se precupando demais com esses detalhes. Sem paranóias colega.

Com um desses filtros e um bom aterramento, você está dispondo uma proteção aceitável para seu equipamento. Pronto. Não precisa adentrar em conhecimentos técnicos se não os possui.

Não possuo 1% do conhecimento ténico do grande colega faller, mas tudo que aprendi foi lendo seus textos e tenho ciência do que falo.

Então relaxe, e use seu PC :D

E alerte seu irmão sobre o seu presente de grego, que à você n oferece nenhum risco, mas a fonte do computador dele, sim. heheheh

Tenha um ótima dia

Abraço,

Alisson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MIE G3 não está ligado no filtro nem virce-versa, o filtro está na tomada do meu quarto onde está meu PC e o mie g3 está em outro quarto no do PC do meu irmão onde está o pc dele. Mas Jorno, você não disse q não entendia desse assunto? perguntei para alguem q entenda se esses surtos de liga/desliga e tlec do mie g3 são suportados pelos varistores do clone 01087 e sms protector clean energy sem danificar seus varistores

A geringonça da Microsol injeta surtos na rede elétrica. Ponto. O chuveiro elétrico também, a madeireira da esquina mais ainda. Ponto. O protetor contra surtos é utilizado exatamente para isso: Dar proteção contra surtos. O dia em que houver um surto acima de sua capacidade de absorção, o varistor vai queimar, o protetor vai cheirar a queimado e terá chegado a hora de comprar outro. Então nesse dia agradeça a proteção dada e compre outro. O varistor está lá exatamente para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei q o varistor está lá para isso, mas ninguém sabe qual o tamanho máximo do surto gerado pelo mie g3 em liga/desliga e tlec e se esse surto dele é grande o suficiente para danificar os varistores do clone 01087 e sms clean energy. em q o aterramento ajuda o filtro? o varistor desvia o surto para o terra evitando a queima dos varistores em caso de surto forte gerado pelo mie g3? funciona assim: sem aterramento o varistor absorve e com aterramento o varistor desvia? pois se for assim creio q a durabilidade do filtro aumenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei q o varistor está lá para isso, mas ninguém sabe qual o tamanho máximo do surto gerado pelo mie g3 em liga/desliga e tlec e se esse surto dele é grande o suficiente para danificar os varistores do clone 01087 e sms clean energy. em q o aterramento ajuda o filtro? o varistor desvia o surto para o terra evitando a queima dos varistores em caso de surto forte gerado pelo mie g3? funciona assim: sem aterramento o varistor absorve e com aterramento o varistor desvia? pois se for assim creio q a durabilidade do filtro aumenta.

O que o protetor desvia, se existir aterramento, são as descargas elétricas, os raios. Esses são surtos específicos, em modo comum. Os surtos do dia a dia, provocados por motores e anomalias da rede elétrica, o protetor deverá absorver. São os surtos em modo diferencial. Inclusive os que o Microsol injeta na rede. Não se preocupe porque os filtros aguentam. Quem deve se preocupar é o dono lá do outro micro, que tem a fonte ligada na geringonça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei q o varistor está lá para isso, mas ninguém sabe qual o tamanho máximo do surto gerado pelo mie g3 em liga/desliga e tlec e se esse surto dele é grande o suficiente para danificar os varistores do clone 01087 e sms clean energy. em q o aterramento ajuda o filtro? o varistor desvia o surto para o terra evitando a queima dos varistores em caso de surto forte gerado pelo mie g3? funciona assim: sem aterramento o varistor absorve e com aterramento o varistor desvia? pois se for assim creio q a durabilidade do filtro aumenta.

Não, não funciona assim.

O varistor "absorve" surtos até determinado ponto e rompe-se quando esse ponto é ultrapassado, "salvando" os equipamentos ligados ao filtro. Mas ele é apenas uma das proteções que o filtro conta, e de certa forma, a mais rápida.

O terra é essencial ao bom funcionamento do filtro, pois é o ponto de escape no caso de grandes descargas, dentre outras várias necessidades.

Novamente, pare de se preocupar com isso.

Se seguir essa linha de raciocínio, vai ter q saber o transiente que cada equipamento quando ligado da sua casa gera na rede, da casa do vizinho, como o Kayke falou, da madeireira e da serralharia esquina, etc etc.

Sem querer ser chato, mas essa vai ser minha ultima resposta.. hehehe

Então, eu concluo com:

1 - Não há problema algum esse lance q você levanta. você n pode controlar a rede elétrica na qual seu filtro está ligado. É justamente o inverso, ele está lá para lhe proteger de qualquer eventualidade.

2 - O Mie nao representa problema para você, só para a fonte do seu irmão. então novamente, lembre-o de se livrar desse presente de grego.

Tenha um bom dia

Att,

Alisson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre transformador, pretendo comprar as caixas de som edifier x100 mas elas só funcionam em 110v então eu tenho q comprar um transformador, mas ai a minha dúvida: transformadores causam surtos, eles são como os estabilizadores ou mie g3 com relés e tudo o q causam problemas nos equipamentos ligados nele ou nos equipamentos ligados na rede eletrica q ele está ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Transformadores não causam surtos de tensão.. Não seja paranóico.. Toda a rede elétrica do mundo é baseada em transformadores. A energia vem da Usina na tensão às vezes de 600 mil volts ou mais. É rebaixada por transformadores e distribuida na sua rua em 13 mil volts até chegar no poste, ai na rua, defronte sua casa ou na outra esquina, onde novamente é rebaixada por outro transformador.. Se o transformador gerasse surtos a energia seria um inferno..

Eu já lhe disse umas doze vezes... Desencuque e simplesmente coloque a proteção em seu PC e aproveite dele..

Ficaste uma vida toda colocando em risco a integridade de seu equipamento, com MIEs da vida, e agora, fazendo a coisa certa é que resolveste te preocupar... Desencana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Posso usar um transformador ligado no filtro e nas minhas caixas de som ligadas ao PC? quais marcas de transformadores são boas e baratas?

Transformadores tem sua tecnologia dominada de muito tempo, Brasil afora, e são fabricados em todos os cantos.. Aliado a isso é um verdadeiro contracenso trazer um desses elementos de longe, via televendas na internet pois são equipamentos relativamente pesados e de transporte caro..

Um bom autotransformador de 220 para 110 com a potência de necessária para tuas caixas, (não declarastes a potência das mesmas).. Leia na etiqueta ou multiplique a tensão de 110 Volts pela corrente de seu fusível, para ter uma ideia..

Procure ai na sua cidade por autotransformadores 220 para 110 Volts..

Lojas de eletricidade, madeireiras, ferragens até mesmo supermercados podem ter isso dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformadores tem sua tecnologia dominada de muito tempo, Brasil afora, e são fabricados em todos os cantos.. Aliado a isso é um verdadeiro contracenso trazer um desses elementos de longe, via televendas na internet pois são equipamentos relativamente pesados e de transporte caro..

Um bom autotransformador de 220 para 110 com a potência de necessária para tuas caixas, (não declarastes a potência das mesmas).. Leia na etiqueta ou multiplique a tensão de 110 Volts pela corrente de seu fusível, para ter uma ideia..

Procure ai na sua cidade por autotransformadores 220 para 110 Volts..

Lojas de eletricidade, madeireiras, ferragens até mesmo supermercados podem ter isso dai..

As caixas q pretendo comprar são edifier x100, posso ligar elas no PC e em um transformador e ligar o transformador no sms protector clean energy? transformadores não trazem problema nenhum como os estabilizadores e mie g3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformadores tem sua tecnologia dominada de muito tempo, Brasil afora, e são fabricados em todos os cantos.. Aliado a isso é um verdadeiro contracenso trazer um desses elementos de longe, via televendas na internet pois são equipamentos relativamente pesados e de transporte caro..

Um bom autotransformador de 220 para 110 com a potência de necessária para tuas caixas, (não declarastes a potência das mesmas).. Leia na etiqueta ou multiplique a tensão de 110 Volts pela corrente de seu fusível, para ter uma ideia..

Procure ai na sua cidade por autotransformadores 220 para 110 Volts..

Lojas de eletricidade, madeireiras, ferragens até mesmo supermercados podem ter isso dai..

As caixas q pretendo comprar são edifier x100, posso ligar elas no PC e em um transformador e ligar o transformador no sms protector clean energy? transformadores não trazem problema nenhum como os estabilizadores e mie g3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As caixas q pretendo comprar são edifier x100, posso ligar elas no PC e em um transformador e ligar o transformador no sms protector clean energy? transformadores não trazem problema nenhum como os estabilizadores e mie g3?
As caixas q pretendo comprar são edifier x100, posso ligar elas no PC e em um transformador e ligar o transformador no sms protector clean energy? transformadores não trazem problema nenhum como os estabilizadores e mie g3?

Resposta: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5579223&postcount=66

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você só explica sobre tranformadores mas não diz se eles são e causam problemas como estabilizadores e mie g3

Se isso dai não for explicação então não sei o que é...

Vou repetir pela segunda vez, exato como lá acima coloquei..

Transformadores não causam surtos de tensão.. Não seja paranóico.. Toda a rede elétrica do mundo é baseada em transformadores..

Estabilizadores e ai se enquadra também o MIE, sim causam surto de tensão ao comutar, a cada TLEC dos mesmos..

Você já viu algum transformador fazer esses Tlecs.. Na sua casa.. Lá na rua.. dentro do microondas, que tem transformador também internamente.. Não né...

Pensei ter sido explícito com aquela minha resposta, mas vi que não fui feliz... Com você se faz necessário desenhar a resposta, me parece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comprar um transformador para as minhas caixas de som do PC, posso comprar de qualquer marca ou vou ter problemas e é melhor comprar de marcas confiáveis e quais essas marcas? quanto custa um transformador de 220v para 110v, é caro? um transformador de 220v para 110v tem aquela tolerancia de 15% para + ou - em caso de aumento ou diminuição de tensão mas mantendo a tensão de saida sempre 110v? isso para proteger minhas caixas de som

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comprar um transformador para as minhas caixas de som do PC, posso comprar de qualquer marca ou vou ter problemas e é melhor comprar de marcas confiáveis e quais essas marcas? quanto custa um transformador de 220v para 110v, é caro? um transformador de 220v para 110v tem aquela tolerancia de 15% para + ou - em caso de aumento ou diminuição de tensão mas mantendo a tensão de saida sempre 110v? isso para proteger minhas caixas de som

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As caixas de som que pretendo comprar tem no máximo 15W RMS e uma é 127v e a outra é 110v mas aqui na minha cidade é 220v, q autotransformador mais barato posso comprar q suporte esses 15W com um pouco de folga? esses autotransformadores são fáceis de achar em qualquer cidade? posso comprar de qualquer marca ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para comprar um transformador para as minhas caixas de som do PC, posso comprar de qualquer marca ou vou ter problemas e é melhor comprar de marcas confiáveis e quais essas marcas? quanto custa um transformador de 220v para 110v, é caro? um transformador de 220v para 110v tem aquela tolerancia de 15% para + ou - em caso de aumento ou diminuição de tensão mas mantendo a tensão de saida sempre 110v? isso para proteger minhas caixas de som
Para comprar um transformador para as minhas caixas de som do PC, posso comprar de qualquer marca ou vou ter problemas e é melhor comprar de marcas confiáveis e quais essas marcas? quanto custa um transformador de 220v para 110v, é caro? um transformador de 220v para 110v tem aquela tolerancia de 15% para + ou - em caso de aumento ou diminuição de tensão mas mantendo a tensão de saida sempre 110v? isso para proteger minhas caixas de som
As caixas de som que pretendo comprar tem no máximo 15W RMS e uma é 127v e a outra é 110v mas aqui na minha cidade é 220v, q autotransformador mais barato posso comprar q suporte esses 15W com um pouco de folga? esses autotransformadores são fáceis de achar em qualquer cidade? posso comprar de qualquer marca ou não?

Colabore com o fórum, colabore com você mesmo, leia o post de número #66, a resposta está lá..

110, 115, 120, 127, tudo dá no mesmo... É o modo de expressar a alimentação em baixa tensão em torno dos 120 Volts..

Seus equipamentos toleram muto bem a variação de tensão... Não necessita estabilizar nem regular coisa nenhuma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...