Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AeroFlip

PC queimando fontes?

Recommended Posts

Olá, gostaria da ajuda de vocês com esta minha grande dor de cabeça.

A história é longa, mas tentarei fazer um resumo no final.

A minha config era esta:

Processador: Athlon II X3 420 (2 anos)

Memória: 2gb de ram ddr3 1333mhz Transcend (2 anos)

Placa de vídeo: ATI HD4890 (2,5 anos)

HD Samsung 500 GB (2 anos)

Fonte Zalman 360w reais (2 anos)

Placa mãe AsRock M3A770DE (1 ano)

Inicialmente o meu computador apresentou sintomas similares ao deste tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-pc-nao/1026852), porém o desfecho foi muito diferente.

Há uns 2 meses enquanto usava o computador, aparecem alguns artefatos de vídeo. Alguns dias depois ao ligar o computador, ele travou e ao reiniciar pelo botão de reiniciar ele simplesmente não dava vídeo. Todos os coolers funcionavam (inclusive o da placa de vídeo), porém as não acendiam as leds do Hdd e Processador que ficam na case.

No dia seguinte tornei a ligá-lo com sucesso, mas travou com menos de 5 minutos e ao reiniciar não apresentava vídeo de novo.

Depois disso ele sem manteve sem vídeo. A fim de testar a placa de vídeo em outro computador, levei ela e a fonte Zalman 360w para testar no computador da minha irmã. Levei a fonte pois a fonte dela é uma genérica. Ao testar, não havia vídeo. Concluí que o problema seria ela.

Como não queria gastar muito dinheiro, comprei uma HD5450 :( para pelo menos ter o computador funcionante. Instalei a placa nova, liguei o pc, atualizei os drivers e joguei uma partida de League of Legends. Achei que tinha resolvido o problema, porém no meio da segunda partida da de LoL o computador travou. Ao reiniciar apresentou os mesmos sintomas de antes.

Logo ví que era melhor levar a um técnico de informática. Após uma semana com o meu PC, eles diagnosticaram que o problema era a fonte. Paguei pelo diagnóstico e levei o PC para casa. Comprei uma Seasonic 520w e instalei pela manhã. Liguei o computador atualizei algumas coisas e naveguei um pouco na net. No início da tarde eu saí de casa e deixei o PC ligado. Quando cheguei de noite em casa o PC estava desligado, tentei ligar e ele nem sequer dava sinal de vida, não ligava nenhuma led ou cooler. :mad: A fonte não cheirava a queimado, ao apertar o botão de ligar o computador a fan da fonte ameaçava iniciar mas parava imediatamente, acabando não saindo do lugar. Tirei a fonte e levei na loja para trocá-la.Suspeitei de que poderia ter tido um pico de tensão na rede elétrica, porém meus pais não notaram nada de diferente no dia e havia um monitor e um router ligados no mesmo filtro de linha; a única coisa que queimou foi a fonte. Peguei a fonte genérica da minha irmã e ao colocar no meu PC tudo funcionou normalmente (testei por apenas 2 minutos e tirei com medo de queimá-la).

Resumo:

- Há uns 2 meses > artefatos de vídeo > PC liga, trava e ao reiniciar pelo botão de reiniciar, não dava vídeo. Todos os coolers funcionavam (inclusive o da placa de vídeo), porém as não acendiam as leds do Hdd e Processador que ficam na case.

- Comprada nova placa de vídeo HD5450

- Durante a segunda partida de League of Legends o pc trava e passa a apresentar os mesmos sintomas de antes.

- PC levado ao técnico e diagnosticado problema na fonte Zalman 360w.

- Comprado nova fonte > Seasonic S12-II 520w

- Fonte Seasonic queima após algumas horas.

- Nova fonte Antec Neo Eco 620w, o que eu faço agora? :unsure:

Configa Atual:

Processador: Athlon II X3 420 (2 anos)

Memória: 2gb de ram ddr3 1333mhz Transcend (2 anos)

Placa de vídeo: ATI HD5450 (nova)

HD Samsung 500 GB (2 anos)

Fonte Antec Neo Eco 620w (nova)

Placa mãe AsRock M3A770DE (1 ano)

Agora estou com uma nova fonte e estou com medo de colocá-la no PC. Pode ter algum problema no meu PC que está ocasionando o defeito nas fontes? Foi apenas azar queimar duas ótimas fontes em um espaço de tempo tão curto? Estou com medo de colocar a nova fonte e queimá-la também. :o

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, complicado de afirmar...

A temperatura esta normal?

Meça as tensões de sua rede, veja se não ha nada de errado para desencargo, apesar de que se o router não queimou é pouco provável.

Veja se os não há capacitores da placa mãe meio estufados ou vazando... (pouquíssimo provavel também)...

Da uma olhada no tópicos de fontes também, peça umas opiniões...

valeu e boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, complicado de afirmar...

A temperatura esta normal?

Meça as tensões de sua rede, veja se não ha nada de errado para desencargo, apesar de que se o router não queimou é pouco provável.

Veja se os não há capacitores da placa mãe meio estufados ou vazando... (pouquíssimo provavel também)...

Da uma olhada no tópicos de fontes também, peça umas opiniões...

valeu e boa sorte...

Pelo tempo que eu olhei a temperatura da máquina estava normal.

Os capacitores aparentam estar todos Ok.

É possível que a placa-mãe esteja em curto e isso esteja queimando a fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

uma pequena observação amigos !!!! fonte nova vem em 220 v examinou esse detalhe ?

é atrás da mesma que se nota a tensão 110 ou 220 ok abraços !!

Compartilhar este post

Link para o post
uma pequena observação amigos !!!! fonte nova vem em 220 v examinou esse detalhe ?

é atrás da mesma que se nota a tensão 110 ou 220 ok abraços !!

Bem lembrado, mas a Seasonic 520w não tem como selecionar. Acredito que seja feito automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é a seleção de tensão, essas fontes selecionam automaticamente. Posso chamar o problema de AeroFlip de puro azar ou até mesmo puro estabilizador, então vamos esperar a resposta.

E esse tópico deveria ser movido para a seção de energia, pois o Faller pode dar uma explicação melhor sobre isso. Parece ser problema puramente elétrico.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já li em alguns tópicos a galera falando sobre testar o hardware fora da gabinete, por estar em conflito !

Parece ser problema da rede! Se puder medir as tensões da rede ou como o programer disse, pode ser puro azar !

Compartilhar este post

Link para o post
O problema não é a seleção de tensão, essas fontes selecionam automaticamente. Posso chamar o problema de AeroFlip de puro azar ou até mesmo puro estabilizador, então vamos esperar a resposta.

E esse tópico deveria ser movido para a seção de energia, pois o Faller pode dar uma explicação melhor sobre isso. Parece ser problema puramente elétrico.

Os aparelhos estavam em um filtro de linha, não utilizei estabilizador.

Já li em alguns tópicos a galera falando sobre testar o hardware fora da gabinete, por estar em conflito !

Parece ser problema da rede! Se puder medir as tensões da rede ou como o programer disse, pode ser puro azar !

Valeu galera! Vou ver se consigo checar as tensões da rede. Darei a resposta em breve.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema curioso.

Você tem algum fan no gabinete?

Drive óptico?

Tentou ligar e deixar apenas com o básico?

Teste primeiro até sem o HD.

Se tem algo em curto a fonte nem deve ligar, vai eliminando aos poucos.

Agora passando pra tomada caso seja o problema (acho pouco provável)...

Qual filtro de linha você tem ai?

Tem aterramento na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post
Problema curioso.

Você tem algum fan no gabinete?

Drive óptico?

Tentou ligar e deixar apenas com o básico?

Teste primeiro até sem o HD.

Se tem algo em curto a fonte nem deve ligar, vai eliminando aos poucos.

Agora passando pra tomada caso seja o problema (acho pouco provável)...

Qual filtro de linha você tem ai?

Tem aterramento na tomada?

Com a fonte Seasonic 520w eu consegui ligar com o básico e com tudo, mas 12horas depois ela queimou.

Hoje eu chequei a tomada e ela está me fornecendo entre 120 e 126v. (Fica praticamente o tempo todo em 126v)

Resolvi conectar a nova fonte Antec Neo Eco 620w e chequei as voltagens da placa-mãe. Pelo HWmonitor a 12V estava com problema, apresentando apenas 0,45 a 1,34. Mas ao checar pela bios estava tudo normal.

Está seguro manter a nova fonte no PC? Aparentemente realmente não passou de puro azar a minha Seasonic queimar com 12h de uso:eek:

Anexei as imagens das voltagens.

post-674010-13884962461445_thumb.jpg

post-674010-13884962461955_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Troca a placa-mãe. Não creio que com essa config jeba aí dê pra queimar fontes ainda mais uma Seasonic de 520W. no mais, movendo pro setor de fontes... só pra ver qualé.

