Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacidade Do Melhor Computador Do Mundo


_Shadow_

Posts recomendados

Olá pessoal!

Vou explicar sobre o "Earth Simulator" para vocês. B)

O Earth Simulator (ES) se localiza em Yokohama, Japão. Foi projetado por agências japonesas como NASDA, JAERI and JAMSTEC, e construído pela NEC, com o intuito de simular um planeta Terra, processando dados de satélites e pontos de observação na Terra. O sistema contribui para a análise e previsão de mudanças climatológicas na Terra, através da simulação de vários fenômenos de ambiente em escala global, como aquecimento terrestre, efeito "El Nino", poluição atmosférica e marinha, etc...

Ele foi construído numa área de tamanho equivalente a 4 quadras de tênis (atualmente 50mx65mv !!!), chamada de Earth Simulator Center (ESC), no Instituto de Ciências Terrestres (Institute for Earth Sciences); Yokohama, Kanagawa.

Bom, sem mais histórias, vamos a suas especificações: ;)

Atualmente o ES, é composto por 640 nós de processamento, sendo que cada nó possui 8 CPUs, com performance de 8GFlops cada, alcançando 64GFlops/nó.

No total, são 5120 CPUs, alcançando a performance de ~40TFlops (40 trilhões de operação de ponto flutuante por segundo). :o

As CPUs são todos fabricados pela NEC, usando tecnologia de 0.15µm, CMOS, com a mesma tecnologia de vetor como no NEC SX-6; rodando a 500MHz (Obs: cada CPU tem 60 milhões de transistores!!).

Cada CPU tem 2GB de memória RAM, (4x512MB FPLRAM), ou seja, 10TB no total (Que tal chegar na loja de informatica que você costuma ir e pedir 2 "pentes" de 256MB FPLRAM?). ;)

Os nós são conectados por mais de 2800Km de cabos! E a velocidade de comunicação entre nós é de 16 GB/s.

Em relação a armazenamento de dados, se usa um sistema chamado MDPS (Mass Data Processing System). São 4 processadores de serviço de arquivos, 250TB de discos, e 1.5PB (sim, Petabytes!) em "cartridge tapes library" (CTL), que são como fitas DATs.

Ah, cada nó consome cerca de 20kVa! hehe...

Se não me engano, a NEC usou cerca de ¥40.000.000.000 para construí-lo... (~U$400.000.000); e foram cerca de 1000 pessoas trabalhando do começo até o fim!

Bom, mas isso tudo não faz nada sem um software... ;)

Ele roda um variante do UNIX, criado pela própria NEC, chamado de "Super-UX"; que foi feita para plataformas baseadas na série SX de supercomputadores dela mesma.

É isso aí...

5120 CPUs trabalhando em paralelo... ~40TFlops.... dá pra ter pesadelo a noite... hehe.

Segue-se algumas fotos do ES.

0801.jpg

<div class='bbimg'>Imagem postada pelo usuário

%7Boption%7Dhttp://www.pix8.net/files/esc04.jpg' alt='esc04.jpg'>

esc11.jpg

Se me recordo bem, os nós azuis são de processamento, os brancos ao redor de armazenamento de dados, e os do meio, verdes, de rede e conexão inter-nós.

Abraços a todos! Espero ter ajudado a conhecer o ES: A máquina mais rápida que existe atualmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...