Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença Entre Midias


bmab

Posts recomendados

Só uso mídias DVD+R. Quando comprei meu gravador pesquisei com amigos meus que já gravavam e todos disseram que estas eram melhores, liam mais rápido e davam menos problemas. As DVD-R deveriam ser usadas apenas em casos onde qualidade não fosse fundamental (ou quando a grana estivesse curta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera :-BEER dei uma pesquisada e achei no próprio Clube do Hardware :bandeira: , essa explicação sobre mídias, numa linguagem bem simples :joia: , vejam só:

DVD-RAM

Este tipo de mídia é encontrado em quatro capacidades: 2,6 GB, 4,7 GB, 5,2 GB e 9,4 GB. Esta mídia é regravável, isto é, funciona de maneira similar a um CD-RW. O disco DVD-RAM necessita de um gravador de DVD-RAM tanto para ser gravado quanto para ser lido. O disco DVD-RAM normalmente está acondicionado dentro de uma caixa chamada caddy. Nos discos do tipo 1 o DVD-RAM não sai do caddy, enquanto nos discos do tipo 2 é possível remover o DVD-RAM de seu caddy. Esta mídia não é compatível com unidades de DVD-ROM nem com DVD players comerciais. Sua principal vantagem sobre o DVD-RW é a quantidade de vezes em que pode ser regravada. Estima-se que o DVD-RAM pode ser regravado 100.000 vezes, enquanto estima-se que o DVD-RW só pode ser regravado 1.000 vezes.

DVD-R

Este tipo de mídia é equivalente ao CD-R, só que com 4,7 GB de capacidade, isto é, é um disco onde os dados podem ser gravados uma única vez. Existem dois tipos de mídia DVD-R: DVD-RA (autoria) e DVD-RG (uso geral). A mídia DVD-RA deve ser usada quando o disco de DVD será enviado a uma fábrica para a gravação de DVDs comerciais em escala industrial, necessitando de gravador DVD-RA. Para uso caseiro, a mídia e o gravador a serem usados é a de uso geral, DVD-RG. A maioria dos DVD players comerciais toca esta mídia sem problemas, então esta é uma opção para você usar na gravação em DVD de seus próprios filmes. Note porém que alguns players mais antigos não aceitam mídias DVD-R. Esta mídia também pode ser lida em unidades DVD-RAM e DVD+R.

DVD-RW

É a versão do DVD-R que permite ser regravado. Para usar este tipo de mídia você precisará comprar um gravador DVD-RW. Os gravadores DVD-RW normalmente gravam também mídias DVD-R, CD-R e CD-RW. Da mesma forma que ocorre com o DVD-R, os discos DVD-RW podem ser tocados em DVD players comerciais mais novos sem problemas. Aparelhos comerciais mais antigos podem não reconhecer a mídia, recusando-se a tocar o disco. Para tocar um disco DVD-RW, players comerciais necessitam que o disco esteja finalizado. Após o disco estar finalizado, você só pode gravar novos dados nele reformatando o disco, o que faz com que todos os dados gravados sejam perdidos.

DVD+R

O DVD+R é, como o DVD-R, um disco de 4,7 GB que pode ser usado para gravar filmes e assistir em DVD players comerciais. Apesar de ter a mesma função e a mesma capacidade, um disco DVD+R só pode ser gravado em gravadores DVD+R, enquanto que discos DVD-R só podem ser gravados em gravadores DVD-R. Existem no mercado gravadores que conseguem gravar os dois tipos de mídia, chamados gravadores DVD±R. Na prática, a diferença da mídia DVD-R para a DVD+R é o desempenho: discos DVD+R são lidos mais rapidamente do que discos DVD-R. Esta diferença só é sentida se você usar o disco DVD para gravar arquivos comuns, isto é, usar como uma mídia de backup, já que para assistir filmes o desempenho é o mesmo.

DVD+RW

É a versão regravável do DVD+R e tudo o que foi dito sobre o DVD+R é válido para o DVD+RW. Somente os DVDs players mais novos conseguem tocar discos com filmes gravados neste formato. Existem gravadores no mercado capazes de gravar tanto discos DVD-RW quanto DVD+RW. Estes gravadores são chamados DVD±RW. Da mesma forma que o DVD-RW, o disco precisa estar finalizado para tocar em DVD players comerciais, sendo que para gravar novos dados no disco após ele estar finalizado é necessário reformatá-lo, o que faz com que todos os dados sejam apagados. Gravadores DVD+RW normalmente são capazes de ler discos DVD-RW (mas não de gravá-los) e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

Depois de tantas boas informações, deixe-me colocar mais essas:

Os CD, DVD prensados, -R e -RW rodam em CLV (velocidade linear constante).

Os +R e +RW rodam em CAV (velocidade angular constante).

Nos CAV, não importa a posição da cabeça leitora sobre a mídia, ele vai girar e manter a mesma rotação, do ínicio ao fim da mídia (borda externa)

Nos CLV, conforme a cabeça de leitura se afasta do centro da mídia, a rotação diminui.

Aqui fica explicado o motivo pelo qual muitos leitores antigos não liam +R... o mecanismo de leitura de DVD foi uma evolução do mecanismo dos CD com maior precisão... mas a rotação era semelhante... para os +R, tiveram que adaptar esse novo esquema de rotação fixa.

Muito embora esse tópico esteja voltado para DVD, eu não tenho as caracteristicas para eles, mas tenho para CD. Servirá para se ter uma ideia de como deve ser em DVD.

O texto a seguir é aplicado para CD e destinado a quem gosta de escovar bytes:

O disco é feito de uma resina plástica chamada de policarbonato, uma camada reflexiva de aluminio (cianino, ouro, etc - maiores detalhes em: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/614 )

O processo de leitura é feito através da interpretação de ALTOS e BAIXOS relevos (PITS e LANDS) impressos na mídia durante o processo de fabricação (CD prensados).

Os PITS tem 0,12 microns de comprimento por 0,6 micros de largura e a distância entre as voltas da espiral é de 1,6 microns. Para termos uma ideia de grandeza, um fio de cabelo tem 3.000 microns e uma partícula de fumaça de cigarro tem 250 microns.

Os espaços formados entre os PITS são microcavidades chamadas de LAND. Seu tamanho varia de 0,9 a 3,3 microns.

A espiral de um CD, se fosse esticada, teria algo em torno de 5 Km e o total de PITS seria algo em torno de 2 bilhões.

O feixe do LASER tem 1 micron de diametro. Quando incidir em uma microcavidade (baixo relevo=LAND), ele será refletido com a mesma intensidade, voltando através do sistema de lentes até um fotodetetor que produzirá uma corrente elétrica de intensidade proporcional ao feixe recebido. Quando incidir sobre um PIT (alto relevo), será refletido em diversas direções, dispersando a intensidade da luz refletida e voltando pelo sistema ótico com uma baixa intensidade, que irá gerar um corrente elétrica de baixa intensidade.

Os termos PITS e LANDS não correspondem a 0s e 1s do sistema binário. O conceito de representação binária dos 1s é através da mudança de STATUS de PIT para LAND ou de LAND para PIT. O tamanho do PIT ou LAND indica o número de 0s.

O sistema ótico não consegue ler duas transições seguidas (mudanças de STATUS correspondente a dois 1 seguidos). Transições adjacentes (Pit/Land/Pit) não conseguem ser lidas também. Para solucionar essa deficiência do sistema ótico, foi estabelecido um tamanho mínimo do LAND (2 LANDS) e um tamanho máximo (11 LANDS). Para traduzir esses critérios, foi adotada uma modulação de dados chamada EFM (Eight to Fourteen Modulation) que transforma um bytes (8 bits) de dados do usuário em 14 bits, os quais representam os caracteres e símbolos que conhecemos.

Tabelas de conversão EFM parcial

-----binário-----------EFM---------

0 - 00000000 - 01001000100000

1 - 00000001 - 10000100000000

2 - 00000010 - 10010000100000

3 - 00000011 - 10001000100000

4 - 00000100 - 00000100010000

5 - 00000101 - 00000100010000

A tabela prossegue até 255... não a tenho completa, mas dá para se ter uma ideia.

Como existe a possibilidade no fim da representação de um caracter terminar em 1 e o início do outro caracter começar em 1, para evitar que isso ocorra é introduzido uma sequência de 3 bits (merge bits) entre os caracteres. Então, um byte de dados (8 bits) do usuário é representdo por 17 bits !!!

A menor unidade de gravação de um CD é chamada de FRAME e tem a seguinte composição:

Sincronismo = 27 bits = 24 bits + 3 merge bits

Controle..... = 17 bits = 14 bits + 3 merge bits

Dados........ = 408 bits = (14 bits + 3 merge bits) x 24 bytes

Check Error = 136 bits = (14 bits + 3 merge bits) x 8 bytes

Total.......... = 588 bits

Portanto, 24 bytes de dados do usuário (192 bits) são representdos fisicamente, durante o processo de gravação do disco, por 588 modulações (PITS e LANDS).

BLOCO ou SETORES são agrupamentos de 98 FRAMES. Se um FRAME tem 24 bytes do usuário, um SETOR ou BLOCO terá 98 x 24 = 2.048 bytes do usuário.

A unidade de endereçamento dentro de um CD-ROM, ou seja, como se localiza determinada informação, é feita através das unidades de 0 a 59 minutos, de 0 a 59 segundos, de 0 a 74 blocos. Um segundo é igual a 75 blocos (se tiver dúvida, comece a contar do zero até 74 e comprove!!!).

Para saber quantos bytes do usuário cabem em uma mídia de 70 minutos basta multiplicar 2048 bytes (por bloco) x 75 blocos x 60 segundos x 70 minutos = 645.120.000 bytes.

BLOCOS LÓGICOS

Um BLOCO ou SETOR na verdade contém 2352 bytes assim distribuídos:

Sincronização...... = 12 bytes

Endereçamento.... = 4 bytes (minuto, segundo, setor, mode)

Dados do usuário. = 2048 bytes

Deteção de erros.. = 4 bytes

Espaços............... = 8 bytes

Correção de erros = 276 bytes

Essa padronização dos CD estão especificadas na ISO 9660 e publicada em abril de 1988.

Já cansei de buscar essas informações aplicadas a DVD e não as encontrei. O máximo que encontrei foi sobre CD. A partir delas, é possível imaginar como as coisas funcionam em DVD... PITS, LANDS e a distância entre as voltas da espiral são bem menores. Os esquemas de correção de erros podem ser semelhantes. A quantidade de frames, blocos/setores na mídia de DVD é muito maior. Enfim, eu não tenho os dados adequados, apenas imaginação.

Espero ter colaborado indiretamente ou por osmose com esse tópico sobre DVD.

Editado em 28/08/2005 - Alguns valores encontrados em: www.smartbuydisc.com

Major items ....................................................... Specifications

................................................................... Version 1.0 ... Version 2.0

User data capacity per side (GB) 12 cm ............. 3.95 ......... 4.7

..................................................... 8 cm ............. 1.23 ......... 1.46

Wavelength of laser diode (nm) Recording ........ 635 .......... 650

.................................................. Playback ............... 650/635

Numerical aperture od objective lens .......................... 0.6

Data bit length (um) .......................................... 0.293 ........ 0.267

Channel bit length (um) ..................................... 0.147 ........ 0.133

Minimum pit length (um) .................................... 0.440 ........ 0.400

Maximum pit length (um) ................................... 2.054 ........ 1.866

Track pitch (um) ................................................. 0.80 .......... 0.74

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal...queria lembrar uma coisa a respeito dos espaços reais e pro fabricantes...tem aqueles que não intendem muito e veem assim oh..por exemplo:

um quadradinho azul "ESPAÇO USADO":4.398.252.032 bytes.....4,09GB e não intendem porque essa diferença...eles olham assim e acham q na verdade são 4.39GB livres..por causa do sistema binario etc etc.. adotado pelos pc's TODA VEZ QUE voce QUISER MUDAR DE UNIDADE não MULTIPLIQUE/DIVIDE POR 1000 e SIM POR 1024 POR EXEMPLO ALI EM CIMA..EU TENHO 4.398.252.....BYTES e eu quero sasber em gigabytes...uma pessoa que não intede faz o seguinte:4.392nblalbalbalbla..dividos por 1000=4398252,032..dai isso divididos por 1000 de novo=4398,252032 e isso por 1000 de novo=4,39Gb....errado!!!tem que ser por 1024 vejam só:4295168KB....4194,5MB....4,09619140625GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

ok...possuo um gravador d DVD extro..eis a descrição

(Based on manufacturer's information)

Features the latest DVD+R Standard, DVD+R Double Layer, which allows you to store up to 80% more data to one double layer DVD.

Writes in double layer mode up to 4x speeds, nearly twice as fast as traditional 2.4x drives

High Speed SUB Interface (backward compatible with USB 1.1)

Supports popular DVD formats, including DVD-Video, DVD-Data, DVD-R/RW, and DVD+R/RW

Nero® OEM Suite & PowerDVD™ Software Included!

Specifications:

Supports SUB 2.0 High Speed Data Transfer (480Mbps), Backwards Compatible with USB 1.1

Built-In Universal Power Adapter

Aluminum Case Body for Optimal Heat Dissipation

Blue LED Indicators for Power and Data Access

Plug & Play and Hot Swappable

Built-In Cooling Fan

2MB Buffer

Platform: PC

Type of Drive: DVD+/-RW Drive

Internal/External: External

Interface: USB 2.0

CD-ROM Read Speed: 48 X

DVD+R Write Speed: 16 X

DVD-R Write Speed: 12 X

DVD Rewrite Speed: 4 X

DVD-RW ReWrite Speed: 4 X

Load Type: Tray

Limited Warranty: 3 Months (90 days)

Gostaria de saber se posso gravar, apagar, regravar num DVD-RW?? pois tentei gravar um treco nessa midia e deu pau....parece q inutilizo esta mídia....ou só nom esta rodando porque este drive não suporta..

alguem pode me dizer em linguagem simples e direta quais tipos de midia este gravador d dvd aceita... abrigado...

acabei de gravar um num DVD-RW algumas musicas na fnção do nero de "gravar DVD de dados"...só q não consigo ler o DVD agora...diz que o "F:\ Não sta acessivel" "Função incorreta"...... q diaxo sera isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por drawer@08 de setembro de 2004, 01:42

        RESUMO PRATICO

MIDIA  DVD-ROM,comum, abre em drive CD ROM comum

MIDIA DVD-R, gravável, não regravável, utilizadas em unidades gravadoras DVD

DRIVE DVD-RW, grava mídias: CD-R , CDRW , DVD-R ,

                              lê mídias  DVD+R , DVD+RW

obs: DVD+R e DVD+RW , são  desenvolvidas por consorcio de empresas como:

SONY,HP, PHILIPS, e tc. para concorrer com os tradicionais DVD-R e DVD-RW,

NÃO PERMITINDO ASSIM A REPRODUÇAÕ EM TODAS AS UNIDADES DE DISCOS.

DVD-RAM Formato regravável de DVD,permite mais de 100 gravações

                  tipo 1 =  "selado" em cartucho plástico protetor

                  tipo 2 =  com cartucho de fácil remoção

DVD-A    Baseia-se no mesmo sistema do CD e do DVDvideo, pórem com aperfeiçoamento na capacidade e na qualidade da reprodução se sons em multicanais

DVD-RAM FAZ ATÉ 100.000 REGRAVAÇÕES AMIGO.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá,

o meu gravador é um PIONEER DVD-RW DVR-K14AS

ou seja, pelo o que eu entendi ele deveria gravar mídias DVD-R e DVD-RW, mas já tentei gravar três vezes em mídia DVD-R (usando o nero) e as três vezes deram falha

18:45:38 #40 Text 0 File Cdrdrv.cpp, Line 1297

18:45:38.609 - PIONEER DVD-RW DVR-K14AS\H0 T0 : Queue again later

18:45:53 #41 SCSI -1183 File Cdrdrv.cpp, Line 1445

SCSI Exec, HA 0, TA 0, LUN 0, buffer 0x0A340000

Status: 0x04 (0x01, SCSI_ERR)

HA-Status 0x00 (0x00, OK)

TA-Status 0x02 (0x01, SCSI_TASTATUS_CHKCOND)

Sense Key: 0x08 (KEY_BLANK_CHECK)

Sense Code: 0x00

Sense Qual: 0x00

CDB Data: 0x2A 0x00 0x00 0x00 0x03 0x00 0x00 0x00 0x20 0x00 0x00 0x00

Sense Data: 0xF1 0x00 0x08 0xFF 0xFF 0x04 0x30 0x0E

0x00 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00

18:45:53 #42 CDR -1183 File Writer.cpp, Line 304

Erro do comando de verificação vazia

PIONEER DVD-RW DVR-K14AS\H0 T0

18:45:53 #43 Text 0 File ThreadedTransfer.cpp, Line 229

all writers idle, stopping conversion

18:45:53 #44 Text 0 File ThreadedTransfer.cpp, Line 223

conversion idle, stopping reader

18:45:53 #45 Text 0 File DVDR.cpp, Line 2383

EndDAO: Last written address was 767

18:45:53 #46 Text 0 File dlgbrnst.cpp, Line 1713

Set remaining time: 0:00,000 (0ms) -> OK

18:45:54 #47 Text 0 File dlgbrnst.cpp, Line 1713

Set remaining time: 0:00,000 (0ms) -> OK

18:45:54 #48 Phase 38 File dlgbrnst.cpp, Line 1855

Falha no processo de gravação em 2x (2.770 KB/s)

Existing drivers:

File 'Drivers\PXHELP20.SYS': Ver=2.03.32a, size=20640 bytes, created 6/1/2006 13:52:42 (Prassi/Veritas driver for win 2K)

File 'Drivers\InCDfs.SYS': Ver=4, 3, 0, 5, size=93440 bytes, created 13/9/2004 11:54:06 (InCD4 driver for win NT/2K/XP)

File 'Drivers\InCDpass.SYS': Ver=4, 3, 0, 5, size=28672 bytes, created 13/9/2004 11:54:46 (InCD4 driver for win NT/2K/XP)

File 'Drivers\InCDrec.SYS': Ver=4, 3, 0, 5, size=7680 bytes, created 13/9/2004 11:58:10 (InCD4 driver for win NT/2K/XP)

File 'Drivers\atapi.sys': Ver=5.1.2600.2180 (xpsp_sp2_rtm.040803-2158), size=95360 bytes, created 3/8/2004 22:59:44 (Adapter driver for rec)

Registry Keys:

HKLM\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\WinLogon\AllocateCDROMs : 0 (Security Option)

esse foi o relatório de erros que eu salvei depois que apareceu que tinha ocorrido a falha (logicamente eu perdi essas três mídias)

Queria saber se o problema é no meu aparelho, ou nas mídias. Uma vez usei o DVD-R EMTEC e as outras DVD-R NIPPONIC

Se alguém souber me ajudar, ficarei grata! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom eu tinha as minhas duvidas também! mas descobri q o modelo LG GSA - 4167 é compativel com os formatos DVD-R/RW, DVD+R/RW, DVD-RAM e CD-R/RW pra mim tá bom!!

(apesar da maldita não gostar neim querer ler DVDs-r)

eu notei a presença de um detalhe no DVD ,

nas configurações achei algo sobre Região!

vi também em um dvd escrito algo tpo R4! seria região 4!?

porque a região só pode ser alterada 4 vezes!:? o que isso altera!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mais uma duvida pros feras ai.

Ouvi falar tambem sobre uma diferenca importante entre DVD+R e DVD-R.

Para gravacao de dados (backup, arquivos, mp3, etc)

DVD-R não suporta multiplas sessoes, mas o DVD+R suporta.

Multipla Sessao, pra quem não sabe, é o seguinte:

Digamos que voce precise fazer um backup de alguns dados em um DVD-R, mas seus dados tem somente 500MB, isto é, pouco mais de 10% da capacidade do DVD.

Então voce grava e fica sobrando 90% do espaco.

Se voce quiser, depois, gravar mais coisas nele, voce até pode, mas aí voce não vai mais "enxergar" os dados gravados anteriormente. e como se tivesse "apagado" aquela informacao, mas o espaco usado por ela já foi perdido.

Fazendo a mesma coisa em um DVD+R, voce pode ir gravando os dados até encher o DVD e sempre vai "enxergar" tudo que gravou... é como um HD mesmo.... só não pode apagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por :-)=vamp@10 de abril de 2006, 12:45

Deixa ver se ententi, mídias +R tem um melhor desempenho do que mídias -R. E as mídias ram não existem mais.

Olha só... o dvd+r tem desempenho melhor quando você grava arquivos, ou seja, faz backup! Só isso.

Não falem que o dvd+R é melhor que o dvd-r. O que um grava o outro grava tambem.

A DIFERENÇA É QUE O DVD+R TEM A VELOCIDADE DE LEITURA MAIOR (PARA GRAVAÇÃO DE DADOS) EM COMPARAÇÃO AO -R.

Se forem gravar vídeos, gravem com o -R, pois é mais antigo e a maioria dos aparelho trabalham com ele.

Há alguns casos que o aparelho aceite somente o +R, daí não tem jeito, vai ele mesmo.

Dúvidas: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

COMPREI MIDIAS LGDVD-R 1-8X, E TENTEI GRAVAR UM FILME NO NERO EM 2X, FIQUEI SABENDO QUE QUANTO MENOR A VELOCIDADE MELHOR A QUALIDADE, SÓ QUE NÃO CONSIGO ACHAR A OPÇÃO NEM DE 1X E 2X, MAS DE 4X E 8X, JÁ ATUALISEI O FIRMWARE DO MEU GRAVADOR LG E NADA.

OBS. QUANDO GRAVO EM 4X O FILME TRAVA...

POR FAVOR ME AJUDEM!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Alguem sabe quanto a capacidade de se utilizar o InCD para as midias +RW ou -RW???

Me disseram q somente a +RW tem a opção MRW d gravação, q possibilita a gravação direta, usando o DVD como um "disquetão" através d copiar e colar.

É uma diferença entre as midias ou só me coinfundiram mesmo???não pude testar por problemas no gravador..

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • mês depois...

O melhor dvd que existe é o HD DVD (High Density Digital Versatile Disc - Disco Digital Versátil de Alta Densidade ou High Definition Digital Video Disc - Disco Digital de Vídeo de Alta Definição) é um formato de mídia óptica digital, desenvolvido como sendo o primeiro padrão de vídeo de alta definição. HD DVD é similar ao seu competidor, o disco Blu-ray, que também utiliza o mesmo tamanho de CD (120 mm de diâmetro) de mídia de compartimento óptico de dados e 405 nm leitura de ondas de laser azul.

O HD DVD é promovido pela Toshiba, NEC, Sanyo e mais recentemente recebeu o apoio da Microsoft, HP e Intel. O HD DVD é apoiado também por 3 grandes estúdios de Hollywood: Paramount Pictures, Universal Studios e Warner Bros. A Universal e a Paramount apóiam em exclusivo o HD DVD e a Warner ambos os formatos candidatos a serem os sucessores do DVD, HD DVD e Blu-ray. Em novembro de 2006, a Microsoft lançou, ao preço de 199 dólares, um dispositivo externo de HD DVD para seu console de video game Xbox 360, compatível também com PCs e MACs via porta USB. Na CES 2006, as companhias de estúdio disseram que estariam lançando mais de 200 títulos que foram habilitados pelo formato até o final do ano de 2006. Em 31 de março de 2006, a Toshiba lançou o primeiro HD DVD Player no Japão por 934 dólares. O HD DVD foi lançado nos Estados Unidos em 18 de abril de 2006.

O HD DVD tem a capacidade simples de 15 GB e capacidade dupla camada de 30 GB. A Toshiba anunciou que um disco de camada tripla está em fase de pesquisa e desenvolvimento, que poderá oferecer 45 GB de compartimento, pouco menos que o concorrente Blu-Ray. A superfície de cada camada de um HD DVD é de 0,6 mm, o mesmo do tamanho do DVD porém, 0,1 mm a menos do que a camada de um disco Blu-ray. A abertura numérica do cabeçote de feixe ótico tem 0,65 mm, comparado aos 0,6 mm do DVD. Ambos formatos serão compatíveis com o DVD e ambos serão utilizados assim como as técnicas de vídeo compressão: Mpeg-2. Video Codec 1 (vc1, baseado no formato do Windows Media 9) e H.264/ Mpeg-4 AVC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi galera.

Tenho algumas duvidas aqui.

P/ gravar meus arquivos sempre usei midias CD-RW. Sempre comprei aquelas azuzinhas na velocidade de 24X.

Hoje em dia não encontro mais elas e o máximo que vejo nas lojas é 12X de gravação.

O que será que aconteceu com essas midias de velocidade de 24X?

E outra coisa: a midia preta é de melhor qualidade mesmo?

Qual a diferença?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 6 meses depois...

VD+R

O DVD+R é, como o DVD-R, um disco de 4,7 GB que pode ser usado para gravar filmes e assistir em DVD players comerciais. Apesar de ter a mesma função e a mesma capacidade, um disco DVD+R só pode ser gravado - em gravadores DVD+R, enquanto que discos DVD-R só podem ser gravados.

DVD-R

Em gravadores DVD-R. Existem no mercado gravadores que conseguem gravar os dois tipos de mídia, chamados gravadores DVD±R. Na prática, a diferença da mídia DVD-R para a DVD+R é o desempenho: discos DVD+R são lidos mais rapidamente do que discos DVD-R.

Esta diferença só é sentida se você usar o disco DVD para gravar arquivos comuns, isto é, usar como uma mídia de backup, já que para assistir filmes o desempenho é o mesmo. DVD-REste tipo de mídia é equivalente ao CD-R, só que com 4,7 GB de capacidade, isto é, é um disco onde os dados podem ser gravados uma única vez. Existem dois tipos de mídia DVD-R: DVD-RA (autoria) e DVD-RG (uso geral).

A mídia DVD-RA deve ser usada quando o disco de DVD será enviado a uma fábrica para a gravação de DVDs comerciais em escala industrial, necessitando de gravador DVD-RA. Para uso caseiro, a mídia e o gravador a serem usados é a de uso geral, DVD-RG. A maioria dos DVD players comerciais toca esta mídia sem problemas, então esta é uma opção para você usar na gravação em DVD de seus próprios filmes.

Note porém que alguns players mais antigos não aceitam mídias DVD-R. Esta mídia também pode ser lida em unidades DVD-RAM e DVD+R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...