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ter algum problema no meu PC que está ocasionando o defeito nas fontes?

Possibilidade mínima, quase inexistente.

Foi apenas azar queimar duas ótimas fontes em um espaço de tempo tão curto?

Neca. Chama-se estatística e não azar.

Em resumo:

1 - Fonte Zalman 360W subdimensionada para a configuração com HD 4890, que pode chegar a 334W de consumo. Zalman APS dura 3 ou 4 anos quando tem muito boa folga, tende a durar bem menos quando está no limite.

2 - Fonte Seasonic 520, agora superdimensionada para um PC que não consome mais que 180W com over. Queimou, dentro das estatísticas de RMA que toda fonte tem.

3 - Fonte Antec 620W (êta, se essa queimar você me vem com Leadership 900? Corsair 1200?). Nenhum problema mencionado com relação a ela. Logo, nenhum problema aparente de queima de fontes. É usar e abusar.

Compartilhar este post

Link para o post
Possibilidade mínima, quase inexistente.

Neca. Chama-se estatística e não azar.

Em resumo:

1 - Fonte Zalman 360W subdimensionada para a configuração com HD 4890, que pode chegar a 334W de consumo. Zalman APS dura 3 ou 4 anos quando tem muito boa folga, tende a durar bem menos quando está no limite.

2 - Fonte Seasonic 520, agora superdimensionada para um PC que não consome mais que 180W com over. Queimou, dentro das estatísticas de RMA que toda fonte tem.

3 - Fonte Antec 620W (êta, se essa queimar você me vem com Leadership 900? Corsair 1200?). Nenhum problema mencionado com relação a ela. Logo, nenhum problema aparente de queima de fontes. É usar e abusar.

Hehehee, em minha defesa eu não queria uma Antec 620w. Inicialmente eu iria comprar uma Corsair 430w, que já era demais, mas foi a menor fonte "boa" que eu achei. Porém achei em uma loja aqui na Bahia uma Seasonic 520w pelo preço que eu gastaria em uma Corsair 430w + Frete. Logo optei pela Seasonic.

Quando a Seasonic queimou, a loja não tinha outra pra trocar e o vendedor me deu a Antec 620w (sem ter que pagar a diferença). E foi assim que eu fiquei uma fonte totalmente desproporcional com a demanda.

Pelo menos assim que der eu comprarei uma boa placa de vídeo pra poder jogar Diablo 3 =].

Instalarei a fonte e fecharei o PC amanhã.

Obrigado a todos que participaram!!!!!

Por favor, não fechar o tópico ainda, pois postarei esta semana pra informar como foi o funcionamento desses dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera aconteceu o mesmo comigo idêntico mais so que o final foi mais "tragico".

Fui ligar o PC normalmente liguei o estabilizador ( por que havia emprestado meu filtro de linha ) e apertei o botão pra ligar e a luz do gabinete começou a piscar e saindo fumaça do gabinete.

Final fonte não suportou e queimou e levou o resto do meu PC para o céu.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora não tem mais o que fazer.

Deveria ter ligado direto na tomada, se tinha dúvida que perguntasse aqui ou em outro lugar antes.

Esse estabilizador tava bem detonado para ter matado assim todo pc.

Que fonte tinha ai? Se era de qualidade não deveria ter deixado passar para o resto do pc.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera aconteceu o mesmo comigo idêntico mais so que o final foi mais "tragico".

Fui ligar o PC normalmente liguei o estabilizador ( por que havia emprestado meu filtro de linha ) e apertei o botão pra ligar e a luz do gabinete começou a piscar e saindo fumaça do gabinete.

Final fonte não suportou e queimou e levou o resto do meu PC para o céu.

Da próxima empreste o estabilizador e não o filtro. Mas empreste para um inimigo e não para um amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desculpa a demora para dar o retorno, mas o meu PC está funcionando direto sem problemas com a nova fonte da Antec.

Tudo indica que realmente foi azar e que a Seasonic 520 que estava com problema.

Muito Obrigado a todos!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, desculpa a demora para dar o retorno, mas o meu PC está funcionando direto sem problemas com a nova fonte da Antec.

Tudo indica que realmente foi azar e que a Seasonic 520 que estava com problema.

Muito Obrigado a todos!!!!

Já tentou acionar a garantia da loja na qual comprou a Seasonic?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais