Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para soldar SMD


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite, pessoal, tudo bem?

Estou desenvolvendo um kit GSM com o módulo SIM900 da SIMCOM e só hoje consegui terminar de confeccionar a placa. Fiz o layout, imprimi com minha impressora laser no papel de revista e usei o ferro de passar para transferir o desenho. É uma placa dupla face e que ficou muito bem casado os dois lados.

Apesar de tudo ter ficado uma maravilha, estou com dúvida de como soldar o chip na placa, visto que a proximidade dos terminais é bem grande e não disponho de estação de solda a ar.

O chip em questão é este aqui:

SIM900%28NEW%29.jpg

A minha plaquinha é essa aqui:

Os terminais estão meio arranhados por conta da palha de aço que usei para remover o toner. Mas estão perfeitinhos e sem nenhum curto.

1004120.jpg

Alguém poderia me ajudar a fazer essa solda sem que haja curtos?

Tenho aqui em casa um líquido fluxo que parece muito com álcool isopropílico. Tenho também aquela pasta para soldar Cobix e tal

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Somente com uma estação de calor ou então um soprador termico ajuda também

se ele tiver um bom espaço nos cantos dos terminais com muita pratica e um bico de solda fino pode ser que consiga. )

Eu pensei em estanhar os terminais na placa usando fluxo e depois colocaro chip na posição certa e soldar somente os cantos, deixando que o estanho que eu colocaria nos terminais da placa fizessem o papel de contato.

Quanto a esses contatos no meio do chip ele não são soldados e nem devem ser usados. O fabricante recomenda isolá-los de alguma forma pois são apenas para testes quando estão saindo de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Somente com uma estação de calor ou então um soprador termico ajuda também

se ele tiver um bom espaço nos cantos dos terminais com muita pratica e um bico de solda fino pode ser que consiga.

Vou ver se um amigo teria um soprador térmico para me emprestar.

Olhando melhor o chip por cima dá para perceber que ele tem umas curvaturas em nada terminal e um isolamento de pcb entre cada terminal. Acho que isso vai ajudar e muito. Vou dar um jeito de furar essa bendita placa amanha e começar soldando os componentes da fonte primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa ficou ótima, parabéns.

Soldei o meu com um ferro de 30 watts e pasta de solda, mas o meu modelo é o SIM900D, acho que a distância das pinagens nesse aqui são maiores.

Em todo caso, se não der pra soldar com um ferro de bico fino, o jeito é apelar pra solda a fluxo de ar quente mesmo.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...