Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de Voltímetro e amperímetro


Raphael Celline

Posts recomendados

Boa tarde pessoal !

Estou em duvida, comprei um voltímetro e um amperímetro digital para colocar em minha fonte ajustável que montei. Nas indicações do produto diz que nao posso alimentar o voltímetro e o amperímetro na mesma fonte, ou na fonte que ele vai estar medindo.

Então terei que ter 3 fontes separadas???? Uma da minha fonte ajustável ( a ser medida), outra para o voltímetro e outra para o amperímetro ???

E meu voltímetro esta com o LCD meio apagado, ele esta medindo, mas nao da para enxergar direito os números do visor, só quando eu inclino ele uns 170° da pra ver bem de fraquinho que ele esta medindo normalmente. Será que o visor LCD queimou ??? ou algo do gênero. Nao conheço muito do funcionamentos do LCDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As bases das medidas, o comum, geralmente é diferente dependendo onde os coloca..

Veja ai como resolvi o problema.

No meu caso o transformador tinha um enrolamento sobrando de menor tensão e desse modo pude fazer uma fonte isolada para alimentar o amperímetro. Podes usar ai uma fonte dessas de celular, sai mais barato e está pronta..

A fonte do voltímetro, que compartilha a referência de terra com a fonte principal, pode ser derivada de cima dos eletrolíticos com um CI regulador de tensão da série 78xx

Note que amperímetros e voltímetros podem ter tensões de alimentação diferentes e pode ser essa a razão desse problema por ti citado, de visualização do display.

Fontecompactaajustvelde1a18Voltsx4A.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As bases das medidas, o comum, geralmente é diferente dependendo onde os coloca..

Veja ai como resolvi o problema.

No meu caso o transformador tinha um enrolamento sobrando de menor tensão e desse modo pude fazer uma fonte isolada para alimentar o amperímetro. Podes usar ai uma fonte dessas de celular, sai mais barato e está pronta..

A fonte do voltímetro, que compartilha a referência de terra com a fonte principal, pode ser derivada de cima dos eletrolíticos com um CI regulador de tensão da série 78xx

Note que amperímetros e voltímetros podem ter tensões de alimentação diferentes e pode ser essa a razão desse problema por ti citado, de visualização do display.

Fontecompactaajustvelde1a18Voltsx4A.jpg

Hum, vou ver de fazer o mesmo então. Usarei uma fonte externa para o amperímetro, tenho uma chaveada de 12v aqui, do meu antigo HD externo.

Para o voltímetro usarei o que você fez em seu circuito.

O problema com meu voltímetro persiste, e estou alimentando ele com 12v. Mas algo que nao falei é que sem querer numa confusão de fios fiz ele medir a tensão da mesma fonte que o alimentava. Depois disso veio esse problema, mas neste fato nao veio cheiro de componente queimado, muito menos fumaça.... Sera que desrregulei o CI, ou queimei algo do LCD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aproveitando...

No caso de um transformador com saída única, como neste exemplo com tomada central, se for feita duas retificações (independentes uma da outra, portanto) fica assim sendo uma fonte separada para o voltímetro?

http://img815.imageshack.us/img815/6811/fontev1.jpg

Isso dai não vai dar certo por duas razões:

- Separar as fontes desse modo não ajuda em absolutamente nada

- Tanto a fonte principal quanto a fonte do multímetro tem de ter obrigatoriamente o comum, o menos, juntos em um mesmo potencial. Com a sua solução o comum do multímetro está a uma tensão de diodo (0,7 Volts) acima do comum da fonte.... Ou vai ler errado ou se ligares o menos do voltímetro com o menos da fonte terás colocado um dos diodos da ponte em curto e de nada terá adiantado fazer isso dai..

Hum, vou ver de fazer o mesmo então. Usarei uma fonte externa para o amperímetro, tenho uma chaveada de 12v aqui, do meu antigo HD externo.

Para o voltímetro usarei o que você fez em seu circuito.

O problema com meu voltímetro persiste, e estou alimentando ele com 12v. Mas algo que não falei é que sem querer numa confusão de fios fiz ele medir a tensão da mesma fonte que o alimentava. Depois disso veio esse problema, mas neste fato não veio cheiro de componente queimado, muito menos fumaça.... Sera que desrregulei o CI, ou queimei algo do LCD ?

O que você fez ai e quais tensões medistes desse modo eu não sei, mas raciocine comigo, ao fazer isso dai passou a dar problema.. O que tu achas???

Não sair fumaça é o mínimo que se esperava, mas dai a esperar que ele volte ao normal, acho brabo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

USHushushus, Realmente sei que queimei o voltímetro....

Só estava com esperança de ter solução :D

Mas pelo jeito terei que comprar outro. O ruim é que eu compro da China, então demora uns 2 meses pra chegar, pois aqui no Brasil é muito caro. Mas ja vouv er de encomendar outro, e tomar mais cuidado.

Mas contudo, só tenho mais uma duvida. Como posso fazer um shunt pra o amperímetro ??

E para quem quiser comprar um Voltímetro ou amperímetro recomendo esse vendedor no EBay. Ele é chines.

O envio é tranquilo, chegou tudo certo para mim, e paguei cerca de 50% a 60% mais barato que aqui no Brasil.

http://stores.ebay.com/Elite-element/_i.html?_fsub=1821637012

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas contudo, só tenho mais uma duvida. Como posso fazer um shunt pra o amperímetro ??

Porque não compraste um desses amperímetros que já tem shunt interno??? Como esse daqui e tantos outros:

http://www.ebay.com/itm/DC-5A-Blue-LCD-Digital-Ammeter-AMP-Meter-No-Need-Shunt-/170534985921?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27b4ad60c1

Veja ai um amperímetro, a esquerda com seu shunt externo e a direita outro com shunt incorporado:

Ampermetrocomshuntexternoeshuntincorporado.jpg

Shunt se pode fazer com um pedaço de fio de cobre nú.. Na verdade é assim que eles são feitos. Se tiveres muita paciência e um outro amperímetro poderás "sintonizar" o tamanho/espessura do fio para leitura correta da corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...