Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Plateu

Dicas para soldar SMD

Recommended Posts

Boa noite, pessoal, tudo bem?

Estou desenvolvendo um kit GSM com o módulo SIM900 da SIMCOM e só hoje consegui terminar de confeccionar a placa. Fiz o layout, imprimi com minha impressora laser no papel de revista e usei o ferro de passar para transferir o desenho. É uma placa dupla face e que ficou muito bem casado os dois lados.

Apesar de tudo ter ficado uma maravilha, estou com dúvida de como soldar o chip na placa, visto que a proximidade dos terminais é bem grande e não disponho de estação de solda a ar.

O chip em questão é este aqui:

SIM900%28NEW%29.jpg

A minha plaquinha é essa aqui:

Os terminais estão meio arranhados por conta da palha de aço que usei para remover o toner. Mas estão perfeitinhos e sem nenhum curto.

1004120.jpg

Alguém poderia me ajudar a fazer essa solda sem que haja curtos?

Tenho aqui em casa um líquido fluxo que parece muito com álcool isopropílico. Tenho também aquela pasta para soldar Cobix e tal

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somente com uma estação de calor ou então um soprador termico ajuda também

se ele tiver um bom espaço nos cantos dos terminais com muita pratica e um bico de solda fino pode ser que consiga.

Compartilhar este post

Link para o post

se ele tiver um bom espaço nos cantos dos terminais com muita pratica e um bico de solda fino pode ser que consiga. )

Eu pensei em estanhar os terminais na placa usando fluxo e depois colocaro chip na posição certa e soldar somente os cantos, deixando que o estanho que eu colocaria nos terminais da placa fizessem o papel de contato.

Quanto a esses contatos no meio do chip ele não são soldados e nem devem ser usados. O fabricante recomenda isolá-los de alguma forma pois são apenas para testes quando estão saindo de fábrica.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer arriscar, manda ver mas só se der para ver os contatos nos lados do Chip e der para colocar um ferro de solda outra opção também seria uma cola condutiva de prata.

Compartilhar este post

Link para o post

se ele tiver um bom espaço nos cantos dos terminais com muita pratica e um bico de solda fino pode ser que consiga.

Vou ver se um amigo teria um soprador térmico para me emprestar.

Olhando melhor o chip por cima dá para perceber que ele tem umas curvaturas em nada terminal e um isolamento de pcb entre cada terminal. Acho que isso vai ajudar e muito. Vou dar um jeito de furar essa bendita placa amanha e começar soldando os componentes da fonte primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para constar, alterei a placa principal para ficar igual ao módulo original da SIMCOM, em que tem uma plaquinha separada com o SIM900.

Compartilhar este post

Link para o post

Plateu, gostaria que entrasse em contato comigo por favor,

é sobre o seu projeto!

Editado por Bcpetronzio
Remover e-mail do post, mantenha seu e-mail apenas em seu perfil de usuário.

Compartilhar este post

Link para o post

A placa ficou ótima, parabéns.

Soldei o meu com um ferro de 30 watts e pasta de solda, mas o meu modelo é o SIM900D, acho que a distância das pinagens nesse aqui são maiores.

Em todo caso, se não der pra soldar com um ferro de bico fino, o jeito é apelar pra solda a fluxo de ar quente mesmo.

Um forte abraço.

Editado por geovanepc

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais